Acessibilidade / Reportar erro

Curso básico de administração do pessoal

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Curso básico de administração do pessoal

Luís César G. de Araújo

Curso Básico de Administração do Pessoal

Por José Serson. 2ª ed., reescrita, São Paulo, Edições LTr, 1973. 495 p.

Para reescrever o Curso básico de administração do pessoal, o prof. José Serson serviu-se de extensos estudos bibliográficos e, também, de uma vivência de mais de 15 anos na orientação administrativa do pessoal de grandes grupos industriais em São Paulo.

O livro é escrito em linguagem clara e direta, operacional, e os assuntos são tratados sob aspecto empresarial, com preferência absoluta de aspectos de aplicação prática. Nota-se, contudo, que a visão teórica não. foi abandonada. Ela serve de embasamento e isso só fez com que o livro venha a se tornar praticamente obrigatório nas estantes de dirigentes, gerentes e estudantes da área administrativa.

Inicialmente, o livro dá uma interessante informação histórica do desenvolvimento da administração de pessoal no Brasil. Mostra Serson os objetivos pelos quais o complexo sistema de pessoal, que compõem as relações industriais, modernamente conhecidas como administração de recursos humanos, se desenvolveu ao longo do tempo.

Em seguida, o ensino de uma correta maneira de se realizar a descrição do trabalho a ser empreendido, mostrando com riqueza de detalhes todos os passos a serem percorridos pelo analista. Completando essa parte, o livro reforça a idéia de que se deve compreender o porquê da descrição do trabalho, principalmente, quando da implantação de um sistema de administração racional do pessoal.

Recrutamentos e seleção - assunto obrigatório em qualquer livro sobre recursos humanos - é tratado cuidadosamente, de natureza prática e para uso imediato dos empresários. Por extensão, o treinamento é estudado desde a fase preliminar até sua execução e implantação dentro da empresa.

Embora os aspectos mencionados sejam da maior relevância, é na administração de salários que o livro alcança seu ponto máximo. A falta de uma vasta bibliografia não impediu que várias técnicas da administração salarial já utilizadas entre nós fossem analisadas. Pesquisa salarial, avaliação de desempenho, incentivos salariais são tópicos que merecem uma acurada observação, dado o grande potencial de aplicação que o assunto proporciona.

Depois de estudar o instrumental básico do desenvolvimento de recursos humanos - recrutamento, seleção, treinamento e salários - o livro se desdobra nos seguintes tópicos; estruturação de planos de benefício, estrutura do plano de sugestões, estudos estatísticos da utilização de mão-de-obra, a função do psicólogo e do assistente social, organização e reorganização do setor de recursos humanos, e prevê a atuação da auditoria especificamente no campo objeto do livro.

Comparando o texto da primeira edição com o da segunda edição, encontramos os seguintes pontos de relevância:

1. Avaliação e classificação de cargos. Foi reformulado passando a abranger o estudo de novas experiências com os sistemas de comparação dois a dois e comparação por fatores, e que atualmente vem merecendo a atenção de especialistas das grandes empresas americanas, que os aplicaram e aperfeiçoaram a tal ponto que, de métodos antes condenados e rejeitados, passaram hoje a ser considerados como tão eficazes quanto os métodos tradicionais.

2. Treinamento e formação de recursos humanos. O autor passou a dar maior atenção à instrução programada em sua aplicação empresarial. A instrução programada tem sido considerada como a forma ideal de preparação de mão-de-obra, com extraordinária redução de custos e melhor aproveitamento por parte de alunos-empregados (estagiários). Esse sistema vem sendo utilizado em larga escala em empresas européias e não ganhou, entre nós, o destaque merecido.

3. Administração salarial. Foram incluídos esclarecimentos sobre o sistema interquartilar, com fórmulas de cálculos mais simplificadas do que as anteriores, o que torna mais rápido o cálculo e mais simples a formulação de conclusões das pesquisas salariais. A influência das novas medidas governamentais sobre aumentos sindicais, com a criação do salário normativo e dos aumentos proporcionais, foi analisada e também aplicada às faixas salariais obtidas pelos métbdos tradicionais, que, por sua vez, são estudados um a um, com as minúcias de natureza prática.

4. Seleção de pessoal. Foi acrescido um bom número de informações sobre o processamento da seleção de pessoal, divididas em cinco instrumentos de aferição das qualidades dos candidatos.

5. Recrutamento de pessoal. Foram equacionadas as diversas formas de recrutamento, de maneira a permitir ao recrutador segurança ao atuar sobre o mercado de trabalho, Ê de se ressaltar a maneira pela qual o autor adaptou os conceitos universais à realidade brasileira.

6. O psicólogo e o assistente social, A bibliografia sobre a atuação do psicólogo e do assistente social na administração de recursos humanos ainda não foi devidamente explorada. José Serson foi feliz, pois soube dar conteúdo ao trabalho que é desenvolvido por esses profissionais na emprega brasileira.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1973
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br