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Planificação e estratégia das empresas

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Planificação e estratégia das empresas

Luís César G. de Araújo

Planificação e Estratégia das Empresas

Por Luciano Ronchi. São Paulo, Editora Atlas, 1973, 157 p.

O autor do conhecido livro Organização, métodos e mecanização - já na quinta edição - apresenta sua nova publicação que recebe um enfoque diverso daquele que o consagrou. Em Organização, métodos e mecanização, a racionalização das tarefas administrativas é a base na qual Ronchi se apoia para dar ao leitor a metodização que deve acompanhar o trabalho do analista de sistemas e métodos administrativos. Em Planificação e estratégia das empresas,a programação, o controle, a execução, e a organização são os ingredientes nos quais Ronchi se baseia para colocar ao alcance do leitor o que ele considera importante em termos de instrumental direcional, ou seja, de planejamento a longo prazo.

O autor parece cauteloso quando procura determinar qual a extensão de um plano. Logo no início do livro, Ronchi afirma que é necessário conhecer-se a) a crescente complexidade das operações empresariais, o que significa dizer a alocação de recursos técnicos, humanos, financeiros e outros; b) a necessidade de investir massas financeiras consideráveis em instalações que proporcionarão um compromisso com o futuro da empresa; c) a consideração de "tempo de resposta" que alguns procedimentos empresariais requerem; e d) a rapidez da evolução tecnológica, ou, em outras palavras, o cuidado que se deve ter com o fator conhecido como obsolescência" planejada. Para esse último item Ronchi vai mais além e demonstra, através de gráficos e palavras, a evolução de um produto (fase de entrada, de expansão, de estabilização e de saturação, e, finalmente, o declínio de interesse).

A partir do terceiro capítulo a análise econômico-financeira tem presença marcante. Um exemplo disso é a afirmação de que a maior dificuldade que existe na determinação de objetivos econômicos de longo prazo deriva das metas empresariais que, em geral, são traduzidas em cruzeiros. A Ford Company - justifica o autor seu ponto de vista - teve como objetivos o incremento substancial dos lucros por ação e a consecução de uma determinada taxa de rentabilidade sobre as atividades empresariais. Isso foi em 1967. Considerando-se mais os planos de médio e longo prazos do que os de curta duração, o orçamento se torna, no livro, função básica na determinação da rentabilidade. É sugerido que um orçamento geral, que exponha de uma maneira globalizante, sem descer, portanto, a detalhamento setorial, representa uma constatação da validade dos programas que se pretende implementar. Entretanto, a fase preliminar, isto é, a fase na qual são determinados os objetivos, não pode deixar à margem considerações econômico-financeiras, já que segundo Ronchi, somente estas podem oferecer à empresa uma expressão sintética e significativa dos resultados que são previstos.

A empresa pode ter o lucro como resultado final desejado. Para isso a alternativa a ser escolhida deve ser aquela que dê maior rentabilidade global, lógica. É necessário examinar, neste caso, cada alternativa de ação que pode, na prática, ser representada em termos de gama de produtos, clientes, preços, volume de vendas e custos. Esses dados estão inter-relacionados e sua apresentação é complexa.

Finalmente, o controle de execução de planos a médio e longo prazos. A base para a utilização de controle é dada pelo sistema de feedback, que irá permitir um novo ciclo do processo. O controle é imprescindível porque a existência de divergências - isto é, o gap existente entre o projetado e o que de fato ocorreu - é possível e quase certa, mormente nos planos de longo prazo. Esse gap pode acontecer devido à imperfeição do plano, das distorções que se podem desenvolver quando da interpretação de objetivos e estratégias do plano e da intrínseca certeza da situação ambiental que pode, como sugere a moderna teoria de sistemas abertos, influenciar e modificar o funcionamento da empresa.

Apesar do tema tratado-planejamento de longo prazo - e do conteúdo ser formado de conhecimentos específicos da área econômico-financeira, o livro pode ser de grande auxílio aos dirigentes que atuam dentro do campo administrativo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1973
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