Acessibilidade / Reportar erro

Implementação da estratégia de ensino-aprendizagem à família de paciente crônico

The implementation of teaching-learning strategy for families of chronic patients

Implementación de una estrategia de enseñanza-aprendizaje a la familia del paciente crónico

Resumos

O estudo objetivou implementar a estratégia de ensino-aprendizagem para família de paciente em condição crônica, momento considerado ideal para reavaliar suas necessidades e as habilidades para administrar tal condição, assim como prepará-la para o cuidado no domicílio. Realizou-se uma avaliação diagnostica de familiar/acompanhante, durante o cuidado na hospitalização de uma pessoa com insuficiência cardíaca congestiva, identificando-se o diagnóstico de enfermagem: "déficit de conhecimento". Assim, elaborou-se um plano de ensino para essa cuidadora, com o fim de prepará-la para o cuidado domiciliar. Durante a implementação, realizaram-se avaliações formativas visando conhecer a eficácia das estratégias empregadas e a somativa no domicilio. Constatou-se, portanto, o quanto é importante para o enfermeiro recorrer à estratégia de ensino-aprendizagem para orientar o familiar/cuidador no processo do cuidar de pessoas em condição crônica, com a finalidade de promover a vida, apesar da doença, uma vez que a qualidade desse cuidado prevenirá recidivas agudizantes e conseqüentes reinternações.

ensino-aprendizagem; diagnóstico de enfermagem; cuidador familiar; condição crônica


This study aims at implementing the teaching-learning strategy for families of patients in chronic conditions. It considers the importance of evaluating the needs and abilities of family members in order to prepare them to manage that situation appropriately, as well as to be able to provide adequate home care. A diagnostic evaluation of a family member/caretaker was conducted during the hospitalization of a patient with congestive cardiac insufficiency. During the diagnosis "knowledge deficit" was identified. Thus, a teaching plan was elaborated for such caretaker with the purpose of preparing him/her for home care. During implementation, formative evaluations were conducted with the purpose of learning about the efficacy of the strategies employed and the summative in the patient's home. The importance of nurses' resorting to the teaching-learning strategy in order to guide the family member/caretaker in the process of caring for people with chronic conditions was certified. The aim is promoting life, in spite of the disease, since the quality of such care will prevent aggravating recurrence and consequent re-hospitalizations.

teaching-learning; nursing diagnosis; family caretaker; chronic condition


El estudio tuvo por objeto implementar una estrategia de enseñanza-aprendizaje a la familia de un paciente en condición crónica, momento considerado ideal para evaluar sus necesidades y la habilidad para administrar dicha condición, así como prepararla para el cuidado en su propio domicilio. Se realizó una evaluación diagnóstica del familiar/acompañante, durante el cuidado de la hospitalización de una persona con insuficiencia cardiaca congestiva, identificándose el diagnóstico como: "déficit de conocimiento". Así, se elaboró un plan de enseñanza para esa cuidadora, a fin de prepararla para el cuidado domiciliar. Durante la implementación, se realizaron evaluaciones formativas para saber la eficacia de las estrategias empleadas y la sumativa en el domicilio. Se constató por lo tanto, cuan importante es para el enfermero recurrir a la estrategia de enseñanza-aprendizaje para orientar al familiar/cuidador en el proceso de cuidar a las personas en condición crónica, con la finalidad de promover la vida, a pesar de la enfermedad, una vez que la calidad de ese cuidado va a prevenir recidivas agudizantes y consecuentes reingresos en el hospital.

enseñanza-aprendizaje; diagnóstico de enfermería; cuidador familiar; condición crónica


PESQUISA

Implementação da estratégia de ensino-aprendizagem à família de paciente crônico

The implementation of teaching-learning strategy for families of chronic patients

Implementación de una estrategia de enseñanza-aprendizaje a la familia del paciente crónico

Maria Célia de FreitasI; Mary Elizabeth de SantanaII

IDoutoranda em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Professora da Universidade Estadual do Ceará. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota

IIDoutoranda em Enfermagem Fundamental de Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Professora da Universidade Federal do Pará e Universidade do Estado do Pará

