Acessibilidade / Reportar erro

Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçoes

Resumos

Após destacar que a criatividade não deve ser vista apenas como um fenômeno de natureza intrapsíquiÂca, uma vez que muitos são os fatores ambientais que influenciam e mobilizam o potencial criativo, são abordados, neste artigo, distintos aspectos relativos a três eixos centrais. O primeiro diz respeito às características pessoais que se relacionam à criatividade, dando ênfase tanto a atributos pessoais favoráveis como a outros, desfavoráveis. O segundo eixo é composto por alguns fatores do contexto social que afetam a produção criativa, como valores, tradições e sistemas de incentivo e punições. Já o terceiro, chama a atenção para as características de um ambiente de trabalho que se constituem ora como estímulos, ora como obstáculos à criatividade.

criatividade; inovação; ambiente de trabalho


Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personal attributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Bott: the stimulant factors and the inhibiting factors are described.

creativity; innovation; work environment


ORGANIZAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E PLANEJAMENTO

Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçoes

Eunice M. L. Soriano de Alencar

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília

RESUMO

Após destacar que a criatividade não deve ser vista apenas como um fenômeno de natureza intrapsíqui­ca, uma vez que muitos são os fatores ambientais que influenciam e mobilizam o potencial criativo, são abordados, neste artigo, distintos aspectos relativos a três eixos centrais. O primeiro diz respeito às características pessoais que se relacionam à criatividade, dando ênfase tanto a atributos pessoais favoráveis como a outros, desfavoráveis. O segundo eixo é composto por alguns fatores do contexto social que afetam a produção criativa, como valores, tradições e sistemas de incentivo e punições. Já o terceiro, chama a atenção para as características de um ambiente de trabalho que se constituem ora como estímulos, ora como obstáculos à criatividade.

Palavras-chave: criatividade, inovação, ambiente de trabalho.

ABSTRACT

Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personal attributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Bott: the stimulant factors and the inhibiting factors are described.

Key words: creativity, innovation, work environment.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. SCHWARTZ, J. O momento criativo. Mito e alienação na ciência moderna. São Paulo: Editora Best Seller, 1992.

2. CSIKSZENTMIHALYI, N. M. Society, culture, and person: A systems view of creativity, Em R. Sternberg (Ed.). The nature of creativity. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1988, p. 336.

3. GUILFORO, J. P. Creativity. American Psychologist. v. 4, p. 444-454, 1950.

4. AMABILE, T. M. & SENSABAUGH, S. J. Public and private creativity. In: B. G. Whiting & G. T. Solomon (Eds.), Key issues in creativity, innovation & entrepreneurship. Buflalo, N. Y.: Bearly, 1989; HILL, K. G. & AMABILE, T. M. A social psychology perspective in creativity: lntrlnslc motivation and creativity in the classroom and workplace. In: S. G. lsaksen, M. C. Murdock, R. O. Firestien & O. J. Treflinger (Eds.), Understanding and recognizing creativity. The emergence ot a discipline. Norwood, N. J.: Ablex, 1993.

5. FROST, P. J. The many tacts of creativity. In: C. M. Ford & D. A. Gioia (Eds.), Creative action in organizations. Londres: Sage Publications, 1995.

6. MONTUORI, A. & PURSER, R. E. Deconslrucling lhe lone genius mylh: Toward a contextual view of crealivily. Journal ot Humanistic Psychology. v. 35, n. 3, p.69-112, 1995.

7. STEIN, M. J. Stimulating creativity. Individual procedures. New York: Academic Press, 1974.

8. BEVERIDGE, W. I. B. The art of scientilic investigation. New York: Vintage Books, 1988; WEISBERG, R. W. Creativity; Beyond the myth of genius. New York: Freeman, 1993.

9. COLE, R. E. Work and leisure in Japan. Cafilornia Management Review, V. 34, n. 3, p.51-63, 1992.

10. OUCHI, W. Japanese management: lhe art of sell-regulation. Em G. Morgan (Ed.), Creative organization theory. Newbury Park, Calilornia: Sage, 1989.

11. ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade (segunda edição). Brasília: Editora da Universídade de Brasília, 1995; In: __ A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996; AMABILE, T. M. Discoveríng the unknowable, managing ther unmanageable. In: C. M. Ford & D. A. Gioia (Eds.). Creative action in organizations. Londres: Sage Publications. 1995; BRUND-FARIA. M. F. & ALENCAR. E. M. L. S. Estímulos e obstáculos à criatividade no ambiente de trabalho. Revista de Administração. v. 31. no. 2. p. 50 - 61, 1996; HITI, M. A. The creatíve organization; Tomorrow's survivor. Journal ot Creative Behavior, v.9, n. 4, p. 263-290, 1975; LDCKE, E. A. & KIRKPATRICK, S. A. Promoting creativíty in organízatíons. Em C. M. Ford & D. A. Gioia (Eds.) Creative action in organizations. Londres: Sage Publications, 1995.

12. HITI, M. A. Op. cit.

13. LOCKE, E. A. & KIRKPATRICK, S. A. Op. cit.

14. NORIUS, H. The Young & Rubicam traveling creative workshop. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice Hall, 1990.

15. AMABILE, T. M. Op. cit.

16. HILL, K,. G. & AMABILE, T. M. Op. cit.

17. BRUNO-FARIA, M. F. & ALENCAR, E. M. L. S. Op. cit.

  • 1. SCHWARTZ, J. O momento criativo. Mito e alienação na ciência moderna. São Paulo: Editora Best Seller, 1992.
  • 2. CSIKSZENTMIHALYI, N. M. Society, culture, and person: A systems view of creativity, Em R. Sternberg (Ed.). The nature of creativity. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1988, p. 336.
  • 3. GUILFORO, J. P. Creativity. American Psychologist. v. 4, p. 444-454, 1950.
  • 4. AMABILE, T. M. & SENSABAUGH, S. J. Public and private creativity. In: B. G. Whiting & G. T. Solomon (Eds.), Key issues in creativity, innovation & entrepreneurship. Buflalo, N. Y.: Bearly, 1989;
  • HILL, K. G. & AMABILE, T. M. A social psychology perspective in creativity: lntrlnslc motivation and creativity in the classroom and workplace. In: S. G. lsaksen, M. C. Murdock, R. O. Firestien & O. J. Treflinger (Eds.), Understanding and recognizing creativity. The emergence ot a discipline. Norwood, N. J.: Ablex, 1993.
  • 5. FROST, P. J. The many tacts of creativity. In: C. M. Ford & D. A. Gioia (Eds.), Creative action in organizations. Londres: Sage Publications, 1995.
  • 6. MONTUORI, A. & PURSER, R. E. Deconslrucling lhe lone genius mylh: Toward a contextual view of crealivily. Journal ot Humanistic Psychology. v. 35, n. 3, p.69-112, 1995.
  • 7. STEIN, M. J. Stimulating creativity. Individual procedures. New York: Academic Press, 1974.
  • 8. BEVERIDGE, W. I. B. The art of scientilic investigation. New York: Vintage Books, 1988;
  • WEISBERG, R. W. Creativity; Beyond the myth of genius. New York: Freeman, 1993.
  • 9. COLE, R. E. Work and leisure in Japan. Cafilornia Management Review, V. 34, n. 3, p.51-63, 1992.
  • 10. OUCHI, W. Japanese management: lhe art of sell-regulation. Em G. Morgan (Ed.), Creative organization theory. Newbury Park, Calilornia: Sage, 1989.
  • 11. ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade (segunda edição). Brasília: Editora da Universídade de Brasília, 1995;
  • In: __ A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996;
  • AMABILE, T. M. Discoveríng the unknowable, managing ther unmanageable. In: C. M. Ford & D. A. Gioia (Eds.). Creative action in organizations. Londres: Sage Publications. 1995;
  • BRUND-FARIA. M. F. & ALENCAR. E. M. L. S. Estímulos e obstáculos à criatividade no ambiente de trabalho. Revista de Administração. v. 31. no. 2. p. 50 - 61, 1996;
  • HITI, M. A. The creatíve organization; Tomorrow's survivor. Journal ot Creative Behavior, v.9, n. 4, p. 263-290, 1975;
  • LDCKE, E. A. & KIRKPATRICK, S. A. Promoting creativíty in organízatíons. Em C. M. Ford & D. A. Gioia (Eds.) Creative action in organizations Londres: Sage Publications, 1995.
  • 14. NORIUS, H. The Young & Rubicam traveling creative workshop. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice Hall, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 1998
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br