SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4I say no, she says yes: matrimonial violence according to male speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.58 no.4 Brasília July/Aug. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400001 

EDITORIAL

 

A Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem: um desafio a ser vencido

 

 

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Editor Científico

 

 

Hoje o acesso virtual à informação é uma necessidade notadamente para a área de Enfermagem, tanto para a formação de novos profissionais e educação permanente, como para a consolidação desta área de conhecimento. Criar bibliotecas virtuais em áreas da saúde parece ser o caminho para enfrentar este desafio.

A Associação Brasileira de Enfermagem- ABEn, através do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem CEPEn, iniciou esforços políticos ainda na década anterior para, através de parcerias, organizar uma base de dados que desse respostas às necessidades de informação da comunidade de enfermagem em nosso país. Paralelamente, a Biblioteca J.Baeta Vianna da UFMG, com o apoio da BIREME, organizou em 1988 a Base de Dados em Enfermagem BDEnf . Posteriormente, cria ainda a Sub-Rede Brasileira de Informação em Enfermagem - SuREnf, parte integrante da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde da BIREME/OPAS, dando um salto de qualidade para o armazenamento e a recuperação do material publicado na área.

Em continuidade à estas iniciativas e objetivando dar um salto de qualidade na disponibilização das informações para a área, inicia-se a construção da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Enfermagem. A partir de 2003, profissionais de diversas instituições coordenados pelo Prof. Dr. Francisco Lana da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, passam a reunirem-se para consolidar este projeto, disponibilizando uma versão preliminar dentro das Iniciativas em Desenvolvimento Brasil-Enfermagem no site da BIREME. O Projeto Final que será oficialmente entregue ao Diretor da BIREME durante o 57º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Goiânia, no próximo mês de novembro, é pois a concretização de um árduo processo de trabalho.

A BVS Enfermagem é composta por 13 sub-projetos interligados e coordenados por diferentes instituições, assim denominados:

 

 

As instituições envolvidas já iniciaram o desenvolvimento dos sub-projetos, viabilizando-os financeiramente, e buscando recursos junto aos parceiros e órgãos de fomento, estando previstos resultados iniciais já em 2006.

A disponibilização da informação ágil e segura para a área de Enfermagem constitui-se num benefício importante que dará um novo olhar para a produção deste conhecimento.

Parabéns a todo o Grupo de Trabalho e as instituições parceiras envolvidas por acreditarem nesse sonho!