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Construção e validação de cenários clínicos para capacitação de cuidadores informais de pessoas dependentes

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar três cenários clínicos para capacitação de cuidadores informais de pessoas dependentes.

Métodos:

Estudo metodológico, realizado entre janeiro e agosto de 2021, em um município no noroeste do estado do Paraná. Foi desenvolvido em duas etapas: construção dos cenários; e validação do conteúdo por experts (n = 12). Para estimar o grau de concordância entre os juízes, utilizou-se o índice de validade de conteúdo, e considerou-se o valor de 80% como uma taxa aceitável de concordância.

Resultados:

Os cenários de simulação mostraram-se apropriados, obtendo valor médio de 91,6%. No entanto, foram feitos alguns ajustes em sua organização no que tange à clareza na redação das orientações, conforme sugestão dos juízes.

Conclusões:

A construção e validação dos cenários clínicos mostraram-se adequadas e relevantes, de modo que eles podem ser utilizados na capacitação de cuidadores informais de pessoas dependentes.

Descritores:
Tecnologia; Cuidadores; Atividades de Capacitação; Estudo de Validação; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective:

To construct and validate three clinical scenarios for training dependent persons’ informal caregivers.

Methods:

Methodological study, conducted between January and August 2021, in a municipality in the northwest of the state of Paraná. It was developed in two stages: construction of scenarios; and content validation by experts (n = 12). To estimate the degree of agreement between the experts, the content validity index was used, and 80% was considered an acceptable rate of agreement.

Results:

The simulation scenarios proved appropriate, obtaining an average value of 91.6%. However, some adjustments were made in their organization pertaining clarity in the wording of guidelines, as suggested by the expert validators.

Conclusions:

The construction and validation of the clinical scenarios proved to be adequate and relevant for use in the training of informal caregivers of dependent persons.

Descriptors:
Technology; Caregivers; Training Activities; Validation Study; Nursing.

RESUMEN

Objetivo:

Construir y validar tres escenarios clínicos para capacitación de cuidadores informales de personas dependientes.

Métodos:

Estudio metodológico, realizado entre enero y agosto de 2021, en un municipio en el noroeste de Paraná. Fue desarrollado en dos etapas: construcción de los escenarios; y validez de contenido por expertos (n = 12). Para estimar el grado de concordancia entre los jueces, se utilizó el índice de validez de contenido, y se consideró el valor de 80% como una tasa aceptable de concordancia.

Resultados:

Los escenarios de simulación se mostraron apropiados, obteniendo valor mediano de 91,6%. Sin embargo, fueron hechos algunos ajustes en su organización en lo que tange a la claridad en la redacción de las orientaciones, conforme sugestión de los jueces.

Conclusiones:

La construcción y validación de los escenarios clínicos se mostraron adecuadas y relevantes, de modo que pueden ser utilizados en la capacitación de cuidadores informales de personas dependientes.

Descriptores:
Tecnología; Cuidadores; Enseñanza; Estudio de Validación; Enfermería.

INTRODUÇÃO

Devido ao aumento insidioso das doenças crônico-degenerativas no Brasil, observa-se uma alteração no perfil dos pacientes que demandam cuidados à saúde. Essa alteração tem causado grande impacto na sociedade, em particular nos sistemas de saúde, que apresentam déficit de recursos humanos e materiais para atender essa clientela; diante disso, a organização da oferta da Atenção Domiciliar (AD) no Brasil vem passando por transformações nos últimos anos(11 Castro O, Lima RS, Sanches RS, Dázio EMR, Gomes RG, Fava SMCL. Meaning of being a care-giver of a person with home oxygen therapy: grounded theory. Rev Enferm Cent-Oeste Mineiro. 2020;10:e3607. http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3607
http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3607...
).

A premissa sobre a assistência no domicílio considera que as práticas de cuidado devem conceber a família em seu espaço social privado e doméstico, respeitando o movimento e a complexidade das relações familiares. No que concerne a envolvimento do profissional de saúde na dinâmica de pessoas que são assistidas pela AD, ele necessita compreender a conjuntura social e cultura do arranjo familiar do paciente e de suas necessidades individuais. As intervenções realizadas integralmente a pessoas dependentes de cuidado necessitam ser abrangentes e integrar aspectos que são intrínsecos ao processo saúde-doença da pessoa dependente de cuidado e de seus familiares, promovendo melhor gestão e organização do processo de trabalho dos profissionais de saúde(22 Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016. Redefine a Atenção Domici-liar no âmbito do Sistema Único de Saúde e atualiza as equipes habilitadas [Internet]. 2016[cited 2021 Feb 20]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html
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).

