Acessibilidade / Reportar erro

Simulação clínica na educação de enfermagem em terapia intensiva: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

analisar as publicações sobre práticas de simulação clínica para a educação em Enfermagem em Terapia Intensiva.

Método:

revisão integrativa realizada através da biblioteca LILACS, PubMed, The Cochrane Library, CINAHL e SciELO, de artigos publicados de 2008 a 2017.

Resultados:

foram selecionados 29 artigos. 76% abordaram o uso da simulação na educação continuada de profissionais de enfermagem, enquanto os outros descrevem seu uso para a educação de estudantes. Há uma maior prevalência de estudos com nível de evidência 6 (17), sendo 28 publicações em âmbito internacional. Verificou-se uma crescente na produção científica, sendo 16 artigos publicados nos três últimos anos.

Conclusão:

as variáveis, após o uso da simulação, como confiança, habilidade de comunicação, eficiência na identificação da piora clínica de pacientes, desenvolvimento de competências técnicas, trabalho em equipe e tomada de decisão clínica, apresentaram um aperfeiçoamento significativo, demonstrando que essa ferramenta é efetiva na qualificação da assistência a pacientes críticos.

Descritores:
Enfermagem; Simulação; Simulação de Paciente; Educação em Enfermagem; Cuidados Críticos

ABSTRACT

Objective:

to analyze the publications on clinical simulation practices for education in Nursing in Intensive Care.

Method:

an integrative review carried out through LILACS, PubMed, Cochrane Library, CINAHL and SciELO databases, of articles published from 2008 to 2017.

Results:

29 articles were selected, of which 76% discuss the use of simulation in continuing education of nursing professionals, while the others describe their use for student education. There is a higher prevalence of studies with a level of evidence 6 (17), with 28 international publications. There was an increase in scientific production, with 16 articles published in the last three years.

Conclusion:

variables after simulation use, such as confidence, communication skills, efficiency in the identification of clinical worsening of patients, development of technical skills, teamwork and clinical decision-making, presented a significant improvement, demonstrating that this tool is effective in qualifying care for critical patients.

Descriptors:
Nursing; Nursing Education; Patient Simulation; Simulation Training; Critical Care

RESUMEN

Objetivo:

analizar las publicaciones sobre prácticas de simulación clínica para la educación en Enfermería en Terapia Intensiva.

Método:

revisión integradora realizada en la biblioteca LILACS, PubMed, Cochrane Library, CINAHL y SciELO, de artículos publicados de 2008 a 2017.

Resultados:

se seleccionaron 29 artículos. 76% abordaran el uso de la simulación en la educación continuada de profesionales de enfermería, mientras que los demás describen su uso para la educación de estudiantes. Hay una prevalencia más grande de estudios con nivel de evidencia 6 (17), siendo 28 publicaciones a nivel internacional. Se verificó una creciente en la producción científica, siendo 16 artículos publicados en los tres últimos años.

Conclusión:

las variables, después del uso de la simulación, como confianza, habilidad de comunicación, eficiencia en la identificación del empeoramiento clínico de pacientes, desarrollo de competencias técnicas, trabajo en equipo y toma de decisión clínica presentaron un perfeccionamiento significativo, demostrando que esa herramienta es efectiva en la calificación de la asistencia a pacientes críticos.

Descriptores:
Enfermería; Simulación; Simulación de Paciente; Educación en Enfermería; Cuidados Críticos

INTRODUÇÃO

O cuidado em Enfermagem, relacionado à uma assistência segura e eficaz, demanda a interpretação das respostas humanas de modo preciso, a seleção de intervenções apropriadas e a avaliação dos resultados alcançados(11 Mendonça S, Basto ML, Ramos A. Nurse's strategies of clinical reasoning in critical care: a systematic review of literature. RIASE Online. 2017;2(3):692-709. doi: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2016.2(3).754
http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2016....
), ou seja, a utilização do raciocínio clínico como ferramenta fundamental para o trabalho dos enfermeiros, que deve ser desenvolvido desde a graduação e, permanentemente, na educação em Saúde(22 Harmon MM, Thompson C. Clinical reasoning in pre-licensure nursing students. Teach Learn Nurs. 2015;10(2):63-70. doi: https://doi.org/10.1016/j.teln.2014.12.001
https://doi.org/10.1016/j.teln.2014.12.0...
). Nesse contexto, o desenvolvimento do raciocínio clínico para uma prática acurada deverá estar intrinsecamente relacionado ao uso de diferentes estratégias de ensino no decorrer da formação profissional(33 Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Clinical reasoning in nursing: teaching strategies and assessment tools. Rev Bras Enferm. 2017;70(3):662-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0...
).

