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Produção de conhecimentos fundamentados na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural: pesquisa documental

RESUMO

Objetivos:

analisar os resumos que relacionam a enfermagem com a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, publicados nos anais dos principais eventos científicos nacionais da categoria, no período de 12 anos.

Métodos:

pesquisa documental realizada nos anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem e Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho/2018 a junho/2019 mediante formulário. Os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo.

Resultados:

analisaram-se 99 estudos, e emergiram três categorias: Diversidade cultural, perspectiva êmica e contexto cultural: possibilidades de aplicação da teoria; Incongruências e peculiaridades dos setores de cuidado: limitações da aplicação da teoria; Produção de conhecimentos para aperfeiçoamento dos cuidados: implicações para a prática profissional de enfermagem.

Considerações Finais:

a produção científica investigada possibilitou a construção de conhecimentos dos aspectos culturais relacionados com os cuidados de enfermagem e mostrou semelhanças e variações nas práticas de cuidados.

Descritores:
Cultura; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Teoria de Enfermagem

ABSTRACT

Objectives:

To analyze the abstracts that relate nursing to the Theory of Culture Care Diversity and Universality, published in the annals of the main national scientific events in the category, over a 12-year period.

Methods:

documental research carried out in the annals of the Brazilian Nursing Congress and the National Nursing Research Seminar. Data collection took place from July/2018 to June/2019 using a form. Data was analyzed using descriptive statistics and content analysis.

Results:

99 studies were analyzed, and three categories emerged: Cultural diversity, emic perspective, and cultural context: possibilities for applying the theory; Incongruencies and peculiarities of the care sectors: limitations of the application of the theory; Knowledge production to improve care: implications for professional nursing practice.

Final Considerations:

the investigated scientific production enabled the construction of knowledge of cultural aspects related to nursing care and showed similarities and variations in care practices.

Descriptors:
Culture; Nursing; Nursing Care; Nursing Research; Nursing Theory

RESUMEN

Objetivos:

analizar resúmenes que relacionan la enfermería a la Teoría de la Diversidad y Universalidad de los Cuidados Culturales, publicados en anuales de los principales eventos científicos nacionales de la categoría, en el período de 12 años.

Métodos:

investigación documental realizada en anuales del Congreso Brasileño de Enfermería y Seminario Nacional de Investigación en Enfermería. Recogida de datos ocurrió de julio/2018 a junio/2019 mediante formulario. Datos analizados por estadística descriptiva y análisis de contenido.

Resultados:

analizaron 99 estudios, y emergieron tres categorías: Diversidad cultural, perspectiva emic y contexto cultural: posibilidades de aplicación de la teoría; Incongruencias y peculiaridades de sectores de cuidado: limitaciones de aplicación de la teoría; Producción de conocimientos para perfeccionamiento de cuidados: implicaciones para la práctica profesional de enfermería.

Consideraciones Finales:

producción científica investigada posibilitó construcción de conocimientos de aspectos culturales relacionados a los cuidados de enfermería y mostró semejanzas y variaciones en las prácticas de cuidados.

Descriptores:
Cultura; Enfermería; Cuidados de Enfermería; Investigación en Enfermería; Teoría de Enfermería.

INTRODUÇÃO

A incessante produção do conhecimento na área da enfermagem é pautada na busca do desenvolvimento e aplicação dos referenciais teóricos, filosóficos e metodológicos que alicerçam a prática profissional. Nesse sentido, as teorias de enfermagem fornecem bases conceituais, epistemológicas e descritivas do cuidado para a construção de saberes próprios que delimitam a atuação profissional nos campos do ensino, pesquisa, assistência e gestão(11 Santos BP, Sá FM, Pessan JE, Criveralo LR, Bergamo LN, Gimenez VCA, et al. The training and praxis of the nurse in the light of nursing theories. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):566-70. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0394
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).

A construção dos conhecimentos científicos na área da enfermagem iniciou nos anos de 1950, com o desenvolvimento das teorias de enfermagem(11 Santos BP, Sá FM, Pessan JE, Criveralo LR, Bergamo LN, Gimenez VCA, et al. The training and praxis of the nurse in the light of nursing theories. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):566-70. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0394
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). Alguns anos antes, em 1947, foi promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem, a qual era denominada Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas, o primeiro Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), na cidade de São Paulo(22 Santos TM, Silva BT, Miranda JS, Guimarães JCS, Aparibense PGGS, Peres MAA. Contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem para a Enfermagem Psiquiátrica: um olhar sobre os Congressos Brasileiros de Enfermagem (1947- 1981). Hist Enferm Rev Eletron [Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 6];7(2):406-22. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/2a04.pdf
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). Em 1979, foi promovido o primeiro Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), no qual enfatizaram-se metodologias e linhas de pesquisa em enfermagem. Em 1982, na segunda edição desse evento, a discussão sobre linhas de pesquisa buscava definição das prioridades no atendimento à saúde da população e às necessidades da profissão(33 Teixeira KRB, Peres MAA, Pereira LA, Costa LMC, Haddad VCN, Santos TCF. Segundo seminário nacional de pesquisa em enfermagem: prioridades de linhas de pesquisa na área (1982). Hist Enferm Rev Eletron [Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 6];7(2):440-8. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/2a06.pdf
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).