Em face desse cenário, a família apresenta-se como importante aliada no cuidado de pacientes dependentes, revelando-se um recurso inestimável, principalmente por seus membros configurarem se como cuidadores informais, sendo responsáveis por promover o bem-estar da pessoa adoecida(33 Nouguchi M, Tachimori H, Naganuma Y, Zhao X, Kono T, Horii S, et al. Families’ opinions about caring for patients with psychiatric disorders after involuntary hospitalization in Japan. Int J Soc Psychiatr. 2016;62(2):167-75. https://doi.org/10.1177/0020764015614595
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). Na maioria dos casos, pessoas dependentes de cuidados, em AD, possuem o familiar e/ou pessoas que ofertam cuidados, caracterizando-se como cuidadores informais(22 Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016. Redefine a Atenção Domici-liar no âmbito do Sistema Único de Saúde e atualiza as equipes habilitadas [Internet]. 2016[cited 2021 Feb 20]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html
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-33 Nouguchi M, Tachimori H, Naganuma Y, Zhao X, Kono T, Horii S, et al. Families’ opinions about caring for patients with psychiatric disorders after involuntary hospitalization in Japan. Int J Soc Psychiatr. 2016;62(2):167-75. https://doi.org/10.1177/0020764015614595
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). As práticas assistenciais a pessoas que demandam o uso de tecnologias exigem cuidados diários e contínuos, para os quais nem sempre os cuidadores informais estão preparados tecnicamente. Por vezes encontram-se, repentinamente, obrigados a prestar cuidados que antes só eram realizados no ambiente hospitalar e por uma equipe de saúde especializada(44 Silveira MPR, Silva MRS, Farias FLR, Moniz ASB, Ventura J. Autonomia e reinserção social: percepção de familiares e profissionais que trabalham com redução de danos. Cienc Cuid Sau-de. 2017;16(3):1-7. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i3.34299
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-55 Schwertfeger JL, Thuente L, Hung P, Larson SL. Post-discharge interventions to enhance cop-ing skills for survivors of stroke and their caregivers: a scoping review protocol. JBI Evid Synth. 2019:18(2):332-40. https://doi.org/10.11124/JBISRIR-D-18-00024
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).

Estudo quase experimental apresentou evidências de que o preparo ainda em ambiente hospitalar do cuidador informal de pessoas dependentes de cuidado no domicílio e o acompanhamento destes durante a oferta de cuidado na residência propicia a redução de práticas de cuidado inadequadas ao contexto das necessidades individuais do paciente. A falta de apoio educacional e de demonstração das intervenções ao paciente também contribui na incidência de utilização de serviços de urgência e de reinternações hospitalares por cuidado inadequado, prestado por cuidadores informais despreparados(66 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2020. 98 p.: il.-77 Rodrigues TFCS, Cardoso LCB, Rêgo AS, Silva ES, Elias MFAL, Radovanovic CAT. Educational intervention to increase the skill of informal caregivers: a quasi-experimental pilot study. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20200152. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0152
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).

Dessa forma, faz-se necessário que os cuidadores sejam bem orientados e capacitados para realizar um atendimento domiciliar adequado ao paciente dependente. Os profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, possuem um importante papel no suporte aos cuidadores por meio de estratégias eficazes de educação em saúde, que garantam, no ambiente domiciliar, a qualidade do cuidado e a segurança das pessoas dependentes. Nessa perspectiva, considerando as necessidades multifacetadas e interdisciplinares, essenciais para ações de cuidado transicional de pessoas dependentes tanto de cuidado (do hospital ao domicílio) quanto das abordagens que exigem recursos especiais para a sobrevivência do paciente, as estratégias de capacitação com materiais tecnológicos e visuais necessitam ser evidenciadas(77 Rodrigues TFCS, Cardoso LCB, Rêgo AS, Silva ES, Elias MFAL, Radovanovic CAT. Educational intervention to increase the skill of informal caregivers: a quasi-experimental pilot study. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20200152. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0152
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8 Santos FGT, Harmuch C, Paiano M, Radovanovic CAT, Rêgo AS, Carreira L. Competence of el-derly informal caregivers of people in home care. Esc Anna Nery. 2022;26:e20210288. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2021-0288
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-99 Santos FGT, Zulin A, Cardoso LCB, Sanches RCN, Rêgo AS, Girardon-Perlini NMO, et al. Factors associated with the skills of informal caregivers in home care. Rev Bras Enferm. 2022;75:e20210744. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0744
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).

