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Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.51 no.3 Brasília July/Sept. 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671998000300006 

ARTIGOS

 

Desenvolvimento discente e identidade profissional de enfermagem: os sistemas de conceitos como mediadores do aprendizado

 

Discent development and nursing professional identity: the systems of concepts as learning mediators

 

Desarrollo discente e identidad profesional de enfermería: los sistemas de conceptos como mediadores del aprendizaje

 

 

Cilene Aparecida Costardi IdeI; Camilla Alexsandra SchneckII

IProfessora Titular do Departamento de Enfermagem Médico - Cirúrgica da EEUSP. Pesquisadora do CNPq
IIAluna de Graduação em Enfermagem da EEUSP - Bolsista do CNPq

 

 


RESUMO

O estudo tem como foco a caracterização de representações socialmente constituídas acerca dos conceitos "Enfermagem" e "Enfermagem e contexto". Metodologicamente, os esquemas mentais interpretativos foram seqüencialmente configurados no decorrer da Graduação a partir das respostas escritas pelos mesmos estudantes às seguintes questões: como você conceitua Enfermagem e qual a relação entre a profissão e o contexto social? Utilizamos esquemas de interpretação pautados na análise de conteúdo. Como resultado, identificamos um desenvolvimento peculiar de esquemas conceituais formalizados mediante estruturas que evoluíram tendo o sistema formador e o sistema utilizador de recursos humanos como referência, promovendo perspectivas distintas de atuação profissional. Os núcleos constituintes de cada etapa de concepção expressaram uma estrutura lógica e incorporada à construção posterior configurando uma evolução determinada pela adesão seletiva das estudantes à graduação ou ao campo de prática. Houve ainda um movimento à margem desses dois sistemas decorrente da discrepância entre essas experiências e os esquemas pessoais.

Palavras chave: Sistemas de conceito - Processo enssno-aprendizagem.


ABSTRACT

The focus of this study is characterisation of the representations socially constituted about the concepts "Nursing" and "Nursing and context ". The interpretative mental schemes were sequentially configured during the Graduation course starting from the written answers supplied by students to the following questions: "How do you judge Nursing?" and "What is the relation between the profession and social context? "We have used interpretation schemes based on the containts analysis. As a result, we have identified a peculiar development of schemes formed by means of structures that were involved with forming system and used system of human resources as reference which promote distinct perspectives of professional performance. The components nucleuses of each stage of conception expressed the logical structure which were incorporated to subsequent construction, that configures a evolution determined by selective adhesion of students to the graduation or to the practice field. There has been a movement alongside to those systems resulting from discrepancy between the experience and personal schemes.

Keywords: Concept system - Teaching - learning process.


RESUMEN

El estudio tiene como foco la caracterización de representaciones socialmente constituidas acerca de los conceptos "Enfermería" y "Enfermería y contexto". Metodológicamente, los esquemas mentales interpretativos fueron secuencialmente configurados en el decorrer de la Graduación a partir de las respuestas escritas por los mismos estudiantes a las siguientes cuestiones: Como usted conceptúa Enfermería y cual es la relación entre la profesión y el contexto social?. Utilizamos esquemas de interpretación pautados en el análisis de contenido. Como resultado, identificamos un desarrollo peculiar de esquemas conceptuales formalizados mediante estructuras que progresaron teniendo el sistema formador y el sistema utilizador de recursos humanos como referencia, promoviendo perspectivas distintas de actuación profesional. Los núcleos constituyentes de cada etapa de concepción expresaron una estructura lógica e incorporada a la construcción posterior, configurando una evolución determinada por la adesión selectiva de las estudiantes a la graduación o al campo de practica. Hubo todavía un movimiento al márgen de esos dos sistemas decorrente de la discrepancia entre esas experiencias y los esquemas personales.

Palabras clave: Sistemas de concepto - Proceso de enseñanza-aprendizaje


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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