Os eventos constituem espaços para divulgação dos trabalhos científicos, discussão e reflexão acerca da enfermagem e saúde da população(22 Santos TM, Silva BT, Miranda JS, Guimarães JCS, Aparibense PGGS, Peres MAA. Contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem para a Enfermagem Psiquiátrica: um olhar sobre os Congressos Brasileiros de Enfermagem (1947- 1981). Hist Enferm Rev Eletron [Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 6];7(2):406-22. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/2a04.pdf
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). Destaca-se que o trabalho coletivo nesses eventos busca desenvolver a enfermagem em prol da vida, comprometida com as pessoas e pautada em princípios éticos, para responder aos desafios contemporâneos da profissão e prepará-la para o futuro(44 Fonseca RMGS, Fonseca AS. The challenge of the 67th Brazilian Conference of Nursing: in what direction is the Brazilian Nursing going? Rev Bras Enferm. 2016;69(1):7-9. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690101i
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).

No que se refere aos cuidados de enfermagem, são notórios os estudos que buscam fundamentação nas ciências humanas, como a antropologia. A aproximação da enfermagem ao conceito antropológico de cultura no Brasil é marcada pela vinda da enfermeira Madeleine Leininger e divulgação da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural (TDUCC), na década de 1980, no 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem(55 Leininger M. Teoria transcultural: diversidade e universalidade. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem; 1985. Florianópolis, Brasil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1985.). Com esse evento, o meio acadêmico despertou para a necessidade de buscar conhecimentos e estratégias para pensar a relação entre os conceitos de cultura e cuidados de enfermagem.

Desde então, têm crescido as produções científicas relacionadas com o conceito de cultura, embora ainda pouco exploradas no âmbito nacional(66 Antonini FO, Boehs AE, Lenardt MH, Budó MLD, Monticelli M. Enfermagem e cultura: características das teses e dissertações produzidas na pós-graduação da enfermagem brasileira. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):163-71. https://doi.org/10.5902/217976929724
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). Além disso, uma variedade de referenciais oriundos de diversas áreas de conhecimento, isolados ou combinados, em diferentes cenários, têm sido utilizados para o estudo da cultura relacionada com a enfermagem.

A cultura abrange valores, crenças, normas e práticas de vida, os quais são aprendidos, compartilhados e transmitidos em grupos específicos e direcionam pensamentos, decisões e ações(55 Leininger M. Teoria transcultural: diversidade e universalidade. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem; 1985. Florianópolis, Brasil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1985.). A utilização da TDUCC e de métodos qualitativos de pesquisa são maneiras para aproximação aos significados dos cuidados em culturas diversas na sociedade multicultural. Nesse sentido, o cuidado à saúde é entendido como sistema cultural, constituído pelos subsistemas popular e profissional, e o cuidado culturalmente congruente é o objetivo principal da teoria. Na enfermagem, os conhecimentos sobre diferenças e semelhanças entre culturas são essenciais para ações e decisões que conduzem à saúde e ao bem-estar dos clientes e ao enfrentamento das doenças e da morte(77 Leininger M. Culture care theory: a major contribution to advance transcultural nursing knowledge and practices. J Transcult Nurs. 2002;13(3):189-98. https://doi.org/10.1177/10459602013003005
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).

Em pesquisa bibliográfica realizada com objetivo de identificar as características das teses e dissertações relacionadas com a enfermagem e cultura, alicerçadas na antropologia, observou-se que o referencial teórico mais utilizado foi a TDUCC, em 43% das 124 teses e dissertações analisadas. Esses resultados mostraram que a difusão dessa teoria na enfermagem brasileira está relacionada com as implicações dos aspectos culturais na saúde e doença(66 Antonini FO, Boehs AE, Lenardt MH, Budó MLD, Monticelli M. Enfermagem e cultura: características das teses e dissertações produzidas na pós-graduação da enfermagem brasileira. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):163-71. https://doi.org/10.5902/217976929724
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). A revelação da perspectiva cultural possibilita o desenvolvimento de ações e decisões de cuidados de enfermagem de forma participativa e satisfatória às pessoas(88 McFarland MR, Wehbe-Alamah HB. Leininger's theory of culture care diversity and universality: an overview with a historical retrospective and a view toward the future. J Transcult Nurs. 2019;30(6):540-557. https://doi.org/10.1177/1043659619867134
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). Além disso, a consideração das crenças e dos conhecimentos genéricos que as pessoas possuem fortalece a atuação profissional das enfermeiras(99 Sanabria MLV, Rodríguez LM. Needs of parents in caring for their children in a Pediatric Intensive Care Unit. Invest Educ Enferm. 2016;34(1):29-37. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v34n1a04
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).

Neste estudo, foi enfocada a produção de conhecimentos de enfermagem ligada à TDUCC, publicada em eventos científicos. Tem-se como questão norteadora: Qual é a abrangência da produção de conhecimentos divulgados em eventos científicos envolvendo enfermagem e TDUCC, no cenário brasileiro? O panorama dessa produção contribui para sua maior visibilidade, esclarecimentos das características, análise desses estudos e elucidação dos avanços nesses conhecimentos.

OBJETIVOS

Analisar os resumos que relacionam a enfermagem com a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, publicados nos anais dos principais eventos científicos nacionais da categoria, no período de 12 anos.

MÉTODOS

Aspectos éticos

Foram analisados documentos de domínio público; desse modo, não houve necessidade de apreciação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Tipo de estudo

Trata-se de pesquisa documental(1010 Medronho RA, Bloch KV, Luiz RR, Werneck GL. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2009. 685p.), qualitativa, na qual a fonte primária de informação foi a produção científica divulgada em anais dos principais eventos científicos nacionais da enfermagem. Seguiram-se as recomendações do Standard for Reporting Qualitative Research (SRQR)(1111 O'Brien BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Acad Med. 2014;89(9):1245-51. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000388
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) para elaboração do artigo quanto ao título e resumo, introdução, método, resultados e discussão.

