Acessibilidade / Reportar erro

Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia

Carta ao editor

Inicialmente agradecemos a leitura, interesse e o elogio ao nosso artigo “Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia”.(11 Ferreira MA, Gameiro GR, Cordeiro FM, Santos AV, Hilarião AA, Souza GM, et al. Perfil multicêntrico do acadêmico de Medicina e suas perspectivas sobre o ensino da Oftalmologia. Rev Bras Oftalmol. 2019;78(5):315-20.)

Sobre o ensino na perspectiva do aluno observamos que 95,9% consideraram oftalmologia importante na sua formação como médicos generalistas, entretanto apenas 31% se sentem seguros para atender pacientes com afecções oculares.(22 Quillen DA, Harper RA, Haik BG. Medical student education in ophthalmology: Crisis ando opportunity. Ophthalmology. 2005;112(11):1867-8.) Artigos como o de Quillen(33 Lippa LM. Medical student education. Ophtalmology 113(50): 890-1.) que você mencionou ou Lippa,(44 Internacional Council of Ophthalmology. Handbook for Medical Students Learning Ophthalmology 2015. Disponível eletronicamente em http://www.icoph.org/downloads/icomedicalstudentenglish.pdf
http://www.icoph.org/downloads/icomedica...
) são relevantes para essas circunstâncias, e ratificam essa informação. Mostram o déficit de ensino oftalmológico na graduação, consideram motivos para esse problema e definem propostas para melhora-lo.

Observamos que as ligas são uma importante forma de organização discente e entendemos que fazem uma ponte entre o ensino curricular tradicional e as necessidades do aluno em se aprofundar no tema por ele escolhido. Nesse perspectiva o aluno assume uma posição ativa na busca do conhecimento, participa de uma programação científica por ele selecionada, que dá tanto suporte e apoio ao programa de ensino tradicional, como também inclui outros assuntos do seu interesse que considera importante na sua formação. Acreditamos que a inclusão das ligas acadêmicas nesse contexto é uma ferramenta de destaque que auxilia no ensino médico.

Referências

  • 1
    Ferreira MA, Gameiro GR, Cordeiro FM, Santos AV, Hilarião AA, Souza GM, et al. Perfil multicêntrico do acadêmico de Medicina e suas perspectivas sobre o ensino da Oftalmologia. Rev Bras Oftalmol. 2019;78(5):315-20.
  • 2
    Quillen DA, Harper RA, Haik BG. Medical student education in ophthalmology: Crisis ando opportunity. Ophthalmology. 2005;112(11):1867-8.
  • 3
    Lippa LM. Medical student education. Ophtalmology 113(50): 890-1.
  • 4
    Internacional Council of Ophthalmology. Handbook for Medical Students Learning Ophthalmology 2015. Disponível eletronicamente em http://www.icoph.org/downloads/icomedicalstudentenglish.pdf
    » http://www.icoph.org/downloads/icomedicalstudentenglish.pdf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Fev 2021
  • Data do Fascículo
    Nov-Dec 2020

Histórico

  • Recebido
    21 Set 2020
  • Aceito
    29 Set 2020
Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br