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A percepção dos estudantes de Enfermagem sobre o cuidado humanizado: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar as produções do conhecimento sobre a percepção dos estudantes de Enfermagem acerca do cuidado humanizado.

Método:

Estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa. Utilizando-se para seleção as bases Pubmed, Lilacs, Cuiden e a biblioteca virtual SciELO, no mês de outubro de 2017, com o uso dos descritores em saúde "estudantes de Enfermagem", "percepção" e "humanização da assistência", nos idiomas português, inglês e espanhol.

Resultados:

Foram incluídos apenas oito estudos que se adequaram aos objetivos do estudo, onde a maioria retrata a realidade brasileira.

Conclusão:

Tendo em vista a atual discussão da sociedade sobre a temática e a escassez de publicações, fica clara a necessidade de adequação do campo acadêmico às queixas da sociedade, bem como a reflexão do porquê a problemática não ter uma abordagem significativa no cenário internacional.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Percepção; Cuidado; Humanização da Assistência; Pesquisa

ABSTRACT

Objective:

To analyze the productions of knowledge about the students' perception of humanized care.

Method:

Study of bibliographical revision of the integrative type. The databases Pubmed, Lilacs, Cuiden and the SciELO virtual library were chosen for selection in October 2017, using the health descriptors "Students, Nursing", "Perception" and "Humanization of assistance", in the languages Portuguese, English and Spanish.

Results:

Only eight studies were included that met the objectives of the study, where the majority portrays the Brazilian reality.

Conclusion:

Given the current discussion of society on the subject and the scarcity of publications, it is clear the need to adapt the academic field to complaints of society, as well as reflection of why the problem does not have a significant approach in international setting.

Descriptors:
Students, Nursing; Perception; Care; Humanization of Assistance; Research

RESUMEN

Objetivo:

Analizar las producciones del conocimiento sobre la percepción de los estudiantes de Enfermería acerca del cuidado humanizado.

Método:

Estudio de revisión bibliográfica del tipo integrativa. Se utilizó para la selección de los artículos las bases Pubmed, Lilacs, Cuiden y la biblioteca virtual SciELO, en el mes de Octubre de 2017, con el uso de los descriptores en salud "estudiantes de Enfermería", "percepción" y "humanización de la asistencia", en los idiomas portugués, inglés y español.

Resultados:

Se incluyeron sólo ocho estudios que se adecuaron a los objetivos del estudio, y la mayoría retrata la realidad brasileña.

Conclusión:

En vista de la actual discusión de la sociedad sobre la temática y la escasez de publicaciones, es clara la necesidad de adecuación del campo académico a las quejas de la sociedad, así como la reflexión del por qué la problemática no tiene un enfoque significativo en el escenario internacional.

Descriptores:
Estudiantes de Enfermería; Percepción; Cuidado; Humanización de la Asistencia; Investigación

INTRODUÇÃO

Atualmente, estamos observando uma mudança na sociedade brasileira, no que diz respeito à busca por seus direitos. Condutas inadequadas, que ferem os direitos e/ou causam danos a outrem, em qualquer contexto social, mas que culturalmente era aceitas e normalizadas, hoje passam por revisão. Deste modo, a área da saúde vem sendo alvo de grandes discussões no que se refere à conduta dos profissionais, que vão do nível elementar, ao mais especializado(11 Nations KM, Gomes AMA. Patients' complaints of verbal abuse by health professionals during hospital care in Northeast Brazil. Cad Saúde Pública[Internet]. 2007[cited 2017 Feb 09];23(9):2103-12. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000900018
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007...
).

Há anos a humanização vem sendo posta em pauta, sendo evidenciada com a criação da Política Nacional de Humanização (PNH), em 2003. Tal política tem como objetivo a humanização dos serviços de saúde, por meio da viabilização de práticas que venham a modificar o gerenciamento e o cuidado(22 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.).

Neste cenário, insere-se a Enfermagem, que é a profissão que se destaca pela arte e ciência do cuidar(33 Silva LWS, Nazário NO, Silva DS, Martins CR. Art in nursing: initiating a reflexive dialogue. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2005[cited 2017 Oct 20];14(1):120-3. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000100016
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005...
), sendo o período de formação destes profissionais primordial para nortear o molde da conduta profissional.

No Brasil, os cursos de Enfermagem são baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCNCGE), instituídas pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001(44 Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001.).

