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Integração interdisciplinar no ensinar e aprender enfermagem: relato de uma experiência

Interdisciplinary integration in the teaching and learning of nursing: report of an experience

Integración interdisciplinar al enseñar y aprender enfermería: relato de una experiencia

Resumos

Em 1996, um grupo de docentes das áreas de Imunologia, Histologia, Nutrição, Patologia e Fundamentos de Enfermagem, iniciou o Projeto de Ensino junto ao Programa de Apoio a Projetos Integrados de Ensino e Serviços de Saúde (PAPIENS), no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Este Programa está inserido no Projeto UNI subsidiado pela Fundação Kelloggs, que tem possibilitado inovações no processo ensino-aprendizagem e mudanças curriculares nos cursos da área de Saúde desta Universidade. Este Projeto tem como conteúdo integrador o tema Feridas e como objetivo principal propiciar ao aluno a construção deste conhecimento através da articulação e integração das diferentes áreas envolvidas, partindo da observação da prática dos pacientes portadores de feridas, para a busca do conhecimento. Concluise que o Projeto tem facilitado a aprendizagem dos alunos, além de preparar os professores para o desafio do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem a ser implantado no ano 2,000.

integração interdisciplinar; interdisciplinariedade; ensino integrado em enfermagem; feridas


In 1996, a group of professors of the areas of Immunology, Histology, Nutrition, Pathology and Foundations of Nursing, began the Educational Project with the Support Program to Integrated Projects of Education and Health Services (PAPIENS), in the Nursing graduation course of the State University of Londrina. This Program is inserted in the project UNI subsidized by the Kellogg Foundation, which has propitiated innovations in the teaching-learning process, as well as changes in the curriculum of courses in the health area of the university mentioned before. This project has as its linking content the subject wounds. The main objective is to propitiate to students the construction of knowledge, regarding this theme, through the articulation and integration of the different areas involved, as well as through the observation of patients who carry wounds. It was observed that the project has facilitated student's learning and also prepared teachers for the challenge of the Nursing Integrated Curriculum to be implemented in the year 2000.

nursing interdisciplinary integration; wounds; integrated nursing education


En 1996 un grupo de docentes en Imunologia, Histología, Nutrición, Patología y Fundamentos de Enfermería empezó el Proyecto de Enseñanza junto al Programa de Apoyo a Proyectos Integrados de Enseñanza y Servicios de Salud (PAPIENS), en el Curso de Enfermería de la Universidad Estadual de Londrina. El Programa se insiere en el Proyecto UNI, subvencionado por la Fundación Kelloggs, y ha posibilitado innovaciones y cambios curriculares en cursos de la Salud de esta Universidad. El Proyecto tiene como contenido integrador el tema Heridas y el objetivo principal es el de proporcionarle al alumno la construcción de ese saber, mediante la articulación e integración de las distintas áreas que lo integran, partiendo de la observación y práctica con los pacientes portadores de heridas. Se concluye que dicho Proyecto facilita el aprendizaje de los alumnos, además de preparar a los profesores para el desafío del Currículo Integrado del Curso de Enfermería, que debe implantarse este mismo año.

integración interdisciplinar en enfermería; interdisciplinaridad; enseñanza integrada en enfermería y heridas


ARTIGOS

Integração interdisciplinar no ensinar e aprender enfermagem: relato de uma experiência

Interdisciplinary integration in the teaching and learning of nursing: report of an experience

Integración interdisciplinar al enseñar y aprender enfermería: relato de una experiencia

Iwa Keiko Aida UtyamaI; Gilka Gouveia Carvalho MacedoII; Sonia Maria Andrade De JaneneIII; Nair Miyamoto MussiIV

IEnfermeira-Docente da disciplina de Fundamentos de Enfermagem do CCS da UEL

IIBióloga-Docente da disciplina de Histologia do CCB da UEL

IIIBiomédica-Docente da disciplina de Patologia do CCB da UEL

IVEnfermeira-Docente da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da UEL

