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Construção e validação de conteúdos clínicos para desenvolvimento de objetos de aprendizagem

RESUMO

Objetivo:

descrever o processo de construção e validação de conteúdos clínicos para objetos de aprendizagem em saúde, direcionados aos pacientes em tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Método:

estudo descritivo, metodológico. O desenvolvimento do roteiro e o storyboard foram fundamentados em evidências científicas e submetidos à apreciação de especialistas para validação de conteúdo. Verificou-se o índice de concordância, quantitativamente, e avaliaram-se qualitativamente as sugestões.

Resultados:

os itens descritos no roteiro foram aprovados por 99% dos especialistas peritos. As sugestões de ajustes foram inseridas, em sua totalidade, na versão final. O teste estatístico kappa free-marginal, para múltiplos avaliadores, apresentou valor igual a 0,68%, conferindo uma concordância substancial.

Conclusão:

os passos adotados no percurso de construção e validação do conteúdo para produção de material educativo destinado aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço mostraram-se adequados, relevantes e passíveis de serem utilizados em outras temáticas.

Descritores:
Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação; Educação em Saúde; Neoplasia de Cabeça e Pescoço

ABSTRACT

Objective:

to describe the process of construction and validation of clinical contents for health learning objects, aimed at patients in the treatment of head and neck cancer.

Method:

descriptive, methodological study. The development of the script and the storyboard were based on scientific evidence and submitted to the appreciation of specialists for validation of content. The agreement index was checked quantitatively and the suggestions were qualitatively evaluated.

Results:

The items described in the roadmap were approved by 99% of expert experts. The suggestions for adjustments were inserted in their entirety in the final version. The free-marginal kappa statistical test, for multiple evaluators, presented value equal to 0.68%, granting a substantial agreement.

Conclusion:

The steps taken in the construction and validation of the content for the production of educational material for patients with head and neck cancer were adequate, relevant and suitable for use in other subjects.

Descriptors:
Nursing; Nursing Care; Validation Studies; Health Education; Head and Neck Neoplasms

RESUMEN

Objetivo:

describir el proceso de construcción y validación de contenidos clínicos para objetos de aprendizaje en salud, direccionado a los pacientes en tratamiento de cáncer de cabeza y cuello.

Método:

estudio descriptivo, metodológico. El desarrollo del guion y storyboard fueron fundamentados en evidencias científicas, y sometidos a la apreciación de especialistas para validación de contenido. Se verificó el índice de concordancia, cuantitativamente, y se evaluaron cualitativamente las sugerencias.

Resultados:

los ítems descriptos en el guion fueron aprobados por 99% de los especialistas peritos. Las sugerencias de ajustes fueron inseridas en su totalidad en la versión final. El test estadístico kappa free-marginal para múltiplos evaluadores presentó valor igual a 0,68%, confiriendo una concordancia substancial.

Conclusión:

los pasos adoptados en el recorrido de construcción y validación del contenido para producción de material educativo destinado a los pacientes con cáncer de cabeza y cuello se mostraron adecuados, relevantes y pasibles de ser utilizados en otras temáticas.

Descriptores:
Enfermería; Cuidados de Enfermería; Estudios de Validación; Educación en Salud; Neoplasia de Cabeza y Cuello

INTRODUÇÃO

Há alguns anos, o câncer vem sendo considerado uma doença crônica. Essa mudança impôs novas exigências aos pacientes e aos familiares no que tange, por exemplo, ao gerenciamento dos próprios cuidados(11 Organización Panamericana de la Salud. Cuidados innovadores para las condiciones crónicas: organización y prestación de atención de alta calidad a las enfermedades crónicas no transmisibles en las Américas[Internet]. Washington: OPAS; 2013 [cited 2016 Nov 24]. Available from: http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=22257+&Itemid=270&lang=es
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). Novos modelos de manejo foram desenvolvidos, e o conceito de autogerenciamento (self-management) foi adotado como objetivo educacional a ser atingido por pacientes acometidos por doenças crônicas.

Nesse sentido, o autogerenciamento é um conceito que compreende a construção de habilidades que capacitam o paciente, o familiar e/ou o cuidador para a tomada de decisão sob aspectos do processo de adoecimento. É aplicável a problemas de naturezas distintas, sejam estes biológicos, psicossociais ou espirituais, numa relação de respeito e planejamento mútuo entre paciente, seus familiares e equipe de saúde, preferencialmente, interdisciplinar(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2255...
).