A DCNCGE versa sobre o perfil dos egressos, competência e habilidades dos mesmos, bem como de outros pontos relativos ao curso, sendo a humanização relatada como competência que o profissional deve possuir no exercício da profissão(44 Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001.).

Destarte é imprescindível termos ciência da percepção do aluno de Enfermagem sobre os seguintes pontos: o que é humanização da assistência; que condutas são empregadas para por em prática a humanização e o posicionamento da academia ao qual estão inseridos sobre a referida temática. A averiguação destes tópicos é importante, pois além do estudante de hoje ser o profissional de amanhã, há divergências entre teoria e prática, sendo estas inerentes do contexto acadêmico evidenciando que a formação em consonância com a realidade de trabalho está intimamente relacionada à qualidade da assistência prestada(55 Ortega MCB, Cecagno D, Llor AMS, Siqueira HCH, Montesinos MJL, Soler LM. Academic training of nursing professionals and its relevance to the workplace. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2015[cited 2017 Nov 06];23(3):404-10. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0432.2569
http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0432...
).

Atualmente, insere-se o conhecimento e inicia-se a prática que será executada no futuro, ou seja, a percepção do hoje estará ligada à prática futura, justificando a importância de conhecer a percepção dos discentes, afim de que se possa executar um mecanismo para aprimorar tais conhecimentos, colaborando para a melhora da prática assistencial, uma vez que o aluno de hoje é o profissional de amanhã(66 Bracarense CF, Duarte JMG, Soares HM, Côrtes RM, Simões ALA. La humanización en el proceso de formación académica de los profesionales de la salud. Cultura Cuid[Internet]. 2014[cited 2017 Nov 06];18(40):72-81. Available from: http://dx.doi.org/10.7184/cuid.2014.40.10. 10.7184/cuid.2014.40.10
http://dx.doi.org/10.7184/cuid.2014.40.1...
).

OBJETIVO

Analisar as produções do conhecimento sobre a percepção dos estudantes de Enfermagem acerca do cuidado humanizado.

MÉTODO

Aspectos éticos

Por tratar-se de uma pesquisa que não envolve seres humanos, o referido trabalho não precisou passar por apreciação ética(77 Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Available from: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html
http://www.conselho.saude.gov.br/web_com...
).

Tipo de estudo

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa, que tem por finalidade o levantamento de pesquisas relacionadas à temática(88 Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2014[cited 2017 Nov 06];48(2):335-45. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342014...
-99 Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Integrative Review versus Systematic Review. Rev Min Enferm[Internet]. 2014[cited 2017 Nov 06];18(1):1-260. Available from: http://reme.org.br/artigo/detalhes/904
http://reme.org.br/artigo/detalhes/904...
), traçando um panorama, evolução e possibilidades futuras de investigação a cerca da temática.

Foram realizados os seis passos da revisão integrativa, que são eles: 1) desenvolvimento da pergunta de pesquisa; 2) busca na literatura; 3) coleta de dados; 4) análise crítica dos artigos incluídos; 5) discussão dos resultados; e 6) apresentação da revisão integrativa(1010 Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? how to do it? Einstein[Internet]. 2010[cited 2017 Nov 06];8(1):102-6. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134
http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010...
).

A pergunta de pesquisa deste estudo é a seguinte sentença: Como os estudantes de Enfermagem percebem a humanização da assistência?

Procedimentos metodológicos

A busca foi realizada nas bases de dados Pubmed, Lilacs - via Blibioteca Virtual em Saúde (BVS), Cuiden e a biblioteca virtual SciELO.

Coleta e organização dos dados

Para a estratégia de busca, foram escolhidos os descritores em saúde (DECS) que melhor se adequam à sentença norteadora, sendo elas: percepção, humanização da assistência e estudantes de Enfermagem, bem como seus correspondentes na língua inglesa e espanhola.

Os cruzamentos com os descritores foram realizados em pares e em trios, na língua portuguesa e inglesa, interligados pelo operador booleano "AND" de modo a demonstrar o estado da arte da temática. Frente o exposto, apresenta-se o Quadro 1.

Quadro 1
Busca dos descritores nas bases de dados

Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos originais; período de publicação compreendido no espaço temporal de 2006 à 2016 uma vez que a política de humanização foi iniciada em 2003 e temos um espaço temporal para divulgação das pesquisas após um marco teórico, aderência ao objetivo do estudo, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol.

