SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue6The nursing appointments for the hypertense woman: a technology for health education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.56 no.6 Brasília Nov./Dec. 2003

https://doi.org/10.1590/S0034-71672003000600001 

Agenda estratégica para a pesquisa e pós-praduação da enfermagem brasileira1

 

 

Associação Brasileira de Enfermagem

Diretoria Nacional

 

 

SUBAGENDA 1

Fortalecimento e Avanço da Pesquisa e Pós-Graduação em Enfermagem

Objetivo - fortalecer a área de pesquisa e pós-graduação em enfermagem no país, capacitando-a a: a) responder de forma articulada às novas demandas de intersetorialidade e da complexidade da área da saúde; b) ampliar e fortalecer projetos e grupos de pesquisa; c) criar novos programas de pós-graduação; d) criar novas estratégias pedagógicas; e) identificar necessidades e prioridades regionais; f) aumentar a capacidade de gerar conhecimentos que contribuem para a ampliação da cidadania e saúde da população brasileira.

Estratégias de Implementação

- Construção coletiva de uma agenda nacional de prioridades de pesquisa em enfermagem, com a seleção de temas e problemas de pesquisa, fundamentada na relação entre as iniciativas das universidades e as demandas sociais.

- Criação de medidas de solidariedade e de estratégias de apoio político para grupos de pesquisa não consolidados e futuros programas de pós-graduação, com vistas à criação de novos grupos de pesquisas e cursos de pós-graduação.

- Criação de um Banco de Dados de Doutores Enfermeiros e Fontes Financiadoras, sob coordenação da ABEn, para divulgação de informações sobre recursos humanos, órgãos de fomento, produção científica.

- Discussão aprofundada e intensificação da divulgação das linhas de pesquisas em enfermagem e dos grupos de pesquisas, sob coordenação da Representação de Área na CAPES/CNPq.

- Elaboração de pesquisas cooperativas e multicêntricas, sob articulação da ABEn, objetivando a contextualização e a caracterização do ensino de pós-graduação em enfermagem no país, o impacto da produção científica e tecnológica nos serviços de saúde e nos grupos sociais, a identificação de problemas comuns à profissão, entre outros.

- Esforço articulado e concentrado junto a órgãos governamentais e instituições, nos âmbitos local, regional e nacional, defendendo o investimento na infra-estrutura institucional e uma política de crescimento da pós-graduação em enfermagem, inclusive o aumento no número de fontes de financiamento para subsidiar esse crescimento.

- Manutenção de espaços nos eventos da ABEn (SENADEn, SENPE, CBEn) como fóruns (reuniões abertas e reuniões específicas) para discussão ampliada de assuntos relativos à educação e pesquisa.

 

SUBAGENDA 2

Formação e Qualificação dos Enfermeiros para a Pesquisa

Objetivo -incentivar e valorizar a prática investigativa nos serviços de saúde e nas instituições de ensino por meio da adoção de um conjunto de mecanismos de formação e qualificação permanente do enfermeiro.

Estratégias de Implementação

- Criação de um movimento nacional de estímulo para a prática investigativa, coordenado pela ABEn, com o delineamento de estratégias, tais como: incentivo à participação em eventos nacionais e internacionais de pesquisa, oferta de serviços de assessoria para a elaboração de artigos para publicação e projetos de pesquisa, oferta de cursos e fóruns virtuais de discussão, criação de grupos de pesquisa, articulação com organismos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de intercâmbio científico-cultural, entre outros.

- Compromisso das Escolas de Enfermagem no delineamento de estratégias de qualificação e reestruturação produtiva do docente, bem como, de estímulo do corpo discente para a prática investigativa, tais como: bolsas de iniciação científica para os alunos de graduação, acesso à internet, articulação efetiva entre os níveis de graduação e pós-graduação.

- Criação da Página do Estudante no site da ABEn, com informações sobre eventos científicos e normas para inscrição de trabalhos, prêmios à pesquisa, links, publicação de trabalhos premiados, bolsa balcão, fundações e outras agências de fomento, etc.

 

SUBAGENDA 3

Difusão da Produção Científica e Tecnológica da Enfermagem

Objetivo - ampliar e melhorar a difusão da produção científica da enfermagem, incorporando ações que possibilitem o aprimoramento permanente dos eventos científicos, bem como a utilização de novas tecnologias.

Estratégias de Implementação

- Ampliação de canais para difusão da produção tecnológico-científica, como, por exemplo: anais, boletins, cadernos, livros.

- Citação de autores enfermeiros brasileiros nos trabalhos produzidos.

- Criação de uma revista eletrônica pela ABEn.

- Comprometimento das Escolas de Enfermagem e daABEn na indexação de sua produção científica nas seguintes bases de dados: BDENF, SCIELO, MEDLINE.

- Montagem de um estande nos eventos da ABEn, em parceria com as IES públicas, para difusão dos periódicos de enfermagem, com perspectiva de ampliação para eventos internacionais.

- Seleção criteriosa de trabalhos em eventos científicos e dinamização na apresentação dos mesmos.

- Viabilização da Biblioteca Virtual em Saúde _ Enfermagem (BVS Enfermagem), buscando sua sustentabilidade técnica, política e financeira.

 

SUBAGENDA 4

Melhoria da Qualidade dos Periódicos de Enfermagem

Objetivo - atualizar e melhorar a qualidade dos periódicos de enfermagem por meio da adoção de práticas de gestão modernas e eficientes, racionalização dos meios, busca de novos mecanismos de financiamento, transparência das informações, acompanhamento e avaliação por pares.

Estratégias de Implementação

- Definição de critérios de uniformização dos periódicos existentes por meio da adoção de parâmetros nacionais/internacionais de publicação.

- Manutenção da realização do Encontro Nacional dos Editores, sob a coordenação da ABEn e da representação de enfermagem na CAPES/CNPq, para apoio logístico aos editores de periódicos.

- Criação do Fórum de Editores de Enfermagem, sob coordenação das diretorias de Publicações/Comunicação Social e Centro de Estudos e Pesquisas da ABEn.

 

 

1A homologação desta agenda ocorreu em 12 de novembro de 2003, no Rio de Janeiro, durante o 55º CBEn, após a realização de duas reuniões prévias, em novembro de 2002 e abril de 2003, em Fortaleza (54º CBEn) e Porto Seguro (12º SENPE), respectivamente. É importante destacar que esse documento é o resultado do trabalho conjunto entre a ABEn, a representação de área na CAPES/CNPq, os coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e pesquisadores. Sua implementação pressupõe um trabalho articulado e concentrado em torno de objetivos comuns, com pontuação e avaliação permanente das estratégias de ação e resultados alcançados.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License