Acessibilidade / Reportar erro

Canais de exportação do calçado brasileiro

Resumos

Neste texto o autor descreve a estrutura de comercialização das exportações de calçados femininos, de couro, produzidos no Rio Grande do Sul e indica segmentos do produto que não estão sendo aproveitados pela indústria calçadista brasileira, tais como os produtos para desportos e os calçados de vinil e plástico.

Marketing; planejamento estratégico; canais de distribuição; exportação; calçados; negociação; sinergia


In this paper the author describes the trade structure of female leather footwear exports manufactured in Rio Grande do Sul. The last part is dedicated to indicate several segments not utilized by brazilian industries such as sport footwear, vinil and plastic shoes.

Marketing; middle-man agent in export; marketing exporting channels; negotiation; dominion; footwear; marketing strategy


NOTAS E COMENTÁRIOS

Canais de exportação do calçado brasileiro

Marcos Aurélio Mazocato

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e funcionário do Depto. de Promoção e mercados da CACEX

RESUMO

Neste texto o autor descreve a estrutura de comercialização das exportações de calçados femininos, de couro, produzidos no Rio Grande do Sul e indica segmentos do produto que não estão sendo aproveitados pela indústria calçadista brasileira, tais como os produtos para desportos e os calçados de vinil e plástico.

Palavras-chave: Marketing, planejamento estratégico, canais de distribuição, exportação, calçados, negociação, sinergia.

ABSTRACT

In this paper the author describes the trade structure of female leather footwear exports manufactured in Rio Grande do Sul. The last part is dedicated to indicate several segments not utilized by brazilian industries such as sport footwear, vinil and plastic shoes.

Key terms: Marketing, middle-man agent in export, marketing exporting channels, negotiation, dominion, footwear, marketing strategy.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

APÊNDICE

Clique para ampliar

  • BANCO DO BRASIL S.A., CARTEIRA DE COMÉRCIO EXTERIO, R. Manual do Exportador. RJ, 1988.
  • BUCKLIN, Louis P. A Theory of Distribution Channels Structure. Berkeley, Institute of Business and Economics Research, 1966.
  • LEVITT, Theodore. A Imaginação em Marketing. São Paulo, Atlas, 1985.
  • KOTLER, Philip. Marketing Management. Englewood Cliffs, N.J., Prentice Hall, 1988.
  • PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Campus, 1988.
  • TOFFLER, Alvin. A Empresa Flexível. Rio de Janeiro, Record, 1985.
  • ZAJDSZNJDER, Luciano. Teoria e Prática da Negociação. Rio de Janeiro, José Olympio, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1989
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br