Acessibilidade / Reportar erro

Significado cultural do cuidado humanizado em unidade de terapia intensiva

The cultural meaning of humanized care in the intensive care unit

Significado cultural del cuidado humanizado en unidad de terapia intensiva

RESUMOS DE TESE / DISSERTAÇÃO1 1 Cópia das teses/dissertações solicitar informações pelo e-mail cepen@abennacional.org.br.

Significado cultural do cuidado humanizado em unidade de terapia intensiva

The cultural meaning of humanized care in the intensive care unit

Significado cultural del cuidado humanizado en unidad de terapia intensiva

Autora: Vanessa da Silva Carvalho Vila

Orientadora: Lídia Aparecida Rossi

O presente estudo teve o objetivo de compreender o significado cultural do cuidado humanizado, na perspectiva de equipe de enfermagem que atua na UTI do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Os dados foram coletados utilizando-se o método etnográfico e interpretados de acordo com os conceitos propostos por Arthur Kleinman, em seu Modelo Explicativo de Enfermidade. Na coleta de dados, foram realizadas observações-participantes e entrevistas semiestruturadas com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em seu ambiente de trabalho. Os dados foram coletados e analisados concomitantemente, seguindo as etapas de codificação, categorização, interpretação e identificação dos temas culturais. Com a análise dos dados, emergiram três categorias principais que deram sentido ao significado do cuidado humanizado na UTI: Cuidado Humanizado - amar ao próximo como a si mesmo; O Cuidado Humanizado - não está presente como deveria estar; Estresse e Sofrimento: é preciso cuidar de quem cuida. O tema cultural que emergiu foi: O Cuidado Humanizado: muito falado e pouco vivido. Este tema desvela a realidade do processo de cuidar em terapia intensiva, que envolve uma equipe de enfermagem que tem um conceito de humanização sintetizando na expressão: amar ao próximo como a si mesmo, mas que na prática, não revela este pensamento tão profundo. Ao mencionarem o significado cultural do cuidado humanizado, os informantes apresentaram duas perspectivas: a realidade da prática na UTI - "o vivido"- e o ideal do cuidado humanizado - "o falado". Nessas perspectivas, do ponto de vista do profissional de enfermagem, a realidade enquanto processo, ou seja, mau funcionamento interno do corpo, má adaptação ao processo biológico, que corresponde ao modelo biomédico. Ao apresentarem o conceito ideal de cuidado humanizado, os informantes se colocam no lugar do paciente e da família, assumindo a definição da doença enquanto enfermidade, que corresponde, além do mau funcionamento do organismo, à maneira como a pessoa doente, a família e seu meio consideram, rotulam, explicam e avaliam a doença. Portanto, não é meramente um estado de sofrimento, mas também uma realidade sócio-cultural.

  • 1
    Cópia das teses/dissertações solicitar informações pelo e-mail
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Fev 2002
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br