A educação em saúde direcionada para o autogerenciamento do paciente diagnosticado com câncer de cabeça e pescoço evidencia-se como favorecedora de processos adaptativos, uma vez que esse câncer gera, na grande maioria dos casos, alterações estruturais, funcionais e estéticas, irreversíveis. Invariavelmente, os pacientes são submetidos a múltiplos procedimentos terapêu­ticos, cirurgias, radioterapia e quimioterapia citotóxica(33 Fang CY, Heckman CJ. Informational and support needs of patients with head and neck cancer: current status and emerging issues. Cancer Head Neck[Internet]. 2016[cited 2016 Nov 24];1:15. Available from: https://cancersheadneck.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41199-016-0017-6
https://cancersheadneck.biomedcentral.co...
-44 Cruz FOAM, Ferreira EB, Vasques CI, Mata LRF, Reis PED. Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 24];24:e2706. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02706.pdf
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). A depender do estado avançado da doença ao diagnóstico, os procedimentos podem ser agressivos e resultar em desfigurações faciais, alterações na fala e na deglutição, permanência de traqueostomias, próteses e cateteres. Essas condições predizem uma pior qualidade de vida e uma maior prevalência de sintomas de ansiedade e depressão, com prejuízo significativo nos domínios físico, prático, social e emocional(33 Fang CY, Heckman CJ. Informational and support needs of patients with head and neck cancer: current status and emerging issues. Cancer Head Neck[Internet]. 2016[cited 2016 Nov 24];1:15. Available from: https://cancersheadneck.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41199-016-0017-6
https://cancersheadneck.biomedcentral.co...
-44 Cruz FOAM, Ferreira EB, Vasques CI, Mata LRF, Reis PED. Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 24];24:e2706. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02706.pdf
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).

Na fase de diagnóstico, muitos iniciam o tratamento oncológico sem consciência da repercussão, em longo prazo, dessas sequelas(55 Sawada NO, Paula JM, Sonobe HM, Zago MMF, Guerrero GP, Nicolussi AC. Depression, fatigue, and health-related quality of life in head and neck cancer patients: a prospective pilot study. Support Care Cancer[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];2:2705-11. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22302083
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2230...
-66 Paula JM, Sonobe HM, Nicolussi AC, Zago MMF, Sawada NO. Symptoms of depression in patients with cancer of the head and neck undergoing radiotherapy treatment: a prospective study. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2012 [cited 2016 Nov 24];20(2):[07 Telas]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/20.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/20.p...
). Essa falta de entendimento torna o processo de adaptação à nova realidade ainda mais complexo. Nesse sentido, evidências reforçam a importância da construção do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades relativas ao tratamento, auxiliando o paciente e o familiar na adaptação às novas condições, tornando-os ativos e participantes no processo de adoecimento(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
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,77 Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.). Contudo, é imprescindível que a assistência seja planejada, individualizada e humanizada(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
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,77 Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.).

Apesar disso, educar não é uma tarefa simples, portanto compreende a utilização de referências teórico-metodológicas próprias da pedagogia, para a qual muitos dos profissionais da saúde não estão preparados. A partir dessa análise, julgou-se oportuno selecionar, da ciência da pedagogia, ferramentas para a construção de material didático direcionado aos pacientes com cânceres de cabeça e pescoço e, ante essa perspectiva, validar conteúdos clínicos essencialmente necessários para a construção de objetos de aprendizagem. Assim, o conceito de objetos de aprendizagem (OAs), definidos como um recurso digital a ser utilizado para o ensino(88 Beck, R. J. Learning objects: what? Center for International Education. University of Wisconsin. Milwaukee. 2001.), foi introduzido nesse processo para favorecer a divisão dos conteúdos educacionais em pequenas partes, a serem reutilizadas em diferentes ambientes de aprendizagem(88 Beck, R. J. Learning objects: what? Center for International Education. University of Wisconsin. Milwaukee. 2001.).

Para o desenvolvimento dos OAs, é preciso definir as informações relevantes e importantes que deverão constar no conteúdo instrucional. Os objetivos educacionais a serem alcançados pela população alvo devem estar cuidadosamente descritos. Ademais, esse conteúdo deve ser atrativo, acessível e claro, bem como significativo e coerente com a realidade do usuário, além de apresentar um vocabulário adequado ao público-alvo, estimulando-o à reflexão(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
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,44 Cruz FOAM, Ferreira EB, Vasques CI, Mata LRF, Reis PED. Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 24];24:e2706. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02706.pdf
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,77 Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.). Na sequência, deve-se confeccionar um roteiro do objeto de aprendizagem e um storyboard, composto por cenas, no formato de desenhos, que traduzam o objeto. Esses desenhos aparecem, sequencialmente, de maneira similar a uma história em quadrinhos. Sua elaboração ajuda na visualização do produto final, podendo reduzir eventuais erros(88 Beck, R. J. Learning objects: what? Center for International Education. University of Wisconsin. Milwaukee. 2001.

9 Oliveira KA, Amaral MA, Bartholo VF. [An experience for the definition of storyboard to collaborative development of learning objects]. Ciênc Cognição [Internet]. 2010 [cited 2017 Feb 05]. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a03.pdf Portuguese
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v...
-1010 Costa FA. Concepção de sistemas de formação multimédia: elaboraçao de um guião de autor [Internet]. 1998[cited 2017 Feb 05]. Available from: http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/fcosta/guiautor.htm
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).