Os critérios de exclusão adotados foram as produções científicas que apresentavam apenas o resumo e artigos que não abordassem exclusivamente a perspectiva de acadêmicos de Enfermagem sobre o tema.

A busca com descritores associados ao operador booleano permitiu a identificação dos estudos pré-selecionados (Quadro 2).

Quadro 2
Estudos pré-selecionados

Após a identificação dos estudos pré-selecionados (n=27), realizou-se a leitura dos títulos, resumos e descritores para verificação a adequação da temática e pertinência destes serem incluídos na revisão, para a leitura na íntegra e realização da categorização, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão.

Iniciando o refino pelos estudos repetidos, temos um novo grupo de estudos que totalizam 14. Dando prosseguimento ao refino de estudos, são excluídos 6 artigos que não se adequam à temática pesquisada por abordarem a percepção da morte, ser desenvolvido com alunos de graduação em Medicina, e/ou ter se realizado com participantes já graduados. Restaram após o refino 8 artigos. Esses 8 artigos restantes tiveram seus dados extraídos por meio do quadro de extração.

Figura 1
Fluxograma de refino pelos estudos repetidos

Análise dos dados

A análise dos dados ocorreu mediante a sumarização das características metodológicas dos estudos selecionados, com o intuito de alcançar o objetivo proposto. Frente o exposto, os dados extraídos foram descritos e organizados em quadro com informações referentes ao seu conteúdo (Quadro 3).

Quadro 3
Sumarização dos estudos selecionados

RESULTADOS

Os oito estudos incluídos possuem um lapso temporal de sete anos, estando compreendidos entre 2009 e 2016. São estudos de abordagem qualitativa, realizados em estados do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, Norte de Portugal, em uma província da Espanha, porém a maioria dos estudos se concentrara no Brasil.

Os participantes eram de períodos diversos, e os critérios de participação foram condicionados a participação de período mínimo de dois meses em um determinado projeto de extensão, disciplina, ou período. Os critérios visavam o mínimo contato com a temática estudada.

O número de participantes envolvidos na pesquisa variou de 12 a 133. Os estudos brasileiros tiveram entre 12 e 16, o português 72 e o espanhol 133 participantes. Apenas um estudo teve abordagem fenomenológica.

DISCUSSÃO

No primeiro estudo(1111 Macedo JQ, Silveira MFA, Eulálio MC, Fraga MNO, Braga VAB. Social representation of nursing care in mental health: qualitative study. O Braz J Nurs[Internet]. 2011[cited 2017 Oct 21];9(3). Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20103139
http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.2010...
), os estudantes destacam que o cuidado humanizado está pautado no respeito à individualidade dos diferentes sujeitos e dissociação de comportamentos sociais negativos de confinamento, discriminação e medo.

O que é proposto pela Política Nacional de Humanização no campo da Saúde Mental mostra-se desafiador. Os mecanismos para se obter o protagonismo dos sujeitos e a produção de saúde deve ser trabalhado durante a graduação dos profissionais de saúde.

Os estudantes se colocaram como coparticipantes do processo de aquisição de mecanismos facilitadores do cuidado humanizado, o que demonstra um processo de corresponsabilidade. Eles ressaltam que as aulas precedentes à prática devem ser transpostas pela formação de saberes pelo binômio discente-docente, num processo conjunto.

Os segundo estudo(1212 Montezeli JH, Venturi KK, Peres AM, Labronici LM, Maftum MA, Wolff LDG. Horta's benchmark as a tool of nursing teaching-learning: assistential convergent research. O Braz J Nurs[Internet]. 2009 [cited 2017 Feb 10];8(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/205555
http://www.objnursing.uff.br/index.php/n...
), está pautado no referencial de Wanda Horta como instrumento do processo de ensino-aprendizagem, nesse estudo os estudantes ressaltam que a prática contribui para a visão holística do cliente o que facilita o encadeamento de ideias do campo prático com o teórico e minimizando as chances de ocorrência do cuidado mecanicista, facilitando desse modo o emprego do cuidado humanizado.

O terceiro estudo(1313 Lima G, Feltrin J, Rodrigues J, Buriola A. Perception of nursing students on mental health home-care: a qualitative approach. JRFCO[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];8(2):4255-68. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/4310
http://www.seer.unirio.br/index.php/cuid...
) nos traz que a atividade de extensão colabora para o afloramento do cuidado humanizado no campo da Saúde Mental. Isso é evidenciado não só com a leitura do texto completo, mas também pelo fato de ter emergindo uma categoria que relacionava a extensão com o cuidado humanizado.

