Acessibilidade / Reportar erro

Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro: um relato de experiência

Resumos

As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introdução à Enfermagem, ao utilizarem música, dramatização, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As múltiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsídios para repensar as estratégias do processo ensino aprendizagem nesta disciplina.

Enfermagem; Prática; Papel do Enfermeiro


The authors report a practical experience which took place with the students of the discipline Introduction to Nursing, about the use of music, drama, Tv news and bills to express their Nursing Conceptions. Through a commemorative practical activity of Nurses' Day, the authors tried to know student's representations concerning the practice and role of the nurse. Such an activity enabled us to reelaborate theoretical concepts worked in the classroom and constituted itself a space to think about the data suggested by the images produced by the sudents team. The multiple dimension of professional practice focused in sudents representations, provived ground to rethink the strategies of the teachig - learning process in the discipline.


ARTIGOS

Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro - um relato de experiência* * Trabalho apresentado como tema livre no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Olinda-Recife-PE, 28 de novembro a 3 de dezembro de 1993.

Maria Geralda G. AguiarI; Rita Narriman Silva de O. BoeryII

IProfessora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Departamento de Saúde - Campus de Jequié. Aluna do Programa de Pós-Graduação nível de Mestrado da Escola de Enfermagem - USP, área de concentração em Enfermagem Psiquiátrica

IIProfessora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Departamento de Saúde - Campus de Jequié. Especialista em Enfermagem Médico-Cinrúrgica

RESUMO

As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introdução à Enfermagem, ao utilizarem música, dramatização, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As múltiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsídios para repensar as estratégias do processo ensino aprendizagem nesta disciplina.

Unitermos: Enfermagem - Prática - Papel do Enfermeiro.

ABSTRACT

The authors report a practical experience which took place with the students of the discipline Introduction to Nursing, about the use of music, drama, Tv news and bills to express their Nursing Conceptions. Through a commemorative practical activity of Nurses' Day, the authors tried to know student's representations concerning the practice and role of the nurse. Such an activity enabled us to reelaborate theoretical concepts worked in the classroom and constituted itself a space to think about the data suggested by the images produced by the sudents team. The multiple dimension of professional practice focused in sudents representations, provived ground to rethink the strategies of the teachig - learning process in the discipline.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido para publicação em 30.9.93

  • 1. AGUIAR, M.G.G. O trabalho cotidiano da enfermeira num hospital psiquiátrico em transformação - Uma análise a partir de representações sociais e da prática. São Paulo, 1991, 32p. (Projeto de Dissertação Mestrado). Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 1991.
  • 2. DOSATII, M.S., BOERY R.N.S. e LASELVA, C.R. Enfermeiro educador: Objeto de decoração? São Paulo, 1990, 48p. (Trabalho final da disciplina investigação e análise de problemas da enfermagem médico-cirúrgica, Escola Paulista de Medicina).
  • 3. MENZIES, I.E.P. El funcionamento de los sistemas sociales como defensa contra la ansiedade - Informe de un estudo del servicio de enfermeras de um hospital general. In: MENZIES, I.E.P., JACQUES, E. Los sistemas sociales como defensa contra la ansiedad. Buenos Aires: Paidós, 1974, p.53-127.
  • *
    Trabalho apresentado como tema livre no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Olinda-Recife-PE, 28 de novembro a 3 de dezembro de 1993.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Mar 1994

    Histórico

    • Recebido
      30 Set 1993
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br