Procedimentos metodológicos

Fonte de dados

O material do estudo foi obtido de Anais do CBEn e do SENPE, por meio de mídias impressas e eletrônicas, disponíveis no acervo da sede das subseções da Associação Brasileira de Enfermagem, acervos pessoais e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem ou on-line. Trata-se de dois dos principais e mais antigos eventos realizados com regularidade. Esse material abrange uma produção científica pouco explorada, não analisada por consultores ou editores, e apresenta potencial producente na área. No Quadro 1, são descritas as características desse material quanto ao evento, tema central, cidade e ano de realização.

Quadro 1
Características do material do estudo, Curitiba, Paraná, Brasil, 2019

Coleta e organização dos dados

Os resumos foram identificados por meio da leitura dos títulos e selecionados de acordo com os critérios de inclusão: estar publicado no período amostral de 2007 a 2018; mencionar o referencial teórico ou metodológico de Madeleine Leininger; possuir um ou mais dos descritores “cultura”, “enfermagem transcultural”, “Leininger”, “antropologia” e “etnografia”. O período amostral incluiu a produção científica de 12 anos, para obtenção de número abrangente dos estudos mais recentes acerca da temática; e a partir de 2007, em razão da concentração dos estudos. O crescimento no número de publicações acerca da temática ao longo dos anos, principalmente desde 2009, está relacionada com a expansão dos cursos de pós-graduação em enfermagem(66 Antonini FO, Boehs AE, Lenardt MH, Budó MLD, Monticelli M. Enfermagem e cultura: características das teses e dissertações produzidas na pós-graduação da enfermagem brasileira. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):163-71. https://doi.org/10.5902/217976929724
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).

A coleta dos dados ocorreu de julho de 2018 a junho de 2019 mediante formulário elaborado contendo as seguintes informações: nome do evento, ano, título do resumo, autores, instituição, região do Brasil, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais e a interface enfermagemTDUCC. Para caracterização dos estudos analisados, as informações quantitativas foram organizadas em planilhas do programa Microsoft Excel e revisadas por uma pesquisadora e uma doutoranda do grupo de pesquisa que desenvolveu o estudo. A auditoria do estudo foi realizada por quatro professoras do grupo de pesquisa em que foi elaborado o artigo.

Análise dos dados

As informações quantitativas foram analisadas por estatística descritiva e apresentadas em gráfico e na linguagem descritiva. As informações qualitativas foram codificadas e categorizadas por similaridades e diferenças, com base no objetivo do estudo, segundo análise de conteúdo(1212 Bauer MV. Análise de conteúdo clássica. In: Bauer MV, Gaspel G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes; 2015. p. 189-217.), e discutidas à luz da TDUCC e da literatura vigente. Para análise da produção de conhecimentos, as informações qualitativas foram descritas e sintetizadas nas categorias que mostraram possibilidades, limitações e implicações da aplicação da TDUCC na prática de enfermagem.

Foram respeitadas as interpretações e classificações realizadas pelos autores dos resumos analisados, sem a emissão de julgamentos sobre o conhecimento, crença ou conduta destes. As bibliografias utilizadas foram tratadas de forma equitativa, sem qualquer tipo de discriminação.

RESULTADOS

Analisaram-se 99 estudos publicados no período de 2007 a 2018, sendo 75 publicações do CBEn e 24 do SENPE. Observou-se maior número de publicações nos anos de 2009 e 2013 (n = 16; n = 17, respectivamente). Quanto às regiões de realização dos estudos, predominaram a Sudeste (n = 27) e Sul (n = 27), seguidas por Nordeste (n = 23), Norte (n = 8) e Centro-Oeste (n = 3), sendo que não foram mencionadas em 11 estudos.

Dos 99 estudos analisados, 54 eram pesquisas; 18, relatos de experiência; 9, revisões de literatura; 5, reflexões; e 13 não mencionaram o tipo de estudo. Quanto ao tipo de pesquisa (n = 54), predominou a etnografia (n = 21), sendo 11 etnoenfermagem, seguida dos estudos do tipo descritivo (n = 11), exploratório-descritivo (n = 9), convergente-assistencial (n = 4), estudo de caso (n = 4), história oral (n = 1), história de vida (n = 1), pesquisa-ação (n = 1), documental (n = 1) e exploratório (n = 1). O número de participantes em cada estudo variou de 1 a 40, com média de 15 participantes.

No tocante aos cenários das pesquisas (n = 54) e relatos de experiência (n = 18), houve predomínio da instituição hospitalar (n = 21), seguida pelas comunidades (n = 11), unidades de saúde (n = 8), escolas e universidades (n = 8), clínicas especializadas (n = 6), maternidades (n = 2) e espaços públicos (n = 2). Ainda, 13 não mencionaram o cenário, e 1 estudo foi realizado em clínica de nefrologia e domicílios.

Os informantes-chave das 54 pesquisas analisadas foram: profissionais de saúde (n = 15); mulheres (n = 9); famílias, familiares, cuidadores e acompanhantes (n = 8); adultos portadores de doenças crônicas (n = 5); não mencionados (n = 4); idosos (n = 3); crianças e adolescentes (n = 3); portadores de feridas (n = 2); praticantes populares e usuários (n = 1); acadêmicos de enfermagem (n = 1); ciganos (n = 1); indígenas (n = 1); e um estudo abordou pesquisa documental relativa às pessoas com deficiência.

A produção científica analisada mostrou que a utilização da TDUCC está atrelada à busca da interseção dos setores de cuidados populares e profissionais. Essa interseção é almejada no cuidado culturalmente congruente, mediante ações congruentes com ambos os setores, e tem sido explorada em populações e contextos diversos. No Quadro 2, destacam-se objetivos e tipos de estudos realizados na área da enfermagem com fundamentação na TDUCC.