A utilização de cenários simulados como ferramenta educacional tem se mostrado promissora, com evidências positivas no seu uso para prevenir eventos adversos acarretados por cuidados potencialmente inadequados. A simulação clínica potencializa o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento, adaptação e preparo e que são competências alusivas ao cuidador informal, condicionadas aos fatores cognitivos, psicomotores, relacionais e emocionais(88 Santos FGT, Harmuch C, Paiano M, Radovanovic CAT, Rêgo AS, Carreira L. Competence of el-derly informal caregivers of people in home care. Esc Anna Nery. 2022;26:e20210288. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2021-0288
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-99 Santos FGT, Zulin A, Cardoso LCB, Sanches RCN, Rêgo AS, Girardon-Perlini NMO, et al. Factors associated with the skills of informal caregivers in home care. Rev Bras Enferm. 2022;75:e20210744. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0744
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). Ademais, essas competências estão atreladas à organização do manejo clínico por parte dos profissionais de saúde, o qual exige comunicação efetiva e tomada de decisão para as ações de intervenção, sustentadas pelo pensamento crítico e aprendizado clínico(1010 Silva APM, Pina JC, Rocha PK, Anders JC, Souza AIJ, Okido ACC. Training of caregivers of children with special health care needs: simulation contributions. Texto Contexto Enferm. 2020;29:e20180448. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0448
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11 Bellaguarda MLR, Knihs NS, Canever BP, Tholl AD, Alvarez AG, Teixeira GC. Realistic simu-lation as a teaching tool in critical situation communication in palliative care. Esc Anna Nery. 2020;24(3):e20190271. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0271
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-1212 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
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).

Na simulação clínica como ferramenta educacional, a construção do cenário com linguagem visual de acordo com a necessidade das pessoas é uma das sequências metodológicas do processo que requer criatividade e objetividade. Nesse sentido, o realismo da simulação clínica decorre da potencialidade estrutural dos laboratórios, que necessitam ofertar recursos materiais para manejo das ações de alta complexidade, que influenciam a validade e confiabilidade da interface educativa a ser promovida(1212 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
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13 Negri EC, Pereira Júnior GA, Cotta Filho CK, Franzon JC, Mazzo A. Construction and validation of simulated scenario for nursing care to colostomy patients. Texto Contexto Enferm 2019;28:e20180199. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0199
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-1414 Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
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).

A construção do cenário deve conter elementos substanciais para caracterização oportuna da temática a ser simulada, considerando tanto o contexto clínico e pedagógico quanto a experiência em simulação, interação e dinâmica entre facilitador e participante. Dessa forma, o indivíduo pode compreender seu papel na ferramenta de simulação e, posteriormente, obter os resultados esperados dos cenários(1212 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
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). Por conseguinte, o cenário de simulação necessita ser avaliado e validado por experts na temática abordada para que possua confiabilidade sobre a contextualização da temática e contribuição dele na melhoria da intervenção educacional, considerando as evidências científicas expostas na literatura(1313 Negri EC, Pereira Júnior GA, Cotta Filho CK, Franzon JC, Mazzo A. Construction and validation of simulated scenario for nursing care to colostomy patients. Texto Contexto Enferm 2019;28:e20180199. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0199
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-1414 Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
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).

OBJETIVO

Construir e validar três cenários de simulação clínica direcionados à capacitação de cuidadores informais de pessoas dependentes.

MÉTODOS

Aprovação ética

Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Estadual de Maringá.

Desenho do estudo e período

Trata-se de um estudo descritivo de construção e validação de conteúdo de três cenários de simulação clínica direcionados a cuidadores informais de pessoas dependentes.

Estudo metodológico, de abordagem quantitativa, realizado entre janeiro e agosto de 2021 e desenvolvido em duas etapas distintas: construção dos cenários; e validação do conteúdo por experts.

Construção dos cenários

O percurso metodológico para a produção dos cenários ocorreu em três fases - pré-produção, produção e pós-produção - baseadas no estudo de Flemming, Reynolds e Wallace(1515 Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights…camera…action! a guide for creating a DVD/Vídeo. Nurse Educator. 2009;34(3):118-21. https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e
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) e adaptadas por Braga e colaboradores(1616 Braga FTMM, Garbin LM, Marmol MT, Khouri VY, Vasques CI, Carvalho EC. Oral hygiene in chemo therapy patients: construction and validation of an education video. Rev Enferm UFPE. 2014;8(10):3331-9. https://doi.org/10.5205/reuol.6039-55477-1-ED.0810201411
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). Na etapa de pré-produção, definiu-se o tema de pesquisa: orientação do familiar cuidador à pessoa dependente. Em seguida, estabeleceu-se o objetivo educacional dos vídeos: capacitar o familiar cuidador sobre higiene e conforto, cuidados com sondas enterais e com oxigenoterapia. O conteúdo disponibilizado nos vídeos foi definido nessa fase.