No âmbito das metodologias ativas de ensino na Saúde, destaca-se a simulação clínica(44 Aebersold M, Tschannen D, Bathish M. Innovative simulation strategies in education. Nurs Res Practice. 2012;2012:1-7. doi: https://doi.org/10.1155/2012/765212
https://doi.org/10.1155/2012/765212...
). A simulação representa uma tecnologia utilizada para recriar situações da vida real, sendo um veículo de geração de raciocínio clínico(55 Barreto DG, Silva KGN, Moreira SSCR, Silva TS, Magro MCS. [Realistic simulation as a teaching strategy: an integrative review]. Rev Baiana Enferm[Internet]. 2014 [cited 2018 Jan 23];28(2):208-14. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/8476/8874 Portuguese.
https://portalseer.ufba.br/index.php/enf...
). Essa ferramenta tem demonstrado efetividade no desenvolvimento do pensamento crítico(66 Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira GA Jr, Almeida RGS, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev Lat Am Enferm. 2017;25:e2916. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2...
), desenvolvimento de competências(77 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201200...
), tomada de decisão(88 Berragan L. Simulation: an effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011;31(7):660-3. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.0...
), trabalho em equipe e fortalecimento da autoconfiança(99 Bensfield LA, Olech MJ, Horsley TL. Simulation for high-stakes evaluation in nursing. Nurse Educ. 2012;37(2):71-4. doi: https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e318246...
).

Na formação de enfermeiros, a simulação clínica tem sido utilizada como uma estratégia de ensino efetiva e inovadora. Por meio dessa metodologia, alunos e profissionais enfermeiros possuem subsídios de aprendizagem e capacitação, tendo acesso à uma ampliada relação entre a teoria e a prática em um ambiente seguro(1010 Garbuio CD, Oliveira SRA, Kameo YS, Melo SE, Dalri MCB, Carvalho EC. [Clinical simulation in nursing: experience report on the construction of a scenario]. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. doi: https://doi.org/10.5205/reuol.9373-82134-1-RV1008201645 Portuguese.
https://doi.org/10.5205/reuol.9373-82134...
). Na prática, a simulação clínica emerge como uma estratégia profícua, capaz de incrementar as tecnologias de ensino-aprendizagem, viabilizar a realização de importantes estudos clínicos no âmbito das práticas seguras, na promoção de atitudes éticas e de responsabilidade profissional e interdisciplinar na atenção ao paciente, à família e à comunidade(1111 Quirós SM, Vargas MAO. Clinical Simulation: a strategy that articulates teaching and research practices in nursing. Texto Contexto Enferm. 2014;23(4):815-6. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014001200edt
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720140...
).

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente de trabalho altamente complexo e, dessa forma, exige profissionais com habilidades avançadas para cuidar do paciente criticamente enfermo(1212 Dieckmann P, Lippert A, Glavia R, Rall M. When things do not go as expected: scenario life savers. Simul Healthc. 2010;5(4):219-25. doi: http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e77f74
http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181...
). O aprendizado de enfermagem em cuidados intensivos representa um grande desafio aos discentes, docentes e profissionais da Saúde. Estes deparam-se com a complexa situação de saúde dos pacientes no cenário assistencial, devendo exercitar a articulação do conhecimento teórico com a prática, desenvolvimento de capacidade de percepção mais apurada e tomada de decisão rápida e fundamentada(66 Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira GA Jr, Almeida RGS, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev Lat Am Enferm. 2017;25:e2916. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2...
). Considerando-se as especificidades desse cenário, é a maneira pela qual a incorporação da simulação clínica, durante a formação profissional, pode incrementar qualidade aos cuidados oferecidos pelos profissionais egressos da graduação.

OBJETIVO

Analisar publicações sobre práticas de simulação clínica utilizadas na educação em Enfermagem em Terapia Intensiva, em âmbito nacional e internacional, considerando o uso e fortalecimento dessa metodologia inovadora de ensino na Enfermagem para a qualificação de estudantes e profissionais da área.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com método de pesquisa utilizado na prática baseada em evidências, que permite a incorporação dessas na prática clínica(1313 Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein. 2010;8(1 Pt 1):102-6. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082010...
). Esse método tem a finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado(1414 Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(2):546-53. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.20...
-1515 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. [Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing]. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018 Portuguese.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008...
).

A questão norteadora da revisão, realizada por meio da estratégia PICO(1616 The Joanna Briggs Institute. Reviewers' Manual. Adelaide: JBI [Internet]; 2014 [cited 2018 Jan 21]. Available from: https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/Joanna+Briggs+Institute+Reviewer%27s+Manual
https://wiki.joannabriggs.org/display/MA...
), foi: como a simulação clínica tem sido utilizada na educação da Enfermagem direcionada para a Terapia Intensiva? Considerou-se a estratégica PICO, na qual o P de população, neste estudo, corresponde à Enfermagem (profissionais e estudantes); o I, à intervenção, considerando a simulação clínica em Terapia Intensiva; e o CO de contexto, à educação.

Com vistas à resposta da questão da pesquisa, realizou-se uma seleção dos descritores controlados relacionados com cada um dos componentes da estratégia PICO, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e Medical Subject Headings (MeSH). Foram selecionados os descritores controlados e operadores booleanos: Nursing students OR Nurse practitioners OR Nursing education OR Professional Education AND Critical care OR Critical care nursing AND Patient Simulation OR Simulation training.

Os dados foram coletados por meio da busca dos artigos indexados nas bases de dados e bibliotecas referentes à Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed), The Cochrane Library, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL).