Quadro 2
Síntese de estudos que relacionam a enfermagem com a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, segundo tipo de estudo e objetivo, Curitiba, Paraná, Brasil, 2019

Dos estudos analisados, emergiram as categorias: 1 - Diversidade cultural, perspectiva êmica e contexto cultural: possibilidades de aplicação da TDUCC; 2 - Incongruências e peculiaridades dos setores de cuidado: limitações da aplicação da TDUCC; 3 - Produção de conhecimentos para aperfeiçoamento dos cuidados: implicações para a prática profissional de enfermagem.

DISCUSSÃO

Nos anos em que houve maior número de resumos selecionados, observou-se os temas dos eventos relacionados com os cuidados, tais como, no 15º SENPE, em 2009, “Enfermagem: conhecimento, cuidado e cidadania”; e no 65º CBEn, em 2013, “Enfermagem e o cuidado com a vida”. Sugere-se que o número de publicações acerca da TDUCC é influenciado pela temática dos eventos. A TDUCC é conhecida como a teoria de enfermagem na linha holística, com foco na abordagem de cuidados significativos em culturas diversas(77 Leininger M. Culture care theory: a major contribution to advance transcultural nursing knowledge and practices. J Transcult Nurs. 2002;13(3):189-98. https://doi.org/10.1177/10459602013003005
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). O predomínio das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste está de acordo com o observado na literatura e pode ser atribuído ao maior número de pesquisadores que estudam a temática nessas regiões(66 Antonini FO, Boehs AE, Lenardt MH, Budó MLD, Monticelli M. Enfermagem e cultura: características das teses e dissertações produzidas na pós-graduação da enfermagem brasileira. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):163-71. https://doi.org/10.5902/217976929724
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).

A etnografia tem sido a metodologia de escolha na maior parte dos estudos que abordaram os aspectos culturais antropológicos da saúde, doença e cuidados. A TDUCC possui um método próprio para o conhecimento dos dados emic e etic, que influenciam os resultados das práticas de cuidados(77 Leininger M. Culture care theory: a major contribution to advance transcultural nursing knowledge and practices. J Transcult Nurs. 2002;13(3):189-98. https://doi.org/10.1177/10459602013003005
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). Além disso, outras metodologias enfocaram a cultura no sentido antropológico, o que mostra a abrangência desse conceito na área da enfermagem e limitações da metodologia etnográfica. De acordo com autoras(3232 Molloy L, Walker K, Lakeman R, Skinner I. Ethnonursing and the ethnographic approach in nursing. Nurs Res. 2015;23(2):17-21. https://doi.org/10.7748/nr.23.2.17.s5
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), as enfermeiras pesquisadoras precisam buscar novas maneiras de produzir conhecimentos etnográficos para interpretação das experiências por meio de relações interpessoais e reconhecimento das limitações do conceito de cultura.

Uma variedade de cenários e informantes dos estudos, desenvolvidos em hospitais, comunidades, unidades de saúde, escolas, universidades, clínicas especializadas, maternidades e espaços públicos, mostrou o interesse em explorar a interface TDUCC-enfermagem no desenvolvimento de cuidados congruentes com as diversas culturas, embora ainda haja poucos conhecimentos acerca da aplicação da TDUCC na prática profissional. Entretanto, observou-se fragilidade em alguns estudos quando não constava o cenário da pesquisa. A identificação e descrição do cenário cultural é fundamental nas pesquisas fundamentadas na TDUCC, pois, na teoria, consideram-se crenças, normas, valores e estilos de vida do grupo ao qual as pessoas pertencem(66 Antonini FO, Boehs AE, Lenardt MH, Budó MLD, Monticelli M. Enfermagem e cultura: características das teses e dissertações produzidas na pós-graduação da enfermagem brasileira. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):163-71. https://doi.org/10.5902/217976929724
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), que são influenciados pelo contexto e entorno.

1 - Diversidade cultural, perspectiva êmica e contexto cultural: possibilidades de aplicação da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural

Os estudos analisados mostraram que existem variações quanto aos valores, crenças e práticas, segundo contextos culturais. Tais variações refletem a diversidade cultural e podem tornar-se conhecidas por meio da revelação da perspectiva êmica (nas formas como os nativos expressam a própria cultura) e da comparação dos aspectos similares e diversos dessas expressões. Desse modo, o reconhecimento da diversidade cultural, perspectiva êmica e contexto cultural é uma oportunidade para aplicação da TDUCC.

As enfermeiras atendem pessoas de várias origens étnicas e características culturais diversas, o que mostra a diversidade cultural e a impossibilidade de homogeneização do cuidado(2424 Gonçalves LC, Nogueira LT, Silva GRF, Luz MHBA. A aplicabilidade da teoria transcultural no acolhimento com classificação de risco: refletindo e discutindo possibilidades. In: Anais do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2011. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2011.). A TDUCC conduz à assistência de enfermagem de forma ética, para consideração das particularidades dos usuários em cenários variados de cuidado(2626 Vieira JCM, Guerra MCGC, Bezerra SMMS, Leal MCC. Aplicabilidade da teoria transcultural de Leininger nas pesquisas de enfermagem. In: Anais do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2011. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2011.). Em estudo que abordou o contexto cultural no qual se desenvolvem saberes e práticas de acompanhantes de idosos hospitalizados sobre a prevenção e tratamento das lesões por pressão, observou-se que eles possuem saberes e experiências oriundas do setor popular e incorporam elementos do setor profissional. Nessa perspectiva, foram propostas estratégias de diálogo e reflexão para a participação deles e congruência cultural dos cuidados(2828 Teixeira MLO, Ferreira MA, Trentini M. Pesquisa convergente-assistencial: aplicabilidade na pesquisa-cuidado de enfermagem. In: Anais do 15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 2009. Rio de Janeiro, Brasil. Brasília: ABEn; 2009.).

