Resumos
O interesse das autoras em desenvolver este estudo, baseia-se no fato de que os programas de Educação Continuada de um Hospital-Escola da Região Sul do Brasil, sempre ocorreram de forma empírica, sem a realização de um diagnóstico, o qual possibilite a elaboração de um programa voltado às necessidades da clientela. O estudo é de caráter quali-quantitativo, composto por questões abertas e de múltipla escolha, aplicadas a 70% da equipe de enfermagem, no período de novembro de 1998 a janeiro de 1999. Após a análise dos dados foi possível identificar as etapas necessárias para a implantação de um serviço de Educação Continuada.
educação continuada; enfermagem; diagnóstico
The interest of the authors in developing this study was based on the fact that the continued education courses offered at a teaching hospital, located in the southern region of Brazil, always happened in an empirical way, without first carrying out a diagnosis which permits the development of a program related to the needs of the clientele. The quanti-qualitative study, composed by both open and multiple choices questions, was applied to 70% of the nursing staff, from the period of November of 1998 to January of 1999. Analysis of the data allowed the authors to identify the necessary steps for the implementation of a Continued Education Service.
continued education; nursing; diagnosis
El interés de las autoras en desarrollar este estudio se basa en el hecho de que los programas de Educación Continuada de un Hospital-Escuela de la Región Sur de Brasil siempre ocurrieron de forma empírica, sin la realización de un diagnóstico, lo cual posibilita la elaboración de un programa dirigido a las necesidades de la clientela. El estudio es de carácter cali-cuantitativo, que se compone de cuestiones abiertas de elección múltiple, aplicadas a 70% del equipo de enfermería, entre noviembre de 1998 a enero de 1999. Tras el análisis de los datos fue posible identificar las etapas necesarias para la implantación de un servicio de Educación Continuada.
educación continuada; enfermería; diagnóstico
PESQUISA
Educação Continuada em enfermagem no Hospital-Escola: um diagnóstico
Continued nursing education at aTeaching Hospital: a diagnosis
Educación continuada en enfermería en el Hospital-Escuela: un diagnóstico
Maira Buss ThofehrnI; Rosani Manfrin MunizII; Rafaela Reís da SilvaIII
IMestre em Assistência de Enfermagem, Professora Assistente do Departamento de Enfermagem FEO/UFPEL
IIMestre em Assistência de Enfermagem, Enfermeira do Departamento de Enfermagem da FEO/UFPEL
IIIAcadêmica de Enfermagem e Bolsista do PIBIC da FEO/UFPEL
RESUMO
O interesse das autoras em desenvolver este estudo, baseia-se no fato de que os programas de Educação Continuada de um Hospital-Escola da Região Sul do Brasil, sempre ocorreram de forma empírica, sem a realização de um diagnóstico, o qual possibilite a elaboração de um programa voltado às necessidades da clientela. O estudo é de caráter quali-quantitativo, composto por questões abertas e de múltipla escolha, aplicadas a 70% da equipe de enfermagem, no período de novembro de 1998 a janeiro de 1999. Após a análise dos dados foi possível identificar as etapas necessárias para a implantação de um serviço de Educação Continuada.
Palavras chave: educação continuada, enfermagem, diagnóstico
ABSTRACT
The interest of the authors in developing this study was based on the fact that the continued education courses offered at a teaching hospital, located in the southern region of Brazil, always happened in an empirical way, without first carrying out a diagnosis which permits the development of a program related to the needs of the clientele. The quanti-qualitative study, composed by both open and multiple choices questions, was applied to 70% of the nursing staff, from the period of November of 1998 to January of 1999. Analysis of the data allowed the authors to identify the necessary steps for the implementation of a Continued Education Service.
Keywords: continued education, nursing, diagnosis
RESUMEN
El interés de las autoras en desarrollar este estudio se basa en el hecho de que los programas de Educación Continuada de un Hospital-Escuela de la Región Sur de Brasil siempre ocurrieron de forma empírica, sin la realización de un diagnóstico, lo cual posibilita la elaboración de un programa dirigido a las necesidades de la clientela. El estudio es de carácter cali-cuantitativo, que se compone de cuestiones abiertas de elección múltiple, aplicadas a 70% del equipo de enfermería, entre noviembre de 1998 a enero de 1999. Tras el análisis de los datos fue posible identificar las etapas necesarias para la implantación de un servicio de Educación Continuada.
Palabras clave: educación continuada, enfermería, diagnóstico
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
BIBLIOGRAFIA
Recebido em outubro de 2000
Aprovado em maio de 2001
- CHAVES, H. B.; LIMA, M. A. D. da S. Importância do treinamento em serviço: Relato de uma experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.8, n.1, p.11-121, jan. 1987.
- CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
- CRIVARI, M. M. F.; SILVA, M. L. Educação em serviço - Treinamento para alunos do 4º ano de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 49, n.1, p. 65-74, jan./mar.1996.
- GELBECKE, F. L.; CAPELLA, B. B. A educação continuada como possibilidade de transformação da prática e construção do sujeito. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 3, n. 2 p.124-132, jul./dez.1994.
- KURCGANT, P. (Coord). Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 1991.
- MINAYO, M. C. et al. Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
- PADILHA, M. I. C. S. P. Análise crítica das causas de integração e/ou desintegração docente-assistencial na Enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 12, n.1, p. 33-37, jan. 1991.
- RODRIGUES, M. A. Educação Continuada em Enfermagem de Saúde Pública. Revista Escola de Enfermagem-USP, São Paulo, v.18, n.2, p. 129-140, 1984.
- ROVERE, M. R. Gestión de la educación permanente: una relectura desde una perspectiva estratégica. Educacion médica y salud, v.27, n.4, p.489-515, oct./dic.1993.
- SAUPE, R., (Org). Educação em Enfermagem: da realidade construída à possibilidade em construção. Florianópolis: UFSC, 1998.
- SILVA, M. J. P. et al. Educação continuada: estratégica para desenvolvimento do pessoal de enfermagem. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1989.
- TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualidade em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
- THOFEHRN, M. B.; MUNIZ, R. M.. Educação Continuada: experiência de dois anos em Oficinas de Enfermagem. Revista da Saúde - URCAMP, Bagé, v. 3, n. 1, p. 100-104, jan./jun. 1999.
- WATANABE, M. I. A importância dos Programas de Educação Continuada para os profissionais de enfermagem. HOSP - Suprimentos e Serviços Hospitalares. Ano IV, n.43, out. 1998. Encarte.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Ago 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2000
Histórico
-
Aceito
Maio 2001 -
Recebido
Out 2000