A fim de direcionar o conteúdo para a elaboração dos cenários, foi realizada uma revisão integrativa de literatura sobre cuidados no atendimento ao paciente dependente, com os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH): “educação em saúde”, “vídeos educativos” e “cuidadores”. Os cenários elaborados foram fundamentados em artigos científicos sobre os supracitados procedimentos para o cuidado e em cadernos de atenção domiciliar do Ministério da Saúde(1717 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Ca-derno de atenção domiciliar. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2012.-1818 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Ca-derno de atenção domiciliar. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. 2 v.: il.).

Validação do conteúdo descritivo dos cenários

Os experts foram identificados por conveniência, respeitando os critérios adaptados de Fehring(1919 Fehring RJ. Symposium on validation models: the Fehring model. In: Carroll Johnson RM, Paquette M. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the tenth conference. Philadelphia, EUA: Lippincott Company; 1994. p. 55- 62). Foram selecionados os que atingiram 5 pontos ou mais em um total de 16 pontos, assim distribuídos: título de doutor (4 pontos), título de mestre (3 pontos), ter desenvolvido dissertação ou tese na área de interesse (3 pontos), especialista na área de interesse (2 pontos), publicação em periódico indexado sobre a temática de interesse do estudo (1 ponto), prática clínica na área de interesse de, no mínimo, cinco anos (2 pontos), participação em grupos de pesquisa/projetos que envolvam a área de interesse (1 ponto)(1919 Fehring RJ. Symposium on validation models: the Fehring model. In: Carroll Johnson RM, Paquette M. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the tenth conference. Philadelphia, EUA: Lippincott Company; 1994. p. 55- 62). Considerou-se área de interesse do estudo a capacitação de cuidadores informais e/ou ensino/pesquisa com tecnologias ativas de aprendizagem.

Os convites para a participação dos experts foram enviados por e-mail. Uma vez que aceitavam, eles recebiam um link de acesso à plataforma com auxílio da ferramenta Google Forms®. Ao abrir o link, aparecia o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Somente após o aceite, os participantes tinham acesso aos roteiros dos cenários clínicos, juntamente com os instrumentos. Dos 15 experts convidados, 12 concordaram em participar do estudo e retornaram o instrumento preenchido por via eletrônica dentro do prazo estipulado.

Aos experts, foi orientado que avaliassem todos os itens em cada bloco do instrumento, observando se as dimensões a serem abordadas foram contempladas pelo conjunto de itens, em escala intervalar do tipo Likert. O instrumento de validação, adaptado de Souza e colaboradores(2020 Souza VEC. Desenvolvimento e validação de software para apoio ao ensino-aprendizagem sobre diagnósticos de enfermagem[Tese]. Fortaleza. Universidade Federal do Ceará; 2005.), avaliou a pertinência da temática abordada no guia da simulação, como também a contribuição dos juízes sobre a necessidade de inclusão de conteúdo para melhor abrangência contextual e manter sua autenticidade. Os temas centrais avaliados foram sobre o cuidado com higiene e conforto do paciente, cuidados com sondas enterais e cuidados com a oxigenoterapia, além de conter espaço para sugestões.

Após o retorno da avaliação, os dados foram digitados em uma planilha do Excel®. Para tratamento dos dados, utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC)(2121 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 9ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2019.). Os itens foram representados por uma escala do tipo Likert, que possuía pontuação variando entre 1 e 3 (1 - totalmente inadequado; 2 - adequado; e 3 - totalmente adequado). Para cálculo dos resultados, considerou-se a soma da concordância dos itens avaliados como “adequados” e “totalmente adequados” pelos experts (IVC = concordância com pontuação “2” ou “3” / número de questões)(2121 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 9ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2019.).

RESULTADOS

Construção dos cenários

A construção dos cenários seguiu itens propostos por Braga e colaboradores (2014)(1313 Negri EC, Pereira Júnior GA, Cotta Filho CK, Franzon JC, Mazzo A. Construction and validation of simulated scenario for nursing care to colostomy patients. Texto Contexto Enferm 2019;28:e20180199. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0199
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). O Quadro 1 apresenta um dos cenários validados. Está descrito o roteiro com os recursos, preparo do cenário, desenvolvimento, debriefing e avaliação.