Em uma Casa de Apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, as interpretações dos autores mostraram que a experiência e as formas de lidar com as doenças variam segundo o contexto cultural. Desse modo, os aspectos culturais revelaram a assistência de enfermagem abrangente e individualizada aos pacientes com câncer(1616 Piolli KC, Santos NC. Diagnósticos de enfermagem e o cuidado transcultural: caminhos para compreender o viver do paciente com câncer[Internet]. In: Anais do 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2013. Rio de Janeiro, Brasil. Brasília: ABEn; 2013 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/anais_cben/65cben/files/2104.pdf
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). Em aldeias indígenas e na Casa de Assistência à Saúde do Índio, observou-se que cada indígena construiu um itinerário terapêutico e perpassou pelos setores popular e profissional para desenvolver os cuidados próprios(2323 Nogueira LMV, Motta MCS, Basta PC, Teixeira E. Itinerários terapêuticos dos índios Munduruku do Pará no tratamento da tuberculose: uma contribuição para a prática de enfermagem[Internet]. In: Anais do 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 2011. Campo Grande, Brasil. Brasília: ABEn; 2011 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/16senpe/senpe-trabalhos/files/0458.pdf
http://www.abeneventos.com.br/16senpe/se...
).

Desse modo, para desenvolver os cuidados culturalmente congruentes, requer-se dos profissionais de enfermagem os conhecimentos acerca das diferentes culturas e dos contextos(1313 Lúcio IML, Melo LO, Silva JMO, Bastos MLA, Santana EJ, Costa LC. Utilização de plantas medicinais no cuidado da criança quilombola pela família [Internet]. In: Anais do 69º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2017. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2017 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://abeneventos.com.br/69cben/anais/listaresumos.htm
http://abeneventos.com.br/69cben/anais/l...
). Entretanto, as variações culturais dos cuidados de enfermagem são pouco conhecidas. Nesse sentido, a TDUCC analisa aspectos semelhantes e diversos dos cuidados segundo os modos pelos quais os seres humanos expressam visões de mundo e significados em contextos culturais(55 Leininger M. Teoria transcultural: diversidade e universalidade. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem; 1985. Florianópolis, Brasil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1985.,88 McFarland MR, Wehbe-Alamah HB. Leininger's theory of culture care diversity and universality: an overview with a historical retrospective and a view toward the future. J Transcult Nurs. 2019;30(6):540-557. https://doi.org/10.1177/1043659619867134
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).

De forma semelhante, na literatura, a TDUCC fundamentou a pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a percepção de mães quilombolas sobre urgência e emergência pediátrica. Os autores identificaram significados de urgência e emergência variados e elaborados segundo experiências e visões de mundo. Nos cenários dos quilombos, caracterizados pela distância dos núcleos urbanos e escassez de transporte, as participantes mencionaram problemas sociais e de infraestrutura que interferem no acesso aos serviços de saúde. Para os pesquisadores, a consideração da ótica dos usuários fornece parâmetros para organização dos serviços de saúde, tomada de decisões e resolução de problemas no cotidiano(3333 Siqueira SMC, Jesus VS, Santos LFN, Muniz JPO, Santos ENB, Camargo CL. Quilombo women`s perceptions of acute and emergency pediatric care: an approach in the light of Leininger. Rev Enferm UERJ. 2018;26:e21492. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.21492
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).

2 - Incongruências e peculiaridades dos setores de cuidado: limitações da aplicação da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural

Embora o cuidado culturalmente congruente ocorra na interseção dos setores popular e profissional, há situações nas quais predominam as incongruências entre eles, o que impõe limitações à aplicação da TDUCC. Além disso, as peculiaridades dos setores de cuidado precisam ser conhecidas para consideração nas práticas profissionais.

Um estudo abordou as percepções dos profissionais das equipes de saúde da família sobre o cuidado na assistência às crianças indígenas. Os profissionais enfrentaram contradições entre o respeito às práticas de cuidados dos indígenas e a realização de cuidados resolutivos com base no sistema profissional(2121 Ferraz LF, Boehs AE. As percepções dos profissionais das equipes de saúde da família sobre o cuidado profissional na assistência às crianças indígenas[Internet]. In: Anais do 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2010. Florianópolis, Brasil. Brasília: ABEn; 2010 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://abeneventos.com.br/62cben/anais-62-cben.pdf
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). Nesse sentido, é relevante o desafio para integrar os saberes e as práticas populares de cuidados e, particularmente, subsidiar práticas de cuidado profissional de enfermagem(1818 Chibante CLP, Espírito-Santo FH, Santos TD. Saberes e práticas de clientes com feridas: o cuidado cultural na perspectiva de Leininger. In: Anais do 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2015. Brasília: ABEn; 2015.).

O cuidado cultural representa valores, crenças e modos de vida aprendidos, transmitidos e compartilhados e, quando ocorre a incongruência entre os setores profissional e popular, são descritas, na TDUCC, a negociação e repadronização das práticas de cuidados(55 Leininger M. Teoria transcultural: diversidade e universalidade. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem; 1985. Florianópolis, Brasil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1985.). Desse modo, o conceito de cuidado cultural considera que a cultura é construída, dinâmica e, portanto, modificada. Entretanto, destaca-se que a ação de repadronização deve ser um cuidado do profissional de enfermagem quando a prática do setor popular apresenta potencial para agravar a doença ou o risco de morte.

