Acessibilidade / Reportar erro

Projeto pró-ABEn: subsídios e reflexões para o marketing da associação

Proyecto pro-ABEn: subsídios y reflexiones para el marketing de la asociación

Pro-ABEn project: subsidies and reflections for a marketing strategy for the association

Resumos

No presente estudo, procedemos a análise interna da ABEn, diante dos objetivos: conhecer as representações dos enfermeiros membros das Diretorias das Seções e Diretoria Nacional sobre a ABEn e fornecer subsídios para o planejamento e implementação do projeto de fortalecimento institucional. Os cenários de obtenção dos dados foram as diretorias das Seções e a Diretoria Nacional e os sujeitos constituídos por todos os membros disponíveis de cada Diretoria de seção e dois membros da ABEn Nacional. Para a captação dos dados foi utilizado um formulário, que foi respondido por 15 Seções, no período de 1997 a 2000. A análise dos dados do material empírico foi feita em duas vertentes, sendo aprimeira fundamentada no Discurso do Sujeito Coletivo-DSC e a segunda na Análise Institucional. Os resultados permitiram evidenciar as representações desses sujeitos sobre a ABEn, de modo a possibilitar que estratégias de marketing possam ser viabilizadas.

ABEn; associação de enfermagem; representações sociais


En el presente estudio hemos procedido al análisis interno de la ABEn, con los objetivos a seguir: conocer las representaciones de los enfermeros miembros de las Directivas de las Secciones y Directoria Nacional y suministrar subsidios para planear e implementar el proyecto de fortalecimiento Institucional. Los datos se recogieron en las mismas Secciones y en la Directoría Nacional; los sujetos del análisis fueron los miembros disponibles de cada Directoría de Sección y dos miembros de la ABEn Nacional. Para recoger los datos se utilizó un formulario al que respondieron 15 Secciones, de 1997 a 2000, El análisis de los datos del material empírico se hizo en dos vertientes; la primera estaba fundamentada en el Discurso del Sujeto Colectívo-DSC y la segunda en el Análisis Institucional, Los resultados han evidenciado las representaciones de esos sujetos sobre la ABEn, de modo a posibilitar que estrategias de marketing se puedan potenciar.

Asociación Brasileña de Enfermería; asociación de enfermería; representaciones sociales


In the present study, an internal analysis of the Brazilian Association of Nursing (ABEn) was carried out in order to identify the representations of the members of the national and regional management departments of ABEn, regarding this association. The objective was to gather subsidies for the planning and implementation of a project aiming at institutional empowerment. The scenarios for data collection were the regional and national management departments, as well as all the members available from the each regional section and two members from the national office. Data collection was done through a form, which was answered by 15 sections during the period between 1997 and 2002. The analysis of the empirical data material was done in two ways. The first analysis was based on the Discourse of the Collective Subject-DCS, and the second through Institutional Analysis. The representations of the subjects interviewed could be identified, enabling the planning of marketing strategies for ABEn.

Brazilian Nursing Association; nursing associations; social representations


PESQUISA

Projeto pró-ABEn: subsídios e reflexões para o marketing da associação

Pro-ABEn project: subsidies and reflections for a marketing strategy for the association

Proyecto pro-ABEn: subsídios y reflexiones para el marketing de la asociación

Isília Aparecida SilvaI; Vanda Elisa Andres FelliII; Maria Helena Trench CiamponeIII

IEnfermeira. Diretora do CEPEn/ABEn. gestão 1995/1998. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da EE-USP

IIEnfermeira. Diretora do CEPEn/ABEn, gestão 1998/2001, Professora Doutora do Departamento de Orientação Profissional da EE-USP

IIIEnfermeira. Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da EE-USP

RESUMO

No presente estudo, procedemos a análise interna da ABEn, diante dos objetivos: conhecer as representações dos enfermeiros membros das Diretorias das Seções e Diretoria Nacional sobre a ABEn e fornecer subsídios para o planejamento e implementação do projeto de fortalecimento institucional. Os cenários de obtenção dos dados foram as diretorias das Seções e a Diretoria Nacional e os sujeitos constituídos por todos os membros disponíveis de cada Diretoria de seção e dois membros da ABEn Nacional. Para a captação dos dados foi utilizado um formulário, que foi respondido por 15 Seções, no período de 1997 a 2000. A análise dos dados do material empírico foi feita em duas vertentes, sendo aprimeira fundamentada no Discurso do Sujeito Coletivo-DSC e a segunda na Análise Institucional. Os resultados permitiram evidenciar as representações desses sujeitos sobre a ABEn, de modo a possibilitar que estratégias de marketing possam ser viabilizadas.