Foram elegíveis os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais na íntegra, com indexação nas bases de dados nos idiomas português, inglês e espanhol, publicações realizadas, entre 2008 e 2017, identificadas pelos descritores e termos booleanos no título ou resumo. Foram excluídos do estudo aqueles que não respondiam à questão de pesquisa e publicações com foco em Pediatria. O fluxo seguido para definir a amostra dos artigos selecionados está apresentado na Figura 1.

Figura 1
Fluxo da amostra

Na coleta dos dados, utilizou-se um instrumento detalhado contendo: título, periódico, autores, ano de publicação, objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Após isso, realizaram-se a análise e síntese dos artigos obtidos de forma descritiva. Para a avaliação do nível de evidência dos estudos foi utilizada a escala Rating System for the Hierarchy of Evidence for Intervention/Treatment Questions, disposta na Figura 2(1717 Melnyk B, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing and healthcare: a guide to best practice. 2nd. ed. Philadelphia: Lippincott, Williams & Williams; 2011.).

Quadro 1
Caracterização dos artigos sobre a simulação clínica na educação em Enfermagem em Terapia Intensiva, publicados no período entre 2008-2017
Quadro 2
Caracterização de objetivos e conclusões dos artigos sobre a simulação clínica na educação em Enfermagem em Terapia Intensiva, publicados no período de 2008 a 2017
Figura 2
Escala Rating System for the Hierarchy of Evidence for Intervention/Treatment Questions

RESULTADOS

Foram selecionadas 29 publicações, cujo idioma predominante foi o inglês (28), sendo que 11 publicações têm origem nos Estados Unidos, seis na Finlândia, três na Inglaterra, duas no Canadá, duas na Noruega, duas na Austrália, uma na Espanha, uma no Japão e uma no Brasil.

O Quadro 1 apresenta o perfil dos estudos da amostra e o Quadro 2, os respectivos objetivos e as conclusões dos estudos analisados.

Observou-se uma maior prevalência de estudos com nível de evidência 6 (17), seguido de nível 2 (05), nível 3 (04), nível 7 (02) e nível 1 (01). Constata-se uma crescente da produção científica relacionada ao tema, tendo sido publicados 16 artigos nos três últimos anos(1818 Crowe S, Ewart L, Derman S. The impact of simulation based education on nursing confidence, knowledge and patient outcomes on general medicine units. Nurse Educ Pract. 2017;29:70-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11...

19 Sánchez-Expósito J, Costa CL, Agea JLD, Izquierdo MDC, Rodríguez DJ. Ensuring relational competency in critical care: importance of nursing students' communication skills. Intensive Crit Care Nurs. 2018;44:85-91. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08.010
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08...

20 Karlsen MW, Gabrielsen AK, Falch AL, Stubberud DG. Intensive care nursing students' perceptions of simulation for learning confirming communication skills: a descriptive qualitative study. Intens Crit Care Nurs. 2017;42:97-104. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04.005
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04...

21 McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11...

22 Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170...

23 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276...

24 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05...

25 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...

26 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12...

27 Lavoie P, Cossette S, Pepin J. Testing nursing students' clinical judgment in a patient deterioration simulation scenario: development of a situation awareness instrument. Nurse Educ Today. 2016;38:61-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.015
http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12...

28 Boling B, Pierce MH. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: an integrative review. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):287-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10...

29 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10...

30 Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
http://dx.doi.org/10.1177/00034894156191...

31 Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03....

32 Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al. Implementation of a medical intensive care unit acute-care nurse practitioner service. Hosp Pract. 2011;39(2):32-9. doi: http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392...
-3333 Baid H, Hargreaves J. Quality and safety: reflection on the implications for critical care nursing education. Nurs Crit Care. 2015;20(4):174-82. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182...
), compondo, assim, 55% das pesquisas encontradas no período selecionado.

Observa-se, no Quadro 2, que 34,5% dos estudos são referenciados ao uso de simulação em educação sobre técnicas assistenciais de temas da atuação da Enfermagem, como cuidados com ventilação mecânica e obtenção de via aérea invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, cuidados com higiene oral e aspiração de vias aéreas, higienização de mãos e identificação de delirium em pacientes de UTI(2121 McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11...

22 Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170...

23 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276...

24 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05...

25 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...
-2626 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12...
,2929 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10...

30 Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
http://dx.doi.org/10.1177/00034894156191...
-3131 Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03....
,3636 Jansson MM, Ala-Kokko TI, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Syrjälä HP, Kyngäs HA. Human patient simulation education in the nursing management of patients requiring mechanical ventilation: a randomized, controlled trial. Am J Infect Control. 2014;42(3):271-6. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11.023
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11...
).

Sobre a formação, 76% dos artigos(1818 Crowe S, Ewart L, Derman S. The impact of simulation based education on nursing confidence, knowledge and patient outcomes on general medicine units. Nurse Educ Pract. 2017;29:70-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11...
,2121 McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11...

22 Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170...

23 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276...

24 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05...

25 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...
-2626 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12...
,2828 Boling B, Pierce MH. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: an integrative review. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):287-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10...

29 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10...

30 Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
http://dx.doi.org/10.1177/00034894156191...

31 Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03....

32 Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al. Implementation of a medical intensive care unit acute-care nurse practitioner service. Hosp Pract. 2011;39(2):32-9. doi: http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392...

