Acessibilidade / Reportar erro

Auto-estima dos alunos de graduação de enfermagem

Autoestima de los alumnos de graduación en enfermería

Self-steem of undergratuate students of nursing

Resumos

Este estudo avalia a auto-estima dos alunos de Graduação em Enfermagem, que por meio da Oficina desenvolvem mecanismos para melhoria da auto-estima, acreditando ser a fase mais propícia para se tornarem multiplicadores das ações de saúde. METODOLOGIA: foi realizado com 156 alunos do 3º ano. Foram utilizadas técnicas do sociodrama, da neurolingüística e a avaliação foi elaborada segundo Minayo. Foi possível verificar que a auto-estima é normalmente confundida com a auto-imagem e estas são estereotipadas, em ambos os sexos. Por estar voltado e preocupado com o bem estar e a qualidade de vida do cliente / paciente, o profissional de enfermagem negligencia a si próprio. Neste caso, a Oficina, foi essencial para que os alunos pudessem resgatar maior conhecimento interior sobre si, e que para prestar assistência eficaz aos clientes/pacientes, devem estar saudáveis física e psicologicamente.

auto-estima; auto-imagem; alunos de enfermagem; graduação de enfermagem


El estudio evalúa la autoestima de los alumnos de enfermería, a través de talleres desarrollaron mecanismos para mejorar la autoestima. Se cree que sería la etapa más propicia para transformarse en agentes multiplicadores de las acciones de salud. METODOLOGÍA: Fue ejecutado con 156 alumnos dei tercer afio. Se utilizaron las técnicas dei socio drama, neurolinguística y la evaluación que elaborada según Minayo. Los resultados demostraron que la autoestima normalmente es confundida con auto imagen que estos son estereotipados y por ambos sexo. El profesional de Enfermería descuida de si misma por encontrarse y preocupada con el bienestar y la calidad de vida dei paciente / cliente. En este estudio, el taller fue esencial porque permitió a los alumnos conocerse a sí mismos, y que para brindar atención eficaz a los pacientes/clientes, deben gozar de buena salud física y psicológica.

autoestima; autoimagen; alumnos de enfermería; graduación de enfermería


This study evaluates the self-esteem of undergraduate students of nursing, that through a workshop developed mechanisms for improving their self-esteem, considering that this is the most propitious time for students to multiply health care actions. METHODOLOGY: the research was carried out with 156 undergraduate students of the third year. Socio-drama techniques of Neurolinguistics were used and the evaluation was done according to Minayo. It was possible to observe that students usually confuse self-esteem and self-image, and that both are stereotyped for for men and women. As nurses are always worried about the clientlpatient's life quality, they neglect themselves. ln this case, the Workshops were essential for the students to rescue interior knowledge about themselves, and to realize that in order to take good care of clients / patients, they must be physically and psychologically healthy.

self-esteem; self-image; nursing students; nursing undergraduation


PESQUISA

Auto-estima dos alunos de graduação de enfermagem1 1 Projeto com bolsa de produtividade e iniciação científica do CNPq.

Self-steem of undergratuate students of nursing

Autoestima de los alumnos de graduación en enfermería

Lucila Amaral Carneiro ViannaI; Graziela Fernanda Teodoro BomfimII; Gisele ChiconeII

IProfessora Titular da Disciplina Enfermagem de Saúde Pública do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM

IIAluna de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP/EPM

RESUMO

Este estudo avalia a auto-estima dos alunos de Graduação em Enfermagem, que por meio da Oficina desenvolvem mecanismos para melhoria da auto-estima, acreditando ser a fase mais propícia para se tornarem multiplicadores das ações de saúde.

METODOLOGIA: foi realizado com 156 alunos do 3º ano. Foram utilizadas técnicas do sociodrama, da neurolingüística e a avaliação foi elaborada segundo Minayo. Foi possível verificar que a auto-estima é normalmente confundida com a auto-imagem e estas são estereotipadas, em ambos os sexos. Por estar voltado e preocupado com o bem estar e a qualidade de vida do cliente / paciente, o profissional de enfermagem negligencia a si próprio. Neste caso, a Oficina, foi essencial para que os alunos pudessem resgatar maior conhecimento interior sobre si, e que para prestar assistência eficaz aos clientes/pacientes, devem estar saudáveis física e psicologicamente.

Palavras-chave: auto-estima, auto-imagem, alunos de enfermagem, graduação de enfermagem

ABSTRACT

This study evaluates the self-esteem of undergraduate students of nursing, that through a workshop developed mechanisms for improving their self-esteem, considering that this is the most propitious time for students to multiply health care actions.

METHODOLOGY: the research was carried out with 156 undergraduate students of the third year. Socio-drama techniques of Neurolinguistics were used and the evaluation was done according to Minayo. It was possible to observe that students usually confuse self-esteem and self-image, and that both are stereotyped for for men and women. As nurses are always worried about the clientlpatient's life quality, they neglect themselves. ln this case, the Workshops were essential for the students to rescue interior knowledge about themselves, and to realize that in order to take good care of clients / patients, they must be physically and psychologically healthy.

Keywords: self-esteem, self-image, nursing students, nursing undergraduation

RESUMEN

El estudio evalúa la autoestima de los alumnos de enfermería, a través de talleres desarrollaron mecanismos para mejorar la autoestima. Se cree que sería la etapa más propicia para transformarse en agentes multiplicadores de las acciones de salud.

