Resumo
A autora, neste estudo, descreve uma experiência do processo ensino-aprendizagem de um programa de educação do adulto numa perspectiva positiva de saúde. O projeto se destina a grupos de adultos da comunidade. A concepção, conteúdo e estratégias desse processo são analisados considerando a reflexão e o desenvolvimento da habilidade de vida individual e social concernente ao autocuidado e auto-responsabilidade por uma saúde holística.
Habilidade de vida; Saúde do adulto; Saúde holística; Auto-responsabilidade
ARTIGOS
Uma proposta holística de educação do adulto numa perspectiva positiva de saúde1 1 Prêmio Lais Netto dos Reis. 1º Lugar n o 47º CBEn - Goiania
Iranilde José Messias Mendes
Professora Doutora junto ao Departamento de Enfermagem Matemo-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
RESUMO
A autora, neste estudo, descreve uma experiência do processo ensino-aprendizagem de um programa de educação do adulto numa perspectiva positiva de saúde. O projeto se destina a grupos de adultos da comunidade. A concepção, conteúdo e estratégias desse processo são analisados considerando a reflexão e o desenvolvimento da habilidade de vida individual e social concernente ao autocuidado e auto-responsabilidade por uma saúde holística.
Unitermos: Habilidade de vida - Saúde do adulto; Saúde holística - Auto-responsabilidade.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
BIBLIOGRAFIA
- 1.BLUM, H.L. Planning for Health. Generics for the Eightics. 2. ed. New York, Human Sciences press, 1981. 462p.
- 2.FERREIRA, M.E.M.P. Uma escola para o povo. Por quê? São Paulo, 1991. Dissertação (Mestrado). INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
- 3.GOODSTADT, S.M. et al. Health Promotion.: A Conceptual Integration. American Journal of Health Promotion. v. 1, n. 3, p. 58-63, 1987.
- 4.KIKUCHI, T. Estratégia Ecológica Unificadora, (filme-vídeo). Instituto Princípio Único. Musso Publicações. São Paulo, s.d. 1 cassete VHS, 18,5 min. color.
- 5.MENDES. I.J.M. et al. Proposta de Ampliações das Funções das Unidades Básicas de Saúde no Município de Ribeirão Preto. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.4, n.1, p. 119-129. 1996.
- 6.NARANJO, C.E. Educando a pessoa como um todo. Para um mundo como um todo. In: BRANDÃO, D.M.S.; CREMA, R. (Org) Visão Holística em Psicologia e Educação. São Paulo, SUMMUS, 1991. cap.9, p. 111-122.
- 7.ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD - El papel de enfermeria en el cuidado del adulto con enfase en la promocion de la salud. Washington, D.C. OPS, 1993 (Série Desarrollo de Recursos Humanos en Salud, 97).
-
8ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD - XXXVII Reunión ORGANIZACION MUNDIAL DE LA SALUD - XLV Reunión - Promoción de la Salud en Las Américas. Washington, D.C. set/oct, 1993. Tema 5.9. del programa provisional.
- 9.REZENDE, A.M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez. 1990 (Coleção do Nosso Tempo, v. 38).
- 10.RIBEIRO, J.P. Educação Holística. In: BRANDÃO, D.M.S.; CREMA, R. (Org.) Visão Holística em Psicologia e Educação. São Paulo: Summus, 1991. cap. 11, p. 136-145.
- 11.SAVNDERS, R.P. Wealth Promotion? Health Education, oct/nov, 1988. p. 14-8.
- 12.STACHTCHENKO, S.; JENICEK, M. Conceptual diferences between prevention and health promotion: research im plications for community health programs. Can. J. Public Health, Ottawa, jan/fev, 1990. v. 8, p. 53-9.
- 13.WILSON, M. Saúde, atitudes e valores. TAPS. Saúde da Comunidade: um desafio. São Paulo: Paulinas, 1984. p. 6-14 (Coleções Cadernos Contact).
- 14.WORD HEALTH ASSOCIATION. Ottawa charter for health promotion. In: AN INTERNATIONAL CONFERENCE ON HEALTH PROMOTION. Canadá, OCT, 1986. Canadá: WHO/ Health and Welfare, Canadá Public Health Assoc., 1986. p. 17-21.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Dez 2014 -
Data do Fascículo
Mar 1996