33 Baid H, Hargreaves J. Quality and safety: reflection on the implications for critical care nursing education. Nurs Crit Care. 2015;20(4):174-82. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182...

34 Gundrosen S, Solligard E, Aadahl P. Team competence among nurses in an intensive care unit: the feasibility of in situ simulation and assessing non-technical skills. Intensive Crit Care Nurs. 2014;30(6):312-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06.007
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06...

35 Calhoun AW, Boone MC, Dauer AK, Campbell DR, Montgomery VL. Using simulation to investigate the impact of hours worked on task performance in an intensive care unit. Am J Crit Care. 2014;23(5):387-95. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756
http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756...

36 Jansson MM, Ala-Kokko TI, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Syrjälä HP, Kyngäs HA. Human patient simulation education in the nursing management of patients requiring mechanical ventilation: a randomized, controlled trial. Am J Infect Control. 2014;42(3):271-6. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11.023
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11...

37 Alinier G, Platt A. International overview of high-level simulation education initiatives in relation to critical care. Nurs Crit Care. 2014;19(1):42-9. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030...

38 Abe Y, Kawahara C, Yamashina A, Tsuboi R. Repeated scenario simulation to improve competency in critical care: a new approach for nursing education. Am J Crit Care. 2013;22(1):33-40. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229
http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229...
-3939 Jansson M, Kääriäinen M, Kyngäs H. Effectiveness of simulation-based education in critical care nurses' continuing education: a systematic review. Clin Simul Nurs. 2013;9(9):e355-e360. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.07.003
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.07.0...
,4343 Shannon SE, Long-Sutehall T, Coombs M. Conversations in end-of-life care: communication tools for critical care practitioners. Nurs Crit Care. 2011;16(3):124-30. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.2011.00456.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.20...

44 Cato D, Murray M. Use of simulation training in the intensive care unit. Crit Care Nurs Q [Internet]. 2010;33(1):44-51. doi: http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181c8dfd4
http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181...

45 Barbosa SFF, Marin HF. Web-based simulation: a tool for teaching critical care nursing. Rev Latino-Am Enfermagem. 2009;17(1):7-13. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009...
-4646 Bahouth MN, Esposito-Herr MB. Orientation program for hospital-based nurse practitioners. Advanced Critical Care. 2009;20(1):82-90. doi: http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181945422
http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181...
) abordam o uso da simulação em educação continuada de profissionais de enfermagem, enquanto os demais estudos descrevem o uso da simulação para a educação de estudantes de Enfermagem(1919 Sánchez-Expósito J, Costa CL, Agea JLD, Izquierdo MDC, Rodríguez DJ. Ensuring relational competency in critical care: importance of nursing students' communication skills. Intensive Crit Care Nurs. 2018;44:85-91. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08.010
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08...
-2020 Karlsen MW, Gabrielsen AK, Falch AL, Stubberud DG. Intensive care nursing students' perceptions of simulation for learning confirming communication skills: a descriptive qualitative study. Intens Crit Care Nurs. 2017;42:97-104. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04.005
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04...
,2525 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...
,2727 Lavoie P, Cossette S, Pepin J. Testing nursing students' clinical judgment in a patient deterioration simulation scenario: development of a situation awareness instrument. Nurse Educ Today. 2016;38:61-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.015
http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12...
,4040 Mistry V. Critical care training: using twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6. doi: http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20.20.1292
http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20....

41 Mould J, White H, Gallagher R. Evaluation of a critical care simulation series for undergraduate nursing students. Contemp Nurse. 2011;38(1-2):180-90. doi: http://dx.doi.org/10.5172/conu.2011.38.1-2.180
http://dx.doi.org/10.5172/conu.2011.38.1...
-4242 Ruth-Sahd LA, Schneider MA, Strouse A. Fostering cultural and interdisciplinary awareness with "low-tech" simulation in a fundamentals nursing course to prepare student nurses for critical care clinical rotations. Dimens Crit Care Nurs. 2011; 30(5):263-8. doi: http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e318227717e
http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e3182...
).

Um estudo trata da qualificação profissional para o transporte aéreo de pacientes críticos por meio da simulação(3131 Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03....
) e outro estudo apresenta o cenário de simulação para a avaliação da efetividade da assistência de enfermagem e o tempo gasto em cada tarefa de atenção a pacientes críticos(3535 Calhoun AW, Boone MC, Dauer AK, Campbell DR, Montgomery VL. Using simulation to investigate the impact of hours worked on task performance in an intensive care unit. Am J Crit Care. 2014;23(5):387-95. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756
http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756...
).