Quadro 1
Descrição do cenário dos cuidados com higiene e conforto, Maringá, Paraná, Brasil, 2022

Validação dos cenários

Os participantes desta pesquisa foram profissionais experts em tecnologias ativas de aprendizagem e/ou no cuidado com pacientes dependentes. Participaram da validação dos cenários, 12 experts que atuam no cuidado domiciliar, dos quais 11 enfermeiros e 1 médico. A maioria deles são mulheres (75%) e têm média de idade de 31 anos (mínima de 26 e máxima de 45 anos). O tempo de formação variou entre 7 e 17 anos. Quanto à titulação acadêmica, quatro (33,3%) eram doutores, quatro (33,3%) mestres, três (25%) especialistas e apenas um (8,3%) possuía graduação.

O instrumento apresentou escore médio de concordância de 91,6%, variando entre os itens avaliados (Tabela 1).

Tabela 1
Porcentagem do índice de validade de conteúdo dos cenários clínicos dos vídeos educativos por item, Maringá, Paraná, Brasil, 2022

Para validação do conteúdo do roteiro, os profissionais avaliaram: a pertinência dos temas abordados no roteiro e necessidade de inclusão de novos temas; a autenticidade dos conteúdos relacionados aos temas: cuidados com higiene e conforto do paciente; cuidados com sondas enterais e cuidados com a oxigenoterapia.

Os experts destacaram elementos importantes da prática profissional, que contribuíram para que a construção dos cenários clínicos se aproximasse da realidade e que o resultado atingisse os objetivos propostos deste estudo. Com base no conhecimento científico, o roteiro foi validado pelos profissionais, cujo propósito foi buscar soluções para os problemas vivenciados no ambiente domiciliar.

DISCUSSÃO

Com o aumento do número de pessoas dependentes de cuidado em ambiente domiciliar, os serviços de saúde se deparam com o desafio de prestar assistência a indivíduos cujo perfil é marcado por limitações funcionais que influenciam negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. A AD é um programa estratégico com complexas ações de cuidado, que visam garantir qualidade de vida e segurança do paciente de acordo com suas necessidades em saúde e considerando sua conjuntura social e familiar(22 Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016. Redefine a Atenção Domici-liar no âmbito do Sistema Único de Saúde e atualiza as equipes habilitadas [Internet]. 2016[cited 2021 Feb 20]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html
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).

As evidências disponibilizadas na literatura apontam que, quando pacientes dependentes e seus cuidadores recebem treinamento para enfrentar as limitações intrínsecas à condição de saúde da pessoa em tratamento, as habilidades e práticas assistenciais tornam-se adequadas, precisas e resolutivas, culminando na redução da sobrecarga de cuidado e dos eventos estressores relacionados ao cuidado(2424 Smith TO, Pearson M, Pfeiffer K, Crotty M, Lamb SE. Caregiver interventions for adults dis-charged from the hospital: systematic review and meta-analysis. J Am Geriatr Soc. 2019;67:1960-9. https://doi.org/10.1111/jgs.16048
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2525 McDonald J, McKinlay E, Keeling S, Levack W. The ‘wayfinding’ experience of family carers who learn to manage technical health procedures at home: a grounded theory study. Scand J Car-ing Sci 2017;31:850-8. https://doi.org/10.1111/scs.12406
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). Como ferramenta nesse contexto, pela sua capacidade de comunicação e transmissão de informações, a internet mostra-se útil, por se tratar de uma tecnologia que vem sendo utilizada de forma promissora nos serviços de saúde, principalmente como aparato educacional para prevenção de agravos à saúde e interação entre pacientes, familiares e/ou cuidadores informais e profissionais de saúde(2626 Weiss MC. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estud Av. 2019;33(95). https://doi.org/10.1590/S0103-4014.2019.3395.0013
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).

Nesse aspecto, as mídias digitais possuem alto impacto pedagógico e estão presentes no cotidiano das pessoas, que consomem informações a todo momento. A inserção de metodologias por meio da informática, utilizando vídeos educativos com informações pertinentes às mudanças ou ensinamentos sobre autocuidado e cuidado às pessoas dependentes, são estratégias que podem ter impacto direto na qualidade de vida da população e redução da demanda nos serviços de saúde por pessoas com morbidades e com falta de informação resultante de acompanhamento profissional inadequado(2727 Rosaasen N, Mainra R, Kukha-Bryson A, Nhin V, Trivedi P, Shoker A, et al. Development of a patient-centered video series to improve education before kidney transplantation. Patient Educ Couns 2018;101(9):1624-9. https://doi.org/10.0.3.248/j.pec.2018.04.014
https://doi.org/10.0.3.248/j.pec.2018.04...

