SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Who are the women and why do they seek the pre natal assistance in the health units of Ribeirão Preto-S.PNursing assistance: perception of the visually impaired: a reflection about ethics and solidarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.52 no.4 Brasília Oct./Dec. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671999000400015 

ARTIGOS

 

Técnico de enfermagem: o perfil traçado por profissionais da área1

 

Nurse technician: a profile drawn by professionals of the area

 

Técnico de enfermería: el perfil trazado por los profesionales del área

 

 

Beatriz Lemos Stutz

Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - MG. Docente da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia-MG

 

 


RESUMO

A presente investigação tem por finalidade destacar as bases em que se efetivam a qualificação e as nuances que permeiam a atuação do Técnico de Enfermagem na atualidade, no Município de Uberlândia. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, tendo como referencial a análise de discurso, utilizando-se como técnica de coleta de dados um roteiro de entrevista semi-estruturado. Foram definidas, quatro categorias básicas de análise: educação-trabalho, currículo, identidade profissional e expectativas. A partir do estudo detalhado destas categorias, é possível refletir sobre a relação educação-trabalho no ensino médio; os aspectos ligados à regulamentação e ao exercício da enfermagem no Brasil; a importância do currículo na organização de experiências do conhecimento; o significado e as influências do trabalho na construção da identidade profissional. Busca-se traçar, em última instância, o perfil do técnico de enfermagem partindo da análise das funções por ele desempenhadas e do modo como vê seu processo de profissionalização.

Palavras chave: técnico de enfermagem, formação profissional, Enfermagem


ABSTRACT

The purpose of the present investigation is to recognize the basis of qualification and the nuances that permeate the performance of the nursing technicians, at the present time, in the district of Uberlândia. Qualitative research, having as reference the analysis of discourse, was the methodology chosen, and semi-structured interviews were used for data collection. The analysis was based on four categories: education-work, curriculum, professional identity and expectations. Starting from a detailed study of these categories, it was possible to evaluate education-work relationship in nursing technical courses, aspects related to the regulation and exercise of nursing work in Brazil; the importance of the curriculum in the organization of knowledge experiences; the meaning and influences of this work on the construction of professional identity. Finally, this research has also as its objective draw a profile of the nurse technician based on the analysis of their performance at work and the way this professional relates to his/her work.

Keywords: nurse technician, professional formation, nursing


RESUMEN

La presente investigación tiene por finalidad destacar las bases en que se efectúa la calificación y los matices que impregnan la actuación del Técnico de Enfermería en la actualidad, en el municipio de Uberlandia. Se ha optado por realizar una investigación calitativa, cuyo referencial es el análisis del discurso, utilizándose como técnica de recolección de datos un guión de entrevista semiestructurado. Han sido definidas cuatro categorías básicas de análisis; educación-trabajo, curriculo, identidad profesional y expectativas. A partir de un estudio detallado de esas categorías es posible reflexionar sobre la relación educación-trabajo en la enseñanza media; los aspectos relacionados a la reglamentación y al ejercicio de la enfermería en Brasil; la importancia del curriculo en la organización de experiencias del conocimiento; el significado e influencias del trabajo en la construcción de la identidad profesional. Lo que se busca finalmente es el perfil del técnico partiendo del análisis de las funciones ejercidas por él y la manera como ve su proceso de profesionalización.

Palavras clave: técnico de enfermería, formación profesional, enfermería


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BONAMIGO, L. de R. O trabalho e a construção da identidade, um estudo sobre meninos trabalhadores na rua. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 129-152, 1996.         [ Links ]

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação-trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.         [ Links ]

FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.         [ Links ]

KUENZER, A. Z. O ensino médio no contexto das políticas públicas de educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Belo Horizonte, n.4, p. 77-95, jan./fev./mar./abr. 1997.         [ Links ]

LIMA, J. C. F. Tecnologias e a educação do trabalhador em saúde. In: ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO (Org.). Formação de Pessoal de nível médio para a saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1996. p.31-45.         [ Links ]

MISHIMA, S. M. A baixa demanda aos cursos de enfermagem: um perfil da profissão traçado pelos jovens. Ribeirão Preto, 1990, 215 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1990.         [ Links ]

SANTOS, L. H. P. dos. Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem. Ribeirão Preto, 1997, 127 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 1997.         [ Links ]

SILVA FILHO, H. P. de F. e. O empresariado e a educação. In: FERRETTI, C. et al. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 87-92.         [ Links ]

 

 

1 Este artigo é parte de Dissertação de Mestrado sob orientação da Profª Drª Sandra Vidal Nogueira. Docente Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação (DEPFE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License