Acessibilidade / Reportar erro

As empresas e a transmissão da ideologia

Resumos

As organizações são conjuntos práticos voltados para a produção e para a reprodução de determinadas relações sociais necessárias à manutenção e à expansão do sistema econômico vigente. As relações sociais que se reproduzem nas organizações são econômicas, sociais e ideológicas. A transmissão da ideologia é um fator geralmente negligenciado nas análises organizacionais que tem a empresa por objeto.

Empresas; organizações; ideologia; espetáculo; hegemonia


Organizations are practical sets oriented to production and reproduction of some social relations wich are necessaries to maintenance and expansion of the more general economic system. The social relations wich are reproducted in organizations are economic, social and ideologycal. Ideologycal transmission is generally neglected in organizational analysis in business.

Entreprises; organizations; ideology; show; hegemony


REVISITADA

As empresas e a transmissão da ideologia

Fernando C. Prestes Motta

Professor Titular do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV

RESUMO

As organizações são conjuntos práticos voltados para a produção e para a reprodução de determinadas relações sociais necessárias à manutenção e à expansão do sistema econômico vigente. As relações sociais que se reproduzem nas organizações são econômicas, sociais e ideológicas. A transmissão da ideologia é um fator geralmente negligenciado nas análises organizacionais que tem a empresa por objeto.

Palavras-chave: Empresas, organizações, ideologia, espetáculo, hegemonia.

ABSTRACT

Organizations are practical sets oriented to production and reproduction of some social relations wich are necessaries to maintenance and expansion of the more general economic system. The social relations wich are reproducted in organizations are economic, social and ideologycal. Ideologycal transmission is generally neglected in organizational analysis in business.

Key words: Entreprises, organizations, ideology, show, hegemony.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo publicado originariamente na RAE de jul./set. 1984, Rio de Janeiro, 24(3):19-24.

1. ESTABLET, R. & BAUDELOT, C. La Escuela Capitalista. México, Siglo Veintiuno, 1975.

2. Esse tipo de análise é feito por DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa, Afrodite, 1979.

3. MOTTA, Fernando C. P. Empresários e Hegemonia Política. São Paulo, Brasiliense, 1979.

4. Tais idéias acham-se desenvolvidas em diversos autores marxistas. Ver principalmente, MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia alemã; Lisboa/SP, Editorial Presença/Livraria Martins Fontes, s/d; ALTHUSSER, Louis. "Ideology and ideologícal state apparatuses." I n Lenin and Filosophy and other essays. Monthly Review Press, EUA, 1971; GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1978.

5. PAGÉS, Max; BONETTI, Michel; GAULEJAC, Vincent de & DESCENDRE, Daniel. L 'Emprise de I'Organisation. Paris, PUF, 1979.

6. Idem, ibidem.

7. VILLETTE, Michel. "Psicossociologia da Empresa e Reeducação Moral". São Paulo, EAESP/FGV. (Mimeo.) Traduzido por Denice Barbara Catani de Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Paris, (4):47-65, ago. 1976, de acordo com seleção e indicação do Prof. José .Carlos Garcia Durand. BOLTANSKI, Lee. "Os executivos Autodidatas". São Paulo, EAESP/FGV. (Mimeo.). Traduzido por Denice Barbara Catani, por indicação do Prol. José Carlos Garcia Durand, de Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, (22), jun. 1978, e publicado na Revista de Administração de Empresas, FGV, 24(1 ):5-25, jan-mar 1984.

8. VILLETE, Michel. Op. cit.

9.Idem, ibidem.

10. Idem, ibidem.

11. BOLTANSKI, Lee. Op. cit.

12. Idem, ibidem.

13. VILLETTE, Michel. "O acesso às posições dominantes na empresa". São Paulo, EAESP/FGV (Mimeo. ) Traduzido, por José Carlos Garcia Durand, de Actes de la Recherche em Sciences Sociales. Paris, (4), jul. 1975.

14. Idem, ibidem

15. Idem, ibidem.

16. POITOU, Jean-Claude. "La presse patronale dans la grande entreprise". Economie Politique. Paris, (206), set. 1971.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

ALVESSON, Mats, Organization Theory and Technocratic Consciousness, Berlim, De gruyter, 1987.

ENRIQUEZ, Eugene. L 'Organisation en Analyse. Paris, PUF, 1992.

ENRIQUEZ, Eugene. Les Figures du Maître. Paris, Arcantère, 1991.

MORGAN, Gareth. Images of Organization. Londres, Sage Publication,1989.

  • 1. ESTABLET, R. & BAUDELOT, C. La Escuela Capitalista. México, Siglo Veintiuno, 1975.
  • 2. Esse tipo de análise é feito por DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa, Afrodite, 1979.
  • 3. MOTTA, Fernando C. P. Empresários e Hegemonia Política. São Paulo, Brasiliense, 1979.
  • 4. Tais idéias acham-se desenvolvidas em diversos autores marxistas. Ver principalmente, MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia alemã; Lisboa/SP, Editorial Presença/Livraria Martins Fontes, s/d;
  • ALTHUSSER, Louis. "Ideology and ideologícal state apparatuses." I n Lenin and Filosophy and other essays. Monthly Review Press, EUA, 1971;
  • GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1978.
  • 5. PAGÉS, Max; BONETTI, Michel; GAULEJAC, Vincent de & DESCENDRE, Daniel. L 'Emprise de I'Organisation. Paris, PUF, 1979.
  • 7. VILLETTE, Michel. "Psicossociologia da Empresa e Reeducação Moral". São Paulo, EAESP/FGV.
  • (Mimeo.) Traduzido por Denice Barbara Catani de Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Paris, (4):47-65, ago. 1976,
  • de acordo com seleção e indicação do Prof. José .Carlos Garcia Durand. BOLTANSKI, Lee. "Os executivos Autodidatas". São Paulo, EAESP/FGV.
  • (Mimeo.). Traduzido por Denice Barbara Catani, por indicação do Prol. José Carlos Garcia Durand, de Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, (22), jun. 1978,
  • e publicado na Revista de Administração de Empresas, FGV, 24(1 ):5-25, jan-mar 1984.
  • 13. VILLETTE, Michel. "O acesso às posições dominantes na empresa". São Paulo, EAESP/FGV (Mimeo.
  • ) Traduzido, por José Carlos Garcia Durand, de Actes de la Recherche em Sciences Sociales. Paris, (4), jul. 1975.
  • 16. POITOU, Jean-Claude. "La presse patronale dans la grande entreprise". Economie Politique. Paris, (206), set. 1971.
  • ALVESSON, Mats, Organization Theory and Technocratic Consciousness, Berlim, De gruyter, 1987.
  • ENRIQUEZ, Eugene. L 'Organisation en Analyse. Paris, PUF, 1992.
  • ENRIQUEZ, Eugene. Les Figures du Maître. Paris, Arcantère, 1991.
  • MORGAN, Gareth. Images of Organization. Londres, Sage Publication,1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1992

Histórico

  • Aceito
    Set 1984
  • Recebido
    Set 1984
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br