Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho discente de enfermagem na administração de terapêutica via intramuscular

Nursing students performance in administering intramuscular therapeutics

Resumos

Em estudo experimental desenvolvido junto a alunos matriculados no curso de graduação em enfermagem, que teve como objetivo comparar o desempenho de dois grupos de alunos, submetidos a dois métodos de ensino diferentes, avaliou-se o desempenho dos mesmos durante sua primeira experiência realizando a aplicação de injetáveis via intramuscular, em situação real, onde o aluno realizou o procedimento em um cliente que procurava a Unidade Básica de Saúde, com a apresentação de receita médica que justificasse a necessidade do medicamento. Os grupos controle (GC) e experimental (GE) continham 35 alunos cada e foram submetidos respectivamente aos métodos de ensino tradicional e módulos instrucionais, conforme procedimento metodológico descrito por Nogueira (1995). A avaliação do aluno, em campo, foi realizada por enfermeira que desconhecia o tratamento específico a que cada aluno havia sido submetido e que, através de "Check-list" do procedimento para medicamento contido em ampola e frasco-ampola, seguira os passos realizados pelo aluno, indicando seu desempenho na coluna correspondente. Os resultados indicaram que o tempo gasto pelos sujeitos dos dois grupos foi praticamente o mesmo, ou seja, em média 9,4 minutos para o GC e 9,3 minutos para o GE, quando realizaram o procedimento com ampola, e de 13,5 minutos (GC) e 12,4 minutos (GE), quando o fizeram com frasco-ampola. No geral, os alunos do Grupo Controle apresentaram, na situação real, desempenho regular (42,9%), bom (48,9%) e muito bom (8,5), enquanto que os do Grupo Experimental classificaram-se em regular (5,7%), bom (60,0%) e muito bom (34,3%). Estes resultados permitem evidenciar a importância do aluno se responsabilizar pela sua própria aprendizagem, levando-nos a utilizar novos métodos de ensino na enfermagem.

Ensino; Aprendizagem; Injetáveis via intramuscular


The goal of the present study was to compare the performance of two groups of nursing undergraduate students, submetted to two different teaching methods, in their ability to performe the intramuscular injection on clients needing the procedure. Both, control (CG) and experimental group (EG) (n=35 each) were submetted to traditional method and instrucional method respectively, according to the methodological procedure described by Nogueira (1995). The performance of the students was evaluated by a nurse who had no knowledge of the group each student belong. The nurse used the "check-list" in order to evaluate the performance of student. The results indicate that the time spent by the students of each group was approximately the same i - e 9,4 min for CG and 9,3 for EG. The students of the control group showed ordinary performance (42,9%), good performance (48,9%) and very good performance (8,5%) whereas those of the EG showed ordinary performance (5,7%), good performance (60%) and very good performance (34,3%). The present results shows that the students are responsible by their own learning, motivating us to use new teaching methods on nursing undergraduate course.

Teaching; Learning; Intramuscular injection


ARTIGOS

Desempenho discente de enfermagem na administração de terapêutica via intramuscular1 1 Trabalho apresentado no 9º SENPE - Vitória - Espírito Santo, julho de 1997.

Nursing students performance in administering intramuscular therapeutics

Maria Suely NogueiraI; Isabel Amélia Costa MendesII; Miyeko HayashidaIII; Simone de GodoyIV

IEnfermeira, Professor Doutor - EERP-USP

IIEnfermeira, Professor Titular - EERP-USP

IIIEnfermeira, Especialista em Laboratório - EERP-USP

IVEnfermeira, Pró-Saúde - Departamento de Medicina Preventiva da São Francisco Clínicas - Ribeirão Preto-SP

RESUMO

Em estudo experimental desenvolvido junto a alunos matriculados no curso de graduação em enfermagem, que teve como objetivo comparar o desempenho de dois grupos de alunos, submetidos a dois métodos de ensino diferentes, avaliou-se o desempenho dos mesmos durante sua primeira experiência realizando a aplicação de injetáveis via intramuscular, em situação real, onde o aluno realizou o procedimento em um cliente que procurava a Unidade Básica de Saúde, com a apresentação de receita médica que justificasse a necessidade do medicamento. Os grupos controle (GC) e experimental (GE) continham 35 alunos cada e foram submetidos respectivamente aos métodos de ensino tradicional e módulos instrucionais, conforme procedimento metodológico descrito por Nogueira (1995). A avaliação do aluno, em campo, foi realizada por enfermeira que desconhecia o tratamento específico a que cada aluno havia sido submetido e que, através de "Check-list" do procedimento para medicamento contido em ampola e frasco-ampola, seguira os passos realizados pelo aluno, indicando seu desempenho na coluna correspondente. Os resultados indicaram que o tempo gasto pelos sujeitos dos dois grupos foi praticamente o mesmo, ou seja, em média 9,4 minutos para o GC e 9,3 minutos para o GE, quando realizaram o procedimento com ampola, e de 13,5 minutos (GC) e 12,4 minutos (GE), quando o fizeram com frasco-ampola. No geral, os alunos do Grupo Controle apresentaram, na situação real, desempenho regular (42,9%), bom (48,9%) e muito bom (8,5), enquanto que os do Grupo Experimental classificaram-se em regular (5,7%), bom (60,0%) e muito bom (34,3%). Estes resultados permitem evidenciar a importância do aluno se responsabilizar pela sua própria aprendizagem, levando-nos a utilizar novos métodos de ensino na enfermagem.

