Acessibilidade / Reportar erro

Utilização da classificação na prática e no ensino de enfermagem experiência brasileira

El uso de la clasificación en la práctica y en la enseñanza de enfermería la experiencia brasileña

Use of the classification ln practice ano ln the teaching of nursing brazillan experience

Resumos

As autoras descrevem as estratégias utilizadas para a construção e implementação de um modelo de classificação informatizado utilizado no cotidiano profissional de enfermeiros de um hospital universitário. A classificação é estruturada nos referenciais teóricos de Benedet e Bub (1999) cuja taxonomia tem por base a teoria das necessidades básicas de Horta(1979), Carpenito (1997) e NANDA (1999). O modelo se constitue uma realidade na prática e um avanço na produção do conhecimento da enfermagem brasileira.

enfermagem; processo de enfermagem; classificação


Las Autoras describem las estrategias utilizadas para la construción y implementación de um modelo de clasificación informatizado utilizado en el cotidiano profesional de enfermeras de um hospital universitario. La clasificación és estruturada em los referenciales teoricos de Benedet y Bub (1999) cuja taxonomia tiene por base la teoria de las necessidades basicas de Horta (1979), Carpenito (1997) y NANDA (1999). El modelo constitue uma realidad en la practica y un avanzo en la produción dei conocimento de la enfermería brasiliena.

enfermeria; procesos de enfermeria; clasificacion


The authors describe the strategies used for the construction and implementation of a classification model computerized used in the nurses' of an academical hospital daily professional. The classification is structured in the theoretical reference of Benedet and Bub (1999) whose taxonomia has for base the theory of the basic needs of Horta (1979), Carpenito (1997) and NANDA (1999). The model constitute a reality in practice and a progress in the production ofthe knowledge of the Brazilian nursing.

nursing; nursing process; classification


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Utilização da classificação na prática e no ensino de enfermagem experiência brasileira

Use of the classification ln practice ano ln the teaching of nursing brazillan experience

El uso de la clasificación en la práctica y en la enseñanza de enfermería la experiencia brasileña

Maria da Graça Oliveira CrossettiI; Vera DiasII

IEnfermeira. Doutora em Filosofia em Enfermagem. Profª. Adjunta da EEUFRGS. Coordenadora do NECE, Grupo de Enfermagem do HCPA e do Grupo de Estudos do Diagnóstico de Enfermagem - GTDE

IIEnfermeira. Especialista em Gestão em Saúde (UFRGS), e Informática em Saúde pela PUC-RS, atuando junto ao Grupo de Sistemas do HCPA. Membro do GTDE

RESUMO

As autoras descrevem as estratégias utilizadas para a construção e implementação de um modelo de classificação informatizado utilizado no cotidiano profissional de enfermeiros de um hospital universitário. A classificação é estruturada nos referenciais teóricos de Benedet e Bub (1999) cuja taxonomia tem por base a teoria das necessidades básicas de Horta(1979), Carpenito (1997) e NANDA (1999). O modelo se constitue uma realidade na prática e um avanço na produção do conhecimento da enfermagem brasileira.

Palavras-chave: enfermagem, processo de enfermagem, classificação

ABSTRACT

The authors describe the strategies used for the construction and implementation of a classification model computerized used in the nurses' of an academical hospital daily professional. The classification is structured in the theoretical reference of Benedet and Bub (1999) whose taxonomia has for base the theory of the basic needs of Horta (1979), Carpenito (1997) and NANDA (1999). The model constitute a reality in practice and a progress in the production ofthe knowledge of the Brazilian nursing.

Keywords: nursing, nursing process, classification

RESUMNEN

Las Autoras describem las estrategias utilizadas para la construción y implementación de um modelo de clasificación informatizado utilizado en el cotidiano profesional de enfermeras de um hospital universitario. La clasificación és estruturada em los referenciales teoricos de Benedet y Bub (1999) cuja taxonomia tiene por base la teoria de las necessidades basicas de Horta (1979), Carpenito (1997) y NANDA (1999). El modelo constitue uma realidad en la practica y un avanzo en la produción dei conocimento de la enfermería brasiliena.

Descriptor: enfermeria, procesos de enfermeria, clasificacion

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 12/09/2002

  • BENEDET, S. A; BUB, M. B. C. Manual de Diagnóstico de Enfermagem: Uma Abordagem Baseada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas e na Classificação Diagnóstica da NANDA Florianópolis: Bernúcia, 1999.
  • BROKS, B. A; MASSANARI, K.; Implementation of NANDA Nursing Diagnoses Online. Computers in Nursing, v.16, n.6, p320-326, 1998.
  • CARPENITO, L.J. Diagnósticos de Enfermagem: aplicação à prática clínica. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • CID-10 / Organização Mundial da Saúde. Tradução Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. 3.ed. São Paulo:USP, 1996.
  • CROSSETTI, L. O. Uso de classificação na Biologia SP Material Compilado - Comunicação Pessoal, 2002.
  • DENEHY, Janice; Integrating Nursing Outcomes Classification in Nursing Education. Journal Nurs Care Qual v. 12, n16, p73-84, 1998.
  • HORTA, WA Processo de enfermagem São Paulo: EPU/EDUSP, 1979.
  • IYER, P. W. ; TAPTICH, B.; BERNOCCHI-LOSEY, D. Processo de Enfermería y Diagnóstico de Enfermería 2.ed. Madrid: Interamericana-McGraw-Hill, 1993.
  • JOHNSON, M., MAAS, M.. Nursing Outcomes Classification (NOC) St. Louis: Mosby, 1997.
  • McCLOSKEY, J. C.; BULECHEK, G. M. Nurs ing Interventions Classification(NIC) 2. ed. Iowa: Intervention Project, 1996
  • NANDA. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 1999-2000 25 anos, edição Comemorativa. Porto Alegre: Artemed, 1999.
  • PAIM, L. Qualitativos e quantitativos do cuidado de Enfermagem. Rio de Janeiro, 1977, Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977.
  • SILVA, C.G. Um modelo de anamnese e exame físico a ótica dos enfermeiros. Porto Alegre: UFRGS. Trabalho de Conclusão. 2002.
  • WEED, L. Medical Records; Medical Education and Patient Care. Jrisch Journal of Medical Science, New York, 6, june, 1973.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    06 Mar 2002
  • Recebido
    12 Set 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br