Acessibilidade / Reportar erro

O método Deming de administração: W.Edwards Deming, o gênio americano que revitalizou a indústria japonesa

RESENHAS

Alberto I. Sugo

Doutorando em Administração pela EAESP/ FGV e professor de Teoria das Organizações no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV

O MÉTODO DEMING DE ADMINISTRAÇÃO: W. EDWARDS DEMING, O GÊNIO AMERICANO QUE REVITALIZOU A INDÚSTRIA JAPONESA

MARY WALTON

Rio de Janeiro, Marques Saraiva, 1989, XX + 278 páginas.

Depois da afluência da economia japonesa, a busca do segredo do sucesso japonês deparou inicialmente com as técnicas japonesas de administração, para depois descobrir que aquelas foram desenvolvidas a partir dos ensinamentos de dois americanos especialistas em qualidade: Juran e Deming, dois consultores tardiamente reconhecidos e seguidos em seu próprio país.

Deming tem agora a chance de ser escutado em sua terra, graças ao sucesso de seus discípulos japoneses. O texto de Marv Walton, uma jornalista, tem o mérito de apresentar as idéias de Deming da mesma maneira pela qual o Método Deming tem sido difundido, isto é, sob a forma de seminários e de experiências concretas nas empresas, embora não se descuide da localização histórica do movimento Deming de qualidade. Walton parece reproduzir fielmente o clima messiânico e de reverência que cerca De o que nos permite uma melhor compreensão da proposta de Deming.

Feito a partir de entrevistas com Deming, com dirigentes de empresas que seguem a filosofia de qualidade de Deming e com material escrito sobre o método, o texto de Walton, apesar de estar organizado em a)notas bibliográficas, b)explanação dos princípios do método e c)exemplos práticos da aplicação do método, evita corretamente sistematizar o próprio método, o que poderia adulterar o espírito das idéias de Deming,

Deming prega a criação de qualidade, o que, levado a sério, implica em uma série de características da administração japonesa, como o trabalho em equipe, objetivos de longo prazo, relacionamento de compromisso com o fornecedor etc, A experiência profissional de Deming, que trabalhou na fábrica de Hâwthorne à época de Élton Mayo, levou-o a observar que a busca da qualidade estaria condenada ao fracasso se tentada isoladamente, fora do contexto de um sistema administrativo. Os casos americanos descritos no livro mostram a extensão do método Deming: desde a transformação do relacionamento chefe-subordinado em compromissos de cooperação, passando pela estreita interação da empresa com fornecedores e clientes, até a mudança na cultura e na filosofia da organização integrando todos os setores da empresa na busca da qualidade.

Assim como no caso de outras propostas feitas a partir de experiências práticas - como o Vencendo a crise de Peters & Waterman - o leitor desavisado poderá, ao folhear o livro, acreditar serem apenas superficiais e de senso comum os 14 pontos de Deming, pela falta de uma explicitação de sua base teórica; mas o quadro mudará quando se enxergar no livro uma filosofia empresarial, exigindo reflexão sobre suas implicações, que se tornam mais claras com o exame dos casos ilustrativos de aplicação do método Deming.

Materializando várias aspirações do Movimento de Relações Humanas, o Método Deming deve ser entendido como um movimento de administração, o que pode ser ilustrado com a premiação Deming no Japão ou com a afirmação do próprio Deming de que seu método só pode ter chances de sucesso se for difundido a todos, desde o topo até a base operária da empresa, incluindo fornecedores e concorrentes e clientes de uma forma indireta.

A pergunta que fica é: até quando a administração continuará a ser feita por movimentos e a ser envolvida peia do tecnicismo e do heroísmo?

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1989
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br