DISCUSSÃO

O uso da simulação clínica para formação e capacitação em Enfermagem relacionada à assistência a pacientes críticos tem sido de interesse internacional, entretanto, é pouco estudada no Brasil. Essa metodologia ativa de ensino tem se mostrado efetiva para a qualificação da assistência em UTI em diversos países(1818 Crowe S, Ewart L, Derman S. The impact of simulation based education on nursing confidence, knowledge and patient outcomes on general medicine units. Nurse Educ Pract. 2017;29:70-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11...
,3232 Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al. Implementation of a medical intensive care unit acute-care nurse practitioner service. Hosp Pract. 2011;39(2):32-9. doi: http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392...
-3333 Baid H, Hargreaves J. Quality and safety: reflection on the implications for critical care nursing education. Nurs Crit Care. 2015;20(4):174-82. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182...
,3737 Alinier G, Platt A. International overview of high-level simulation education initiatives in relation to critical care. Nurs Crit Care. 2014;19(1):42-9. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030...
-3838 Abe Y, Kawahara C, Yamashina A, Tsuboi R. Repeated scenario simulation to improve competency in critical care: a new approach for nursing education. Am J Crit Care. 2013;22(1):33-40. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229
http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229...
,4242 Ruth-Sahd LA, Schneider MA, Strouse A. Fostering cultural and interdisciplinary awareness with "low-tech" simulation in a fundamentals nursing course to prepare student nurses for critical care clinical rotations. Dimens Crit Care Nurs. 2011; 30(5):263-8. doi: http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e318227717e
http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e3182...
,4444 Cato D, Murray M. Use of simulation training in the intensive care unit. Crit Care Nurs Q [Internet]. 2010;33(1):44-51. doi: http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181c8dfd4
http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181...
), capacitando profissionais e estudantes em habilidades técnicas e não técnicas, sendo uma ferramenta considerável para a qualificação da assistência. Deve-se destacar que a maioria das publicações apresenta um cenário de capacitação exclusiva de profissionais enfermeiros, e não da equipe de enfermagem. Contudo, as habilidades avaliadas dos enfermeiros abrangem as práticas da equipe de enfermagem na assistência no Brasil, podendo essa metodologia ser considerada para o aprimoramento não só do profissional enfermeiro, mas também da equipe na qual está integrado, sendo aplicável a esse grupo heterogêneo.

Entre as habilidades necessárias para enfermeiros atuantes em UTIs, a comunicação efetiva com a equipe e familiares tem sido um desafio educacional. Um estudo(1919 Sánchez-Expósito J, Costa CL, Agea JLD, Izquierdo MDC, Rodríguez DJ. Ensuring relational competency in critical care: importance of nursing students' communication skills. Intensive Crit Care Nurs. 2018;44:85-91. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08.010
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08...
) revelou, por meio do cenário de simulação, que as competências de comunicação de estudantes de Enfermagem em atuação conjunta com pacientes críticos são deficientes, pois esses pacientes demonstram interesse em tecnologias e complexidades clínicas. Por outro lado, quando trabalhada de forma isolada, a comunicação de estudantes aperfeiçoou-se após curso específico com o uso da metodologia de simulação(2020 Karlsen MW, Gabrielsen AK, Falch AL, Stubberud DG. Intensive care nursing students' perceptions of simulation for learning confirming communication skills: a descriptive qualitative study. Intens Crit Care Nurs. 2017;42:97-104. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04.005
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04...
). Para profissionais de enfermagem, o treinamento para a mobilização das habilidades de comunicação também se mostrou efetivo, garantindo aos enfermeiros segurança para comunicarem-se de forma adequada na sua rotina assistencial, reduzindo danos aos pacientes e aumentando a satisfação de familiares e equipe(4343 Shannon SE, Long-Sutehall T, Coombs M. Conversations in end-of-life care: communication tools for critical care practitioners. Nurs Crit Care. 2011;16(3):124-30. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.2011.00456.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.20...
).

Outra variável avaliada e aprimorada, por meio da simulação em UTI, foi o desenvolvimento de pensamento crítico para a tomada de decisão clínica precisa e eficiente. A simulação fornece um ambiente que permite aos enfermeiros intensivistas a oportunidade de explorar e desenvolver o pensamento crítico em situações de piora clínica do paciente em um ambiente controlado e seguro, aumentando também o seu conhecimento e confiança(1818 Crowe S, Ewart L, Derman S. The impact of simulation based education on nursing confidence, knowledge and patient outcomes on general medicine units. Nurse Educ Pract. 2017;29:70-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11...
). Nesse âmbito, a simulação mostra-se mais efetiva para o aprendizado do que o primeiro contato com a situação crítica real, pois permite o erro e a aplicação de feedback positivo e negativo, conferindo aos enfermeiros experiência, segurança e facilidade para a tomada de decisão em situações reais de assistência, além de melhorar desfechos em UTI(2828 Boling B, Pierce MH. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: an integrative review. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):287-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10...
). Assim, a simulação torna-se uma metodologia indicada para que se alcance o aumento da qualidade assistencial e segurança dos pacientes críticos(3333 Baid H, Hargreaves J. Quality and safety: reflection on the implications for critical care nursing education. Nurs Crit Care. 2015;20(4):174-82. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182...
), no sentido de melhor preparar o profissional para utilizar-se de suas habilidades no manejo de pacientes críticos.

