Acessibilidade / Reportar erro

A organização humana

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Marcos Antonio Frota

A organização humana

Por Rensis Likert. 1.ª ed. São Paulo, Editora Atlas, 1975.

Baseado em estudos rigorosos do Instituto de Pesquisa Social de Michigan, Rensis Likert descreve um sistema de administração científica, ou mais precisamente um modelo que, de acordo com o comportamento das variáveis, passa a ser denominado de sistema 1, 2, 3 ou 4, num gradiente.

As variáveis organizacionais do modelo referem-se à natureza: a) da liderança aplicada; b) das forças motivacionais; c) dó processo de comunicação; d) do processo decisório; e) do processo de influência e interação; f) do sistema de metas e diretrizes; g) do processo de controle.

Os resultados da pesquisa quantitativa revelam que as empresas mais eficientes aproximamam-se do sistema 4 (quatro). Enquanto que as menos eficientes tendem para o sistema 1 (um), que se caracteriza por uma administração hierarquicamente controlada. Já o sistema 4 (quatro) é de administração participativa, e tem como conceitos básicos ' o "relacionamento de apoio", a "tomada de decisão em grupo", o "método grupai de supervisão" e a "fixação de elevado padrão de desempenho individual".

O autor sustenta que, conforme as pesquisas, à medida que os métodos de administração tendem para o sistema 4 (quatro) há benefícios em termos de produtividade, custos e atitudes dos empregados. De modo inverso, à proporção que a administração inclina-se para o sistema 1 (um) a produtividade tende a baixar, os custos a elevarem-se e as atitudes dos funcionários são menos produtivas.

Centenas de administradores de diversas áreas - produção, vendas, finanças, escritório, etc. - reconheceram, por meio de questionários, quais os melhores métodos de administração (sistema 4), porém tais métodos não eram os mesmos que eles aplicavam em suas respectivas unidades de trabalho. Likert procura, então, lançar luzes à indagação: "Por que os administradores utilizam um sistema administrativo que eles próprios reconhecem ser menos eficiente que outro por eles mesmos descrito como mais eficiente? "

Pelas características do sistema 4 (quatro) infere-se que ele, mais que qualquer outro sistema, exige melhor preparo técnico dos administradores. Basicamente, maior conhecimento sobre a natureza das organizações e sobre as forças que motivam o trabalho humano. Como salienta Likert, a competência, motivação e eficiência da organização humana determina a própria empresa. Daí, dirigir o componente humano é a tarefa administrativa crucial.

Como mudar para o sistema 4 (quatro) de administração? O autor apresenta um roteiro nesse sentido, cujo ponto fundamental reside em três categorias de variáveis: "causais", "intermediárias" e "de resultado". Para se aprimorarem, as empresas devem concentrar-se nas variáveis causais, pois são elas que determinam o curso dos eventos e os próprios resultados organizacionais. No capítulo 8 as variáveis são amplamente discutidas quanto à natureza e relacionamento entre si, e em termos de como são tratadas pelos sistemas 2 (dois) e 4 (quatro). Também no apêndice o autor apresenta - classificadas nas três categorias citadas - um grande elenco de variáveis organizacionais.

Merecem destaque as decisões que são tomadas sem considerar, adequadamente, o componente humano. A deficiência do processo estaria no sistema contábil que não registra os ativos intangíveis. Likert propõe e discute a mensuração desses ativos. Afirma que hodiernamente "já é possível aferir o valor corrente da organização humana de uma firma e da satisfação de sua clientela". É necessário que os administradores tenham idéia do valor da organização humana (e das tendências desse valor) de suas empresas, porque "a lucratividade e a sobrevivência a longo prazo da empresa dependerão muito de decisões corretas, inspiradas por mensurações que reflitam o valor corrente da sua organização humana".

A organização humana é o primeiro livro de uma trilogia. "O segundo volume descreverá em minúcias o sistema de administração científica derivado dos princípios e práticas dos administradores mais bem sucedidos". O último "examinará as experiências que se realizam visando fazer com que número cada vez maior de empresas passe a adotar a administração científica" nos moldes do sistema 4, relatando sobre as estratégias de mudança e sobre como assimilar as aptidões necessárias às funções empresariais.

Conquanto Likert destine esse livro "aos interessados em aplicar os resultados da pesquisa quantitativa no aprimoramento da administração dos recursos humanos", cremos que, pela sua coerência e aplicabilidade, o livro tem destinação bem mais ampla.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 1976
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br