METODOLOGÍA: Fue ejecutado con 156 alumnos dei tercer afio. Se utilizaron las técnicas dei socio drama, neurolinguística y la evaluación que elaborada según Minayo. Los resultados demostraron que la autoestima normalmente es confundida con auto imagen que estos son estereotipados y por ambos sexo. El profesional de Enfermería descuida de si misma por encontrarse y preocupada con el bienestar y la calidad de vida dei paciente / cliente. En este estudio, el taller fue esencial porque permitió a los alumnos conocerse a sí mismos, y que para brindar atención eficaz a los pacientes/clientes, deben gozar de buena salud física y psicológica.

Palabras clave: autoestima, autoimagen, alumnos de enfermería, graduación de enfermería

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

ANDREAS, S.; ANDREAS, C. A essência da mente - usando seu poder interior para mudar. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1993.

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1983.

BORBA, M. R. Alunos e professora de graduação em enfermagem criando um espaço terapêutico: re-inventando caminhos. Florianópolis, 1997. 111 f. Dissertação (Mestrado em Assistência de Enfermagem) - Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Coleção memória e sociedade. São Paulo: Bertrand Brasil, 1989.

CLARET, M. O poder da auto estima. São Paulo, 1997.

DUARTE, A O prazer de ser mulher. 2. ed. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1991.

FIGUEIREDO, R. M.; OLIVEIRA, M. A. P. Necessidades de estudantes universitários para implantação de um serviço de orientação e educação em saúde mental.Rev. Lat.-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 3, n.1, p.05-18, jan. 1995.

FREEDMAN, R. Bodylove: learning to like our likes and ourselves. Trad. Magda Lopes. Rio de Janeiro: Rosa dos ventos, 1994.

MASLOW, A. Motivacion y personalidad. Barcelona: Sagitário, 1970.

MAY, R. Man's search for himself. N. York, Norton & Co., Trad. Weissenberg. Petrópolis: Vozes. 1984.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo / Rio de Janeiro: UCITEC ABRASCO, 1992.

MOULY, G. Psicologia Educacional. 9. ed .. São Paulo: Pioneira, 1993.

OLIVEIRA, M.H.P. et al. Sociodrama com estudantes de enfermagem da Saúde Pública. Rev. Bras. Enferm., Brasilia, v.37, n.1 .p.44-49, jan./mar. 1984.

O'CONNOR, J.; SEYMOUR, J. Introdução à programação neurolingüística: como entender e influenciar as pessoas. São Paulo: Summus Editorial, 1995.

POLE, T. Ser você - a arte de conquistar sucesso e felicidade sendo você mesmo. 1. ed. São Paulo: Ed. Angra, 1998. SOEIRO, A C. O instinto de platéia. Porto: Afrontamento, 1990.

______. Psicodrama e psicoterapia. 2.ed. São Paulo: Ágora, 1995.

UNIFEM-UNICEF-OPS/OMS. Fomentando nuestra autoestima - manual para grupos comunales. Washington, DC: OMS, 2. ed. 1992.

Recebido em 24/09/2002

Aprovado em 20/12/2002

  • ANDREAS, S.; ANDREAS, C. A essência da mente - usando seu poder interior para mudar. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1993.
  • ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
  • BORBA, M. R. Alunos e professora de graduação em enfermagem criando um espaço terapêutico: re-inventando caminhos. Florianópolis, 1997. 111 f. Dissertação (Mestrado em Assistência de Enfermagem) - Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
  • BOURDIEU, P. O poder simbólico. Coleção memória e sociedade. São Paulo: Bertrand Brasil, 1989.
  • CLARET, M. O poder da auto estima São Paulo, 1997.
  • DUARTE, A O prazer de ser mulher. 2. ed. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1991.
  • FIGUEIREDO, R. M.; OLIVEIRA, M. A. P. Necessidades de estudantes universitários para implantação de um serviço de orientação e educação em saúde mental.Rev. Lat.-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 3, n.1, p.05-18, jan. 1995.
  • FREEDMAN, R. Bodylove: learning to like our likes and ourselves. Trad. Magda Lopes. Rio de Janeiro: Rosa dos ventos, 1994.
  • MASLOW, A. Motivacion y personalidad. Barcelona: Sagitário, 1970.
  • MAY, R. Man's search for himself N. York, Norton & Co., Trad. Weissenberg. Petrópolis: Vozes. 1984.
  • MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo / Rio de Janeiro: UCITEC ABRASCO, 1992.
  • MOULY, G. Psicologia Educacional. 9. ed .. São Paulo: Pioneira, 1993.
  • OLIVEIRA, M.H.P. et al. Sociodrama com estudantes de enfermagem da Saúde Pública. Rev. Bras. Enferm, Brasilia, v.37, n.1 .p.44-49, jan./mar. 1984.
  • O'CONNOR, J.; SEYMOUR, J. Introdução à programação neurolingüística: como entender e influenciar as pessoas. São Paulo: Summus Editorial, 1995.
  • POLE, T. Ser você - a arte de conquistar sucesso e felicidade sendo você mesmo. 1. ed. São Paulo: Ed. Angra, 1998.
  • SOEIRO, A C. O instinto de platéia Porto: Afrontamento, 1990.
  • ______. Psicodrama e psicoterapia 2.ed. São Paulo: Ágora, 1995.
  • UNIFEM-UNICEF-OPS/OMS. Fomentando nuestra autoestima - manual para grupos comunales. Washington, DC: OMS, 2. ed. 1992.
  • 1
    Projeto com bolsa de produtividade e iniciação científica do CNPq.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      18 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Out 2002

    Histórico

    • Aceito
      20 Dez 2002
    • Recebido
      24 Set 2002
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br