Resumos
O artigo discute as relações de poder que permeiam o processo de ensino de enfermagem, desvelando algumas contradições entre o discurso e a prática dos educadores da área e seu impacto negativo na inserção dos egressos no mercado de trabalho.
Ensino de enfermagem; Projeto político; Poder; Prática profissional
This article discusses the power relations which permeate the Nursing Teaching process. It unveils some contradictions between the discourse and the practice of teachers in this area and its negative impact in the insertion of egresses into the work market.
Nursing teaching; Political project; Power; Professional practice
ARTIGOS
O saber e o poder da escola a serviço da cidadania do enfermeiro: mentiras que parecem verdades...1 1 Trabalho produzido por membros do grupo de Pesquisa "Cidadania na Escola e no Trabalho".
School knowledge and power to serve nurse's citizenship: lies that seem to be true
Mara Regina Lemes De SordiI; Lígia Maria Thomaisino MagalhãesII; Sueli Fátima SampaioIII
IProfessora Titular - Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Enfermagem - USP e Doutora em Educação - UNICAMP, São Paulo - Brasil
IIProfessora Adjunta - Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Administração de Serviços de Saúde - USC, São Paulo - Brasil
IIIProfessora Adjunta - Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação - PUCCAMP, São Paulo - Brasil
RESUMO
O artigo discute as relações de poder que permeiam o processo de ensino de enfermagem, desvelando algumas contradições entre o discurso e a prática dos educadores da área e seu impacto negativo na inserção dos egressos no mercado de trabalho.
Unitermos: Ensino de enfermagem - Projeto político - Poder - Prática profissional.
ABSTRACT
This article discusses the power relations which permeate the Nursing Teaching process. It unveils some contradictions between the discourse and the practice of teachers in this area and its negative impact in the insertion of egresses into the work market.
Keywords: Nursing teaching - Political project - Power - Professional practice.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- 1. APPLE, M.W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
- 2. DEMO, P. Educação e Qualidade. 2 ed., São Paulo: Papirus, 1995.
- 3. FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 8 ed., Rio de Janeiro: Graal, 1989.
- 4. LOYOLA, C.M.D. Os dóceis corpos do hospital: as enfermeiras e o poder institucionalizado na estrutura hospitalar. Rio de Janeiro: UFRJ, 1987.
- 5. PIMENTEL, M.G. O professor em construção. São Paulo: Papirus, 1993.
- 6. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 4 ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1994.
- 7. SORDI, M.R.L. A prática de avaliação no ensino superior: uma experiência na Enfermagem. São Paulo: Cortez/PUCCAMP, 1995.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Dez 2014 -
Data do Fascículo
Set 1996