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Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.53 no.1 Brasília Jan./Mar. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672000000100002 

PESQUISA

 

Enfoque humanístico à comunicação em enfermagem: o caso de uma adolescente hospitalizada

 

Humanistic approach to nursing communication: the case of a hospitalized female adolescent

 

Enfoque humanístico de la comunicación en enfermería: el caso de una adolescente hospitalizada

 

 

Isabel Amélia Costa MendesI; Maria Auxiliadora TrevizanI; Maria Suely NogueiraII; Miyeko HayashidaIII

IEnfermeira, Mestre, Doutora, Livre-Docente. Prof. Titular EERP - USP
IIEnfermeira, Mestre, Doutora em Enfermagem. Professora EESP-USP
IIIEnfermeira. Mestre, Doutora em Enfermagem. Chefe da Seção de Apoio Laboratorial da EERP-USP

 

 


RESUMO

A enfermagem é uma profissão que milita pela promoção do ser humano, com toda sua liberdade, unicidade e dignidade. Neste sentido, a comunicação reveste-se de um significado essencial tanto no transcorrer do processo de enfermagem, quanto no seu produto, constituindo-se também como um componente fundamental do tratamento. Entretanto, no contexto hospitalar brasileiro, a comunicação do enfermeiro com o paciente tem sido limitada ao cumprimento de seu papel instrumental. A proposta deste estudo é analisar o caso de uma adolescente hospitalizada, enfocando sua comunicação com os enfermeiros que lhes dispensaram cuidados. Esta análise alicerçou-se no paradigma categorial de Bales. Através da técnica de observação direta do comportamento resultante da interação entre os enfermeiros e a adolescente estudada, durante trinta horas distribuídas em cinco dias, foram computadas 428 unidades de interação, as quais foram classificadas em áreas sócio-emocional positiva, negativa e neutra por juizes habilitados para esta atividade. Dado o alto índice de interações na área neutra (89,3%), as autoras recomendam uma correção humanística na comunicação durante o processo de enfermagem, o que poderá contribuir para qualificar o cuidado e redundar em satisfação no trabalho através do exercício da empatia e da solidariedade.

Palavras-chave: comunicação, humanização, enfermagem, hospital, interação


ABSTRACT

Nursing is a profession committed to the promotion of human beings. It takes into consideration their freedom, uniqueness and dignity. Therefore, communication plays an important role within the nursing process and its results, and it is also a fundamental component of the treatment. However, in the context of Brazilian hospitals, communication between nurses and patients is limited to the performance of these professionals' technical role. The purpose of this study is to analyse the case of a hospitalized female adolescent, focusing on the communication that happens between her and the nursing professionals who provide her assistance. This analysis was based on Bales' categories. Through the technique of direct observation, the behavior resultant from the interaction between nurses and the adolescent was analysed on a total of 30 hours during five days. The observation showed 428 units of interaction which were classified, by qualified professionals, in positive, negative and neutral socio-emotional areas Considering the high incidence of interactions in the neutral area (89,2%), authors recommend a humanistic correction in the communication during the nursing process. This change in communication can qualify patient's care as well as generate satisfaction at work through empathy and solidarity.

Keywords: communication, humanization, nursing, hospital, interaction


RESUMEN

La enfermería es una profesión que lucha por la promoción del ser humano con toda su libertad, unicidad y dignidad. En ese sentido, la comunicación se reviste de un significado esencial tanto en el transcurrir del proceso de enfermería, como en su producto, constituyéndose también como un componente fundamental del tratamiento. Sin embargo, en el contexto hospitalario brasileño, la comunicación del enfermero con el paciente se ha limitado al cumplimiento de su papel instrumental. La propuesta de este estudio es analizar el caso de una adolescente hospitalizada enfocando su comunicación con los enfermeros que la cuidaron. El análisis se basa en el paradigma categorial de Bales. Mediante la técnica de la observación directa del comportamiento resultante de la interacción entre los enfermeros y la adolescente estudiada, durante treinta horas distribuidas en cinco dias, se computaron 428 unidades de interacción, las cuales se clasificaron en áreas socio-emocionales positiva, negativa y neutra por jueces habilitados para tal actividad. Como el índice de interacciones en el área neutra (83,9%), se presentó muy elevado, las autoras recomiendan una corrección humanística en la comunicación durante el proceso de enfermería, lo que podrá contribuir para calificar el cuidado y resultará en mayor satisfacción en el trabajo, debido al ejercicio de la empatia y de la solidaridad.

Palavras clave: comunicación, humanización, enfermería, hospital, interacción


 

 

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Recebido em setembro de 1999
Aprovado em junho de 2000

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