Os estudantes citam que a possibilidade de exercitar a escuta sensível, a comunicação e a criação de vínculos com os clientes e seus familiares configuram as competências primeiras para a realização de um cuidado humanizado no campo da Saúde Mental.

O quarto estudo(1414 Lobo A. Research approach to care: perspective of nursing students. Horiz Enferm[Internet]. 2013[cited 2017 Oct 21];24(1):17-23. Available from: http://horizonteenfermeria.uc.cl/images/pdf/24-1/16_investigaci_horizonte%2024-12013.pdf
http://horizonteenfermeria.uc.cl/images/...
) se refere ao encadeamento entre pesquisa e prática, e os estudantes destacam que a pesquisa é uma ferramenta de extrema importância para o avançar profissional e a realização de cuidados holísticos.

No quinto estudo(1515 Eberle CC, Silva APSS. Nursing students' understanding on patient safety. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];30(4):1-9. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/21701/pdf
https://portalseer.ufba.br/index.php/enf...
), os estudantes realizam a associação entre o respeito a autonomia e a humanização do cuidado, colaborando com o que esta preconizado na PNH, que diz respeito À corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos no processo e a necessidade de mudança no atendimento do cliente, em sua vertente cultural.

O sexto estudo(1616 Rocha G, Barcelos I, Coloda R. The distance between the psychiatric asylum and the production of meaning: learning in psychiatric nursing today. Rev Pesqui: Cuid Fundam[Internet]. 2010 [cited 2017 Oct 21];2(4). Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/580
http://www.seer.unirio.br/index.php/cuid...
) colabora com a ideia da necessidade da visão holística do paciente como fonte inspiradora e motriz do cuidado humanizado.

O sétimo estudo(1717 Brito TRP, Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM. The playful in the daily practices of care in pediatric nursing. Esc Anna Nery[Internet]. 2009[cited 2017 Oct 21];13(4):802-8. Available from: http://eean.edu.br/detalhe_artigo.asp?id=489
http://eean.edu.br/detalhe_artigo.asp?id...
) tem abordagem pediátrica e mostra que a inserção do lúdico na assistência, leva a reflexão acerca da academia, que a prática é um bom elo para tríade ensino-pesquisa-extensão, acarretando em força e coerência da mesma, facilitando o enfoque da humanização e da integralização da assistência

O último estudo(1818 Jiménez AP, Amengual CH, Perdiz AM, Vicens EP, Agullo IR. Algo se está moviendo en los hospitales, ¿será quizás la humanización clínica? Cultura Cuid [Internet]. 2009[cited 2017 Oct 21];10(25):98-103. Available from: https://doi.org/10.14198/cuid.2009.25.13
https://doi.org/10.14198/cuid.2009.25.13...
) traz alunos visualizam o processo de humanização da assistência de maneira morosa, onde os profissionais estão sensibilizados com a mudança da prática, mas que necessitam desenvolver qualidades mais humanísticas para tornar o processo mais proveitoso. Necessitam também mudar o olhar sobre a família, tenho consciência de sua importância para o processo saúde doença do cliente, e não como mais um empecilho a ser transposto. Dentre as qualidades humanas citadas estão: empatia, saber ouvir, respeito e interesse sobre a problemática da família.

Os oito estudos nos trazem a importância da pesquisa, bem como do cuidado baseado na ciência ou em uma teoria, como nos sugeriu Wanda Horta, para a melhora do cuidado, uma vez que com o uso dessas tecnologias leves, o estudante teria facilidade de encadear prática e teoria, um movimento que muitas vezes se mostra como um desafio(1919 Freitas FDS, Ferreira MA. Humanization knowledge of undergraduate nursing students. Rev Bras Enferm[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];69(2):282-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690211i
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).

É evidente a escassez bibliográfica sobre a temática, nas duas realidades, dentro e fora do país, ficando ainda mais evidente nas publicações do cenário internacional. Os estudos em inglês possuem conteúdo de pesquisas brasileiras.

Essa ausência de bibliografia internacional não se justifica pelo modo de busca, uma vez que se usou decs e mesh terms para tal.