RESUMO

O estudo objetivou implementar a estratégia de ensino-aprendizagem para família de paciente em condição crônica, momento considerado ideal para reavaliar suas necessidades e as habilidades para administrar tal condição, assim como prepará-la para o cuidado no domicílio. Realizou-se uma avaliação diagnostica de familiar/acompanhante, durante o cuidado na hospitalização de uma pessoa com insuficiência cardíaca congestiva, identificando-se o diagnóstico de enfermagem: "déficit de conhecimento". Assim, elaborou-se um plano de ensino para essa cuidadora, com o fim de prepará-la para o cuidado domiciliar. Durante a implementação, realizaram-se avaliações formativas visando conhecer a eficácia das estratégias empregadas e a somativa no domicilio. Constatou-se, portanto, o quanto é importante para o enfermeiro recorrer à estratégia de ensino-aprendizagem para orientar o familiar/cuidador no processo do cuidar de pessoas em condição crônica, com a finalidade de promover a vida, apesar da doença, uma vez que a qualidade desse cuidado prevenirá recidivas agudizantes e conseqüentes reinternações.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem, diagnóstico de enfermagem, cuidador familiar, condição crônica

ABSTRACT

This study aims at implementing the teaching-learning strategy for families of patients in chronic conditions. It considers the importance of evaluating the needs and abilities of family members in order to prepare them to manage that situation appropriately, as well as to be able to provide adequate home care. A diagnostic evaluation of a family member/caretaker was conducted during the hospitalization of a patient with congestive cardiac insufficiency. During the diagnosis "knowledge deficit" was identified. Thus, a teaching plan was elaborated for such caretaker with the purpose of preparing him/her for home care. During implementation, formative evaluations were conducted with the purpose of learning about the efficacy of the strategies employed and the summative in the patient's home. The importance of nurses' resorting to the teaching-learning strategy in order to guide the family member/caretaker in the process of caring for people with chronic conditions was certified. The aim is promoting life, in spite of the disease, since the quality of such care will prevent aggravating recurrence and consequent re-hospitalizations.

Keywords: teaching-learning, nursing diagnosis, family caretaker, chronic condition

RESUMEN

El estudio tuvo por objeto implementar una estrategia de enseñanza-aprendizaje a la familia de un paciente en condición crónica, momento considerado ideal para evaluar sus necesidades y la habilidad para administrar dicha condición, así como prepararla para el cuidado en su propio domicilio. Se realizó una evaluación diagnóstica del familiar/acompañante, durante el cuidado de la hospitalización de una persona con insuficiencia cardiaca congestiva, identificándose el diagnóstico como: "déficit de conocimiento". Así, se elaboró un plan de enseñanza para esa cuidadora, a fin de prepararla para el cuidado domiciliar. Durante la implementación, se realizaron evaluaciones formativas para saber la eficacia de las estrategias empleadas y la sumativa en el domicilio. Se constató por lo tanto, cuan importante es para el enfermero recurrir a la estrategia de enseñanza-aprendizaje para orientar al familiar/cuidador en el proceso de cuidar a las personas en condición crónica, con la finalidad de promover la vida, a pesar de la enfermedad, una vez que la calidad de ese cuidado va a prevenir recidivas agudizantes y consecuentes reingresos en el hospital.

Palavras clave: enseñanza-aprendizaje, diagnóstico de enfermería, cuidador familiar, condición crónica

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 03/10/2001

Aprovado em 26/06/2002

  • BORDENAVE, J.D; Pereira, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem 16. ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 1998.
  • LIBÂNEO, M.T. Didática São Paulo: Cortez, 1994.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Brasília: Ministério da Saúde, 1996.
  • NORTH AMERICAN NURSING ASSOCIATION - NANDA. Diagnóstico de enfermagem: definições e classificação, 1999/2000. Porto Alegre: ArtMED, 2000.
  • RISNER, P.B. Diagnosis analysis and syntheseis of data. In: CHRISTENSES P. J. et al. Nursing process: aplication of conceptual model. 3.ed. St. Louis: Mosby, 1986.
  • SMELTZER, S.C; BARE B.G. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
  • WALDOW, V.R. Cuidado humano: o resgate necessário. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Fev 2002

Histórico

  • Recebido
    03 Out 2001
  • Aceito
    26 Jun 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br