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Avaliação da inserção precoce de estudantes universitários em serviços de saúde

Evaluación del ingreso de estudiantes universitários en los services de salud

Evaluation of the ingression of university students in health services

Resumos

Os autores analisam a inserção de alunos da disciplina de Epidemiologia, do segundo período do curso de graduação em Enfermagem nos Serviços de Saúde como método de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido em 17 centros de saúde com um total de 53 alunos, num período de 5 meses, em uma freqüência de um turno diário semanal, na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Concluíu-se que desde que se defina com precisão as competencias e limites da atuação do estudante ("o que pode/não pode ser feito pelos alunos em Serviço") nunca a inserção será precoce, pois estará adaptada a capacidade do aluno.

avaliação; acadêmicos de enfermagem; Serviços de Saúde


Los autores analizan la inserción de alumnos de Epidemiología en los Servicios de Salud como método de ensenánza. El estudio se desarrolló en 17 centros de salud con un total de 53 alumnos, durante 5 meses, con una frecuencia de un turno diario semanal, en Divinópolis, ciudad de Minas Gerais, Brasil. Se concluye que si se definen con precisión las competencias y límites de actuación de los estudiantes la inserción nunca será precoz, pues estará adaptada a la capacidad del alumno.

evaluación; académicos de Enfermería; servicios de salud


The authors evaluated the actions of Nursery School students in health services as a Teaching-Learning Method. Fifty-three students of the first year of Nursery School studying epidemiology were putted in seventeen Health Centers of Divinopolis Healt System during five months, one time by week, to learning the discipline. The researchers concluded that when the actions and limits of the student practices are clearly defined never the university student's use in Health Services will be a mistake.

evaluation; health services; nursery


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Avaliação da inserção precoce de estudantes universitários em serviços de saúde

Evaluation of the ingression of university students in health services

Evaluación del ingreso de estudiantes universitários en los services de salud

Maria Girlene MartinsI; Rosenilce Mourão Gontijo ResendeII; Paulo Sergio Carneiro MirandaIII; Itamar Tatuhy Sardinha PintoIV

IEnfermeira e Mestre.Coordenadora do Curso de Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinópolis (INESP/UEMG)

IIEnfermeira. Coordenadora das Ações Básicas de Saúde e Gerencia de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (SEMUSA)

IIIMédico e Doutor. Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

IVMédico e Doutor. Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

REUMO

Os autores analisam a inserção de alunos da disciplina de Epidemiologia, do segundo período do curso de graduação em Enfermagem nos Serviços de Saúde como método de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido em 17 centros de saúde com um total de 53 alunos, num período de 5 meses, em uma freqüência de um turno diário semanal, na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Concluíu-se que desde que se defina com precisão as competencias e limites da atuação do estudante ("o que pode/não pode ser feito pelos alunos em Serviço") nunca a inserção será precoce, pois estará adaptada a capacidade do aluno.

Palavras-chave: avaliação, acadêmicos de enfermagem, Serviços de Saúde

SUMMARY

The authors evaluated the actions of Nursery School students in health services as a Teaching-Learning Method. Fifty-three students of the first year of Nursery School studying epidemiology were putted in seventeen Health Centers of Divinopolis Healt System during five months, one time by week, to learning the discipline. The researchers concluded that when the actions and limits of the student practices are clearly defined never the university student's use in Health Services will be a mistake.

Keywords: evaluation, health services, nursery

RESUMEN

Los autores analizan la inserción de alumnos de Epidemiología en los Servicios de Salud como método de ensenánza. El estudio se desarrolló en 17 centros de salud con un total de 53 alumnos, durante 5 meses, con una frecuencia de un turno diario semanal, en Divinópolis, ciudad de Minas Gerais, Brasil. Se concluye que si se definen con precisión las competencias y límites de actuación de los estudiantes la inserción nunca será precoz, pues estará adaptada a la capacidad del alumno.

Palavras clave: evaluación, académicos de Enfermería, servicios de salud

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Recebido em agosto de 2001

Aprovado em outubro de 2001

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2001

Histórico

  • Aceito
    Out 2001
  • Recebido
    Ago 2001
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