Diante do exposto, a proposta deste estudo foi descrever o processo de construção e validação de conteúdos clínicos reconhecidos pelos especialistas como essenciais para objetos de aprendizagem em saúde, direcionado aos pacientes em tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

MÉTODO

Aspectos éticos

A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo - Plataforma Brasil. Os especialistas peritos que concordaram em participar da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Nele, foram informados dos objetivos do estudo, do tipo de participação desejada e de que poderiam desistir de participar da pesquisa a qualquer momento, se assim o desejassem. Tiveram também garantia de anonimato e sigilo quanto às informações prestadas(1111 Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012[Internet]. Brasília, 2012[cited 2017 Feb 05]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
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).

Desenho, local do estudo e período

Trata-se de um estudo descritivo, metodológico(77 Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.), constituído por duas etapas: desenvolvimento do material e validação, por meio de um júri de especialistas peritos. O local de idealização do projeto foi o ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo. O período de realização foi de novembro de 2014 a fevereiro de 2015.

Amostra: critérios de elegibilidade dos profissionais para composição do júri de especialistas peritos

Elegeram-se como especialistas peritos aqueles que atenderam aos critérios (adaptados) propostos por Fehring(1212 Fehring RJ. Methods to validate nursing diagnoses. Heart Lung J Crit Care [Internet]. St Louis; 1987 [cited 2016 Nov 24];16(6):625-629. Available from: http://epublications.marquette.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1026&context=nursing_fac
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). Destaca-se que a classificação desenvolvida por Fehring(1212 Fehring RJ. Methods to validate nursing diagnoses. Heart Lung J Crit Care [Internet]. St Louis; 1987 [cited 2016 Nov 24];16(6):625-629. Available from: http://epublications.marquette.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1026&context=nursing_fac
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) refere-se à realidade norte-americana, cuja formação dos profissionais difere da brasileira, o que implica possíveis inconsistências quando os critérios são transportados para a realidade brasileira de qualificação profissional, ainda muito deficiente em muitos estados do País(1313 Melo RP, Moreira RP, Fontenele FC, Aguiar ASC, Joventino ES, Carvalho EC. Critéria for selection of experts for validation studies of nursing phenomena. Rev Rene [Internet]. 2011[cited 2016 Nov 24];12(2):424-31. Available from: http://www.revistarene.ufc.br/vol12n2_pdf/a26v12n2.pdf
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). Assim, realizou-se uma adaptação no presente estudo, especificando-se, na área de interesse, profissionais de saúde integrantes da equipe multidisciplinar em oncologia e/ou cirurgia de cabeça e pescoço. A pontuação mínima estabelecida para participação foi mantida em cinco pontos. Os critérios foram: titulação de mestre (4 pontos); titulação de mestre na área de interesse (1 ponto); publicação de pesquisa relevante para a área de interesse (2 pontos); publicação de artigo sobre o tema em periódico indexado (2 pontos); ter doutorado na área do estudo (2 pontos); tese de doutorado na área do estudo (2 pontos); prática clínica recente, no mínimo, um ano na temática abordada (2 pontos); e ter capacitação (especialização) na área de interesse do estudo (2 pontos). Nos critérios de titulação (mestrado e doutorado), o profissional recebeu pontos adicionais se, além do título, também este fosse na área de interesse (oncologia e cirurgia de cabeça e pescoço), favorecendo a constituição de um júri com experiência profissional aprofundada na área de conhecimento do estudo.

Os especialistas foram selecionados por meio da amostragem bola de neve(77 Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.). Após a indicação, era realizada consulta ao Currículo Lattes para verificar a adequação do especialista aos critérios de seleção para este estudo. Foram selecionados 14 profissionais, sendo três enfermeiros, três fonoaudiólogos, três médicos, dois nutricionistas, dois dentistas e um psicólogo. Dentre os convidados, 11 responderam ao aceite e preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), entretanto oito (n=8) responderam ao questionário no tempo proposto de 60 dias, e as profissões representadas foram: um enfermeiro; um médico; um dentista; três fonoaudiólogos; e um psicólogo.

Protocolo do estudo

O estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira destinou-se à construção do roteiro, para ser validado, e à do storyboard, contendo a descrição detalhada do conteúdo a ser trabalhado, com a definição de cenas e os áudios utilizados. Para a elaboração dos materiais supracitados, seguiu-se um conjunto de etapas sugeridas para aplicações educacionais, a saber: análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e distribuição(1010 Costa FA. Concepção de sistemas de formação multimédia: elaboraçao de um guião de autor [Internet]. 1998[cited 2017 Feb 05]. Available from: http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/fcosta/guiautor.htm
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,1414 Falkembach GAM. Conception and development of digital educational material. RENOTE[Internet]. 2005 [cited 2016 Nov 24];3(1):1-15. Available from: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13742/7970
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). Ressalta-se que, na presente investigação, executaram-se as etapas de análise, planejamento e modelagem.

