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Caracterizando a atividade do pesquisar na época de sua introdução: segundo depoimentos de enfermeiras

Characterizing research activity by the time of its introduction: nurses reports

Resumos

O interesse em desenvolver este trabalho surgiu a partir de trabalho anterior (Ricci, 1994) que versou sobre o significado da pesquisa científica para alunos dos Cursos de Farmácia e Enfermagem. Após a conclusão deste houve a necessidade de conhecer a evolução histórica da pesquisa científica destacando a época e fatores predisponentes ao seu desenvolvimento. Tem-se como objetivo reconstituir a evolução histórica da pesquisa em enfermagem, buscando em que momento houve seu desenvolvimento na profissão, e identificar os reflexos da introdução da pesquisa no ensino e assistência na opinião de enfermeiras docentes. Para realizar a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. A população deste estudo foi composta por enfermeiras docentes que vivenciaram a época de 60/70. A princípio obteve-se uma lista com o nome de nove enfermeiras, mas, de acordo com o referencial teórico, no decorrer das entrevistas foram de saturando os dados obtidos e a amostra final constou de 4 enfermeiras. Apresenta-se a definição dos temas gerados a partir da análise dos depoimentos das enfermeiras. A análise realizada possibilitou a descoberta de dois temas: INICIANDO A PESQUISAR, TENDO NECESSIDADE DE SE ATUALIZAR. Os dados revelaram as dificuldades que as enfermeiras-docentes vivenciaram na época coincidente da introdução da pesquisa e da pós-graduação. Observamos que as colocações apresentadas por aquelas enfermeiras são as mesmas colocadas hoje pelas enfermeiras assistenciais que desejam realizar investigação (Cassiani, 1994). Entretanto a diferença fundamental está no fato de que para as docentes houve exigência e para as assistenciais parte-se de uma necessidade interna que nem sempre encontra apoio e estímulo do serviço.

Pesquisa em enfermagem; Evolução histórica


My interest in developing this study came from a previous work (Ricci, 1994) about scientific research meaning for Pharmacy and Nursing students. After its conclusion, it was necessary to know scientific research historical evolution pointing out the epoch and factors which contributed for its development. Aiming at reconstituting Nursing research historical evolution, trying to find the moment of its development in the profession, identify the reactions research introduction in the course and the assistance in opinions of docent nurses. For this, a semi-structured interview has been used. The population for this study was of nurses who lived the 60's and 70's. At first I obtained a list of nine names of nurses, but according to the theoretical reference, data became saturated along the interview, therefore the final sample was of only four nurses. The definition of generated themes from nurses speeches analysis was presented. The analysis allowed the discovery of two themes: STARTING ON RESEARCH and NEEDING REFRESH. The data revealed the difficulties that the docent nurses experienced by the time of research and postgraduation introductions. It has been observed that the arguments used by those nurses are the same used today by assistance nurses who want to investigate (Cassiani, 1994). However, the main difference lays on the fact that for the docent nurses there was a demand and for the assistance ones there is an internal need that not always is appraised and stimulated in service.

Research in nursing; Historical evolution


PÁGINA DO ESTUDANTE

Caracterizando a atividade do pesquisar na época de sua introdução: segundo depoimentos de enfermeiras1 1 Este trabalho foi orientado pela Professora Doutora Sílvia Helena de Bortoli Cassiani do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP e Tutora do Programa Especial PET-CAPES.

Characterizing research activity by the time of its introduction: nurses reports

Waleska Zafred Ricci

Graduanda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP e Bolsista do Programa Especial de Treinamento PET-CAPES, autora deste trabalho

RESUMO

O interesse em desenvolver este trabalho surgiu a partir de trabalho anterior (Ricci, 1994) que versou sobre o significado da pesquisa científica para alunos dos Cursos de Farmácia e Enfermagem. Após a conclusão deste houve a necessidade de conhecer a evolução histórica da pesquisa científica destacando a época e fatores predisponentes ao seu desenvolvimento. Tem-se como objetivo reconstituir a evolução histórica da pesquisa em enfermagem, buscando em que momento houve seu desenvolvimento na profissão, e identificar os reflexos da introdução da pesquisa no ensino e assistência na opinião de enfermeiras docentes. Para realizar a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. A população deste estudo foi composta por enfermeiras docentes que vivenciaram a época de 60/70. A princípio obteve-se uma lista com o nome de nove enfermeiras, mas, de acordo com o referencial teórico, no decorrer das entrevistas foram de saturando os dados obtidos e a amostra final constou de 4 enfermeiras. Apresenta-se a definição dos temas gerados a partir da análise dos depoimentos das enfermeiras. A análise realizada possibilitou a descoberta de dois temas: INICIANDO A PESQUISAR, TENDO NECESSIDADE DE SE ATUALIZAR. Os dados revelaram as dificuldades que as enfermeiras-docentes vivenciaram na época coincidente da introdução da pesquisa e da pós-graduação. Observamos que as colocações apresentadas por aquelas enfermeiras são as mesmas colocadas hoje pelas enfermeiras assistenciais que desejam realizar investigação (Cassiani, 1994). Entretanto a diferença fundamental está no fato de que para as docentes houve exigência e para as assistenciais parte-se de uma necessidade interna que nem sempre encontra apoio e estímulo do serviço.

