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Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.53 no.1 Brasília Jan./Mar. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672000000100004 

PESQUISA

 

O tom do cuidado de enfermagem para alunos de graduação

 

The tune of nursing care to graduation students

 

El ton del cuidado de enfermería para alumnos de graduación

 

 

Fátima Helena do Espirito SantoI; Cristina Lavoyer EscudeiroII; Gustavo Alberto Suarez das Chagas FilhoIII

IEnfermeira. Profª Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (MEM/EEAAC/UFF). Doutoranda EEAN/UFRJ
IIEnfermeira. Profª Assistente MEM/EEAAC/UFF, Doutoranda EEAN/UFRJ
IIIEnfermeiro. Profº. da Escola de Enfermagem UNIGRANRIO. Mestrando EEAN/UFRJ

 

 


RESUMO

Embora o cuidado seja apontado como essência da Profissão pouco se discute sobre seus significados no ensino de enfermagem. O trabalho objetivou identificar o significado do cuidado para alunos visando contribuir para um ensino mais contextualizado. Para guiar o estudo utilizamos os conceitos de filiação e noção de membro da Etnometodologia. Os sujeitos foram alunos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas após dinâmica de grupo que buscou apreender como os alunos descreviam o cuidado até aquele momento do curso. Concluímos que na medida em que os alunos vão se filiando à Enfermagem, incorporam conceitos que contribuem para reforçar ou transformar o que trouxeram de experiências anteriores e daquelas vividas durante o curso de graduação. Logo, conceitos e comportamentos vão sendo apreendidos e reproduzidos pelo aluno como componentes de sua identidade profissional.

Palavras-chave: cuidado, ensino de graduação, etnometodologia


ABSTRACT

Although care is pointed as the essence of the nursing profession, there is a lack of discussion on its meaning in the nursing education. The objective of this study is to identify the meaning of care for graduate students aiming at contributing to a more contextualized teaching. In order to guide the study, we used the concepts of filiation and membership notion from ethnomethodology. The subjects were students from a state nursing graduation course in Rio de Janeiro. The data were collected through semi-structured interviews taken after group dynamics which objective was to apprehend the way students described care until that moment in their nursing course. We concluded that as students become more involved with nursing they incorporate concepts that contribute to reinforce or to transform their previous experiences and experiences acquired during the graduation course. Therefore, concepts and behaviors are apprehended and reproduced by students as components of their professional identity.

Keywords: care, students, teaching, nursing, ethnomethodology


RESUMEN

Aunque el cuidado se apunte como la esencia de la profesión poco se discute sobre sus significados en la enseñanza de enfermería. El trabajo busca identificar el significado del cuidado para los alumnos, con el fin de contribuir para una enseñanza más contextualizada. Para guiar el estudio utilizamos los conceptos de filiación y noción de miembro de la Etnometodología. Los sujetos-alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de una institución del Estado do Rio de Janeiro. Los datos se colectaron a través de entrevistas semiestructuradas, después de una dinámica de grupo que buscó identificar cómo los alumnos describían el cuidado hasta aquel momento del curso. Concluimos que a medida en que los alumnos se van filiando a la Enfermería, incorporan conceptos que contribuyen para reforzar o transformar lo que trajeron de experiencias anteriores y de las vividas durante el curso de graduación. Por lo tanto, conceptos y comportamientos se van aprendiendo y son reproducidos por el alumno como componentes de su identidad profesional.

Palavras clave: cuidado, alumno, enseñanza, enfermería, etnometodología


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Recebido em março de 1999
Aprovado em janeiro de 2000

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