Unitermos: Ensino - Aprendizagem - Injetáveis via intramuscular

ABSTRACT

The goal of the present study was to compare the performance of two groups of nursing undergraduate students, submetted to two different teaching methods, in their ability to performe the intramuscular injection on clients needing the procedure. Both, control (CG) and experimental group (EG) (n=35 each) were submetted to traditional method and instrucional method respectively, according to the methodological procedure described by Nogueira (1995). The performance of the students was evaluated by a nurse who had no knowledge of the group each student belong. The nurse used the "check-list" in order to evaluate the performance of student. The results indicate that the time spent by the students of each group was approximately the same i - e 9,4 min for CG and 9,3 for EG. The students of the control group showed ordinary performance (42,9%), good performance (48,9%) and very good performance (8,5%) whereas those of the EG showed ordinary performance (5,7%), good performance (60%) and very good performance (34,3%). The present results shows that the students are responsible by their own learning, motivating us to use new teaching methods on nursing undergraduate course.

Keywords: Teaching - Learning - Intramuscular injection.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

ANEXO 1 ANEXO 1

ANEXO 2 ANEXO 2

ANEXO 3 ANEXO 3

ANEXO 4 ANEXO 4

  • 1. ANGELO, M. Vivendo uma prova de fogo: as experiências iniciais da aula de enfermagem. São Paulo, 1989. 133p. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
  • 2. BLOOM, B.S. Características humanas e aprendizagem escolar. Trad. De Maria Angela Vinagre de Almeida. Porto Alegre. Rio de Janeiro: Globo, 1981, cap.1. p.1-17: As diferenças individuais nos alunos e a aprendizagem.
  • 3. EMBURRY, S.B.; THRUSTON, N.B. A preliminary study on the effect of role modeling on anxiety in motor skill performance and the effect of self concept in motor skill performance. Nurs.Papers, v.8, n.9, p.33-9, 1976.
  • 4. FRENCH, P. A place for simulation in nurse education. Nurse Focus, v.1, n.11, p.445-6, 1980.
  • 5. FRIEDLANDER, M.R. O ensino de procedimentos básicos no laboratório de enfermagem: comparação entre dois métodos de instrução. São Paulo, 1984b. 142p. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem de São Paulo, Universidade de São Paulo.
  • 7. GRIGSBY, K.; SMITH, S. Teaching basic nursing skills in a new curriculum. J.Nurs.Educ. v.16, n.3, p.17-21, 1977.
  • 8. HORR, L.; FARIA, E.M.; CAMARGO, A.P.S.; ORO, I.M.; SOUZA, M.L. Determinação do rendimento instrumental da ministração de medicamentos por via intramuscular em pacientes hospitalizados. R. Bras. Enferm, v.31, n.4, p.478-95, 1978.
  • 9. INFANTE, M.S. Toward effective and effecient use of the clinical laboratory. Nurse Educ. v.6, p. 16-9, 1938.
  • 10. MIYADAHIRA, A.M.K. Processo de ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras: análise da técnica de injeção intramuscular. São Paulo, 1990, 243p. Tese(Doutorado) - Escola de Enfermagem de São Paulo, Universidade de São Paulo.
  • 11. NOGUEIRA, M.S. Aplicação de injetáveis via intramuscular: comparação entre dois métodos de ensino. Ribeirão Preto, 1995, 154p. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • 12. PENTEADO, W.M.A. O modelo de ensino para o domínio. In: ______et al Psicologia e ensino. São Paulo, Papelibros, 1980. p. 168-179.
  • 13. SHALLOWHORN, G. Intramuscular injection. Am.J.Nurs, v.54, n.4, p.438-41, 1954.
  • 14. SIEGEL, S. Estatística não paramétrica para as ciências do comportamento. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1975.

ANEXO 1

ANEXO 2

ANEXO 3

ANEXO 4

  • 1
    Trabalho apresentado no 9º SENPE - Vitória - Espírito Santo, julho de 1997.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Nov 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 1997
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br