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Avaliação da satisfação de um grupo de idosas e cuidadores com o planejamento de alta

Assessment on the satisfaction of a group of elderly women and caretakers regarding a discharge plannig

Evaluación de la satisfacción de un grupo de ancianas y cuidadores respecto a la planificación de alta

Resumos

Seja qual for a proposta de melhoria da qualidade de assistência, faz-se necessária a implementação de formas de avaliação. O presente estudo propõe-se, pois, após implementar o planejamento de alta a um grupo de 50 idosas hospitalizadas em Unidade de Clínica Médica de Urgência e Emergência, avaliar o grau de satisfação da idosa e ou cuidadores com a assistência prestada, a percepção sobre a capacidade de dar continuidade à assistência e quais informações são consideradas mais importantes. A análise dos resultados permite afirmar que tanto as idosas como os cuidadores manifestaram alto grau de satisfação com a assistência prestada, a maioria afirma sentir-se em condições de dar continuidade à assistência e as informações que consideraram mais importantes são aquelas relacionadas comi o principal problema apresentado pela idosa. Depreende-se que o planejamento de alta dever ser utilizado pelos profissionais da área hospitalar.

avaliação; cuidador; idoso; planejamento de alta


Independently of the type of quality assistance improvement model chosen in a health institution, the implementation of ways of assessing it is also necessary. This study analyze the degree of satisfaction among a group of 50 hospitalized elderly women and/or caretakers after the implementation of a discharge planning in a Emergency Medical Clinic Unit. The present paper also investigates the need for continued assistance and points out which information is considered the most important by the patient. Results show that both the elderly and caretakers were highly satisfied with the assistance provide, most of which felt confident about their ability to continue it and that the most important information was that related the main health problem of elderly patient. It is inferred from this study that a discharge planning should be adapted by the health professionals in the hospital.

caretaker; elderly; discharge planning


Sea cual fuere la propuesta para mejorar la calidad de asistencia, se hace necesaria la implementación de formas de evaluarla. El presente estudio se propone así, después de implementar la planificación de alta a un grupo de 50 ancianas hospitalizadas en la Unidad de Clínica Médica de Urgencia y Emergencia, evaluar el grado de satisfacción de las ancianas y de los cuidadores respecto a la asistencia ofrecida; la percepción sobre la capacidad de dar una continuidad a la asistencia y qué informaciones se consideran más importantes. El análisis de los resultados permite afirmar que tanto las ancianas como los cuidadores manifestaron un alto grado de satisfacción con la asistencia prestada;la mayoría afirma que se siente en condiciones de dar continuidad a la asistencia. Las informaciones que consideran más importantes son las que se refieren al problema principal de la anciana. Se infiere que la planificación de alta debe ser utilizada por los profesionales del área hospitalar.

evaluación; cuidador; anciano; planificación de alta


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Avaliação da satisfação de um grupo de idosas e cuidadores com o planejamento de alta

Assessment on the satisfaction of a group of elderly women and caretakers regarding a discharge plannig

Evaluación de la satisfacción de un grupo de ancianas y cuidadores respecto a la planificación de alta

María José Sanches MarínI; Emília Luigia Saporiti AngeramiII

IEnfermeira Docente Assistêncial do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília e Doutoranda em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto

IIPorfessora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola deEnfermagem da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

RESUMO

Seja qual for a proposta de melhoria da qualidade de assistência, faz-se necessária a implementação de formas de avaliação. O presente estudo propõe-se, pois, após implementar o planejamento de alta a um grupo de 50 idosas hospitalizadas em Unidade de Clínica Médica de Urgência e Emergência, avaliar o grau de satisfação da idosa e ou cuidadores com a assistência prestada, a percepção sobre a capacidade de dar continuidade à assistência e quais informações são consideradas mais importantes. A análise dos resultados permite afirmar que tanto as idosas como os cuidadores manifestaram alto grau de satisfação com a assistência prestada, a maioria afirma sentir-se em condições de dar continuidade à assistência e as informações que consideraram mais importantes são aquelas relacionadas comi o principal problema apresentado pela idosa. Depreende-se que o planejamento de alta dever ser utilizado pelos profissionais da área hospitalar.

Palavras chave: avaliação, cuidador, idoso, planejamento de alta

ABSTRACT

Independently of the type of quality assistance improvement model chosen in a health institution, the implementation of ways of assessing it is also necessary. This study analyze the degree of satisfaction among a group of 50 hospitalized elderly women and/or caretakers after the implementation of a discharge planning in a Emergency Medical Clinic Unit. The present paper also investigates the need for continued assistance and points out which information is considered the most important by the patient. Results show that both the elderly and caretakers were highly satisfied with the assistance provide, most of which felt confident about their ability to continue it and that the most important information was that related the main health problem of elderly patient. It is inferred from this study that a discharge planning should be adapted by the health professionals in the hospital.

Keywords: caretaker, elderly, discharge planning.

RESUMEN

Sea cual fuere la propuesta para mejorar la calidad de asistencia, se hace necesaria la implementación de formas de evaluarla. El presente estudio se propone así, después de implementar la planificación de alta a un grupo de 50 ancianas hospitalizadas en la Unidad de Clínica Médica de Urgencia y Emergencia, evaluar el grado de satisfacción de las ancianas y de los cuidadores respecto a la asistencia ofrecida; la percepción sobre la capacidad de dar una continuidad a la asistencia y qué informaciones se consideran más importantes. El análisis de los resultados permite afirmar que tanto las ancianas como los cuidadores manifestaron un alto grado de satisfacción con la asistencia prestada;la mayoría afirma que se siente en condiciones de dar continuidad a la asistencia. Las informaciones que consideran más importantes son las que se refieren al problema principal de la anciana. Se infiere que la planificación de alta debe ser utilizada por los profesionales del área hospitalar.

Palavras clave: evaluación, cuidador, anciano, planificación de alta

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Recebido em junho de 2000

Aprovado em novembro de 2000

  • BLAYLOCK, A.; CASON, C.L. Discharge planning predicting patients needs. J. Gerontol. Nurs., v. 18, n.7, p.5-10, 1992.
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  • WALTER, J.B.; PARDEE, G.P.; MOLBO, D.M. Dinamics of problem-orieted approaches: patient care and documentation. Philadelphia: J. B. Lippincott, 1976.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2000

Histórico

  • Recebido
    Jun 2000
  • Aceito
    Dez 2000
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