SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3-4AIDS como campo de pesquisa interdisciplinar e multiprofissionalProposta de ficha cadastral e banco de dados informatizado para levantamento de dados epidemiológicos e de evolução clínica dos clientes soro-positivos para o "HIV" (vírus da imunodeficiência humana) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.46 no.3-4 Brasília July./Dec. 1993

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671993000300016 

ARTIGOS

 

O psicodrama em sala de aula: uma estratégia de ensino para o desenvolvimento do papel profissional da enfermeira*****

 

 

Débora I. R. Kirschbaum; Márcia Regina Nozawa

Professoras Assistentes do Departamento de Enfermagem, Área de Enfermagem em Saúde Pública e em Saúde Mental, da FCM/UNICAMP

 

 


RESUMO

Examinam-se os principais conceitos do método psicodramático e as possibilidades de utilização deste na educação de enfermeiras, através do emprego de técnicas psicodramáticas, particularmente o "role-playing" em sala de aula, com o objetivo de desenvolver relações interpessoais e papéis sociais, por meio da educação da espontaneidade. São relatadas duas situações em que foi empregada esta técnica na disciplina "Integração do Estudante de Engermagem à Profissão", dirigida a alunos do 1º ano do Curso de Graduação em Enfermagem da UNICAMP. Verifica-se que sua utilização propicia ao aluno vivenciar os três diferentes momentos que constituem o jogo de papéis: o "role-taking", o "role-playing" e o "role-creating".


ABSTRACT

The author looks into the main concepts of the.psico-dramatic method and its the possibility of its use in educating nurses, particularly the "role-playing" in the classroom, aiming at developing interpersonal relationship and social roles, by means of a sponteneous education. Two situations are described, in which this method was employed in a "Getting the Student Acquainted with the Nursing Profession" class, for freshmen in the Graduate Course of UNICAMP. It is verified that the method provides the student with virtual experience for the three different stages of the "role-taking", the "role-playing" and the "role-creating".


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. AGUIAR, Moysés. Teatro da anarquia: um resgate do psicodrama. Campinas : Papirus, 1988.         [ Links ]

2. ALMEIDA, Wilson C. A pedagogia do ato criador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA, VI, Salvador, 1988. Texto apresentado na Mesa Redonda "Metodologia do Psicodrama". (mimeo)        [ Links ]

3. KAUFMANN, Arthur. O teatro pedagógico: bastidores da iniciação médica. São Paulo: Ágora, 1992.         [ Links ]

 

 

Recebido para publicação em 23.08.93

 

 

* Moreno, J. L. Sociometry, experimental method and the science of society. Apud KAUFMANN, Arthur. O teatro pedagógico, p.57.
** Cf. KAUFMANN, A., op. cit., p.67, sobre as categorias de papéis.
*** Sobre as técnicas psicodramáticas, consultar AGUIAR, Moysés. Teatro da anarquia, um resgate do psicodrama; KAUFMANN, A. op. cit. , e ALMEIDA, Wilson C. A pedagogia do ato criador
**** Cf. ALMEIDA, Wilson, op. cit., p. 1 - 11 e KAUFMANN, Arthur, op. cit., p. 75-79.
***** Trabalho apresentado como tema livre no 44º Congresso Brasileiro de Enfermagem., Brasília. D.F., 4 a 9 de outubro de 1992.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License