28 Galindo-Neto NM, Alexandre ACS, Barros LM. Creation and validation of an educational vid-eo for deaf people about cardiopulmonary resuscitation. Rev Latino-Am Enfermagem. 2019;27(1):e3130. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3...
-2929 Sinha S, Dillon J, Dargar SK, Archambault A, Martin P, Frankel BA, et al. What to expect that you’re not expecting: a pilot video education intervention to improve patient self-efficacy sur-rounding discharge medication barriers. Health Informatics J. 2019;25(4):1595-605. https://doi.org/101177/1460458218796644
https://doi.org/101177/1460458218796644...
).

A literatura avança sobre tal temática; e estudos realizados em diferentes países reforçam a utilização dessa estratégia como promissora na disseminação de educação em saúde, considerando as necessidades específicas da população e as principais dificuldades que pessoas, principalmente com nível de escolaridade reduzido, possuem em obter, processar e entender as informações(3030 Espinoza Suarez NR, LaVecchia CM, Ponce OJ, Fischer KM, Wilson PM, Kamath CC, et al. Using shared decision-making tools and patient-clinician conversations about costs. Mayo Clin Proc In-nov Qual Outcomes. 2020;4:416-23. https://doi.org/10.1016/j.mayocpiqo.2020.04.013
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31 Sánchez-Huamash CM, Cárcamo-Cavagnaro C. Videos to improve the skills and knowledge of stroke patients’ caregivers. Rev Peru Med Exp Salud Publica. 2021;38(1):41-8. https://doi.org/10.17843/rpmesp.2021.381.6130
https://doi.org/10.17843/rpmesp.2021.381...
-3232 Silva JP, Bernardi FA, Franzon JC, Orlandin L, Ferlin GZ, Pereira Junior GA. Step-by-step insulin application: making educational videos for patients and caregivers. Esc Anna Nery. 2021;25(1). https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0343
https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-20...
). O vídeo, por sua natureza, permite fornecer instruções simples e úteis dentro de cenários clínicos, reforçando o papel dos cuidadores familiares na tarefa de cuidar e na suplementação assistencial dos profissionais de saúde. Ademais, seu caráter informativo e inclusivo potencializa as orientações sobre aspectos do cuidado e dúvidas dos cuidadores familiares, a fim de torná-los mais proficientes e menos ansiosos, reduzindo complicações e necessidade de recorrência aos serviços de saúde(3333 Simblett S, Greer B, Matcham F, Curtis H, Polhemus A, Ferrão J, et al. Barriers to and facilitators of engagement with remote measurement technology for managing health: systematic review and content analysis of findings. J Med Internet Res 2018;20:e10480. https://doi.org/10.2196/10480
https://doi.org/10.2196/10480...
).

Os recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa de domínio público, como materiais educacionais disponíveis na internet, são atualmente utilizados no mundo todo. Conhecidos como recursos educacionais abertos, representam a possibilidade de acesso ao ensino. Por meio de tecnologias como a internet e ambientes de aprendizagem virtuais, é possível disponibilizar recursos educacionais na web, necessários para o seu uso pedagógico(3434 Bacich L, Moran J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso; 2018.).

Universidade de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão avançando em questões metodológicas e de tecnologia de ensino(3434 Bacich L, Moran J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso; 2018.). O Brasil também tem progredido na área de tecnologias educacionais, utilizando plataformas específicas para o desenvolvimento de conteúdo para educação continuada e permanente de profissionais de saúde, disponíveis, por meio do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), produzido por instituições vinculadas à Rede UNA SUS(3535 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sistema UNA-SUS como ferramenta de democratização da Educação Permanente em Saúde: perfil dos usuários e capilarização dos cursos autoinstrucionais. RBAAD 2021;20. https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.476
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.476...
).

Salienta-se que o desenvolvimento de ambientes de ensino apoiados pela tecnologia constitui um campo de inovação permanente, buscando favorecer o processo de ensinar e aprender, caracterizado pelo dinamismo e interação(3232 Silva JP, Bernardi FA, Franzon JC, Orlandin L, Ferlin GZ, Pereira Junior GA. Step-by-step insulin application: making educational videos for patients and caregivers. Esc Anna Nery. 2021;25(1). https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0343
https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-20...
). Portanto, esses ambientes têm sido adotados como uma das estratégias para permitir o acesso ao conhecimento por um contingente maior de pessoas, em diversos setores da sociedade, dentre eles a área da saúde. Diante disso, a adoção de instrumentos informatizados pode tornar-se uma importante ferramenta de apoio ao planejamento de cuidadores na área da saúde, pois permite que diferentes ações sejam implantadas e disponibilizadas aos cuidadores no seu próprio ambiente, com intuito de facilitar o processo educacional dessas pessoas(3434 Bacich L, Moran J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso; 2018. 3636 Salvador PTCO, Martins CCF, Alves KYA, Pereira MA, Santos VEP, Tourinho FSV. Tecnologia no ensino de enfermagem. Rev Baiana Enferm. 2015;29(1):33-41. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i1.9883
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).

