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A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias

La comunicación profesional de salud x cliente delante de las nuevas tecnologías

Health professional commucation x client facing new technologies.

Resumos

Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados.

Comunicação; Clientes; Novas tecnologias


Estudio descriptivo exploratorio con abordaje cuanti-cualitativa realizado en unidades de las mallas públicas y privada localizadas en Goiánia-Go., en los meses de agosto y septiembre de 1997 con objetivos de averiguar el entendimiento de los clientes a respecto de la comunicación de los profesionales que ejecutan los exámenes de alta tecnología y detectar junto al cliente la existencia de orientación sobre el exámen a ser realizado y lo que sienten durante la realización de éstos. La población se constituye de clientes de ambos sexos que se sometieron a exámenes diagnósticos de alta tecnología. Los datos fueron recopilados por las investigadoras y auxiliares de investigación, mediante entrevista semi estruturada entre los clientes sujetos del estudio. Por medio de los resultados, concluimos que la mayoría de los clientes no reciben orientación, dejaron de pedir informaciones sobre el exámen realizado por varios motivos, inclusive temor de lo desconocido. La comunicación fué restricta. Miedo de dolor, del resultado, desconforto fueron también relatados.

Comunicación; Clientes; Nuevas tecnologías


Descriptive exploratory study with quanti-qualitative apprroach accomplished at public and private net units in Goiânia - GO from August to September, 1997 aiming at observing clients understanding of communication of the professionals who perform high technology exams and identifying whether any orientation provided to clients about the exams that are to be performed and their impressions during their performance. The population is of clients of both sexes who have undergone high technology diagnosis examinations. The data have been collected by the authors and research aids through semistructured interviews among the study subject clients. By the results, we have concluded that the majority of the clienta does not receive any orientation, lacked information about the exam that is to be performed for severl reasons, including fear of the unknown. Communication was restrict. Fear of pain, of the result, diiscomfort have also been reported.

Communication; Clients; New technologies


ARTIGOS

A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias

Health professional commucation x client facing new technologies.

La comunicación profesional de salud x cliente delante de las nuevas tecnologías

Carmen Luci R. Lopes; Maria Alves Barbosa; Maria Eunice M. Teixeira; Renata Benevides Coelho

Enfermeiras docentes da Faculdade de Enfermagem/UFG

RESUMO

Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados.

Unitermos: Comunicação - Clientes - Novas tecnologias.

ABSTRACT

Descriptive exploratory study with quanti-qualitative apprroach accomplished at public and private net units in Goiânia - GO from August to September, 1997 aiming at observing clients understanding of communication of the professionals who perform high technology exams and identifying whether any orientation provided to clients about the exams that are to be performed and their impressions during their performance. The population is of clients of both sexes who have undergone high technology diagnosis examinations. The data have been collected by the authors and research aids through semistructured interviews among the study subject clients. By the results, we have concluded that the majority of the clienta does not receive any orientation, lacked information about the exam that is to be performed for severl reasons, including fear of the unknown. Communication was restrict. Fear of pain, of the result, diiscomfort have also been reported.

Keywords: Communication - Clients - New technologies.

RESUMEN

Estudio descriptivo exploratorio con abordaje cuanti-cualitativa realizado en unidades de las mallas públicas y privada localizadas en Goiánia-Go., en los meses de agosto y septiembre de 1997 con objetivos de averiguar el entendimiento de los clientes a respecto de la comunicación de los profesionales que ejecutan los exámenes de alta tecnología y detectar junto al cliente la existencia de orientación sobre el exámen a ser realizado y lo que sienten durante la realización de éstos. La población se constituye de clientes de ambos sexos que se sometieron a exámenes diagnósticos de alta tecnología. Los datos fueron recopilados por las investigadoras y auxiliares de investigación, mediante entrevista semi estruturada entre los clientes sujetos del estudio. Por medio de los resultados, concluimos que la mayoría de los clientes no reciben orientación, dejaron de pedir informaciones sobre el exámen realizado por varios motivos, inclusive temor de lo desconocido. La comunicación fué restricta. Miedo de dolor, del resultado, desconforto fueron también relatados.

Unitérminos: Comunicación - Clientes - Nuevas tecnologías.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 1998
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