Acessibilidade / Reportar erro

A educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade?

The continued education of egressed students: is it a commitment of the university?

La educación continuada de los alumnos egresos: ¿Compromiso de la universidad?

Resumos

Objetivamos, com esta reflexão teórica, tecer algumas considerações acerca da importância da Universidade, enquanto instituição formadora, no sentido de fomentar um processo educativo que remeta os indivíduos à consciência do inacabamento, segundo referencial de Paulo Freire, e, por conseguinte, ao relevante papel da educação/formação continuada, durante e após a formação acadêmica. Para isso, torna-se imprescindível resgatar e apontar como metas a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a construção de uma cultura institucional comprometida com a educação continuada e a formação de parcerias e núcleos de apoio ao aluno egresso, como forma de concretizar o compromisso da universidade com a educação continuada dos alunos egressos.

ensino de enfermagem; ensino-serviço; educação continuada; universidade


The objective of this study is to reflect on the role of the university as a fomenter of continued education, during and after undergraduation, according to the referential of Paulo Freire. Thus, it is necessary to rescue and indicate as a goal the integration of teaching, research and extension, as well as the construction of an institutional culture committed to continued education and the development of partnerships and support group for egressed students.

education; education-service integration; continued education; university


Pretendemos con esta reflexión teórica tejer algunas consideraciones sobre la importancia de la Universidad, mientras institución formadora, en el sentido de fomentar un proceso educativo que remita a los individuos a la conciencia del inacabamiento, según referencial de Paulo Freyre y, por consiguiente, al relevante papel de la educación/formación continuada, durante y después de la formación académica. Para ello, es imprescindible rescatar y apuntar como metas la integración enseñanza, investigación y extensión, así como la construcción de una cultura institucional comprometida con la educación continuada y la formación de grupos y núcleos de apoyo al alumno egreso, como forma de concretar el compromiso de la universidad con la educación continuada de los alumnos egresos.

enseñanza de enfermería; integración enseñanza-servicio; educación continuada; universidad


REFLEXÃO

A educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade?

The continued education of egressed students: is it a commitment of the university?

La educación continuada de los alumnos egresos: ¿Compromiso de la universidad?

Vânia Marli Schubert BackesI; Elisabeta Albertina NietscheII; Silviamar CamponogaraIII; Rosana da Silva FragaIV; Rita de Cássia CerezerV

IDoutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM-RS. Coordenadora do GEPES/UFSM. Pesquisadora da FAPERGS e CNPq

IIDoutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM-RS. Pesquisadora da FAPERGS

IIIMestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da UFSM-RS

IVEnfermeira Membro do GEPES/UFSM

VAcadêmica de Enfermagem 7º Semestre da UFSM-RS. Bolsista de trabalho do HUSM

RESUMO

Objetivamos, com esta reflexão teórica, tecer algumas considerações acerca da importância da Universidade, enquanto instituição formadora, no sentido de fomentar um processo educativo que remeta os indivíduos à consciência do inacabamento, segundo referencial de Paulo Freire, e, por conseguinte, ao relevante papel da educação/formação continuada, durante e após a formação acadêmica. Para isso, torna-se imprescindível resgatar e apontar como metas a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a construção de uma cultura institucional comprometida com a educação continuada e a formação de parcerias e núcleos de apoio ao aluno egresso, como forma de concretizar o compromisso da universidade com a educação continuada dos alunos egressos.

Palavras-chave: ensino de enfermagem, ensino-serviço, educação continuada, universidade

ABSTRACT

The objective of this study is to reflect on the role of the university as a fomenter of continued education, during and after undergraduation, according to the referential of Paulo Freire. Thus, it is necessary to rescue and indicate as a goal the integration of teaching, research and extension, as well as the construction of an institutional culture committed to continued education and the development of partnerships and support group for egressed students.

Keywords: nursing education, education-service integration, continued education, university

RESUMEN

Pretendemos con esta reflexión teórica tejer algunas consideraciones sobre la importancia de la Universidad, mientras institución formadora, en el sentido de fomentar un proceso educativo que remita a los individuos a la conciencia del inacabamiento, según referencial de Paulo Freyre y, por consiguiente, al relevante papel de la educación/formación continuada, durante y después de la formación académica. Para ello, es imprescindible rescatar y apuntar como metas la integración enseñanza, investigación y extensión, así como la construcción de una cultura institucional comprometida con la educación continuada y la formación de grupos y núcleos de apoyo al alumno egreso, como forma de concretar el compromiso de la universidad con la educación continuada de los alumnos egresos.

Palavras clave: enseñanza de enfermería, integración enseñanza-servicio, educación continuada, universidad

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 31/01/2002

Aprovado em 26/06/2002

  • BACKES, V. M. S. et al. A parceria docência e os serviços de saúde: uma proposta de educação continuada. UFSM/FAPERGS, 2000. Relatório Teórico/Cientifico Pesquisa. 79p.
  • FARIA, D. S. Extensão Universitária na sociedade do conhecimento. Participação: Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, Brasília, v. 7, jul. 2000. Edição especial.
  • FERNANDES, J. D. Indissociabilidade Ensino/Pesquisa/Extensão: buscando a essência e engendrando o novo. Rev. Bras. de Enferm, Brasília, v. 47, n. 1, p.36-41, jan./mar. 1994.
  • FREIRE, P. Educação e mudança 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • PENNA, L. de A. A universidade no Terceiro Milênio: a construção da dignidade humana. In: GONÇALVES, R. Propostas para uma universidade no terceiro milênio Rio de Janeiro: Fujb, 1993.
  • REIS, R. N. A institucionalização da extensão. Educação Brasileira, Brasília, v. 14, n. 28, p. 67-81, 1992.
  • SANTOS, E.F. et al. Legislação de Enfermagem: atos normativos do exercício e do ensino de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 1997.
  • TAVARES, M. das G. M. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: em busca da universidade cidadã. Participação: Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, Brasília, v. 7, jul. 2000. Edição especial.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Fev 2002

Histórico

  • Aceito
    26 Jun 2002
  • Recebido
    31 Jan 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br