Acessibilidade / Reportar erro

La gestione strategica del servizi pubblici locali: un nuovo ruolo per il comune

RESENHAS

La gestione strategica del servizi pubblici locali: un nuovo ruolo per il comune

Tania Margarete Mezzomo KeinertI; Claudete de Castro SilvaII

IProfessora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV, Pesquisadora do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da EAESP/FGV e do Instituto de Saúde (SES-SP)

IIMestre em Administração Pública pela EAESP/FGV e Doutoranda em Geografia Humana na USP

La gestione strategica del servizi pubblici locali: un nuovo ruolo per il comune de ELIO BORGONOVI e MARCO MENEGUZZO (Orgs.) Milão: AIM, 1993, 127 p.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. A palavra Comuna pode ser traduzida por Município, Cidade, Prefeitura. administração local e, em alguns casos. estrutura organizacional municipal. Foram utilizados os termos considerados mais adequados em cada caso.

2. A questão da competitividade entre as cidades emerge da perspectlva de unificação européia. A necessidade de inovação na gestão municipal torna-se um imperativa.

3. A idéia de governo empreendedor, catalisador de recursos e qualidades, ganha fôlego também nos EUA, especlalmente no governo Clínton. Ver OSBORNE. O. e GAEBLER,T. Reinventing Government, New Yorlk: Plume, 1992; e GORE, A. Creating a government that works better and cost less. New York; Plume, 1993.

4. A necessidade de sanear as finanças municipais, reduzindo o déficit público, constitui-se no maior problema enfrentado pelo estado italiano na atualidade, em todos os níveís de governo.

5. Em Milão, 73% do endividamento total da cidade é atribuível ao setor transporte, o que não difere de outras tantas cidades no mundo.

6. O "gruppo pubblieo comunale" constitui-se no conjunto de empresas, instituições e sociedades municipais ao qual é confiada a oferta de serviços de interesse público à cidade. Traduzindo-se para o caso brasileiro, pode-se pensar na articulação entre os diversos atores sociais que prestam serviços públicos, nem sempre empresas estatais ou órgãos da administração direta.

7. O trabalho tem como apêndice a descrição do caso do Castelo Sforzesco, um dos símbolos de Míião, experiêncla inovadora e bem-sucedida de gestão dos serviços culturaís.

  • 3. A idéia de governo empreendedor, catalisador de recursos e qualidades, ganha fôlego também nos EUA, especlalmente no governo Clínton. Ver OSBORNE. O. e GAEBLER,T. Reinventing Government, New Yorlk: Plume, 1992;
  • e GORE, A. Creating a government that works better and cost less New York; Plume, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 1995
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br