Resumos
Neste artigo, o conhecimento é focalizado como um processo, um devir. São colocados aspectos evolutivos do saber em Enfermagem. Considerações são feitas em relação à linguagem e sua importância, bem como sobre a criação de conceitos e classificações para a ação profissional. Os Sistemas de Classificação na Enfermagem são sucintamente apresentados, e sua importância para a construção do conhecimento da área é ressaltada.
conceitos; linguagem; classificação; conhecimento na enfermagem
En este artículo, el conocimiento es enfocado como un proceso, un devenir. Son abordados los aspectos evolutivos dei saber en Enfermeria y son hechas consideraciones sobre el lenguaje y su importancia para la identidad profisional. También es destacada la relevancia de crear conceptos y clasificaciones para guiar la acción profesional. Son resumidamente presentados los Sistemas de Clasificaciones en Enfermería y es resaltada su contribución para la construcción dei conocimiento dei área.
conceptos; lenguaje; clasificación; conocimiento en enfermería
ln the course of this article, knowledge is focused on as a process, a series of continuous transformations. Evolutionary aspects of knowledge in nursing are presented. Considerations are taken into account concerning the human language and its significance as well as the conceptual development and classifications to be used in professional actions. Nursing Classification Systems are briefly described and their importance in the building of knowledge in the nursing area is emphasized.
concept; language; classification; nursing knowledge
ENSAIO
As classificações e a construção do conhecimento na enfermagem
Classifications ano the builoing of nursing knowleoge
Las clasificaciones y la construcción oel conocimiento en enfermería
Mariana Fernandes de Souza
Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP
RESUMO
Neste artigo, o conhecimento é focalizado como um processo, um devir. São colocados aspectos evolutivos do saber em Enfermagem. Considerações são feitas em relação à linguagem e sua importância, bem como sobre a criação de conceitos e classificações para a ação profissional. Os Sistemas de Classificação na Enfermagem são sucintamente apresentados, e sua importância para a construção do conhecimento da área é ressaltada.
Palavras-chave: conceitos, linguagem, classificação, conhecimento na enfermagem
ABSTRACT
ln the course of this article, knowledge is focused on as a process, a series of continuous transformations. Evolutionary aspects of knowledge in nursing are presented. Considerations are taken into account concerning the human language and its significance as well as the conceptual development and classifications to be used in professional actions. Nursing Classification Systems are briefly described and their importance in the building of knowledge in the nursing area is emphasized.
Keywords: concept, language, classification, nursing knowledge
RESUMEN
En este artículo, el conocimiento es enfocado como un proceso, un devenir. Son abordados los aspectos evolutivos dei saber en Enfermeria y son hechas consideraciones sobre el lenguaje y su importancia para la identidad profisional. También es destacada la relevancia de crear conceptos y clasificaciones para guiar la acción profesional. Son resumidamente presentados los Sistemas de Clasificaciones en Enfermería y es resaltada su contribución para la construcción dei conocimiento dei área.
Palabras clave: conceptos, lenguaje, clasificación, conocimiento en enfermería
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Recebido em 31/08/2002
- BARNUM, B.S. Nursing Theory Analysis, Application, Evaluation. 5. ed. Philadelphia: Lippincott, 1998.
- BLEGEN, M.A.; TRIPP-REIMER, T. Implications of Nursing Taxonomies for Middle -Range Theory Development. Adv. Nurs Sei. v. 19, n. 3, p. 37-49, 1997.
- CHINN, P.L.; KRAMER, M.K. Theory and Nursing Integrated Knowledge Development. 5. ed. St. Louis: Mosby Inc. 1999.
- CONSELHO INTERNACIONAL DE ENFERMEIRAS. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE/CNP Tradução Portuguesa, Genebra: CIE, 2000.
- DICKOFF, J.; JAMES, P.; WIEDENBACH, E. Theory in a Practice Discipline. Parte 1-Practice Oriented Theory.- Nurs. Res., v.17, n.5, p. 41 5-435, 1968.
- FOUREZ, G. A construção das Ciências Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
- HAYAKAWA, S.I.; HAYAKAWA, A.R. Language in Thought and Action. 5. ed. Orlando: Harcourt Brace CO., 1990.
- JAPIASSU, H. Introdução ao Pensamento Epistemológico 7. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
- JOHNSON, M.; MAAS, M. Nursing Outcomes Classification (NOC) St. Louis: Mosby, 1997.
- McCLOSKEY, J.C.; BULECHEK, G.M. Nursing Interventions Classification (NOC) 2. ed. St. Louis: Mosby, 1996.
- MELEIS, l.A. Theoretical Nursing -Development and Progresso 3. ed. Philadelphia: Lippincott, 1997.
- NIGHTINGALE, F. Notes on Nursing what it is and what it is not New York: Dover Publication, 1969.
- NOBREGA, M.M.L.; GUTIÉRREZ, M.G. Equivalência Semântica da Classificação de Fenômenos de Enfermagem da CIPE, versão Alfa. João Pessoa: Idéia, 2000.
- RODGERS, B.L.; KNAFL, KA Concept Development in Nursing -Foundations, Techniques and Applications. 2. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Co, 2000.
- RODGERS, B.L. Philosophical Foundations of Concept Development. ln: ROGERS, B.L.; KNAFL, K.A. Concept Development in Nursing -Foundations. Techniques and Applications. 2. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Co, 2000, p. 7-37.
- SOUZA, M.F. As Teorias de Enfermagem e sua Influência nos Processos Cuidativos. ln: CIANCIARULLO, T.I.; GUALDA, D.M.R.; MELLEIRO, M.M., ANABUKI, M.H. Sistemas de Assistência de Enfermagem: evolução e tendências. São Paulo: Icone, 2001. p. 29-39.
- SROUR, R.H. Classes, Regimes, Ideologias 2. ed. São Paulo: Ática, 1990.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Jun 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2002
Histórico
-
Aceito
06 Mar 2003 -
Recebido
31 Ago 2002