Sobre o desenvolvimento de competências técnicas, como o conhecimento, autoconfiança e aplicação da técnica em si, pode ser avaliado e aprimorado por meio da simulação clínica. Estudos foram realizados considerando-se a assistência de enfermeiros em ressuscitação em cirurgia cardíaca(2121 McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11...
), aplicação de ferramenta para avaliação de delirium em UTI(2222 Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170...
), conhecimento e aplicação de cuidados bucais(2323 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276...
), habilidades de sucção endotraqueal(2424 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05...
), higiene de mãos(2626 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12...
), prevenção de complicações associadas à intubação endotraqueal e ventilação mecânica(2929 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10...
), e avaliação do atendimento de equipe de resposta de emergência de vias aéreas(3030 Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
http://dx.doi.org/10.1177/00034894156191...
). Observou-se a ferramenta de simulação como efetiva para o desenvolvimento de tais habilidades técnicas e melhora da autoconfiança do profissional(2121 McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11...
-2222 Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170...
,3030 Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
http://dx.doi.org/10.1177/00034894156191...
,3636 Jansson MM, Ala-Kokko TI, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Syrjälä HP, Kyngäs HA. Human patient simulation education in the nursing management of patients requiring mechanical ventilation: a randomized, controlled trial. Am J Infect Control. 2014;42(3):271-6. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11.023
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11...
), pois promove aos enfermeiros a aplicação da técnica em um ambiente seguro e mais próximo o possível do ambiente de trabalho real, possibilitando o feedback para aprimorar a habilidade a ser utilizada na assistência. Entretanto, mesmo sendo efetiva para o aprimoramento de competências técnicas, estudos identificaram a necessidade de repetição da atividade de simulação, visto que quando realizada em dose única não se mostrou efetiva(2323 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276...
-2424 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05...
,2626 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12...
) e, quando não sequencial, perdeu seus efeitos sobre a assistência após seis meses(2929 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10...
).

No âmbito do ensino na Saúde, o uso da simulação clínica com debriefing é reconhecido como uma metodologia essencial para a capacitação de profissionais da saúde, porém, reforçando os achados dos estudos incluídos na revisão, a necessidade do uso contínuo da simulação se faz presente. Evidencia-se que a prática em um cenário de simulação, seguida de debriefing, promove o aprendizado de forma efetiva e o aperfeiçoamento de habilidades técnicas, liderança e trabalho em equipe, sendo o debriefing o fechamento da atividade de simulação a partir de discussão sobre pontos positivos e pontos a serem melhorados na assistência que foi prestada ao paciente simulado(4747 Taras J, Everett T. Rapid cycle deliberate practice in medical education: a systematic review. Cureus. 2017;9(4):e1180. doi: http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180
http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180...
).

Outra aplicabilidade da metodologia de simulação está voltada para a reprodução de cenários críticos, como, por exemplo, atendimentos em massa(2525 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...
) e transporte aéreo de pacientes críticos(3131 Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03....
). Essas situações exigem a agregação de conhecimento teórico e prático, sendo a educação tradicional insuficiente para possibilitar experiências e desenvolvimento de habilidades para essa assistência. A viabilidade de reprodução desses eventos por meio da simulação clínica promove a capacitação profissional, sendo possível também o seu uso para elaborar e validar protocolos desses atendimentos(2525 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...
).

Quanto ao processo de avaliação profissional e de qualidade assistencial, a simulação tem sido utilizada para esse fim. Estudos mostram que é possível selecionar profissionais para a UTI e capacitá-los por meio da simulação clínica(3232 Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al. Implementation of a medical intensive care unit acute-care nurse practitioner service. Hosp Pract. 2011;39(2):32-9. doi: http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392...
,3434 Gundrosen S, Solligard E, Aadahl P. Team competence among nurses in an intensive care unit: the feasibility of in situ simulation and assessing non-technical skills. Intensive Crit Care Nurs. 2014;30(6):312-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06.007
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06...
), garantindo qualidade aos serviços de terapia intensiva. Considera-se essa ferramenta de grande valia para a seleção e treinamento de profissionais em UTI, para a oferta de uma assistência qualificada e segura em saúde, podendo ser inserida em programas de capacitação profissional de instituições e na implementação de equipes e novos profissionais nesse setor(4646 Bahouth MN, Esposito-Herr MB. Orientation program for hospital-based nurse practitioners. Advanced Critical Care. 2009;20(1):82-90. doi: http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181945422
http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181...
). Além disso, tem sido utilizada para avaliar a precisão e o tempo gasto em tarefas específicas de enfermagem(3535 Calhoun AW, Boone MC, Dauer AK, Campbell DR, Montgomery VL. Using simulation to investigate the impact of hours worked on task performance in an intensive care unit. Am J Crit Care. 2014;23(5):387-95. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756
http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756...
), permitindo a gestores a avaliação da competência profissional, tecnologias utilizadas, conformação dos ambientes de assistência, bem como a revisão do processo de enfermagem aplicado.

Estudos demonstraram que o uso da internet para subsidiar estudantes e profissionais de enfermagem tem sido utilizado em associação com a metodologia de simulação clínica, com a divulgação de vídeos de simulação na web(4040 Mistry V. Critical care training: using twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6. doi: http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20.20.1292
http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20....
,4545 Barbosa SFF, Marin HF. Web-based simulation: a tool for teaching critical care nursing. Rev Latino-Am Enfermagem. 2009;17(1):7-13. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009...
). A limitação tecnológica de algumas instituições, o tempo remisso ou a necessidade de treinamentos à distância pode ser suprida, dessa forma, oferecendo-se aos estudantes que irão atuar em cenários de Terapia Intensiva e práticas de simulação em vídeo, nos quais se torna possível a realização da avaliação do cenário e feedbacks das condutas realizadas, proporcionando uma discussão em sala de aula e o desenvolvimento do pensamento crítico, sendo uma porta de entrada para outras perspectivas educacionais.