Na segunda etapa, procedeu-se a validação de conteúdo do roteiro e storyboard, pelo júri de especialistas peritos. Os participantes foram instruídos quanto ao preenchimento dos instrumentos compostos por dados sociodemográficos, formação acadêmica, atuação profissional e instrumento de validação.

O instrumento de validação foi elaborado considerando-se a literatura sobre estudos de validação(44 Cruz FOAM, Ferreira EB, Vasques CI, Mata LRF, Reis PED. Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 24];24:e2706. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02706.pdf
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,1515 Ferreira MVF. Curativo do cateter venoso central: subsídios para o ensino e a assistência de enfermagem. Ribeirão Preto. [Tese] Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2013. ) e um instrumento de coleta de dados presente em estudo similar, cujo uso foi autorizado pela autora, ante solicitação por escrito(1616 Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. 2011[cited 2016 Nov 24];16(7):3061-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf
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). O instrumento foi dividido em quatro blocos: objetivos, conteúdos, linguagem verbal e inclusão de tópicos, perfazendo um total de 28 questões fechadas, classificadas em uma escala tipo Likert 0-5, "concordo fortemente (CF)", "concordo (C)", "discordo (D)", "discordo fortemente (DF)" ou "não se aplica (NA)". Ao final, havia um espaço livre para comentários e sugestões.

Seguindo as recomendações da literatura, com a finalidade de avaliar a compreensão e a clareza dos itens, realizou-se o pré-teste do questionário, que, posteriormente, foi distribuído aos sujeitos do estudo. O pré-teste foi realizado com cinco profissionais, de acordo com conveniência, vinculados à área da Oncologia, que leram o questionário e foram instruídos a analisar a compreensibilidade, a exequibilidade e a legibilidade. As sugestões foram incorporadas à pesquisa.

Análise dos resultados e estatística

Os dados obtidos foram compilados no software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0. Para determinar a pertinência de cada item abordado no instrumento de validação, foi considerado o índice de concordância mínimo de 80% entre os peritos(1717 Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biomet[Internet]. 1977 [cited 2016 Nov 24];33:159-74. Available from: http://www.dentalage.co.uk/wp-content/uploads/2014/09/landis_jr__koch_gg_1977_kappa_and_observer_agreement.pdf
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).

Também foi aplicado o teste de concordância kappa free-marginal para múltiplos avaliadores, com o intuito de mensurar o grau de concordância além do que seria esperado tão somente pelo acaso. Essa medida de concordância tem como valor máximo um, que representa total concordância. Valores próximos e até abaixo de zero indicam nenhuma concordância(1818 Galbiatti ALS, Maníglia JV, Rodrigues CDS, Pavarino EC, Bertollo EMG. Head and neck cancer: causes, prevention and treatment. Braz J Otorhinolaryngol[Internet]. 2013 [cited 2017 Feb 23];79(2):239-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/bjorl/v79n2/en_v79n2a18.pdf
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).

RESULTADOS

Etapa 1: Construção do roteiro e storyboard

Os passos descritos em estudos preliminares foram utilizados para a construção do roteiro e do storyboard(99 Oliveira KA, Amaral MA, Bartholo VF. [An experience for the definition of storyboard to collaborative development of learning objects]. Ciênc Cognição [Internet]. 2010 [cited 2017 Feb 05]. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a03.pdf Portuguese
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v...
-1010 Costa FA. Concepção de sistemas de formação multimédia: elaboraçao de um guião de autor [Internet]. 1998[cited 2017 Feb 05]. Available from: http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/fcosta/guiautor.htm
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,1414 Falkembach GAM. Conception and development of digital educational material. RENOTE[Internet]. 2005 [cited 2016 Nov 24];3(1):1-15. Available from: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13742/7970
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). Ademais, foi realizada revisão da literatura, que incluiu a seleção de artigos de periódicos e livros-texto específicos das áreas de interesse. Consultaram-se as bases de dados Lilacs e Medline, com os descritores combinados "neoplasia de cabeça e pescoço", "cuidados de enfermagem" e "educação em saúde", selecionando-se cinco manuscritos, em período compreendido entre janeiro de 2010 a fevereiro de 2015(55 Sawada NO, Paula JM, Sonobe HM, Zago MMF, Guerrero GP, Nicolussi AC. Depression, fatigue, and health-related quality of life in head and neck cancer patients: a prospective pilot study. Support Care Cancer[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];2:2705-11. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22302083
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2230...
-66 Paula JM, Sonobe HM, Nicolussi AC, Zago MMF, Sawada NO. Symptoms of depression in patients with cancer of the head and neck undergoing radiotherapy treatment: a prospective study. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2012 [cited 2016 Nov 24];20(2):[07 Telas]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/20.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/20.p...
,1919 Raimundo DD, Guedes MTS, Luzial NS, Peixoto MGS, Santos MCM, Silva CC. Nursing care for clients with cancer in the head and neck with emphasis on tumors of the oral cavity in the state of Rio de Janeiro. Rev Pesqu Cuid Fundam [Internet]. 2014 [cited 2017 Feb 19];6(4):1496-504. Available from: http://pesquisa.bvsalud.org/enfermagem/resource/pt/bde-25825
http://pesquisa.bvsalud.org/enfermagem/r...

