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Inserção do método desdobramento da função qualidade (QFD) no planejamento do serviço de enfermagem

The use of quality function deployment method (QFD) in the nursing service planning

Inserción del método desdoblamiento de la función calidad (CFD) en el planeamento del servicio de enfermería

Resumos

Este trabalho objetivou propor uma alternativa que viabilize a qualidade do Serviço de Enfermagem através de um estudo exploratório-descritivo que contou com a participação de 114 clientes hospitalizados. Elaborou-se um modelo de planejamento seguindo as etapas e ações delineadas pelo método Desdobramento da Função Qualidade que é alicerçada na abordagem da Gestão pela Qualidade Total. Foram estabelecidas dezessete etapas que buscou levantar as necessidades dos clientes e, através de desdobramentos e priorizações sucessivas, determinou-se as principais Características de Qualidade e Procedimentos que subsidiaram a padronização e monitoramento das ações propostas. Os resultados mostram que este método é viável também ao Planejamento da Qualidade do serviço de enfermagem, pois o mesmo possibilitou visualizar todo o contexto, fornecendo subsídios para a tomada de decisões mais coerentes e consistentes.

Enfermagem; Qualidade; Desdobramento; Cliente


This research aimed at suggesting an alternative to achieve quality in Nursing Service through an exploratory-descriptive study with 114 patients. A planning model was has been elaborated the steps and actions outlined by the Quality Function Deployment Method. It was based on Total Quality Control management approach. Seventeen steps has been established in order to seek clients' needs and through successive deployment and priority, the main Quality Features and Procedures which supported standardisation and monitoring of proposed actions has been determined. The outcomes showed that this method is feasible for Nursing Service Quality Planning because it has enabled to enview the context as a whole, providing major degree of certainty on decisions.

Nursing; Quality; Deployment; Client


Este trabajo objetivó proponer una alternativa que viabilize la calidad del Servicio de Enfermería por medio de un estudio exploratorio-descriptivo que contó con la participación de 114 clientes hospitalizados. Fué elaborado un modelo de Planeamiento siguiendo las etapas y acciones delineadas por el método Desdoblamiento de la Función Calidad que es baseada en el abordagen de la Gestión por la Calidad Total. Fueron establecidas diecisiete etapas que buscaron levantar las necesidades de los clientes y através de desdoblamientos yprioritizaciones sucesivas fueron determinadas las principales Características de Calidad y Procedimientos que subsidiaron la padronización y monitoramiento de las acciones propuestas. Los resultados muestran que este método es viable también al Planeamiento de la Calidad del Servicio de Enfermería, pues el mismo posibilitó visualizar todo el contexto, forneciendo subsidios para la tomada de decisiones más coherentes y consistentes.

Enfermería; Calidad; Desdoblamiento; Cliente


ARTIGOS

Inserção do método desdobramento da função qualidade (QFD) no planejamento do serviço de enfermagem1 1 Este artigo é parte de Dissertação de Mestrado e contou com a subvenção da CAPES. * No presente texto, os termos cliente, paciente e usuário são utilizados como sinônimos.

The use of quality function deployment method (QFD) in the nursing service planning

Inserción del método desdoblamiento de la función calidad (CFD) en el planeamento del servicio de enfermería

Laura Misue MatsudaI; Yolanda Dora Martinez ÉvoraII; Flávio Souto BoanIII

IEnfermeira - Doutoranda do Curso de Pós-Graduação Área Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

IIEnfermeira Profª. Drª. - Docente do Deptº. de Enfermagem Geral e Especializada da EERP - USP

IIIEngenheiro Eletricista - Mestre em Engenharia da Produção na UFMG - MG. Consultor da Fundação Christiano Ottoni - BH

RESUMO

Este trabalho objetivou propor uma alternativa que viabilize a qualidade do Serviço de Enfermagem através de um estudo exploratório-descritivo que contou com a participação de 114 clientes hospitalizados. Elaborou-se um modelo de planejamento seguindo as etapas e ações delineadas pelo método Desdobramento da Função Qualidade que é alicerçada na abordagem da Gestão pela Qualidade Total. Foram estabelecidas dezessete etapas que buscou levantar as necessidades dos clientes e, através de desdobramentos e priorizações sucessivas, determinou-se as principais Características de Qualidade e Procedimentos que subsidiaram a padronização e monitoramento das ações propostas. Os resultados mostram que este método é viável também ao Planejamento da Qualidade do serviço de enfermagem, pois o mesmo possibilitou visualizar todo o contexto, fornecendo subsídios para a tomada de decisões mais coerentes e consistentes.

Unitermos: Enfermagem - Qualidade - Desdobramento - Cliente.

ABSTRACT

This research aimed at suggesting an alternative to achieve quality in Nursing Service through an exploratory-descriptive study with 114 patients. A planning model was has been elaborated the steps and actions outlined by the Quality Function Deployment Method. It was based on Total Quality Control management approach. Seventeen steps has been established in order to seek clients' needs and through successive deployment and priority, the main Quality Features and Procedures which supported standardisation and monitoring of proposed actions has been determined. The outcomes showed that this method is feasible for Nursing Service Quality Planning because it has enabled to enview the context as a whole, providing major degree of certainty on decisions.

Keywords: Nursing - Quality - Deployment - Client.

RESUMEN

Este trabajo objetivó proponer una alternativa que viabilize la calidad del Servicio de Enfermería por medio de un estudio exploratorio-descriptivo que contó con la participación de 114 clientes hospitalizados. Fué elaborado un modelo de Planeamiento siguiendo las etapas y acciones delineadas por el método Desdoblamiento de la Función Calidad que es baseada en el abordagen de la Gestión por la Calidad Total. Fueron establecidas diecisiete etapas que buscaron levantar las necesidades de los clientes y através de desdoblamientos yprioritizaciones sucesivas fueron determinadas las principales Características de Calidad y Procedimientos que subsidiaron la padronización y monitoramiento de las acciones propuestas. Los resultados muestran que este método es viable también al Planeamiento de la Calidad del Servicio de Enfermería, pues el mismo posibilitó visualizar todo el contexto, forneciendo subsidios para la tomada de decisiones más coherentes y consistentes.

Unitérminos: Enfermería - Calidad - Desdoblamiento - Cliente.

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    Este artigo é parte de Dissertação de Mestrado e contou com a subvenção da CAPES.
    * No presente texto, os termos cliente, paciente e usuário são utilizados como sinônimos.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Nov 2014
    • Data do Fascículo
      Mar 1998
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