RESUMO

Em 1996, um grupo de docentes das áreas de Imunologia, Histologia, Nutrição, Patologia e Fundamentos de Enfermagem, iniciou o Projeto de Ensino junto ao Programa de Apoio a Projetos Integrados de Ensino e Serviços de Saúde (PAPIENS), no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Este Programa está inserido no Projeto UNI subsidiado pela Fundação Kelloggs, que tem possibilitado inovações no processo ensino-aprendizagem e mudanças curriculares nos cursos da área de Saúde desta Universidade. Este Projeto tem como conteúdo integrador o tema Feridas e como objetivo principal propiciar ao aluno a construção deste conhecimento através da articulação e integração das diferentes áreas envolvidas, partindo da observação da prática dos pacientes portadores de feridas, para a busca do conhecimento. Concluise que o Projeto tem facilitado a aprendizagem dos alunos, além de preparar os professores para o desafio do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem a ser implantado no ano 2,000.

Palavras-chave: integração interdisciplinar, interdisciplinariedade, ensino integrado em enfermagem, feridas

ABSTRACT

In 1996, a group of professors of the areas of Immunology, Histology, Nutrition, Pathology and Foundations of Nursing, began the Educational Project with the Support Program to Integrated Projects of Education and Health Services (PAPIENS), in the Nursing graduation course of the State University of Londrina. This Program is inserted in the project UNI subsidized by the Kellogg Foundation, which has propitiated innovations in the teaching-learning process, as well as changes in the curriculum of courses in the health area of the university mentioned before. This project has as its linking content the subject wounds. The main objective is to propitiate to students the construction of knowledge, regarding this theme, through the articulation and integration of the different areas involved, as well as through the observation of patients who carry wounds. It was observed that the project has facilitated student's learning and also prepared teachers for the challenge of the Nursing Integrated Curriculum to be implemented in the year 2000.

Keywords: nursing interdisciplinary integration, wounds, integrated nursing education

RESUMEN

En 1996 un grupo de docentes en Imunologia, Histología, Nutrición, Patología y Fundamentos de Enfermería empezó el Proyecto de Enseñanza junto al Programa de Apoyo a Proyectos Integrados de Enseñanza y Servicios de Salud (PAPIENS), en el Curso de Enfermería de la Universidad Estadual de Londrina. El Programa se insiere en el Proyecto UNI, subvencionado por la Fundación Kelloggs, y ha posibilitado innovaciones y cambios curriculares en cursos de la Salud de esta Universidad. El Proyecto tiene como contenido integrador el tema Heridas y el objetivo principal es el de proporcionarle al alumno la construcción de ese saber, mediante la articulación e integración de las distintas áreas que lo integran, partiendo de la observación y práctica con los pacientes portadores de heridas. Se concluye que dicho Proyecto facilita el aprendizaje de los alumnos, además de preparar a los profesores para el desafío del Currículo Integrado del Curso de Enfermería, que debe implantarse este mismo año.

Palavras clave: integración interdisciplinar en enfermería, interdisciplinaridad, enseñanza integrada en enfermería y heridas

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  • BORDENAVE, Juan Diaz. Alguns fatores pedagógicos. Brasília: Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, p. 19-26, 1989. (Curso capacitação pedagógica para instrutores/supervisores da área de saúde).
  • GUARIENTE, Maria Helena D. Menezes. Metodologia da problematização - alternativa metodológica viável para a disciplina de Fundamentos de Enfermagem? Semina, Londrina, v. 17, p. 17-27, nov. 1996. Edição Especial.
  • ITO, Ana; MARQUES, Lucinéia Aparecida de R. O ideário UNI, as declarações de Edimburgo e o PROUNI-LD fase II. Olho Mágico, Londrina, v. 2, p. 3, jun. 1996.
  • OLHO MÁGICO. Londrina, v. 3, n. 14, p. 5-7, out./dez. 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
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