20 Silva LSL, Pinto MH, Zago MMF. Laryngectomized in postoperative period: the nursing care. Rev Bras Cancerol [Internet]. 2002[cited 2017 Feb 19];48(2):213-21. Available from: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_48/v02/pdf/artigo1.pdf
http://www1.inca.gov.br/rbc/n_48/v02/pdf...

21 Walder F. Câncer de boca. In Ganança FF, Pontes P. Manual de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Barueri: Manoele; 2010. p.1298-322.
-2222 Cervanates O, Takimoto RM. Câncer de laringe. In Ganança FF, Pontes P. Manual de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Barueri: Manoele; 2010. p.1267-279.). Os livros-texto selecionados foram publicados entre 2008 e 2010, todos relacionados à especialidade de otorrinolaringologia e/ou aos cânceres de cabeça e pescoço(2121 Walder F. Câncer de boca. In Ganança FF, Pontes P. Manual de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Barueri: Manoele; 2010. p.1298-322.

22 Cervanates O, Takimoto RM. Câncer de laringe. In Ganança FF, Pontes P. Manual de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Barueri: Manoele; 2010. p.1267-279.

23 Salvajoli JV, Silva MLG. Principios da radioterapia. In Parise O, Kowalski LP, Lehn C. Câncer de cabeça e pescoço: diagnóstico e tratamento. São Paulo: Âmbito; 2008. p.32-38.
-2424 Frederico MHH, Junior GC, Snitcovsky IML. Príncipios da quimioterapia em carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço. In Parise O, Kowalski LP, Lehn C. Câncer de cabeça e pescoço: diagnóstico e tratamento. São Paulo: Âmbito; 2008. p.39-44.).

CONSTRUÇÃO

1) Análise e planejamento: definição dos objetivos, conteúdo, público-alvo, possíveis tipos de OAs a serem desenvolvidos, quando, onde e como esses OAs poderão ser apresentados, recursos necessários para o desenvolvimento, orçamento disponível e os resultados esperados(1010 Costa FA. Concepção de sistemas de formação multimédia: elaboraçao de um guião de autor [Internet]. 1998[cited 2017 Feb 05]. Available from: http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/fcosta/guiautor.htm
http://www.minerva.uevora.pt/simposio/co...
,1414 Falkembach GAM. Conception and development of digital educational material. RENOTE[Internet]. 2005 [cited 2016 Nov 24];3(1):1-15. Available from: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13742/7970
http://seer.ufrgs.br/renote/article/view...
).

O conceito de autogerenciamento e a Teoria Cognitivista Construtivista, apoiados na metodologia freireana, compuseram o eixo de articulação dos objetivos com os conteúdos de aprendizagem(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2255...
,2525 Freire, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1996. -2626 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1999.). A escolha desses conceitos e referências justificou-se pelos princípios da dialogicidade, como exercício vivo de diálogo, da capacidade do ser adulto de responsabilizar-se pelo seu cuidado quando devidamente esclarecido e capacitado, bem como do livre arbítrio para escolher suas decisões(2626 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1999.).

Modelagem: elaboração do conteúdo para o roteiro e storyboard, cujo propósito é explicar ao paciente com câncer de cabeça e pescoço, seus familiares e cuidadores as etapas do tratamento oncológico e os cuidados necessários para a manutenção da saúde. Do levantamento geral dos conteúdos pertinentes, emergiram três seções de orientação, nas quais foram destacados os conceitos sobre o que é câncer e o câncer de cabeça e pescoço, os tratamentos disponíveis e alta hospitalar: cuidados específicos no domicílio (vide Quadro 1).

Quadro 1
Conteúdos selecionados após revisão de literatura para definição das orientações apresentadas no roteiro, São Paulo, Brasil, 2016

3) Implementação: proposição da mídia a ser utilizada, tendo a opção de escolha entre folhetos ou cartilhas, vídeos, podcast e infográfico. Após definição, será necessário formatar, incluir figuras, sons, imagens e animações, sempre que pertinentes.

4) Avaliação: realização dos testes para verificação de informações e correção de erros de conteúdo e gramática.

5) Distribuição: descrição das estratégias adotadas para distribuição do material desenvolvido.

