Acessibilidade / Reportar erro

Atos & autores: o lúdico na educação em saúde

Acts & authorships: the games and entertainments at education on health

Resumos

Uma das formas que o capitalismo encontrou para perpetuar sua ideologia foi fazer da instituição escolar seu aparelho ideológico. Neste espaço disciplinado, não raramente se opõem educadores e educandos, e a prática pedagógica é imputada através de esquemas preestabelecidos e alienantes. Na esfera da saúde, este esquema se repete, pois as concepções de saúde/doença dos profissionais de saúde apontam a população como subordinados e transmitem a educação para a saúde calcada em conselhos e normas para os indivíduos, num processo de culpabilidade por suas doenças. Pretendemos neste trabalho relatar nossa experiência com o Psicodrama Pedagógico de ROMANÃ (1987) no levantamento de demandas referentes a informações sobre Primeiros Socorros entre adolescentes matriculados no Curso de Patrulheirismo da Rocinha(R.J.), onde os dados levantados, no ano de 1995, foram sujeitos a uma análise qualitativa do discurso. No decorrer da experiência, percebemos que a utilização de uma metodologia que não exclui o contexto social dos sujeitos da aprendizagem, contribui para que esses compreendam seu papel e compromisso com a transformação individual e coletiva. Esperamos contribuir com a Enfermagem, mostrando possibilidades pedagógicas, humanizantes e criativas para a Educação em saúde.

Educação em saúde; Psicodrama pedagógico; Grupos de adolescentes


One the forms that the capitalism met for perpetuate his ideology was through of scholastic institution and do this, your set doctrinaire. This space orderly frequently oppose teachers and students, where the practice is enforce through of foregoing scheme. At sphere of health, this scheme reapeatedly, because the conception of health /disease nap works of health teach the subordinate population and the culture is transmit for health, basically on advice and norm for the people with process of culpability for theirs diseases. We would like at this work report our experience with the Pedagogic Psychodrama of ROMAÑA (1987). at raising your demands referring information s about Firsts Aids with teenagers matriculation on course for patrol at slum of Rocinha(R.J.), where the datas were analysis quality of discourse. The utilization of a methodology don't exclude the station context if subject of apprenticeship contribute for understand your role and commitment with the transformation personal and collective, we hope contribute with Nursing, teach possibilitys, pedagogic and creatives for humanization the Education at Health.

Pedagogic psychodrama; Education on health Representation station; Education whith loose


PÁGINA DO ESTUDANTE

Atos & autores - o lúdico na educação em saúde

Acts & authorships - the games and entertainments at education on health

Eduardo Gomes de Araújo; Mônica Maria Levi Gonçalves Nunes

Acadêmicos de Enfermagem - Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

RESUMO

Uma das formas que o capitalismo encontrou para perpetuar sua ideologia foi fazer da instituição escolar seu aparelho ideológico. Neste espaço disciplinado, não raramente se opõem educadores e educandos, e a prática pedagógica é imputada através de esquemas preestabelecidos e alienantes. Na esfera da saúde, este esquema se repete, pois as concepções de saúde/doença dos profissionais de saúde apontam a população como subordinados e transmitem a educação para a saúde calcada em conselhos e normas para os indivíduos, num processo de culpabilidade por suas doenças. Pretendemos neste trabalho relatar nossa experiência com o Psicodrama Pedagógico de ROMANÃ (1987) no levantamento de demandas referentes a informações sobre Primeiros Socorros entre adolescentes matriculados no Curso de Patrulheirismo da Rocinha(R.J.), onde os dados levantados, no ano de 1995, foram sujeitos a uma análise qualitativa do discurso. No decorrer da experiência, percebemos que a utilização de uma metodologia que não exclui o contexto social dos sujeitos da aprendizagem, contribui para que esses compreendam seu papel e compromisso com a transformação individual e coletiva. Esperamos contribuir com a Enfermagem, mostrando possibilidades pedagógicas, humanizantes e criativas para a Educação em saúde.

Unitermos: Educação em saúde - Psicodrama pedagógico - Grupos de adolescentes.

ABSTRACT

One the forms that the capitalism met for perpetuate his ideology was through of scholastic institution and do this, your set doctrinaire. This space orderly frequently oppose teachers and students, where the practice is enforce through of foregoing scheme. At sphere of health, this scheme reapeatedly, because the conception of health /disease nap works of health teach the subordinate population and the culture is transmit for health, basically on advice and norm for the people with process of culpability for theirs diseases. We would like at this work report our experience with the Pedagogic Psychodrama of ROMAÑA (1987). at raising your demands referring information s about Firsts Aids with teenagers matriculation on course for patrol at slum of Rocinha(R.J.), where the datas were analysis quality of discourse. The utilization of a methodology don't exclude the station context if subject of apprenticeship contribute for understand your role and commitment with the transformation personal and collective, we hope contribute with Nursing, teach possibilitys, pedagogic and creatives for humanization the Education at Health.

Keywords: Pedagogic psychodrama - Education on health Representation station - Education whith loose.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

1 Salientamos que durante a descrição da experiência, para preservar o anonimato dos participantes da mesma, mas também a sua identidade, utilizamos pseudônimos. Entretanto, nos sentimos à vontade para mencionarmos os nossos nomes verdadeiros.

  • 1. ALMEIDA, W.C. O que é psicodrama. São Paulo: Brasiliense, 1990.
  • 2. ANDREOLA, B.A. Dinâmica de Grupo: Jogo de vida e didática do futuro. 6 ed. Petrópolis: Vozes. 1989.
  • 3. BARENBLITT, G.F. Grupos teorias e técnicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
  • 4. BLEGER, J. Temas de psicologia: entrevistas e grupos. 5 ed. São Paulo: Martins Fortes, 1991.
  • 5. FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 4 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979.
  • 6. ______. Pedagogia do Oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
  • 7. FREIRE, P.; NOGUEIRA, A.; MAZZA, D. Fazendo escola, conhecendo a vida. 2 ed. Campinas: Papirus, 1986
  • 8. GROSSI, M.E.; BORDIN, A. Paixão de Aprender. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1992.
  • 9. KAUFMAN, A. Teatro pedagógico: Bastidores da iniciação médica. São Paulo: Ágora, 1992.
  • 10. LOYOLA, M A. Médicos e Curandeiros: conflitos Social e Saúde: São Paulo: DIFEL, 1984.
  • 11. MEDEIROS, L. A criança da favela e sua visão de mundo: uma contribuição para o repensar da Escola. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.
  • 12. MINAYO, C. O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1992.
  • 13. MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • 14. NUNES, M.M.L.G.; ARAÚJO, E.G.; COSTA, I.C. A arte do encontro: Ensaio para uma Enfermagem holística. In: CBEn, 46, 1994. Porto Alegre: Anais... Porto Alegre, ABEn/RS, 1994. 222-224.
  • 15. PUTTINI, E.P. Psicodrama na Educação. Ijuí. Unijuí, 1991.
  • 16. ROMAÑA, M.A. Psicodrama Pedagógico. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1987.
  • 17. SANSEVERINO, J. Manual Básico de Primeiros Socorros para Servidores da Área Técnica Administrativa. Rio de Janeiro: UERJ, 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1996
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br