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Registro de enfermagem em prontuários e produção/reprodução de conhecimentos: representações escritas e orais

Resumos

Este trabalho trata do registro de enfermagem em prontuários de uma Unidade de Tratamento Intensivo de um Hospital do Distrito Sanitário Docente Assistencial Barra/ Rio Vermelho (Salvador-Bahia), o que inclui o registro da produção/reprodução de conhecimentos em enfermagem. A premissa básica é a de que a enfermagem realiza anotações superficiais, esporádicas e relacionadas apenas com cuidados técnicos prestados ao paciente. A produção/reprodução de conhecimentos, que ocorre no processo de trabalho de enfermagem, não é considerada, ou por desvalorização da mesma, ou porque, para as(os) agentesda enfermagem, apenas as informações sobre os procedimentos técnicos relacionados com o cuidado ao paciente constituem o "saber" da enfermagem e, portanto, devem ser registrados. Para a aproximação do objeto foram analisados 30% (trinta por cento) dos prontuários de pacientes que tiveram alta da UTI nos meses de novembro e dezembro de 1994 e realizadas entrevistas com enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os resultados indicam que a maneira como os registros de enfermagem estão sendo realizados limita o avanço do processo de produção/reprodução de conhecimento em enfermagem além de dificultar a comunicação entre as(os) agentes do trabalho em saúde, contribuindo para a desqualificação da assistência de enfermagem prestada ao paciente.

Registros de Enfermagem; Conhecimento; Equipe de enfermagem; UnidadesdeTerapias Intensiva


This paper relates a description about nursing notes in pactients promptuaries in relationto thedistribuition/reproduction/production process of knowledge in nursing. It was developed on an Intensive Care Unity from a Hospital in the teaching/ assistance Sanitary District Barra/Rio Vermelho (Salvador-Bahia). The basic premise isthat the nursing personal work superficial and sporadic notes just related to patients. Distribuition/ reproduction/production process, that happen in the nursing work process isn't considered by it devaluation or just because, for nursing agents, only information about techinical procedures related to patient care, expresses the nursing knowledge and so, must be registered. In order to reach the objective, 30% of the promptuaries of patients discharge from the ICU were studied and the nursing team was interviewed, during the months november, december 1994. The analysis indicates that the way how the nursing notes are been made, results in hard comunication among agents of health area and contributes to disqualify the nursing assistance that is given to patients, besides to limite the advance of thedistribuition/reproduction/production of knowledge in nursing.

Nursing records; Awareness; Nursing team; Intensive Care Units


PÁGINA DO ESTUDANTE

Registro de enfermagem em prontuários e produção/reprodução de conhecimentos: representações escritas e orais* * Este estudo foi realizado por duas bolcistas do PIBIC sob orientação da Professora Delvair de Brito Alves, a partir de alguns dados coletados para a pesquisa "Produção/Reprodução de Conhecimentos no Trabalho na Enfermagem", da autoria da referida professora.

Luciene Baptista de AlmeidaI; Esmeralda Sousa dos SantosI; Delvair de Brito AlvesII

IEstudante de graduação em enfermagem da UFBA, bolcista da PIBIC

IIEnfermeira, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela FACED/UFBA

RESUMO

Este trabalho trata do registro de enfermagem em prontuários de uma Unidade de Tratamento Intensivo de um Hospital do Distrito Sanitário Docente Assistencial Barra/ Rio Vermelho (Salvador-Bahia), o que inclui o registro da produção/reprodução de conhecimentos em enfermagem. A premissa básica é a de que a enfermagem realiza anotações superficiais, esporádicas e relacionadas apenas com cuidados técnicos prestados ao paciente. A produção/reprodução de conhecimentos, que ocorre no processo de trabalho de enfermagem, não é considerada, ou por desvalorização da mesma, ou porque, para as(os) agentesda enfermagem, apenas as informações sobre os procedimentos técnicos relacionados com o cuidado ao paciente constituem o "saber" da enfermagem e, portanto, devem ser registrados. Para a aproximação do objeto foram analisados 30% (trinta por cento) dos prontuários de pacientes que tiveram alta da UTI nos meses de novembro e dezembro de 1994 e realizadas entrevistas com enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os resultados indicam que a maneira como os registros de enfermagem estão sendo realizados limita o avanço do processo de produção/reprodução de conhecimento em enfermagem além de dificultar a comunicação entre as(os) agentes do trabalho em saúde, contribuindo para a desqualificação da assistência de enfermagem prestada ao paciente.

Unitermos: Registros de Enfermagem - Conhecimento - Equipe de enfermagem - UnidadesdeTerapias Intensiva.

ABSTRACT

This paper relates a description about nursing notes in pactients promptuaries in relationto thedistribuition/reproduction/production process of knowledge in nursing. It was developed on an Intensive Care Unity from a Hospital in the teaching/ assistance Sanitary District Barra/Rio Vermelho (Salvador-Bahia). The basic premise isthat the nursing personal work superficial and sporadic notes just related to patients. Distribuition/ reproduction/production process, that happen in the nursing work process isn't considered by it devaluation or just because, for nursing agents, only information about techinical procedures related to patient care, expresses the nursing knowledge and so, must be registered. In order to reach the objective, 30% of the promptuaries of patients discharge from the ICU were studied and the nursing team was interviewed, during the months november, december 1994. The analysis indicates that the way how the nursing notes are been made, results in hard comunication among agents of health area and contributes to disqualify the nursing assistance that is given to patients, besides to limite the advance of thedistribuition/reproduction/production of knowledge in nursing.

Keywords: Nursing records - Awareness - Nursing team - Intensive Care Units

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido para publicação em 24.4.1995.

Aprovado para publicação em 16.6.1995.

ANEXO ANEXO

  • 1. ANGERAMI, Emília Luigia S. et al. Conceitos teóricos acerca das anotações de enfermagem. Enfermagem Atual, Rio de Janeiro, v.3, n.15, p.21-4, jan/fev. 1981.
  • 2. BARDN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução por Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, São Paulo: Martins Pontes (edições 70), 1977. 230p.
  • 3. BARRETO, Ana Leda Vieira. O currículo da escola de 1° grau e o trabalho de jovens estudantes trabalhadores: o significado da construção do conhecimento nesta relação. Salvador, 1993. 202p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, 1993
  • 4. BURNHAM, Teresinha Fróes. Qualidade do ensino e qualificação para o trabalho da educação no Brasil. Cadernos IAT, Salvador, n.3, p.15-9, 1989.
  • 5. DUGAS, Beverly. Enfermagem prática. 4.ed. São Paulo: Guanabara, 1984. 580p. Cap:9, p.137-48.
  • 6. LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p.
  • 7. NIGHTINGALE, Florence. Notes on nursing. 5.ed. London: Pall Mall, 1970.
  • 8. NÓBREGA, Maria do Rosário Souto. A propósito das anotações de enfermagem. Enfermagem Atual, Rio de Janeiro, v.2, n.11, p.30-1 mai/jun. 1980.
  • 9. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 18 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992, 252p. (Coleção educação contemporânea. Série metodologia e prática de ensino).

ANEXO

  • *
    Este estudo foi realizado por duas bolcistas do PIBIC sob orientação da Professora Delvair de Brito Alves, a partir de alguns dados coletados para a pesquisa "Produção/Reprodução de Conhecimentos no Trabalho na Enfermagem", da autoria da referida professora.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 1995

    Histórico

    • Recebido
      24 Abr 1995
    • Aceito
      16 Jun 1995
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