Acessibilidade / Reportar erro

Mudança ambiental e reorientação estratégica: estudo de caso em instituição bancária

Resumos

Pesquisas recentes vêm demonstrando que organizações bem-sucedidas tendem a encontrar dificuldades em reorientar prontamente suas estratégias de ação diante de novas circunstâncias ambientais. Geralmente, mudanças que impliquem reorientação estratégica da organização tendem a ser adiadas até a ocorrência de situação de crise, quando já se passou o melhor momento de implementá-las. No presente estudo, focaliza-se essa problemática mediante análise do impacto do Plano Real em uma organização do setor financeiro, o Banco Bamerindus do Brasil S.A. A análise longitudinal, de natureza descritivo-qualitativa, abrange o período compreendido entre janeiro de 1992 e dezembro de 1996.

mudança organizacional; estratégia organizacional; ambiente organizacional; reorientação estratégica


Recent research has demonstrated that successful organizations tend to have difficulties in promptly reorienting their strategies in facing new environmental circumstances. In a general view, changes that imply organizational strategic reorientation are postponed until crisis occurrence, when the best moment for fundamental changes has already gone. The present study focuses this problematical challenge by means of analysis of Brazilian Plano Real impact on Bamerindus banking organization. This longitudinal analysis simultaneously descriptive and qualitative comprehends January 1992-December 1996 period.

organizational change; organizational strategy; organization environment; strategic reorientation


ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA

Mudança ambiental e reorientação estratégica: estudo de caso em instituição bancária

Clóvis L. Machado-da-SilvaI; Bruno H. Rocha FernandesII

IProfessor de Estratégia, Mudança e Análise Organizacional do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. E-mail: clms@ceppad.ufpr.br

IIProfessor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná e do ISAD/PUC

RESUMO

Pesquisas recentes vêm demonstrando que organizações bem-sucedidas tendem a encontrar dificuldades em reorientar prontamente suas estratégias de ação diante de novas circunstâncias ambientais. Geralmente, mudanças que impliquem reorientação estratégica da organização tendem a ser adiadas até a ocorrência de situação de crise, quando já se passou o melhor momento de implementá-las. No presente estudo, focaliza-se essa problemática mediante análise do impacto do Plano Real em uma organização do setor financeiro, o Banco Bamerindus do Brasil S.A. A análise longitudinal, de natureza descritivo-qualitativa, abrange o período compreendido entre janeiro de 1992 e dezembro de 1996.

Palavras-chave: mudança organizacional, estratégia organizacional, ambiente organizacional, reorientação estratégica.

ABSTRACT

Recent research has demonstrated that successful organizations tend to have difficulties in promptly reorienting their strategies in facing new environmental circumstances. In a general view, changes that imply organizational strategic reorientation are postponed until crisis occurrence, when the best moment for fundamental changes has already gone. The present study focuses this problematical challenge by means of analysis of Brazilian Plano Real impact on Bamerindus banking organization. This longitudinal analysis simultaneously descriptive and qualitative comprehends January 1992-December 1996 period.

Key words: organizational change, organizational strategy, organization environment, strategic reorientation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. LAROCHE, Hervé, NIOCHE, Jean-Pierre. L'approche cognitive de la stratégie d'entreprise. Revue Française de Gestion, juin-août 1994, p.64-78; MILLIKEN, Frances J., LANT, Theresa K. Past performance, interpretations, and strategic choice. In: SHRIVASTAVA, Paul, HUFF, Anne, DUTTON, Jane (Eds.). Advances in Strategic Management. Greenwich, Jai Press, v.7, 1991; HININGS, C. R., GREENWOOD, Royston. The Dynamics of strategic change. New York: Basil Blackwell, 1989; MILLER, D., FRIESEN, P. H. Organizations: a quantum view. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984.

2. LAROCHE, Hervé, NIOCHE, Jean-Pierre. Op. cit.; JOHNSON, G. Strategic change and the management process. Oxford: Blackwell, 1987.

