Acessibilidade / Reportar erro

Objetivos como razão de ser da empresa

Resumos

A determinação formal de objetivos estratégicos é, sem dúvida, uma das condições primordiais ao sucesso da empresa.

Objetivos estratégicos; linha de conduta; alvos operacionais; missão


The statement of strategic goals is undoubtly one of basic conditions of a business success

Strategic goals; line of conduct; operational targets; mission


REVISITADA

Objetivos como razão de ser da empresa

Raimar Richers

Professor Fundador do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV

RESUMO

A determinação formal de objetivos estratégicos é, sem dúvida, uma das condições primordiais ao sucesso da empresa.

Palavras-chave: Objetivos estratégicos, linha de conduta, alvos operacionais, missão.

ABSTRACT

The statement of strategic goals is undoubtly one of basic conditions of a business success.

Key words: Strategic goals, line of conduct, operational targets, mission.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela redação da RAE em junho/93, aprovado para publicação em outubro/93.

Revisitada por Luiz Tadeu A. Lopes, Mestre e Doutorando pela EAESP/FGV.

1. SIMON, Herbert A. Administrative behavior. New York: Macmillan Company, 1947. Tradução para o português: Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1979.

2. SMIRCICH, Linda. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, p. 339-58, September 1983.

3. TILLES, Seymour. How to evaluate corporate strategy. Harvard Business Review, v. 41, n. 4, p. 111-21, July/August 1963.

4. KING. W. R., CLELAND, D. I. Strategic planning and policy. New York: Van Nostrand Reinhold, 1979. p. 124.

5. ETZIONI, Amitai. Modern organizations. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1964.

6. DRUCKER, Peter. Managing for results. New York: Harper & Row, 1964, p. 111

7. MOLZ, Rick. How leaders use goals. Long Range Planning, Oxford, v. 20, n. 5, p. 91-101, 1987.

8. SIMON, Herbert A. Rationality of decision making in organizations. Nobel Foundation, 1979. Tradução para o português: Racionalidade do processo decisório em empresas. Rio de Janeiro: Edições Multiplic, 1980.

9. BARNARD, Chester I. The function of executive. Cambridge: Harvard University Press, 1938. Tradução para o português: As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1979.

10. DRUCKER, Peter. Management: tasks: responsabilities and practices. New York: Harper & Row, 1973.

11. ANIHONY, R. N., DEARDEN, J. Management control systems. Irwin, 1976.

12. PEARCE11, J. A., DAVID, F. R. Corporate mission statements: the bottom line. Academy of Management Executive, p. 109-16, 1987.

13. COCHRAN, D., DAVID, F. R. The communication effectiveness of organizational mission statements. Journal of Applied Communication Research, 1987.

14. WANT, J. H. Corporate mission. Management Review, p. 46-50, August 1986.

15. McGINNIS, V. J. The rnission statement - a key step in strategic planning. Business Review, p. 39-43, November/December 1981.

16. DICKSON, Peter R., GINTER, James L Market segmentation, product differentiation, and marketing strategy. Joumal of Marketing, v. 51, o. 1-10, Apri11987.

17. PORTER, Michael. Vantagem competitiva, criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989.

18. HAX, Arnoldo C., MAJLUF, Nicolás S. Strateglc management - an integrative perspective. Englewood Cliffs: Prentice-Hall,1984.

19. KOTLER, Philip. Marketing. Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1980. p. 83

20. YOSHINO, M. Y. International business: what is the best strategy? The Business Quarterly, p. 64-5, Fali 1966.

21. AAKER, David A. Developing business strategies. John Wiley & Sons, 2nd, 1988.

22. BRIGHT, W. M. Alternative strategies for diversification. Research Management, July 1969.

23. THAIN, D. H. Stages of corporate development. Business Quarterly, p. 32-45, Winter 1969.

24. WEINBERG, Robert. Apresentado no seminário Desenvolvimento de estratégias mercadológicas para lucros no curto prazo e crescimento a longo prazo, patrocinado pela Advanced Management Research, Regency Hotel, New York, 29 de setembro de 1969.

Artigo revisto por Mirtes Cristina A. Santos, Mestranda na FEA/USP.

O presente artigo é uma versão reduzida do artigo original publicado pelo professor Raimar Richers, na RAE - Revista de Administração de Empresas, sob o mesmo título, em julho/setembro de l980. A inclusão de referêncías bibliográficas mais recentes se fazem presentes nesta atualização.

  • 1. SIMON, Herbert A. Administrative behavior. New York: Macmillan Company, 1947.
  • 2. SMIRCICH, Linda. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, p. 339-58, September 1983.
  • 3. TILLES, Seymour. How to evaluate corporate strategy. Harvard Business Review, v. 41, n. 4, p. 111-21, July/August 1963.
  • 4. KING. W. R., CLELAND, D. I. Strategic planning and policy. New York: Van Nostrand Reinhold, 1979. p. 124.
  • 5. ETZIONI, Amitai. Modern organizations. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1964.
  • 6. DRUCKER, Peter. Managing for results. New York: Harper & Row, 1964, p. 111
  • 7. MOLZ, Rick. How leaders use goals. Long Range Planning, Oxford, v. 20, n. 5, p. 91-101, 1987.
  • 8. SIMON, Herbert A. Rationality of decision making in organizations. Nobel Foundation, 1979.
  • 9. BARNARD, Chester I. The function of executive. Cambridge: Harvard University Press, 1938.
  • 10. DRUCKER, Peter. Management: tasks: responsabilities and practices. New York: Harper & Row, 1973.
  • 11. ANIHONY, R. N., DEARDEN, J. Management control systems. Irwin, 1976.
  • 12. PEARCE11, J. A., DAVID, F. R. Corporate mission statements: the bottom line. Academy of Management Executive, p. 109-16, 1987.
  • 13. COCHRAN, D., DAVID, F. R. The communication effectiveness of organizational mission statements. Journal of Applied Communication Research, 1987.
  • 14. WANT, J. H. Corporate mission. Management Review, p. 46-50, August 1986.
  • 15. McGINNIS, V. J. The rnission statement - a key step in strategic planning. Business Review, p. 39-43, November/December 1981.
  • 16. DICKSON, Peter R., GINTER, James L Market segmentation, product differentiation, and marketing strategy. Joumal of Marketing, v. 51, o. 1-10, Apri11987.
  • 17. PORTER, Michael. Vantagem competitiva, criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989.
  • 18. HAX, Arnoldo C., MAJLUF, Nicolás S. Strateglc management - an integrative perspective. Englewood Cliffs: Prentice-Hall,1984.
  • 19. KOTLER, Philip. Marketing. Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1980. p. 83
  • 20. YOSHINO, M. Y. International business: what is the best strategy? The Business Quarterly, p. 64-5, Fali 1966.
  • 21. AAKER, David A. Developing business strategies. John Wiley & Sons, 2nd, 1988.
  • 22. BRIGHT, W. M. Alternative strategies for diversification. Research Management, July 1969.
  • 23. THAIN, D. H. Stages of corporate development. Business Quarterly, p. 32-45, Winter 1969.
  • 24
    WEINBERG, Robert. Apresentado no seminário Desenvolvimento de estratégias mercadológicas para lucros no curto prazo e crescimento a longo prazo, patrocinado pela Advanced Management Research, Regency Hotel, New York, 29 de setembro de 1969.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Fev 1994

Histórico

  • Aceito
    Out 1993
  • Recebido
    Jun 1993
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br