Etapa 2: Validação de conteúdo

Caracterização do grupo de especialistas peritos

De acordo com a classificação Fehring(1212 Fehring RJ. Methods to validate nursing diagnoses. Heart Lung J Crit Care [Internet]. St Louis; 1987 [cited 2016 Nov 24];16(6):625-629. Available from: http://epublications.marquette.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1026&context=nursing_fac
http://epublications.marquette.edu/cgi/v...
), adotada para seleção dos especialistas peritos, observou-se uma excelente classificação. Os avaliadores pontuaram entre 7 e 12, sendo que cinco profissionais (62,5%) totalizaram 7 pontos; um profissional (12,5%), 9 pontos; um profissional (12,5%), 11 pontos; e um profissional (12,5%), 12 pontos.

Os especialistas eram, em sua maioria, do sexo feminino (75%), com idade entre 32 e 60 anos (M=49 anos, DP=7,9), com tempo de formação entre 12 e 38 anos (M=28 anos, DP=8,8). O perfil profissional indicou sete mestres, oito doutores e uma pós-doutora. Com relação à ocupação atual, quatro profissionais se dedicavam exclusivamente à docência e à pesquisa e quatro exerciam atividades assistenciais. Destes, seis atuam em instituições privadas e dois, em instituições públicas. Todos residem e atuam profissionalmente na Região Sudeste do Brasil.

Procedimento de validação do roteiro adotado

As respostas dadas aos itens do instrumento de avaliação (objetivos, conteúdo, linguagem verbal e inclusão de tópicos) foram analisadas de forma quantitativa. Na avaliação dos objetivos, houve o relato de que o roteiro era interessante, relevante e adequado ao público-alvo. O bloco foi composto por três questões, e todos os itens de avaliação alcançaram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 100%, conforme demonstrado na Tabela 1.

Tabela 1
Respostas dos peritos relacionadas à validação do roteiro e storyboard do material educativo: objetivos, São Paulo, Brasil, 2016

No segundo bloco de avaliação, referente ao conteúdo, os peritos relataram que seria importante incluir a necessidade da higiene das mãos, dos alimentos e dos utensílios anteriormente ao preparo da dieta enteral, bem como o correto acondicionamento de dietas caseiras ou industrializadas após abertas. O bloco foi composto por 14 itens de avaliação, e o IVC alcançado foi de 99,1%, conforme demonstrado na Tabela 2.

Tabela 2
Respostas dos peritos relacionadas à validação do roteiro e storyboard do material educativo: conteúdo, São Paulo, Brasil, 2016

No terceiro bloco, os peritos avaliaram a linguagem verbal utilizada no material, de modo que um perito recomendou evitar sentenças longas, para facilitar a compreensão. O bloco foi composto por dois itens de avaliação, e o IVC alcançado foi de 93,7%, conforme demonstrado na Tabela 3.

Tabela 3
Respostas dos peritos relacionadas à validação: linguagem verbal, São Paulo, Brasil, 2016

O último bloco de avaliação, destinado à inclusão de tópicos, foi composto por nove itens. Para os peritos, a inclusão de tópicos estava adequada, atualizada e de acordo com as recomendações científicas vigentes. O IVC alcançado foi de 100%, conforme descrito na Tabela 4.

Tabela 4
Respostas dos peritos relacionadas à validação: inclusão de tópicos, São Paulo, Brasil, 2016

O instrumento de validação do roteiro, composto por quatro blocos, contendo 28 itens, perfez um total de 224 respostas. Não houve sinalização da alternativa "discordo fortemente". Ademais, o Índice de Validade de conteúdo global da tecnologia educativa foi de 99%(1616 Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. 2011[cited 2016 Nov 24];16(7):3061-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pd...
). A avaliação das sugestões dos especialistas foram acatadas, em sua totalidade, para adequação do conteúdo, ou seja, os itens higiene das mãos, alimentos e utensílios durante a alimentação enteral, assim como o correto acondicionamento das dietas industrializadas após abertas e sobre evitar sentenças longas.

Na avaliação da concordância entre os juízes, realizada por meio da estatística kappa free-marginal para múltiplos avaliadores(1717 Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biomet[Internet]. 1977 [cited 2016 Nov 24];33:159-74. Available from: http://www.dentalage.co.uk/wp-content/uploads/2014/09/landis_jr__koch_gg_1977_kappa_and_observer_agreement.pdf
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), o valor encontrado foi de 0,68% que, de acordo com Landis JR e Koch GG(1717 Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biomet[Internet]. 1977 [cited 2016 Nov 24];33:159-74. Available from: http://www.dentalage.co.uk/wp-content/uploads/2014/09/landis_jr__koch_gg_1977_kappa_and_observer_agreement.pdf
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), trata-se de uma concordância substancial.

DISCUSSÃO

A escolha do tema para a construção e a validação do roteiro e do storyboard, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem, surgiu a partir de reflexões acerca do impacto do câncer de cabeça e pescoço na vida dos pacientes e familiares, seja pelas mudanças ocasionadas pela própria doença, seja pelas modificações anatômicas e fisiológicas causadas pelo tratamento.