Palavras-chave: ABEn, associação de enfermagem, representações sociais

ABSTRACT

In the present study, an internal analysis of the Brazilian Association of Nursing (ABEn) was carried out in order to identify the representations of the members of the national and regional management departments of ABEn, regarding this association. The objective was to gather subsidies for the planning and implementation of a project aiming at institutional empowerment. The scenarios for data collection were the regional and national management departments, as well as all the members available from the each regional section and two members from the national office. Data collection was done through a form, which was answered by 15 sections during the period between 1997 and 2002. The analysis of the empirical data material was done in two ways. The first analysis was based on the Discourse of the Collective Subject-DCS, and the second through Institutional Analysis. The representations of the subjects interviewed could be identified, enabling the planning of marketing strategies for ABEn.

Keywords: Brazilian Nursing Association, nursing associations, social representations

RESUMEN

En el presente estudio hemos procedido al análisis interno de la ABEn, con los objetivos a seguir: conocer las representaciones de los enfermeros miembros de las Directivas de las Secciones y Directoria Nacional y suministrar subsidios para planear e implementar el proyecto de fortalecimiento Institucional. Los datos se recogieron en las mismas Secciones y en la Directoría Nacional; los sujetos del análisis fueron los miembros disponibles de cada Directoría de Sección y dos miembros de la ABEn Nacional. Para recoger los datos se utilizó un formulario al que respondieron 15 Secciones, de 1997 a 2000, El análisis de los datos del material empírico se hizo en dos vertientes; la primera estaba fundamentada en el Discurso del Sujeto Colectívo-DSC y la segunda en el Análisis Institucional, Los resultados han evidenciado las representaciones de esos sujetos sobre la ABEn, de modo a posibilitar que estrategias de marketing se puedan potenciar.

Palavras clave: Asociación Brasileña de Enfermería, asociación de enfermería, representaciones sociales

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 24/04/2002

Aprovado em 26/08/2002

1 Conselho Nacional da ABEn, instância deliberativa que reúne Diretoria Nacional e presidentes das seções.

2 A diretoria do CEPEn Nacional 1995/1998 era constituída pelas profas Dras. Luiza Akiko Hoga, Kazuko Uchikawa Graziano. Maria Júlia Paes Silva, Maria Amélia Campos Oliveira e Isilia Aparecia Silva [diretora].

  • ALBUQUERQUE. J.A.G. Instituição e poder Rio de Janeiro: Graal, 1981.
  • BLEGER. J.Psico-higiene e psicologia institucional Trad. por Emília de Oliveira Diehl. Porto alegre: Artes Médicas, 1984.
  • BAREMBLITT, G. et al. Instituição, poder e desejo. In: BAREMBLITT, G. Grupos: teoria e técnica Rio de Janeiro: Graal, 1982. (Coleção Ibrapsi).
  • CARVALHO, A.C. de. Associação Brasileira de enfermagem: 1926-1976. Rio de Janeiro: ABEn, 1976.
  • DEJOURS, C. A loucura do trabalho; estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez, 1988.
  • DEJOURS, C; ABDOUCHELLI, E., JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas,1994
  • KAËS, R. O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. Trad, por José de Souza e Mello Werneck. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1997.
  • LAPASSADE, G Grupos, oganizações e instituições 3.ed, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
  • LEFRÈVE, F et al. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS. 2000.
  • LOURAU, R Análise Institucional Petrópolis: Vozes, 1975.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2002

Histórico

  • Aceito
    26 Ago 2002
  • Recebido
    24 Abr 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br