Neste estudo, a construção dos cenários é direcionada aos cuidadores para auxiliar na tomada de decisão em saúde, com a finalidade de reduzir a ansiedade quanto a realização dos procedimentos, fornecer meios para lidar com situações inesperadas e capacitá-los para práticas assistenciais seguras e resolutivas. O cenário de simulação realística, quando bem elaborado, tem potencial de desenvolver raciocínio clínico rápido, otimização das práticas de cuidados e habilidades técnicas, que proporcionam a tomada de decisão. A educação baseada em simulação desempenha, a cada dia, um papel cada vez mais importante na educação em saúde no mundo, pois, além de proteger o paciente de possíveis riscos, é capaz de criar condições que otimizam o aprendizado(3737 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRV, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):624-631. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
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).

Nesse sentido, considera-se de extrema importância que os profissionais de saúde, especialmente enfermeiros, estejam com ações voltadas ao desenvolvimento e usabilidade de novas tecnologias, de acordo com a área de atuação e nível de atenção de saúde. O avanço na temática abordada mediante estudos científicos que acentuem vídeos como estratégia educativa em saúde é de extrema importância pelo seu impacto direto na mudança dos hábitos de vida e estímulo de práticas de prevenção com base no autocuidado(1212 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
https://doi.org/10.1590/s1980-220x201902...
).

Os cenários clínicos foram avaliados pelos experts com valor alto de fidedignidade, principalmente em relação à promoção e segurança do paciente, corroborando estudos com resultados semelhantes(3737 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRV, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):624-631. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0...

38 Guerra S, Albuquerque AD, Felisberto E, Marques P. Cuidado na atenção domiciliar: efeitos de uma intervenção educacional em saúde. Trab Educ Saúde. 2020;18(3):e00292124. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00292
https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol002...
-3939 Brondani CM, Ramos LH, Beuter M, Lampert MA, Seiffert MA, Bruinsma JL. Caracterização de pacientes dependentes de tecnologias de um serviço de internação domiciliar. Rev Enferm UFSM. 2013;3(Esp.):689-99. https://doi.org/10.5902/2179769211063
https://doi.org/10.5902/2179769211063...
). Os resultados da validação foram bastante positivos, e as sugestões dos experts agregaram maior qualidade ao cenário (competências técnicas e não técnicas); ou seja, é importante que o cenário envolva o participante em um contexto amplo de raciocínio clínico e tomada de decisão(1212 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
https://doi.org/10.1590/s1980-220x201902...
).

Nesse contexto, a avaliação dos cenários clínicos proposta foi realizada por meio de um instrumento que observou diferentes aspectos relacionados aos principais cuidados no domicílio, atingindo níveis satisfatórios de validade. Na avaliação do IVC, os itens avaliados apresentaram valores superiores ao determinado pela metodologia, relacionados à confiabilidade e representatividade dos cenários que foram desenvolvidos. Em pesquisas sobre avaliação de tecnologias, outros pesquisadores também encontraram IVC semelhante ao obtido neste estudo, o que demonstra concordância das respostas dos experts avaliadores(1212 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
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,1919 Fehring RJ. Symposium on validation models: the Fehring model. In: Carroll Johnson RM, Paquette M. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the tenth conference. Philadelphia, EUA: Lippincott Company; 1994. p. 55- 62,4040 Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira JA, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatiza-tion: Gains perceived by students and health professionals. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017;25:e2916, 2017. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916
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).

