Acessibilidade / Reportar erro

Círculos de controle de qualidade: um estudo de caso no Brasil e uma avaliação da experiência francesa

Resumos

O presente artigo apresenta, inicialmente, um estudo de caso e a respectiva avaliação do processo de implantação de CCQs em uma filial brasileira de empresa multinacional. Na segunda parte do trabalho, relata-se a experiência francesa recente de incorporação dos círculos de qualidade ao processo de organização do trabalho, em doze grandes empresas, pesquisadas e avaliadas por Françoise Chevalier, em um período de cinco anos (1980-85).

Círculos de Controle de Qualidade; participação dos trabalhadores na gestão; mudança tecnológica e organização do trabalho


This paper presents in its first part a case study and the corresponding evaluation of the set up of Quality Control (QC) Circles in a Brazilian affiliate of a multinational corporation. The concluding part of the paper reports the recent experience regarding the set up of QC Circles within the work organization process, in France, carried out in twelve large enterprises, surveyed and evaluated by Françoise Chevalier during a five year period (1980-1985).

Quality control circles; workers participation in management; technological change and work organization


ARTIGO

Círculos de controle de qualidade: um estudo de caso no Brasil e uma avaliação da experiência francesa

Déa Lúcia Pimentel Teixeira

Professora do Instituto de Economia da UNICAMP e Doutoranda da EAESP/FGV

RESUMO

O presente artigo apresenta, inicialmente, um estudo de caso e a respectiva avaliação do processo de implantação de CCQs em uma filial brasileira de empresa multinacional.

Na segunda parte do trabalho, relata-se a experiência francesa recente de incorporação dos círculos de qualidade ao processo de organização do trabalho, em doze grandes empresas, pesquisadas e avaliadas por Françoise Chevalier, em um período de cinco anos (1980-85).

Palavras-chave: Círculos de Controle de Qualidade, participação dos trabalhadores na gestão, mudança tecnológica e organização do trabalho.

ABSTRACT

This paper presents in its first part a case study and the corresponding evaluation of the set up of Quality Control (QC) Circles in a Brazilian affiliate of a multinational corporation.

The concluding part of the paper reports the recent experience regarding the set up of QC Circles within the work organization process, in France, carried out in twelve large enterprises, surveyed and evaluated by Françoise Chevalier during a five year period (1980-1985).

Key words: Quality control circles, workers participation in management, technological change and work organization.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

  • CHEVALIER, Françoise. "Cercles de Qualité: vers des processus plus intégrés". Qualité-Magazine, maio, 1988.
  • ______. "Des Cercles de Qualité a la Qualité Totale". Management et Qualité, (25), março, 1988.
  • ______. "Les Cercles de Qualité a bout de souffle?". Annales des Mines, junho, 1987.
  • ______. "Les Cercles de Qualité l'orthodoxie et les pratiques". Revue Personnel, (284), ANDCP, fevereiro, 1987.
  • ______. "Machinex: l'essoufflement des Cercles de Qualité. Chambre de Commerce et d'industrie de Paris". Les cahiers de recherche, Paris, 1988.
  • CHEVALIER, F. & TREPO, G. "Cercles de Qualité: une intégration problématique dans la gestion de l'entreprise". Revue Française de Gestion, novembro/dezembro, 1986.
  • FREYSSENET, M. & HIRATA, H. "Mudanças tecnológicas e participação dos trabalhadores: os Círculos de Controle de Qualidade no Japão". Revista de Administração de Empresas, 25(3), julho/setembro, 1985.
  • HIRATA, Helena. "Receitas japonesas - Realidade brasielira". Novos Estudos (2) julho, 1983.
  • LIGNY, G. (org.) Pratique des Cercles de Qualité, Boulogne, Ed. Hommes et Techniques, 1982.
  • MONTEIL, B. et alii (org.). Cercles de Qualité et de Progrès - pour une nouvelle compétitivité. Paris, Les éditions d'organisation, 1985.
  • MOTTA, F.C.P. Participação e co-gestão -Novas formas de administração. Coleção Primeiros Vôos. São Paulo, Brasiliense, 1982.
  • REIS, D.A. dos. "Círculos de qualidade, satisfação e produtividade". Revista Brasileira de Produtividade. São Paulo, IDORT, abril/setembro, 1981.
  • SALERNO, M.S. "Produção, trabalho e participação: CCQ e Kanban numa nova imigração japonesa". In: FLEURY, M.T.L. & FISCHER, R.M. (org.) Processo e Relações do Trabalho no Brasil. São Paulo, Atlas, 1985.
  • SOUZA, W.L. de. O CCQ na empresa: velhos problemas, "novas receitas". Campinas, Instituto de Economia / UNICAMP, 1988. Monografia de graduação orientada pela Profa. Déa Lúcia P. Teixeira (mimeo).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1990
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br