SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Mothers' perception about homecare delivered to her low weight infant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.64 no.1 Brasília Jan./Feb. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100001 

EDITORIAL

 

O projeto científico da Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn

 

 

Ivone Evangelista CabralI; Telma Ribeiro GarciaII

IPresidente Nacional da ABEn (2010-2013). Diretora da REBEn
IIDiretora de Publicações e Comunicação Social da ABEn (2010-2013). Editora Científica da REBEn

 

 

Desde a criação da REBEn, em 1932, inicialmente com o nome de Annaes de Enfermagem, cada gestão da Associação Brasileira de Enfermagem tem buscado seu aprimoramento, esforçando-se para que a Revista não somente acompanhe, mas atenda as demandas próprias de cada tempo. A inclusão na coleção SciELO assegurou a visibilidade e a internacionalização da REBEn, despertando o interesse de autores estrangeiros, principalmente latino-americanos, para nela publicar os resultados de suas pesquisas.

Particularmente nos últimos oito anos, observou-se um crescimento acentuado da produção acadêmica, como resultado da expansão e interiorização dos cursos de pós-graduação em enfermagem no nosso país. O uso do sistema de submissão on-line incrementou a quantidade de originais submetidos por ano. Na atualidade, são publicados na REBEn 25 artigos a cada número, totalizando 150 por ano, dos quais 80% são resultantes de pesquisa. Os quantitativos apontam para a necessidade de ampliação de espaços de divulgação do conhecimento científico que tem sido gerado na área, para que outros pesquisadores e demais usuários do conhecimento, em um ciclo contínuo e inesgotável, o absorvam e inovem. A Associação Brasileira de Enfermagem, comprometida com o desenvolvimento cientifico e tecnológico e com a inovação, precisa responder à comunidade cientifica, oferecendo mais espaços para que se divulgue o conhecimento produzido.

Às vésperas da celebração dos 80 anos de existência da REBEn, apresentamos o seguinte Plano de Metas para o triênio 2010-2013: a) profissionalização dos procedimentos internos da secretaria do periódico e dinamização do processo avaliativo; b) estabelecimento de parcerias que possam acelerar o processo de inserção do periódico na comunidade cientifica internacional; c) estudo de viabilidade de publicação trilíngue; d) expansão da REBEn no formato eletrônico (e-REBEN); e) ampliação do número de artigos publicados por ano; f) ampliação da indexação para outras bases internacionais de elevado impacto.

Convidamos leitores, autores, conselho de editores, consultores ad hoc e todos os demais partícipes da editoração da REBEn a assumir, junto conosco, a responsabilidade social desse processo.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License