Na assistência às mulheres com síndromes hipertensivas da gestação, autores ressaltaram que os fatores culturais e modos de vida, tais como hábito alimentar desequilibrado, ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo, podem acentuar condições de risco(2727 Viana AC, Silva LR. Cuidado de enfermagem nas relações entre cultura e adoecer de mulheres com síndromes hipertensivas gestacionais[Internet]. In: Anais do 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2013. Rio de Janeiro, Brasil. Brasília: ABEn; 2013 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/anais_cben/65cben/files/1939.pdf
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). De forma semelhante, a adesão ao tratamento anti-hipertensivo é influenciada pelo ambiente, visão de mundo, crenças de saúde e hábitos de vida. Os autores destacaram que interessa à enfermagem estabelecer práticas efetivas de cuidados e padrões de vida saudáveis que conduzem à saúde e ao bem-estar dos indivíduos(1919 Sampaio CF, Guedes MVC. Crenças e valores culturais na adesão da pessoa ao tratamento e controle da hipertensão arterial[Internet]. In: Anais do 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2009. Fortaleza, Brasil. Brasília: ABEn; 2009 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/anais_61cben/files/01181.pdf
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).

Por outro lado, ressalta-se que práticas populares são desenvolvidas para prevenção de problemas de saúde. Um artigo fundamentado na etnoenfermagem objetivou conhecer as crenças e práticas de cuidado das mulheres grávidas da comunidade indígena Wayuu, na Colômbia. O estudo mostrou o desenvolvimento de práticas para evitar complicações no parto, tais como posição de dormir nos três primeiros meses, evitar comer excessivamente durante a gestação, entre outras(3434 Navarro AMA, Beltrán MPB. Beliefs and practices of culture care in Colombian Wayúu pregnant women. Rev Cienc Cuidad. 2019;16(1):8-18. https://doi.org/10.22463/17949831.1541
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). Em pesquisa etnográfica realizada com famílias que vivenciavam o processo gestacional, estas desenvolveram rituais de preparo, como o uso de óleo de lavanda, baixa luminosidade, musicoterapia, limpeza do domicílio, alimentação da mulher e da família, entre outros. Observou-se que, para compreender os rituais de cuidados das mulheres no processo gestacional, os profissionais de enfermagem precisam colocar em suspensão os próprios valores e concepções culturais(1717 Wilhelm LA. Rituais de cuidado da família para o parto domiciliar[Internet]. In: Anais do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2018. Curitiba, Brasil. Brasília: ABEn; 2018 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://abeneventos.com.br/70cben/anais/listaresumos.htm
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).

A TDUCC propõe três modos de ação das enfermeiras para realização do cuidado cultural (preservação e/ou manutenção; acomodação e/ou negociação; e repadronização e/ou restauração) e considera as variações em grupos específicos e em cada indivíduo(55 Leininger M. Teoria transcultural: diversidade e universalidade. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem; 1985. Florianópolis, Brasil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1985.). Entretanto, a TDUCC não apresenta orientações particulares, mas diretrizes gerais que direcionam cuidados culturais de enfermagem(2626 Vieira JCM, Guerra MCGC, Bezerra SMMS, Leal MCC. Aplicabilidade da teoria transcultural de Leininger nas pesquisas de enfermagem. In: Anais do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2011. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2011.). Nos estudos analisados, buscou-se o aprofundamento das especificidades e das variações dos cuidados segundo as características culturais dos grupos investigados.

Nessa perspectiva, um estudo destacou peculiaridades do cuidado de enfermagem às gestantes com síndrome hipertensiva(2727 Viana AC, Silva LR. Cuidado de enfermagem nas relações entre cultura e adoecer de mulheres com síndromes hipertensivas gestacionais[Internet]. In: Anais do 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2013. Rio de Janeiro, Brasil. Brasília: ABEn; 2013 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/anais_cben/65cben/files/1939.pdf
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). As autoras ressaltaram que tais peculiaridades foram pouco exploradas nas pesquisas, embora os modos de vida influenciem direta e indiretamente na condição de saúde dessas mulheres; portanto, os cuidados não podem ser pré-determinados, mas adaptados aos aspectos culturais de cada indivíduo. No cenário hospitalar, um estudo de caso implementou o processo de enfermagem no cuidado a um portador de adenocarcinoma do cólon. O cuidado foi preservado quanto à religião, ao lazer e aos vínculos familiares; e negociado quanto ao controle de infecção e nutrição(2929 Oliveira PP, Rodrigues AB, Rodrigues LS, Viegas SMF, Lanza FM. Cuidado transcultural a um portador de adenocarcinoma do cólon: estudo de caso[Internet]. In: Anais do 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2013. Rio de Janeiro, Brasil. Brasília: ABEn; 2013 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/anais_cben/65cben/files/1985.pdf
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).

No atendimento às crianças haitianas, enfermeiras destacaram a dificuldade de comunicação com a família e poucos conhecimentos da cultura haitiana. Esses resultados mostraram a necessidade de estudos com abordagens culturais para a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem(2020 Carvalho LA. Consulta de Enfermagem à criança haitiana[Internet]. In: Anais do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2018. Curitiba, Brasil. Brasília: ABEn; 2018 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://abeneventos.com.br/70cben/anais/listaresumos.htm
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). Observa-se que há distintas maneiras de perceber e praticar os cuidados, e a comunicação é essencial para redução de barreiras culturais e consideração das singularidades dos indivíduos e grupos(3030 Alencar RM, Pagliuca LMF, Maia ER. Cuidado de enfermagem transcultural à pessoa com deficiência[Internet]. In: Anais do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2018. Curitiba, Brasil. Brasília: ABEn; 2018 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://abeneventos.com.br/70cben/anais/listaresumos.htm
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).