Os estudos não apresentam discrepância de resultados, mesmo se comparados aos estudos realizados fora do Brasil, ou os campos assistenciais distintos, todos são unânimes quanto à visão da humanização na assistência: é preciso a visão holística do paciente para que ela seja favorecida, assim como a incorporação da família ao processo(2020 Luiz FF, Caregnato RCA, Costa MR. Humanization in the Intensive Care: perception of family and healthcare professionals. Rev Bras Enferm[Internet]. 2017[cited 2017 Oct 21];70(5):1040-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n5/0034-7167-reben-70-05-1040.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n5/003...
-2121 Salazar OAB. Impersonal Care or Humanized Care: a decision made by nurses? hourglass model. Invest Educ Enferm[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];34(3):444-55. Available from: http://dx.doi.org/10.17533/udea.iee.v34n3a03
http://dx.doi.org/10.17533/udea.iee.v34n...
).

A facilidade no encadeamento de prática e teoria é citada nos estudos - cujo a realização se deu em países distintos como o carreador do cuidado humanizado.

A obtenção de qualidades humanas como processo facilitador do cuidado humanizado também possui correspondente em outro estudo(2222 Salazar OAB. The meaning of humanized nursing care for those participating in it: importance of efforts of nurses and healthcare institutions. Invest Educ Enferm[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];34(1):18-28. Available from: https://dx.doi.org/10.17533/udea.iee.v34n1a03
https://dx.doi.org/10.17533/udea.iee.v34...
).

A PNH traz uma série de questões e mecanismos que possam vir a contribuir para a humanização do cuidado nos campos de atuação profissional(22 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.). É evidente que isso seja um ganho e um grande avanço para a melhora da qualidade assistencial, porém fica uma lacuna no que diz respeito à formação do profissional,

Não existe uma política de incentivo à conscientização da necessidade de cuidado humanizado nas universidades. A diretriz que norteia o currículo da graduação é um tanto quanto sumária, uma vez que apenas cita o cuidado humanizado como competência, porém não traz um mecanismo de viabilidade de desenvolvimento de tal competência, ficando a cargo das instituições educacionais a definição dos mecanismos para alcançá-lo, porém sem nenhum parâmetro para verificar a eficácia de tal, apenas a possibilidade de aplicação da Escala Axiológica para a Humanização da Enfermagem(2323 Serna JMGG, Mencia SF, Marín JMA. Development and validation of the Hospitality Axiological Scale for Humanization of Nursing Care. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2017[cited 2017 Oct 23];25: e2919. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1767.2919
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).

Estudos apontam que há profissionais com dificuldade de implementação da humanização em diversos setores da assistência(2424 Pina RZ, Lapchinsk LF, Pupulim JSL. Percepção de pacientes sobre o período de internação em unidade de terapia intensiva. Cienc Cuid Saude[Internet]. 2008 [cited 2017 Oct 23];7(4):503-8. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/6658/0
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...

25 Costa SC, Figueiredo MRB, Schaurich D. Humanization within adult intensive care units (ICUs): comprehension among the nursing team. Interface[Internet]. 2009[cited 2017 Nov 06];13(Suppl-1):571-80. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000500009.
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009...

26 Farias FBB, Vidal LL, Farias, RAR, Jesus ACP. Humanized Care In The Icu: Challenges From The Viewpoint Of Health Professionals. Rev Pesqui: Cuid Fundam[Internet]. 2013[cited 2017 Nov 06];5(4):635-42. Available from: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2283
http://seer.unirio.br/index.php/cuidadof...
-2727 Souza LEPF. Health, development and innovation: a contribution of the critical theory of technology to the discussion. Cad Saúde Pública[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 23];32(Suppl-2):e00029615. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00029615
http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00029...
). Essas dificuldades estão ligadas, sobretudo, à sobrecarga de trabalho e ao alto uso de tecnologias duras(2424 Pina RZ, Lapchinsk LF, Pupulim JSL. Percepção de pacientes sobre o período de internação em unidade de terapia intensiva. Cienc Cuid Saude[Internet]. 2008 [cited 2017 Oct 23];7(4):503-8. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/6658/0
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...

25 Costa SC, Figueiredo MRB, Schaurich D. Humanization within adult intensive care units (ICUs): comprehension among the nursing team. Interface[Internet]. 2009[cited 2017 Nov 06];13(Suppl-1):571-80. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000500009.
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009...