Nesse contexto, a promoção de atividades educativas torna-se fundamental para o fornecimento de orientações acerca do tratamento e das medidas de autogerenciamento necessárias para prevenir ou minimizar seus efeitos adversos, sendo os objetos de aprendizagem ferramentas importantes para guiar e sistematizar tais ações(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2255...
,77 Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.-88 Beck, R. J. Learning objects: what? Center for International Education. University of Wisconsin. Milwaukee. 2001.,2727 Pereira AC, Soares VL, Russo TMS, Teles AAS, Lenza NFB, Sonobe HM. Pre-operative education in the perspective of cancer patients. Rev Enferm UDPE [Internet]. 2016 [cited 2017 Feb 19];10(2):449-56. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/7677
http://www.revista.ufpe.br/revistaenferm...
).

Os materiais educativos em saúde, quando comprovadamente validados cientificamente e empregados também de forma adequada, ou seja, inseridos e integrados no planejamento da assistência à saúde, são aliados para a construção de literária em saúde, em pessoas, grupos ou populações(2727 Pereira AC, Soares VL, Russo TMS, Teles AAS, Lenza NFB, Sonobe HM. Pre-operative education in the perspective of cancer patients. Rev Enferm UDPE [Internet]. 2016 [cited 2017 Feb 19];10(2):449-56. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/7677
http://www.revista.ufpe.br/revistaenferm...
-29). Uma vez que conceitos e condutas corretos em relação ao cuidado nos estados de saúde e, principalmente de doença, são devidamente preparados e veiculados na população, obtém-se, ao longo do tempo, um retorno positivo nos indicadores epidemiológicos(2828 Antunes ML. A literacia em saúde: investimento na promoção da saúde e na racionalização de custos. In: As bibliotecas da saúde, que futuro? Actas das XI Jornadas APDIS, 27 e 28 de março de 2014 [Internet]. Lisboa: APDIS; 2014[cited 2017 Feb 5]:123-33. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3582
http://hdl.handle.net/10400.21/3582...
). Sendo assim, debruçar-se sobre a tarefa de construir e validar conteúdos que conformam os materiais educativos passa a assumir relevância numa sociedade que prima por diminuir seus índices de incidência em doenças cujos fatores de risco estão relacionados aos comportamentos sociais(2828 Antunes ML. A literacia em saúde: investimento na promoção da saúde e na racionalização de custos. In: As bibliotecas da saúde, que futuro? Actas das XI Jornadas APDIS, 27 e 28 de março de 2014 [Internet]. Lisboa: APDIS; 2014[cited 2017 Feb 5]:123-33. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3582
http://hdl.handle.net/10400.21/3582...
).

Na fase da seleção de conteúdo, a revisão de literatura possibilitou a listagem dos conteúdos e a construção de justificativas, confirmando o roteiro educativo. A modelagem permitiu a tradução das informações relevantes em uma linguagem simples e de fácil entendimento. Imagens de situações reais vividas pelos pacientes foram inseridas no storyboard, favorecendo a interlocução entre profissional e paciente. Ressalta-se que a utilização de métodos de apoio educacional durante o tratamento favorecem a adaptação do paciente e de sua família às novas condições e os tornam ativos e participantes no processo de adoecimento pelo câncer(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2255...
).

Em relação ao processo de validação, a diversidade de profissionais peritos mostrou-se propícia, uma vez que agrupou avaliações de diferentes especialidades sobre a temática abordada no material. Tratou-se, portanto, de um trabalho multidisciplinar e complementar, conforme recomendado por estudos preliminares(44 Cruz FOAM, Ferreira EB, Vasques CI, Mata LRF, Reis PED. Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 24];24:e2706. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02706.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1...
,1616 Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. 2011[cited 2016 Nov 24];16(7):3061-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pd...
). Nessa perspectiva, a abordagem multidisciplinar é fundamental no tratamento dos pacientes, tendo em vista a complexidade das modalidades terapêuticas e possíveis complicações que podem ocorrer.

Na validação de conteúdo do material educativo, os peritos consideraram os temas e conteúdos propostos relevantes e oportunos para as ações educativas junto aos pacientes, familiares e cuidadores. Na validação de conteúdo do material educativo, os peritos consideraram os temas e os conteúdos propostos relevantes e oportunos para as ações educativas junto aos pacientes, familiares e cuidadores. Essa etapa ratificou e validou a finalidade do roteiro desenvolvido, os objetivos a serem alcançados, o conteúdo dos temas, a linguagem verbal utilizada e a inclusão e a estruturação dos tópicos. As modificações sugeridas pelos peritos foram acatadas e realizadas, porque contribuíam qualitativamente e expressavam o comprometimento de cada profissional com a ação educativa efetiva.