Unitermos: Pesquisa em enfermagem - Evolução histórica.

ABSTRACT

My interest in developing this study came from a previous work (Ricci, 1994) about scientific research meaning for Pharmacy and Nursing students. After its conclusion, it was necessary to know scientific research historical evolution pointing out the epoch and factors which contributed for its development. Aiming at reconstituting Nursing research historical evolution, trying to find the moment of its development in the profession, identify the reactions research introduction in the course and the assistance in opinions of docent nurses. For this, a semi-structured interview has been used. The population for this study was of nurses who lived the 60's and 70's. At first I obtained a list of nine names of nurses, but according to the theoretical reference, data became saturated along the interview, therefore the final sample was of only four nurses. The definition of generated themes from nurses speeches analysis was presented. The analysis allowed the discovery of two themes: STARTING ON RESEARCH and NEEDING REFRESH. The data revealed the difficulties that the docent nurses experienced by the time of research and postgraduation introductions. It has been observed that the arguments used by those nurses are the same used today by assistance nurses who want to investigate (Cassiani, 1994). However, the main difference lays on the fact that for the docent nurses there was a demand and for the assistance ones there is an internal need that not always is appraised and stimulated in service.

Keywords: Research in nursing - Historical evolution.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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  • 1
    ABEn/CNPq II Seminário Nacional sobre Ensino de Pós-graduação e Pesquisa em Enfermagem, 1982 Brasília.
  • 2. ALCÂNTARA, G. A enfermagem moderna como categoria profissional: obstáculos á sua expansão na sociedade brasileira Ribeirão Preto, 1963 125p, Tese (Cátedra) - EERP-USP.
  • 3. ALMEIDA, M.C.P. A construção do saber na enfermagem, evolução histórica, IN: 3ş. Seminário Nacional da Pesquisa em Enfermagem.
  • 4. ANGERAMI, E.L.S., 40 anos, a maturidade conquistada, R. Lat. Amer. Enferm. São Paulo, v.2, n.1, p.5-20,jul.1993.
  • 5. CASSIANI, S.H.B. Buscando significado para o trabalho: o aperfeiçoamento profissional sob a perspectiva de enfermeiras; Ribeirão Preto, 1994. 197p.Tese (Doutorado) - EERP-USP.
  • 6. CASSIANI,S.H.B., A coleta de dados nas pesquisas em enfermagem: estratégias, validade e confiabilidade; Ribeirão Preto, 1987. 151p, Tese (Mestrado) - EERP-USP.
  • 7. LOPES, C M. Produção de conhecimento por enfermeiros assistenciais - sua utilização na prática. Ribeirão Preto, 1990. 186p. Tese (Doutorado) EERP-USP.
  • 8. ______. A produção dos enfermeiros assistenciais em relação à pesquisa em Enfermagem em um Município paulista. Ribeirão Preto, 1983. Tese (Mestrado) - EERP-USP.
  • 9. LUDKE, M. & ANDRÉ, M.E.D.A., Pesquisa em educação, abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.98p.
  • 10. MENDES I.A.C. Pesquisa em Enfermagem: Impacto na Prática, São Paulo: EDUSP,1991. 153p.
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  • 12. RICCI, W.Z. A pesquisa científica sob a perspectiva do aluno de graduação dos cursos de Farmácia e Enfermagem. Ribeirão Preto, 1994 Monografia,15p.
  • 13. SOUZA, M.F. de. Tendências da pesquisa em enfermagem, R. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v.26, n. especial, p.79-86, out.1992.
  • 1
    Este trabalho foi orientado pela Professora Doutora Sílvia Helena de Bortoli Cassiani do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP e Tutora do Programa Especial PET-CAPES.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      12 Dez 2014
    • Data do Fascículo
      Mar 1997
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