Em uma pesquisa qualitativa alicerçada no referencial teórico da TDUCC e metodológico da etnoenfermagem, o objetivo foi conhecer as barreiras presentes no processo de construção do cuidado cultural à criança hospitalizada. As autoras observaram similaridades e diferenças nas maneiras de adaptação dos familiares às normas e rotinas hospitalares; e consideraram que o balanço entre o poder dos profissionais e a autonomia da família permite trocas de experiências e de conhecimentos, para minimização das barreiras e encorajamento à participação nos cuidados(3535 Farias DHR, Gomes GC, Almeida MFF, Lunardi VL, Xavier DM, Queiroz MVO. Barriers present in the process of construction of the cultural family care to the child in the hospital: transcultural approach. Chía. 2019;19(1):e1912. https://doi.org/10.5294/aqui.2019.19.1.2
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).

3 - Produção de conhecimentos para aperfeiçoamento dos cuidados: implicações para a prática profissional de enfermagem

Na terceira categoria, os estudos analisados mostraram que a aplicação da TDUCC pelos profissionais de enfermagem perpassa pela produção de conhecimentos e promove o aperfeiçoamento dos cuidados para saúde e bem-estar dos grupos culturais. No planejamento dos cuidados congruentes com as culturas, torna-se necessário conhecer os setores populares, os próprios valores do setor profissional e as variações nas práticas culturais(1313 Lúcio IML, Melo LO, Silva JMO, Bastos MLA, Santana EJ, Costa LC. Utilização de plantas medicinais no cuidado da criança quilombola pela família [Internet]. In: Anais do 69º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2017. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2017 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://abeneventos.com.br/69cben/anais/listaresumos.htm
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).

A produção de conhecimentos pode contribuir para avançar na teoria, no sentido do fortalecimento dos profissionais de saúde mediante compartilhamento de saberes que conduzem à construção dos sujeitos e aos comportamentos diferenciados nas formas de relacionar-se e agir. Desse modo, são desenvolvidas condições favoráveis para que ocorram os cuidados à saúde(1515 Silveira, RS, Martins CR, Lunardi VL, Duarte CR. A construção moral do trabalhador de saúde como sujeito autônomo e ético[Internet]. In: Anais do 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2009. Fortaleza, Brasil. Brasília: ABEn; 2009 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/anais_61cben/files/02278.pdf
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).

A utilização dos pressupostos da TDUCC fundamentou a construção de conhecimentos acerca dos saberes e práticas maternas de cuidado ao recém-nascido em população ribeirinha(2222 Maia SMS, Silva LR. Saberes e práticas de mães ribeirinhas e o cuidado dos seus filhos recém-nascidos: contribuição para a enfermagem. In: Anais do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2011. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2011.). Com base em teorias de enfermagem, como a TDUCC, foram planejadas atividades de educação em saúde para estímulo à adoção de novos hábitos de vida e mudanças de comportamento a fim de evitar comprometimentos à saúde(3131 Silva MBT, Rangel LR, Amorin ML, Silveira FCS, Nascimento DCR. Atenção à saúde do paciente idoso: uma experiência de alunos do primeiro ano de enfermagem[Internet]. In: Anais do 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2015. São Paulo, Brasil. Brasília: ABEn; 2015 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/index_files/anais-67cben.pdf
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).

Ainda, a TDUCC e o método da etnoenfermagem serviram de base para o estudo em uma comunidade da periferia. As autoras consideraram desafio o desenvolvimento de meios para proporcionar a congruência do cuidado com a cultura, manutenção ou reestabelecimento do bemestar(1414 Carvalho AO, Rocha SS. Adolescentes no contexto de uma comunidade: perspectivas para o cuidado de enfermagem[Internet]. In: Anais do 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2014. Belém, Brasil. Brasília: ABEn; 2014 [cited 2020 Jun 26]. Available from: http://www.abeneventos.com.br/66cben/anais/trabalhos/trabalho0270.pdf
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). O estudo op. cit corrobora as considerações da literatura atual, tendo sido realizado com acadêmicos do curso de pós-graduação em Enfermagem. O objetivo foi relatar a experiência da construção do conhecimento apoiando-se nas teorias de enfermagem e nos pontos de tangência com a práxis do enfermeiro. Os autores ressaltaram o distanciamento em relação à aplicação dos conceitos das teorias na prática e a tendência dos profissionais à adesão às práticas rotineiras(11 Santos BP, Sá FM, Pessan JE, Criveralo LR, Bergamo LN, Gimenez VCA, et al. The training and praxis of the nurse in the light of nursing theories. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):566-70. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0394
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).

No entanto, autores reforçam a relevância na aplicação da TDUCC quando afirmam que favorece o direcionamento da assistência de enfermagem em torno de teorias(2424 Gonçalves LC, Nogueira LT, Silva GRF, Luz MHBA. A aplicabilidade da teoria transcultural no acolhimento com classificação de risco: refletindo e discutindo possibilidades. In: Anais do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2011. Maceió, Brasil. Brasília: ABEn; 2011.). Desse modo, o desenvolvimento e utilização das teorias de enfermagem podem contribuir para o aprimoramento dos cuidados à saúde. Especificamente, na TDUCC, consideram-se as relações de interdependência dos conceitos de cuidado, cultura e enfermagem. O cuidado, enquanto essência, é parte central e distintiva da enfermagem e do bem-estar, saúde, sobrevivência, enfrentamento das doenças, incapacidades e morte; ao mesmo tempo, ele molda-se pelos significados, padrões, expressões e práticas culturais(88 McFarland MR, Wehbe-Alamah HB. Leininger's theory of culture care diversity and universality: an overview with a historical retrospective and a view toward the future. J Transcult Nurs. 2019;30(6):540-557. https://doi.org/10.1177/1043659619867134
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).