O serviço de saúde deve-se organizar e priorizar a educação em saúde voltada para as necessidades da população, utilizando estratégias de ensino diversificadas e que favoreçam o interesse e o entendimento da população sobre as mais diversas temáticas. Para a efetividade da ação educativa, deve-se considerar que as tecnologias que dinamizam as atividades educativas (individuais ou grupais) tornam-se relevantes e necessárias, em especial quando o objetivo é instrumentalizar o paciente, a família e/ou cuidadores para o autogerenciamento e a tomada de decisões(22 Schulman-Green D, Jaser S, Martin F, Alonzo A, Grey M, McCorkle R, et al. Processes of self-management in chronic illness. J Nurs Scholarsh[Internet]. 2012[cited 2016 Nov 24];44(2):136-44. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22551013
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-33 Fang CY, Heckman CJ. Informational and support needs of patients with head and neck cancer: current status and emerging issues. Cancer Head Neck[Internet]. 2016[cited 2016 Nov 24];1:15. Available from: https://cancersheadneck.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41199-016-0017-6
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,88 Beck, R. J. Learning objects: what? Center for International Education. University of Wisconsin. Milwaukee. 2001.).

Considerando que grande parte dos pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço apresenta baixa escolaridade e que, durante o tratamento oncológico, as mudanças de hábitos de vida se tornam necessárias, principalmente no que tange ao abandono do tabaco e do álcool e na adoção de hábitos alimentares saudáveis, ações que instrumentalizam a busca por redes de apoio e que fortalecem o paciente e seus familiares para o enfrentamento dos desafios são imprescindíveis para a qualidade assistencial e devem ser instituídas precocemente. Ademais, é usual que a demanda por cuidados específicos e complexos tenda a aumentar no transcorrer do tratamento dos pacientes com cânceres de cabeça e pescoço, a depender dos tratamentos empregados e da própria evolução da doença(1818 Galbiatti ALS, Maníglia JV, Rodrigues CDS, Pavarino EC, Bertollo EMG. Head and neck cancer: causes, prevention and treatment. Braz J Otorhinolaryngol[Internet]. 2013 [cited 2017 Feb 23];79(2):239-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/bjorl/v79n2/en_v79n2a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/bjorl/v79n2/en_...
).

Portanto, a transmissão de informação sobre saúde é mais eficaz quando os seus conteúdos são especificamente desenhados para uma pessoa ou para um grupo populacional e quando a mensagem é bem delimitada, realçando os benefícios (ganhos) e os custos (perdas) associados aos comportamentos e às tomadas de decisão. Além disso, essas informações devem ser transmitidas por meio de estratégias de ensino diversificadas em termos didáticos e tecnológicos que mobilizem a atenção e motivem sua utilização(2525 Freire, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1996. -2626 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1999.).

Limitações do estudo

Entre as limitações deste estudo, destaca-se a conformação final do júri de especialistas e a ausência da validação externa. Apesar de profissionais de diferentes áreas terem sido selecionados, incluindo os da pedagogia e da comunicação, estes não compuseram a amostra final por não responderem às condições estabelecidas. Sugere-se que, no processo de seleção, amplie-se o número desses profissionais, para suprirem ausências. Outra fragilidade é a ausência da validação desse material pela população alvo, que deverá ser ratificada em estudos futuros.

Contribuições para a área da Enfermagem, saúde ou política pública

Com relação à aplicabilidade prática, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de materiais educativos baseados em tecnologia educacional, os quais poderão ser distribuídos via world wide web, favorecendo o acesso à informação por meio de computadores e dispositivos de comunicação móvel, conectados à Internet, resultando em uma importante contribuição social para pacientes e familiares tratados em todo território nacional.

CONCLUSÃO

A realização deste estudo possibilitou apresentar o processo de construção e validação de um roteiro e de um storyboard destinados à construção de objetos de aprendizagem, fundamentados em conhecimento científico, disponível na literatura atual, bem como pelas sugestões de especialistas peritos na área do estudo, os quais contribuíram para a versão final do referido material.

A metodologia empregada mostrou-se capaz de subsidiar a elaboração de conteúdo atrativo e compreensivo, o que pode facilitar na elaboração de diversos objetos de aprendizagem, como folhetos e cartilhas, vídeos, podcast e infográfico entre outras.

O roteiro e o storyboard foram validados segundo objetivos, conteúdo, linguagem verbal e inclusão de tópicos, sendo considerados relevantes para o desenvolvimento de tecnologias educativas a serem aplicadas junto aos pacientes, familiares e cuidados durante o tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Acreditando que nenhum conhecimento é finito e inflexível, propõe-se a realização de revisões do conteúdo do roteiro educativo, com base em novas evidências científicas e demandas de conhecimento apresentadas pelo público-alvo e por seus acompanhantes.

  • FOMENTO
    Esta investigação integra o projeto de pesquisa auxiliado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, Número do processo: 2015/09139-7.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2018

Histórico

  • Recebido
    20 Jan 2017
  • Aceito
    16 Abr 2017
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