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Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)

Resumos

O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.

Educação de pós-graduação em enfermagem; Curriculum; Brasil


The purpose ofthe study was to evaluate the "lato sensu" graduate programs of study of the Department of Nursing in the UFRN, and to know the pespectives of its students and faculty. A total of 67 questionnaires were applied to 14 professors and 53 ex-students. The sources of data were: a survey of the scientific knowledge produced by the faculty; specialization program final reports; partial 1989-1991 program evaluations; and, the final report of the first Graduate Program Evaluation Seminar (1992). Even though the results of the evaluation were positive, some aspects of the program were found to need further analysis so that future graduate studies might be improved. These aspects were: revision of the curriculum content, improvement of the space environment, and improvement of the bibliographic resources.

Education; nursing; graduate; Curriculum-Brazil


ARTIGOS

Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)

Rosineide Santana de BritoI; Akemi Iwata MonteiroI; Léa Tavares de Melo Arce ÁguilaI; Rosalba Pessoa de Souza TimóteoII; Bertha Cruz EndersIII; Raimunda Medeiros GermanoIV; Francisca Valda Silva de OliveiraIV

IProfessora Adjunta, Disciplina Enfermagem Matemo-Infantil, Departamento de Enfermagem , UFRN

IIProfessora Adjunta, Disciplina Didática Aplicada à Enfermagem, Departamento de Enfermagem, UFRN

IIIProfessora Adjunta , Disciplina Enfermagem de Saúde Publica, Departamento de Enfermagem, UFRN

IV Professora Adjunta, Disciplina Exercício de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, UFRN

RESUMO

O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.

Unitermos: Educação de pós-graduação em enfermagem - Curriculum - Brasil

ABSTRACT

The purpose ofthe study was to evaluate the "lato sensu" graduate programs of study of the Department of Nursing in the UFRN, and to know the pespectives of its students and faculty. A total of 67 questionnaires were applied to 14 professors and 53 ex-students. The sources of data were: a survey of the scientific knowledge produced by the faculty; specialization program final reports; partial 1989-1991 program evaluations; and, the final report of the first Graduate Program Evaluation Seminar (1992). Even though the results of the evaluation were positive, some aspects of the program were found to need further analysis so that future graduate studies might be improved. These aspects were: revision of the curriculum content, improvement of the space environment, and improvement of the bibliographic resources.

Keywords: Education, nursing, graduate- Curriculum-Brazil

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BIBLIOGRAFIA

Recebido para publicação em 21/1/95.

Aprovado para publicação em 10/3/95.

1 São disciplinas do tronco comum: Bioestatística, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Assistência, Ciências Sociais, Política de Saúde, Educação para Saúde, Legislação.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1995

Histórico

  • Aceito
    10 Mar 1995
  • Recebido
    21 Jan 1995
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