Limitações do estudo

Destaca-se como limitação do estudo a não abordagem das limitações tecnológicas e de recursos para as práticas de simulação clínica, o que seria uma realidade ainda presente no Brasil. Mesmo com a presença de ensaios clínicos randomizados, faz-se necessária uma maior investigação para evidência dessa temática em território internacional e, principalmente, nacional.

Contribuições para a área da Enfermagem

A contribuição do presente estudo advém da compilação de pesquisas já realizadas, que demonstram e evidenciam o uso da simulação clínica na educação em Enfermagem como uma metodologia de ensino efetiva, considerando-a uma ferramenta para a qualificação da assistência a pacientes críticos.

CONCLUSÕES

O uso da simulação clínica direcionada a pacientes críticos tem sido utilizado tanto para a educação continuada de equipes de enfermagem, quanto na educação em nível de graduação na Enfermagem, mostrando-se uma ferramenta eficiente para o aperfeiçoamento do estudante e do profissional de enfermagem. Ressalta-se a necessidade de essa metodologia ser aplicada de forma contínua, e não única, para que seus resultados perdurem. Variáveis que foram analisadas após o uso da simulação, como confiança, habilidade de comunicação, eficiência na identificação de piora clínica de pacientes, desenvolvimento de competências técnicas, trabalho em equipe e tomada de decisão clínica apresentaram um aperfeiçoamento significativo, demonstrando que a ferramenta é efetiva na qualificação da assistência a pacientes críticos.

Recomenda-se a sua aplicação e expansão no território nacional, visto que universidades e instituições de saúde possuem os subsídios para a utilização dessa ferramenta. Estimulam-se a realização de futuras pesquisas no Brasil, evidenciando a efetividade da simulação clínica para a qualificação da assistência a pacientes críticos, aumentando o repositório nacional e internacional.

