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Cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal na ótica da mãe

The mother's view on the assistance given by academics of nursing in a neonatal intensive therapy unit

El cuidado prestado por el académico de enfermería en la unidad de terapia intensiva neonatal

Resumos

Este estudo buscou compreender o que significa para a mãe o cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem a seu filho na unidade de terapia intensiva neonatal. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como suporte a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas dez mães, cujos filhos recém-nascidos estavam internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal localizada na cidade do Rio de Janeiro. A interpretação tendo como suporte filosófico o pensamento de Martin Heidegger, expresso na sua obra Ser e Tempo I, permitiu desvelar que para o ser-mãe, o acadêmico de enfermagem ao cuidar de seu filho, mostrou-se como um ser-aí solícito. As mães reconheceram neste cuidar uma relação de encontro, no qual o aluno pre-ocupou-se com o que fazia e com quem fazia, assumindo assim um modo autêntico de cuidar.

Enfermagem; unidade de terapia intensiva neonatal; Fenomenologia


The objective of the present study is to investigate the perspective of mothers regarding the care given by academics of nursing to their newborn in a neonatal intensive therapy unit. This is a qualitative research based on a phenomenological approach which has as its philosophical framework the thought of Martin Heidegger expressed in his book Being and Time. The data used in the investigation were interviews given by ten mothers who had their newborns in a neonatal intensive therapy unit of a university hospital in the city of Rio de Janeiro. The interpretation of the data collected revealed that mothers viewed the nursing academics as solicitous beings regarding the care given to their newborns. They also acknowledged that these students were engaged in the assistance given and concerned with what was being done and to whom it was being done.

nursing; Neonatal Unit of Intensive Therapy; Phenomenology


El estudio buscó detectar lo que significa para la madre el cuidado que los académicos de enfermería prestan al hijo recién nacido. La investigación de naturaleza calitativa, basó sus datos en el pensamiento fenomenológico de Martin Heidegger expresado en su trabajo " El ser y el tiempo". El estudio se desarrolló en Rio de Janeiro, de marzo a mayo de 2000. La población-foco estaba constituida por 10 madres, cuyos hijos estaban internados en una unidad neonatal de terapia intensiva. El estudio reveló que para el ser-madre, el estudiante de enfermería se mostró un solícito ser-ahí, respecto al cuidado con su hijo. Las madres reconocieron en ese cuidado una relación de encuentro, en el que el alumno se pre-ocupó con lo qué hacía y con quién hacía, asumiendo así un modo auténtico de cuidar.

Enfermería; Unidad de Terapia Intensiva Neonatal; Fenomenología


PESQUISA

Cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal na ótica da mãe1 1 Recorte da Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de Pós-Graduação da FENF/UERJ.

The mother's view on the assistance given by academics of nursing in a neonatal intensive therapy unit

El cuidado prestado por el académico de enfermería en la unidad de terapia intensiva neonatal

Sandra Teixeira de Araújo PachecoI; Elizabeth Ranier Martins do ValleII; Sônia Mara Faria SimõesIII

IAutora da Dissertação. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-lnfantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ

IIPsicóloga e Livre Docente aposentada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

IIIDoutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

RESUMO

Este estudo buscou compreender o que significa para a mãe o cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem a seu filho na unidade de terapia intensiva neonatal. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como suporte a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas dez mães, cujos filhos recém-nascidos estavam internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal localizada na cidade do Rio de Janeiro. A interpretação tendo como suporte filosófico o pensamento de Martin Heidegger, expresso na sua obra Ser e Tempo I, permitiu desvelar que para o ser-mãe, o acadêmico de enfermagem ao cuidar de seu filho, mostrou-se como um ser-aí solícito. As mães reconheceram neste cuidar uma relação de encontro, no qual o aluno pre-ocupou-se com o que fazia e com quem fazia, assumindo assim um modo autêntico de cuidar.

Palavras-chave: Enfermagem, unidade de terapia intensiva neonatal, Fenomenologia

ABSTRACT

The objective of the present study is to investigate the perspective of mothers regarding the care given by academics of nursing to their newborn in a neonatal intensive therapy unit. This is a qualitative research based on a phenomenological approach which has as its philosophical framework the thought of Martin Heidegger expressed in his book Being and Time. The data used in the investigation were interviews given by ten mothers who had their newborns in a neonatal intensive therapy unit of a university hospital in the city of Rio de Janeiro. The interpretation of the data collected revealed that mothers viewed the nursing academics as solicitous beings regarding the care given to their newborns. They also acknowledged that these students were engaged in the assistance given and concerned with what was being done and to whom it was being done.

Keywords: nursing, Neonatal Unit of Intensive Therapy, Phenomenology

RESUMEN

El estudio buscó detectar lo que significa para la madre el cuidado que los académicos de enfermería prestan al hijo recién nacido. La investigación de naturaleza calitativa, basó sus datos en el pensamiento fenomenológico de Martin Heidegger expresado en su trabajo " El ser y el tiempo". El estudio se desarrolló en Rio de Janeiro, de marzo a mayo de 2000. La población-foco estaba constituida por 10 madres, cuyos hijos estaban internados en una unidad neonatal de terapia intensiva. El estudio reveló que para el ser-madre, el estudiante de enfermería se mostró un solícito ser-ahí, respecto al cuidado con su hijo. Las madres reconocieron en ese cuidado una relación de encuentro, en el que el alumno se pre-ocupó con lo qué hacía y con quién hacía, asumiendo así un modo auténtico de cuidar.

Palabras clave: Enfermería, Unidad de Terapia Intensiva Neonatal, Fenomenología

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Recebido em junho de 2001

Aprovado em dezembro de 2001

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  • 1
    Recorte da Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de Pós-Graduação da FENF/UERJ.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      30 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2001

    Histórico

    • Recebido
      Jun 2001
    • Aceito
      Dez 2001
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