Um estudo abordou criticamente as teorias utilizadas nas pesquisas em enfermagem. Os autores salientaram a integração das pesquisas e práticas às teorias para o avanço da ciência da enfermagem(2525 Oliveira AH, Coelho MEAA, Cavalcante EGR, Oliveira CJ, Viana MCA. Tendências teóricas aplicadas nas pesquisas de enfermagem: o desafio de contemplar criticamente. In: Anais do 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 2015. Fortaleza, Brasil. Brasília: ABEn; 2015.). Nesse sentido, ressalta-se a busca pelos referenciais teóricos e metodológicos para sustentação das práticas, bem como pelo avanço desses referenciais na teoria e na prática. Os estudos ligados à TDUCC trazem aprofundamento das relações imbricadas entre o conceito de cultura e as práticas de saúde e enfermagem; e dos aspectos teóricos, metodológicos e práticos envolvidos nessas relações.

Os fatores socioculturais dos indivíduos guiam decisões concernentes aos cuidados à saúde; desse modo, os conhecimentos acerca dos valores, crenças, estilos e experiências de vida dos seres humanos propiciam a construção de conhecimentos acerca das práticas de enfermagem e saúde(99 Sanabria MLV, Rodríguez LM. Needs of parents in caring for their children in a Pediatric Intensive Care Unit. Invest Educ Enferm. 2016;34(1):29-37. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v34n1a04
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). As contribuições da TDUCC permeiam o reconhecimento tanto dos aspectos culturais reveladores dos cuidados semelhantes e diversos em grupos específicos quanto das variações em cada indivíduo e ao longo do tempo(88 McFarland MR, Wehbe-Alamah HB. Leininger's theory of culture care diversity and universality: an overview with a historical retrospective and a view toward the future. J Transcult Nurs. 2019;30(6):540-557. https://doi.org/10.1177/1043659619867134
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).

A enfermagem busca a promoção da saúde e do bem-estar dos seres humanos e, portanto, o aprimoramento do corpo de conhecimentos científicos por meio das teorias, para levar à assistência individualizada e pautada em princípios éticos e científicos(11 Santos BP, Sá FM, Pessan JE, Criveralo LR, Bergamo LN, Gimenez VCA, et al. The training and praxis of the nurse in the light of nursing theories. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):566-70. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0394
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). Além disso, o desenvolvimento da perspectiva holística dos pacientes, famílias e comunidades, e embasamento em conhecimentos culturais profissionais e populares, conduzem aos cuidados de enfermagem efetivos, satisfatórios e coerentes com a realidade de cada ser humano(3636 Cárdenas FV, Sanmiguel FA. Nursing professional practice in reproductive health: an eth-nographic outlook. Enfermería (Montev.). 2019;8(1):69-80. https://doi.org/10.22235/ech.v8i1.1797
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).

Limitações do estudo

Neste estudo, foram analisados resumos publicados em eventos científicos que levam às informações mais condensadas, as quais limitam a análise mais aprofundada acerca da metodologia e da utilização do referencial teórico. Além disso, delimitou-se a TDUCC para abordagem da interface enfermagem-cultura em vez de outras teorias e referenciais. Entretanto, o material analisado apresentou ampla abrangência dos estudos disponíveis, possibilitou o enfoque nessa teoria e mostrou o panorama da produção científica investigada.

Contribuições para a área da Enfermagem

Este estudo abordou a produção de conhecimentos acerca da interface enfermagem-cultura, com foco na TDUCC. A análise dessa produção contribui para o desenvolvimento teórico acerca dos cuidados de enfermagem, mediante utilização da teoria para construção de conhecimentos das perspectivas culturais a respeito dos cuidados à saúde em cenários específicos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O panorama da produção científica nacional mostrou significativo déficit quantitativo de estudos e evidenciou a necessidade de construção de conhecimentos mediante investigações acerca da diversidade, variações e modificações dos cuidados de acordo com contextos culturais. Os resultados destacaram o desafio da inclusão de conteúdos acerca do cuidado cultural na formação, visando ao preparo dos profissionais de enfermagem para aplicação da TDUCC.

Para o cuidado culturalmente congruente, a aplicação da TDUCC busca a interseção dos setores popular e profissional, e os resumos analisados exploraram possibilidades e limitações dessa interseção, bem como a atuação da enfermagem pautada em princípios teóricos e científicos. A produção científica analisada possibilitou a construção de conhecimentos dos aspectos culturais relacionados com os cuidados de enfermagem, pois abrange a observação da realidade, semelhanças e variações nas práticas de cuidados e a dinâmica na qual a cultura é construída e modificada.

  • FOMENTO Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão de bolsas de estudos à mestranda, à doutoranda e à pós-doutoranda.

AGRADECIMENTO

Agradecemos à Profa. Dra. Astrid Eggert Boehs pelas contribuições ao estudo.

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Editado por

EDITOR CHEFE: Antonio José de Almeida Filho
EDITOR ASSOCIADO: Carina Dessotte

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    14 Ago 2020
  • Aceito
    08 Jan 2021
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