REFERENCES

  • 1
    Mendonça S, Basto ML, Ramos A. Nurse's strategies of clinical reasoning in critical care: a systematic review of literature. RIASE Online. 2017;2(3):692-709. doi: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2016.2(3).754
    » http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2016.2(3).754
  • 2
    Harmon MM, Thompson C. Clinical reasoning in pre-licensure nursing students. Teach Learn Nurs. 2015;10(2):63-70. doi: https://doi.org/10.1016/j.teln.2014.12.001
    » https://doi.org/10.1016/j.teln.2014.12.001
  • 3
    Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Clinical reasoning in nursing: teaching strategies and assessment tools. Rev Bras Enferm. 2017;70(3):662-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509
  • 4
    Aebersold M, Tschannen D, Bathish M. Innovative simulation strategies in education. Nurs Res Practice. 2012;2012:1-7. doi: https://doi.org/10.1155/2012/765212
    » https://doi.org/10.1155/2012/765212
  • 5
    Barreto DG, Silva KGN, Moreira SSCR, Silva TS, Magro MCS. [Realistic simulation as a teaching strategy: an integrative review]. Rev Baiana Enferm[Internet]. 2014 [cited 2018 Jan 23];28(2):208-14. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/8476/8874 Portuguese.
    » https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/8476/8874
  • 6
    Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira GA Jr, Almeida RGS, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev Lat Am Enferm. 2017;25:e2916. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916
    » https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916
  • 7
    Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022
    » https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022
  • 8
    Berragan L. Simulation: an effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011;31(7):660-3. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
  • 9
    Bensfield LA, Olech MJ, Horsley TL. Simulation for high-stakes evaluation in nursing. Nurse Educ. 2012;37(2):71-4. doi: https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
    » https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
  • 10
    Garbuio CD, Oliveira SRA, Kameo YS, Melo SE, Dalri MCB, Carvalho EC. [Clinical simulation in nursing: experience report on the construction of a scenario]. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. doi: https://doi.org/10.5205/reuol.9373-82134-1-RV1008201645 Portuguese.
    » https://doi.org/10.5205/reuol.9373-82134-1-RV1008201645
  • 11
    Quirós SM, Vargas MAO. Clinical Simulation: a strategy that articulates teaching and research practices in nursing. Texto Contexto Enferm. 2014;23(4):815-6. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014001200edt
    » http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014001200edt
  • 12
    Dieckmann P, Lippert A, Glavia R, Rall M. When things do not go as expected: scenario life savers. Simul Healthc. 2010;5(4):219-25. doi: http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e77f74
    » http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e77f74
  • 13
    Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein. 2010;8(1 Pt 1):102-6. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
    » http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
  • 14
    Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(2):546-53. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
    » http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
  • 15
    Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. [Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing]. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018 Portuguese.
    » http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
  • 16
    The Joanna Briggs Institute. Reviewers' Manual. Adelaide: JBI [Internet]; 2014 [cited 2018 Jan 21]. Available from: https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/Joanna+Briggs+Institute+Reviewer%27s+Manual
    » https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/Joanna+Briggs+Institute+Reviewer%27s+Manual
  • 17
    Melnyk B, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing and healthcare: a guide to best practice. 2nd. ed. Philadelphia: Lippincott, Williams & Williams; 2011.
  • 18
    Crowe S, Ewart L, Derman S. The impact of simulation based education on nursing confidence, knowledge and patient outcomes on general medicine units. Nurse Educ Pract. 2017;29:70-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
  • 19
    Sánchez-Expósito J, Costa CL, Agea JLD, Izquierdo MDC, Rodríguez DJ. Ensuring relational competency in critical care: importance of nursing students' communication skills. Intensive Crit Care Nurs. 2018;44:85-91. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08.010
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08.010
  • 20
    Karlsen MW, Gabrielsen AK, Falch AL, Stubberud DG. Intensive care nursing students' perceptions of simulation for learning confirming communication skills: a descriptive qualitative study. Intens Crit Care Nurs. 2017;42:97-104. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04.005
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04.005
  • 21
    McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
  • 22
    Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
    » http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
  • 23
    Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
    » http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
  • 24
    Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
  • 25
    Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
    » http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
  • 26
    Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
  • 27
    Lavoie P, Cossette S, Pepin J. Testing nursing students' clinical judgment in a patient deterioration simulation scenario: development of a situation awareness instrument. Nurse Educ Today. 2016;38:61-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.015
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.015
  • 28
    Boling B, Pierce MH. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: an integrative review. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):287-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004
  • 29
    Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
  • 30
    Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
    » http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
  • 31
    Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
  • 32
    Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al. Implementation of a medical intensive care unit acute-care nurse practitioner service. Hosp Pract. 2011;39(2):32-9. doi: http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
    » http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
  • 33
    Baid H, Hargreaves J. Quality and safety: reflection on the implications for critical care nursing education. Nurs Crit Care. 2015;20(4):174-82. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
    » http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
  • 34
    Gundrosen S, Solligard E, Aadahl P. Team competence among nurses in an intensive care unit: the feasibility of in situ simulation and assessing non-technical skills. Intensive Crit Care Nurs. 2014;30(6):312-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06.007
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06.007
  • 35
    Calhoun AW, Boone MC, Dauer AK, Campbell DR, Montgomery VL. Using simulation to investigate the impact of hours worked on task performance in an intensive care unit. Am J Crit Care. 2014;23(5):387-95. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756
    » http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756
  • 36
    Jansson MM, Ala-Kokko TI, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Syrjälä HP, Kyngäs HA. Human patient simulation education in the nursing management of patients requiring mechanical ventilation: a randomized, controlled trial. Am J Infect Control. 2014;42(3):271-6. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11.023
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11.023
  • 37
    Alinier G, Platt A. International overview of high-level simulation education initiatives in relation to critical care. Nurs Crit Care. 2014;19(1):42-9. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030
    » http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030
  • 38
    Abe Y, Kawahara C, Yamashina A, Tsuboi R. Repeated scenario simulation to improve competency in critical care: a new approach for nursing education. Am J Crit Care. 2013;22(1):33-40. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229
    » http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229
  • 39
    Jansson M, Kääriäinen M, Kyngäs H. Effectiveness of simulation-based education in critical care nurses' continuing education: a systematic review. Clin Simul Nurs. 2013;9(9):e355-e360. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.07.003
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.07.003
  • 40
    Mistry V. Critical care training: using twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6. doi: http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20.20.1292
    » http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20.20.1292
  • 41
    Mould J, White H, Gallagher R. Evaluation of a critical care simulation series for undergraduate nursing students. Contemp Nurse. 2011;38(1-2):180-90. doi: http://dx.doi.org/10.5172/conu.2011.38.1-2.180
    » http://dx.doi.org/10.5172/conu.2011.38.1-2.180
  • 42
    Ruth-Sahd LA, Schneider MA, Strouse A. Fostering cultural and interdisciplinary awareness with "low-tech" simulation in a fundamentals nursing course to prepare student nurses for critical care clinical rotations. Dimens Crit Care Nurs. 2011; 30(5):263-8. doi: http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e318227717e
    » http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e318227717e
  • 43
    Shannon SE, Long-Sutehall T, Coombs M. Conversations in end-of-life care: communication tools for critical care practitioners. Nurs Crit Care. 2011;16(3):124-30. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.2011.00456.x
    » http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.2011.00456.x
  • 44
    Cato D, Murray M. Use of simulation training in the intensive care unit. Crit Care Nurs Q [Internet]. 2010;33(1):44-51. doi: http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181c8dfd4
    » http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181c8dfd4
  • 45
    Barbosa SFF, Marin HF. Web-based simulation: a tool for teaching critical care nursing. Rev Latino-Am Enfermagem. 2009;17(1):7-13. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002
    » http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002
  • 46
    Bahouth MN, Esposito-Herr MB. Orientation program for hospital-based nurse practitioners. Advanced Critical Care. 2009;20(1):82-90. doi: http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181945422
    » http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181945422
  • 47
    Taras J, Everett T. Rapid cycle deliberate practice in medical education: a systematic review. Cureus. 2017;9(4):e1180. doi: http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180
    » http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Ago 2019
  • Data do Fascículo
    Jul-Aug 2019

Histórico

  • Recebido
    10 Maio 2018
  • Aceito
    18 Set 2018
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br