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Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos

Resumos

Se no âmbito das especulações puramente intelectuais, o fenômeno da motivação não parece apresentar maiores dificuldades, no domínio concreto do conhecimento prático, uma confusão generalizada instalou-se há muito, não permitindo que progressos significativos sejam feitos por aqueles que buscam eficácia no dia a dia de trabalho dentro das organizações. Trata-se da confusão entre aquilo que se deve chamar de "pura reação" (condicionamento) e o que deve ser reconhecido como "motivação autêntica". Este artigo tem como objetivo delimitar o domínio de cada um desses fenômenos tão heterogêneos, mostrando, em particular, quais são as formas de comportamento definidas pela psicologia como o resultado da ação das variáveis extrínsecas ao indivíduo e que, pelo simples fato de o induzirem à ação, foram erroneamente consideradas como típicas da verdadeira motivação.

Motivação; condicionamento; comportamento; variáveis extrínsecas; variáveis intrínsecas; estilo motivacional


Motivation is one word used in many different ways, with too many different meanings. So, it is important to distinguish between the behavior that is knozvn as conditionated and that one seen as the real motivated behavior. Tins article has the main purpose of delimitating each one of these two heterogeneous concepts. First: the conditioned behavior thai comes out of the action of extrinsic variables existing in the environment and the motivated behavior that emerges from intrinsic forces existing inside each person. It seems crucial to distinguish these two different ways of behavior if one wants to work with really motivated people. These people seem to engage themselves in work for their own sake, and not because these activities might lead to external rewards. The motivated activities appear as having aims in themselves rather than being means to an objective.

Motivation; conditioning; behavior; extrinsic variables; intrinsic variables; motivational style


ARTIGO

Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos

Cecília W. Bergamini

Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV e da Faculdade de Economia e Administração da USP

RESUMO

Se no âmbito das especulações puramente intelectuais, o fenômeno da motivação não parece apresentar maiores dificuldades, no domínio concreto do conhecimento prático, uma confusão generalizada instalou-se há muito, não permitindo que progressos significativos sejam feitos por aqueles que buscam eficácia no dia a dia de trabalho dentro das organizações. Trata-se da confusão entre aquilo que se deve chamar de "pura reação" (condicionamento) e o que deve ser reconhecido como "motivação autêntica". Este artigo tem como objetivo delimitar o domínio de cada um desses fenômenos tão heterogêneos, mostrando, em particular, quais são as formas de comportamento definidas pela psicologia como o resultado da ação das variáveis extrínsecas ao indivíduo e que, pelo simples fato de o induzirem à ação, foram erroneamente consideradas como típicas da verdadeira motivação.

Palavras-chave: Motivação, condicionamento, comportamento, variáveis extrínsecas, variáveis intrínsecas, estilo motivacional.

ABSTRACT

Motivation is one word used in many different ways, with too many different meanings. So, it is important to distinguish between the behavior that is knozvn as conditionated and that one seen as the real motivated behavior. Tins article has the main purpose of delimitating each one of these two heterogeneous concepts. First: the conditioned behavior thai comes out of the action of extrinsic variables existing in the environment and the motivated behavior that emerges from intrinsic forces existing inside each person. It seems crucial to distinguish these two different ways of behavior if one wants to work with really motivated people. These people seem to engage themselves in work for their own sake, and not because these activities might lead to external rewards. The motivated activities appear as having aims in themselves rather than being means to an objective.

Key terms: Motivation, conditioning, behavior, extrinsic variables, intrinsic variables, motivational style.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 1990
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