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Um um caminho de liberdade: a experiência da disciplina semiologia e semiotécnica

Un camino de libertad: la experiencia de la disciplina semiología y semiotécnica

A liberty path: an experience of semiology and semiotechnique course

Resumos

O trabalho relata a vivência da construção da disciplina Semiologia e Semiotécnica, integrante do novo currículo de Enfermagem. Os objetivos foram: incentivar a criatividade e a sensibilidade que o cuidar comporta no desenvolvimento de técnicas; valorizar os sentimentos e emoções no estabelecimento do relacionamento enfermeira-cliente; possibilitar uma reflexão e auto-conhecimento na vivência coletiva; e estabelecer uma interação docentediscente permeada pela parceria, compromisso e no sentir/aprender/fazer mútuos. A trajetória metodológica privilegiou a sensibilização como etapa necessária para o processo de formação e concomitante a este, desenvolvida a partir da arte e criatividade, e compreendeu a realização de oficinas e dinâmicas de grupos. Os resultados validam a experiência como oportunidade de desenvolver o potencial crítico, criativo e técnico rumo à consciência que conduz à liberdade na Enfermagem.

Sensibilização; Metodologia; Semiologia; Semiotécnica


El trabajo relata la experiencia de la construcción de la disciplina Semiología y Semiotécnica, integrante del nuevo currículo de Enfermería. Los objetivos fueron: incentivar la creatividad y la sensibilidad que el cuidar comporta en el desarrollo de técnicas; valorizar los sentimientos y emociones en el establecimiento del relacionamiento enfermera-cliente; posibilitar una reflexión y auto-conocimiento en la vivencia colectiva; y establecer una interacción docentediscente teniendo por medio la parcería, compromiso y en el sentir/aprender/hacer mútuos. La trayectoria metodológica privilegió la sensibilización como etapa necesaria para el proceso de formación y concomitante a éste, desarrollada a partir del arte y creatividad y comprendió la realización de laboratorios y dinámicas de grupos. Los resultados validan la experiencia como oportunidad de desarrollar el potencial crítico, creativo y técnico rumbo a la conciencia que lleva a la libertad en la Enfermería.

Sensibilización; Metodología; Semiología; semiotécnica


The work reports the experience of planning the course: Semiology and Semiotechnique which is part of Nursing new curriculum. The objectives were: stimulating creativity and sensitivity that care bears in techniques development; valuing feelings and emotions in the establishment of nurse and patient relationship, allowing some reflection and self-knowledge in collective experience, and establishing relationship between professors and students based upon partnership, compromise and on mutual feeling/doing/learning. Methodological work and art creativity privileged sensitivitiness as the necessary step for formation process and together with this developed from arts and creativity and understand these workshops performance and developing a critical as well as dynamic group. The results show that it is an experience as an opportunity of developing critical potential, critical and theoretical, creative towards conscience which leads to Liberty in Nursing

Sensitiveness; Methodological work; Semiology; Semiotechnique


ARTIGOS

Um um caminho de liberdade: a experiência da disciplina semiologia e semiotécnica

A liberty path: an experience of semiology and semiotechnique course

Un camino de libertad: la experiencia de la disciplina semiología y semiotécnica

Ademilda Maria Gomes de Sousa GarciaI; Maria de Fátima de Araújo SilveiraII

IEnfermeira. Mestra em Saúde Pública/UFPB. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba

IIEnfermeira. Mestra em Saúde Pública/UFPB. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Doutoranda da Escola de Enfermagem/USP

RESUMO

O trabalho relata a vivência da construção da disciplina Semiologia e Semiotécnica, integrante do novo currículo de Enfermagem. Os objetivos foram: incentivar a criatividade e a sensibilidade que o cuidar comporta no desenvolvimento de técnicas; valorizar os sentimentos e emoções no estabelecimento do relacionamento enfermeira-cliente; possibilitar uma reflexão e auto-conhecimento na vivência coletiva; e estabelecer uma interação docentediscente permeada pela parceria, compromisso e no sentir/aprender/fazer mútuos. A trajetória metodológica privilegiou a sensibilização como etapa necessária para o processo de formação e concomitante a este, desenvolvida a partir da arte e criatividade, e compreendeu a realização de oficinas e dinâmicas de grupos. Os resultados validam a experiência como oportunidade de desenvolver o potencial crítico, criativo e técnico rumo à consciência que conduz à liberdade na Enfermagem.

Unitermos: Sensibilização - Metodologia - Semiologia - Semiotécnica.

ABSTRACT

The work reports the experience of planning the course: Semiology and Semiotechnique which is part of Nursing new curriculum. The objectives were: stimulating creativity and sensitivity that care bears in techniques development; valuing feelings and emotions in the establishment of nurse and patient relationship, allowing some reflection and self-knowledge in collective experience, and establishing relationship between professors and students based upon partnership, compromise and on mutual feeling/doing/learning. Methodological work and art creativity privileged sensitivitiness as the necessary step for formation process and together with this developed from arts and creativity and understand these workshops performance and developing a critical as well as dynamic group. The results show that it is an experience as an opportunity of developing critical potential, critical and theoretical, creative towards conscience which leads to Liberty in Nursing

Keywords: Sensitiveness - Methodological work - Semiology - Semiotechnique -.

RESUMEN

El trabajo relata la experiencia de la construcción de la disciplina Semiología y Semiotécnica, integrante del nuevo currículo de Enfermería. Los objetivos fueron: incentivar la creatividad y la sensibilidad que el cuidar comporta en el desarrollo de técnicas; valorizar los sentimientos y emociones en el establecimiento del relacionamiento enfermera-cliente; posibilitar una reflexión y auto-conocimiento en la vivencia colectiva; y establecer una interacción docentediscente teniendo por medio la parcería, compromiso y en el sentir/aprender/hacer mútuos. La trayectoria metodológica privilegió la sensibilización como etapa necesaria para el proceso de formación y concomitante a éste, desarrollada a partir del arte y creatividad y comprendió la realización de laboratorios y dinámicas de grupos. Los resultados validan la experiencia como oportunidad de desarrollar el potencial crítico, creativo y técnico rumbo a la conciencia que lleva a la libertad en la Enfermería.

Unitérminos: Sensibilización - Metodología - Semiología y semiotécnica.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 1998
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