26 Farias FBB, Vidal LL, Farias, RAR, Jesus ACP. Humanized Care In The Icu: Challenges From The Viewpoint Of Health Professionals. Rev Pesqui: Cuid Fundam[Internet]. 2013[cited 2017 Nov 06];5(4):635-42. Available from: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2283
http://seer.unirio.br/index.php/cuidadof...
-2727 Souza LEPF. Health, development and innovation: a contribution of the critical theory of technology to the discussion. Cad Saúde Pública[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 23];32(Suppl-2):e00029615. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00029615
http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00029...
).

O trabalho desenvolvido nas universidades necessita estar em consonância com os interesses da sociedade, uma vez que formam profissionais para atuar na sociedade, de maneira direta ou indireta. Em se tratando de estudantes de Enfermagem, que em função do desenvolvimento de suas atividades na assistência atuarão diretamente na sociedade, fazendo-se necessário a implementação de um parâmetro de avaliação da apreensão de tal oferta, bem como a expansão de pesquisas na área, afim de que se possa conhecer a percepção dos acadêmicos para elaboração de intervenção que corrobore com a prática humanizada(1919 Freitas FDS, Ferreira MA. Humanization knowledge of undergraduate nursing students. Rev Bras Enferm[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];69(2):282-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690211i
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016...
,2323 Serna JMGG, Mencia SF, Marín JMA. Development and validation of the Hospitality Axiological Scale for Humanization of Nursing Care. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2017[cited 2017 Oct 23];25: e2919. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1767.2919
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1767...
).

A pesquisa é o mecanismo mais palpável para mudança do cenário. A pesquisa é o que irá renovar os saberes e contribuir para a reestruturação do cuidar e consequente alcance de status a ciência da Enfermagem. É esse processo que irá reafirmar a arte da Enfermagem. A arte de cuidar(33 Silva LWS, Nazário NO, Silva DS, Martins CR. Art in nursing: initiating a reflexive dialogue. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2005[cited 2017 Oct 20];14(1):120-3. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000100016
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005...

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http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011...
).

O estudo apresenta limitações no que tange ao universo de estudos obtidos devido à escassez de publicações, apesar da temática estar em grande evidência, discussão e ser um desafio tanto no meio acadêmico quanto assistencial(2929 Medeiros AC, Siqueira HCH, Zamberlan C, Cecagno D, Nunes SS, Thurow MRB. Comprehensiveness and humanization of nursing care management in the Intensive Care Unit. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 23];50(5):816-22. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420160000600015
http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342016...
).

A leitura nos leva à constatação de escassez de publicação e à reflexão de necessidade de investimento em novas pesquisas acerca da temática dentro do campo da Enfermagem, pois somente desta forma iremos aprimorar a formação e consequentemente a prática e a arte de Enfermagem.

Limitações do estudo

A escassez de literatura se apresenta como uma limitação do estudo, sendo evidenciada pelo baixo número de artigos incluídos na revisão.

Contribuições para a área da Enfermagem, Saúde ou Política Pública

Os resultados mostram-se relevantes, ao passo em que os objetivos propostos foram contemplados, contribuindo para a compreensão e melhora da abordagem acerca da humanização do discente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante da pesquisa exposta, é evidente a necessidade de exploração do campo, tendo em vista os tímidos resultados e a importância da temática, uma vez que há em vigência uma política a nível nacional de humanização e profissionais com dificuldade de implementação da humanização em suas práticas.

Também somos levados a refletir sobre os motivos da quase inexistência de publicações internacionais. Seria a ausência de publicações oriundas da inexistência de problemas relacionados à humanização do cuidado?

O discente deve emergir da academia, tendo tido a oportunidade de contato com saberes que subsidiem sua prática assistencial no que diz respeito à humanização, tendo em vista que os saberes oriundos da graduação vão subsidiar sua prática, orientando, facilitando ou dificultando sua prática ao longo de sua jornada de trabalho, de acordo com o modo como foi aprendida.

A universidade, tendo ciência do entendimento e percepção da humanização por parte da sua clientela, tem a possibilidade de intervir com estratégias que melhor se adequam aos mesmos. Tendo acesso à informação sobre humanização e/ou práticas humanizadas na graduação, como por meio de uma disciplina optativa, uma prática embasada em teorias e/ou cientificidade, o aluno já terá um embasamento quando formado, restando apenas executá-la e aprimorá-la em sua vida profissional.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2018

Histórico

  • Recebido
    07 Nov 2017
  • Aceito
    21 Abr 2018
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