A validação do conteúdo constitui-se como processo imprescindível na construção de cenários realísticos para vídeos educativos, considerando sua questão contextual no que se refere ao público alvo, design, tempo de conteúdo apresentado, a fim de garantir sua confiabilidade e clareza na assimilação do conteúdo idealizado(1414 Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018....
,4141 Rodrigues LN, Santos AS, Gomes PPS, Silva WCP, Chaves EMC. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Rev Bras Enferm 2020;73. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0108
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0...
-4242 Almeida DR, Nodari CH, Guimarães CM, Coutinho AOR, Bez MR. Simulation as a teaching-learning strategy in nursing: an integrative review. Rev Educ Saúde. 2018;6(2):98-105. https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v6i2.p98-105
https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v...
). Assim, é fundamental conhecer as principais necessidades da condição clínica dos pacientes, bem como apontar os potenciais ajustes das intervenções educativas, principalmente no entendimento das peculiaridades que envolvem a decisão de cuidados de conforto dos pacientes. Nesse sentido, a utilização de vídeos torna a educação em saúde mais interativa, didática, vista como facilitadora das ações a serem tomadas no processo de cuidado de pessoas com morbidades crônicas em estado avançado(4242 Almeida DR, Nodari CH, Guimarães CM, Coutinho AOR, Bez MR. Simulation as a teaching-learning strategy in nursing: an integrative review. Rev Educ Saúde. 2018;6(2):98-105. https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v6i2.p98-105
https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v...
-4343 Chiarchiaro J, Ernecoff NC, Buddadhumaruk P, Rak KJ, Arnold RM, White DB. Key stakehold-ers’ perspectives on a Web-based advance care planning tool for advanced lung disease. J Crit Care. 2015;30:1418. https://doi.org/10.1016/j.jcrc.2015.09.001
https://doi.org/10.1016/j.jcrc.2015.09.0...
).

Limitações do estudo

O estudo utilizou apenas três cenários, portanto limitou-se pela impossibilidade de incluir outros temas importantes no roteiro. A inserção de novas temáticas, alusivas às práticas de banho no leito a pessoas dependentes em domicílio tornaria o vídeo com duração significativamente maior, o que poderia prejudicar o objetivo principal e fazer com que o público-alvo tivesse uma menor assimilação da temática abordada. Outra questão limitante refere-se à necessidade da avaliação pelo público-alvo para tornar o material mais coeso e aplicável, a fim de configurar o realismo necessário para que o vídeo tenha impacto positivo nas questões educativas.

Contribuições para a área da enfermagem, saúde ou políticas públicas

As contribuições do estudo fundamentam-se na possibilidade de redução de prestação da assistência inadequada por cuidadores informais às pessoas dependentes de cuidado no domicílio. Os vídeos educativos, mediados por profissionais de saúde especializados e disseminados pelas mídias sociais, podem acrescer comportamentos apropriados, melhores habilidades técnicas de cuidado e redução da necessidade de consultas de urgência e de internamentos por ocorrências adversas. As estratégias educacionais mediadas por vídeos direcionadas a cuidadores informais se mostraram eficientes em fornecer informações para a implementação assistencial, mediante simulação realística de casos que coincidem com a realidade de determinados pacientes e cuidadores informais(3333 Simblett S, Greer B, Matcham F, Curtis H, Polhemus A, Ferrão J, et al. Barriers to and facilitators of engagement with remote measurement technology for managing health: systematic review and content analysis of findings. J Med Internet Res 2018;20:e10480. https://doi.org/10.2196/10480
https://doi.org/10.2196/10480...
,4444 Breneol S, Belliveau J, Cassidy C, Curran JA. Strategies to support transitions from hospital to home for children with medical complexity: a scoping review. Int J Nurs Stud. 2017;72:91-104. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2017.04.011
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2017....
).

CONCLUSÕES

A validação dos cenários clínicos obteve boa avaliação e boa confiabilidade, apresentando valor geral acima de 0,90 entre os experts. Portanto, eles podem ser utilizados em simulações realísticas com intuito educacional e direcionados à capacitação de cuidadores informais. A colaboração dos experts na validação dos cenários tornou o caso mais próximo da realidade do domicílio. O estudo oportunizou a apresentação de novos insights pelos experts, que foram avaliados e aceitos quando pertinentes ao objetivo do estudo.

Os cenários clínicos de simulação realística para o processo educacional e capacitação de cuidadores informais representam uma importante contribuição, sendo uma ferramenta capaz de auxiliar as pessoas que prestam cuidado no domicílio. A busca da inclusão de métodos diferenciados voltados a cuidadores informais surge como uma necessidade, já que muitos cuidadores desconhecem os cuidados com pacientes dependentes.

A realização do cuidado em ambiente domiciliar é complexa e requer habilidades técnicas e competências do cuidador informal. Com base nas práticas pedagógicas de ensino, mediadas por vídeos educativos, as questões cognitivas, emocionais, psicomotoras e relacionais podem melhorar as práticas de cuidado e resultar na redução da necessidade de novas ações em saúde e de reinternações por cuidados inadequados. Isso gera melhoria na qualidade de vida de pessoas dependentes em domicílio e de seus familiares/cuidadores informais e melhor prestação e organização do processo de trabalho por parte dos profissionais de saúde.

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Editado por

EDITOR CHEFE: Antonio José de Almeida Filho
EDITOR ASSOCIADO: Hugo Fernandes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Out 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    23 Mar 2022
  • Aceito
    04 Jul 2022
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