Acessibilidade / Reportar erro

Vivenciando uma abordagem socio-cultural no ensino de enfermagem

Para vivir un enfoque sociocultural en la enseñanza de enfermería

Experiencing a socia-cultural approach in nursing education

Resumos

Relata-se experiência de ensino integrando graduação-pós-graduação sensu stricto. Objetiva-se refletir sobre a abordagem sócio-cultural no ensino de enfermagem e a relação professora-alunos em sala de aula. O estudo envolveu alunos e professora da disciplina Antropologia Filosófica (graduação) e mestranda, cursando a disciplina do Mestrado, Metodologia do Ensino de Enfermagem. A metodologia foi diversificada. A mestranda acompanhou a disciplina utilizando a observação participante e ministrou oito horas de aula. Na observação participante aplicou os conceitos de Paulo Freire quanto à relação professor-aluno e a concepção de ensino-aprendizagem. Na avaliação da experiência, em seu todo, tivemos a opinião satisfatória de alunos e professora da disciplina, bem como da própria mestranda.

ensino de enfermagem; integração graduação-pósgraduação; relação professor-aluno


Se describe una experiencia de enseñanza que integra el curso de graduación-posgrado sensu stricto. Se objetiva reflexionar sobre el enfoque cultural en la ensenánza de enfermería. El estudio congregó a los alumnos y profesora de la asignatura Antropología Filosófica (graduación) y a la académica del Master, en la disciplina Metodología de la Enseñanza en Enfermería. La metodología fue diversificada y la académica utilizó la observación participativa y ministró ocho clases. En la observación aplicó los conceptos de Paulo Freire respecto a la relación profesor-alumno y visión de enseñanza-aprendizaje. Al evaluar la experiencia, como un todo, alumnos y profesora la consideraron muy satisfactoria.

enseñanza de enfermería; integración graduación-posgrado; relación profesor-alumno


The paper describes a teaching experience linking an undergraduate course and Master's degree course strictu sensu. The aim is to reflect on the social-cultural approach in nursing teaching and the relationship between teacher and students in the classroom. The subject of the study were students and a teacher from the discipline Philosophical Anthropology (graduate course) and student of the discipline Methodology of nursing teaching (master's course). The methodology applied was varied. The master's student followed the discipline through a participant observation and taught eight hours of class. On the participant observation of classes Paulo Freire's concepts of relationship between teacher and student and teaching-learning were applied. The feedback from the subjects in relation to the experience was positive.

nursing teaching; integration of under-graduation and post-graduation; teacher - student relationship


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Vivenciando uma abordagem socio-cultural no ensino de enfermagem

Experiencing a socia-cultural approach in nursing education

Para vivir un enfoque sociocultural en la enseñanza de enfermería

Maristela Inês Osawa ChagasI; Maria Grasiela Teixeira BarrosoII; Zulene Maria de Vasconcelos VarelaIII

IAluna do Curso de Mestrado em Enfermagem -UFC

IIProfessora-Emérito-UFC, titular-UFC, Membro do Programa de Pós-graduação DENF-UFC

IIIProfessora Titular DENF-FFOE-UFC, Membro do Programa de Pós-graduação DENF-UFC, professora de Antropologia Filosófica

RESUMO

Relata-se experiência de ensino integrando graduação-pós-graduação sensu stricto. Objetiva-se refletir sobre a abordagem sócio-cultural no ensino de enfermagem e a relação professora-alunos em sala de aula. O estudo envolveu alunos e professora da disciplina Antropologia Filosófica (graduação) e mestranda, cursando a disciplina do Mestrado, Metodologia do Ensino de Enfermagem. A metodologia foi diversificada. A mestranda acompanhou a disciplina utilizando a observação participante e ministrou oito horas de aula. Na observação participante aplicou os conceitos de Paulo Freire quanto à relação professor-aluno e a concepção de ensino-aprendizagem. Na avaliação da experiência, em seu todo, tivemos a opinião satisfatória de alunos e professora da disciplina, bem como da própria mestranda.

Palavras-chave: ensino de enfermagem, integração graduação-pósgraduação, relação professor-aluno

ABSTRACT

The paper describes a teaching experience linking an undergraduate course and Master's degree course strictu sensu. The aim is to reflect on the social-cultural approach in nursing teaching and the relationship between teacher and students in the classroom. The subject of the study were students and a teacher from the discipline Philosophical Anthropology (graduate course) and student of the discipline Methodology of nursing teaching (master's course). The methodology applied was varied. The master's student followed the discipline through a participant observation and taught eight hours of class. On the participant observation of classes Paulo Freire's concepts of relationship between teacher and student and teaching-learning were applied. The feedback from the subjects in relation to the experience was positive.

Keywords: nursing teaching, integration of under-graduation and post-graduation, teacher - student relationship

RESUMEN

Se describe una experiencia de enseñanza que integra el curso de graduación-posgrado sensu stricto. Se objetiva reflexionar sobre el enfoque cultural en la ensenánza de enfermería. El estudio congregó a los alumnos y profesora de la asignatura Antropología Filosófica (graduación) y a la académica del Master, en la disciplina Metodología de la Enseñanza en Enfermería. La metodología fue diversificada y la académica utilizó la observación participativa y ministró ocho clases. En la observación aplicó los conceptos de Paulo Freire respecto a la relación profesor-alumno y visión de enseñanza-aprendizaje. Al evaluar la experiencia, como un todo, alumnos y profesora la consideraron muy satisfactoria.

Palavras clave: enseñanza de enfermería, integración graduación-posgrado, relación profesor-alumno.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em julho de 1999

Aprovado em maio de 2000

  • BECKER, F. A Epistemiologia do professor, o cotidiano da escola. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 1998 344 p.
  • BOYD, S. T. Base conceptual para la intervención de enfermería con famílias. In: HALL, J. E. & WEAVER, B. R. Enfermeria en Salud Comunitaria: um enfoque de sistemas. Washington, 1990. p. 184-200.
  • CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 3. ed., São Paulo: Ática, 1995. p.117-160.
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
  • FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. - (Coleção Práxis)
  • FREIRE, Paulo - Educação como prática de liberdade21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • GADOTTI, Moacir - Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, Brasília, DF: UNESCO, 1996.
  • HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. p. 70-78.
  • MASETTO, M. T. Aula na Universidade. In: Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. (Coleção Práxis)
  • MIELNIK, I. Mãe, pai e filhos. Encontros e desencontros. S. Paulo: HUCITEC, 1993.
  • PATRÍCIO, Z. M. Saindo dos muros da Universidade transformando a enfermagem, o ensino e a qualidade devida. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v.4, p. 138 - 147, 1995. Número Especial.
  • PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. (Coleção Práxis).
  • SAINT-ARNAUD, Y. A Pessoa humana. Introdução ao estudo da pessoa e das relações interpessoais. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2000

Histórico

  • Aceito
    Maio 2000
  • Recebido
    Jul 1999
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br