3. SENGE, Peter. A quinta disciplina. 11.ed. São Paulo: Makron Books, 1996; CALORI, Roland, JONHSON, Gerry, SARNIN, Philippe. CEO's cognitive maps of the organization. Strategic Management Journal, v.15, 1994, p.437-57.

4. De acordo com Walsh e Fahey, não há consenso entre os analistas sobre o conceito- chave da teoria da cognição organizacional: mapa mental, quadros de referência, esquemas interpretativos, estruturas cognitivas, mapas cognitivos ou modelos mentais são todos mutuamente substitutivos, com algumas nuances. Cfr. WALSH, J. P., FAHEY, L. The role of negociated belief structures in strategy making. Journal of Management, 12, 1986, p.325-38.

5. KANTER, Rosabeth M., STEIN, Barry A., JICK, Todd D. The challenge of organizational change: how companies experience it and leaders guide it. New York: The Free Press, 1992.

6. BARR, Pamela S., STIMPERT, J. L., HUFF, Anne S. Cognitive change, strategic action, and organizational renewal. Strategic Management Journal, v.13, 1992, p.15-36.

7. MILLIKEN, Frances J., LANT, Theresa K. Op. cit.

8. HININGS, C. R., GREENWOOD, Royston. Op. cit.

9. MILLER, D., FRIESEN, P. H. Op. cit.

10. HININGS, C. R., GREENWOOD, Royston. Op. cit.

11. Deficiências de aprendizagem e mecanismos de atribuição podem ser considerados como fatores que contribuem para a estabilidade dos esquemas interpretativos. Optou-se em apresentálos à parte apenas por questão de ênfase.

12. SENGE, Peter. Op. cit.

13. HUFF, Anne S., SCHWENCK, Charles. Bias and sensemaking in good times and bad. In: HUFF, Anne S. (Ed.). Mapping strategic thought. Chichester: Wiley and Sons, 1990.

14. MACHADO-DA-SILVA, Clóvis, FONSECA, Valéria. Competitividade organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica. In: XX Encontro Anual da ANPAD, 1996, Angra dos Reis. Anais Angra dos Reis: ANPAD, 1996a, v. Organizações II, p.207-22.

15. Idem, ibidem.

16. BARR, Pamela S., STIMPERT, J. L., HUFF, Anne S. Op. cit.

17. HUFF, Anne S., NARAPAREDDY, Vijaya, FLETCHER, Karen E. Coding the causal association of concepts. In: HUFF, Anne S. (Ed.). Mapping strategic thought. Chichester: Wiley and Sons, 1990.

18. BOWMAN, Edward. Strategy, annual reports and alchemy. California Management Review, v.20, n.3, Spring 1978, p.64-71.

19. De acordo com esse autor, organizações mais voltadas para o marketing, por exemplo, tendem a repetir em seus relatórios várias vezes essa palavra e outros conceitos relacionados, tais como clientes, mercado e concorrência.

20. As afirmações entre aspas foram extraídas das entrevistas com os dirigentes ou dos relatórios da administração; no segundo caso, indica-se o relatório citado.

21. Para melhor entendimento da metodologia utilizada, vide FERNANDES, Bruno H. R. e MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L. (1997).

22. Entende-se por conceitos internacionais os que fazem referência às situações que transcendem as fronteiras nacionais, tais como: globalização, comércio exterior, crise do México.

23. FERNANDES, Bruno H. R., MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L. O impacto da internacionalização nos esquemas interpretativos dos dirigentes do banco Bamerindus. In: Regionalism and globalization in Latin America: a contradiction? Business Association for Latin America Studies, 1997, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: BALAS, v.1, 1997, p.425-37.

  • 1. LAROCHE, Hervé, NIOCHE, Jean-Pierre. L'approche cognitive de la stratégie d'entreprise. Revue Française de Gestion, juin-août 1994, p.64-78;
  • MILLIKEN, Frances J., LANT, Theresa K. Past performance, interpretations, and strategic choice. In: SHRIVASTAVA, Paul, HUFF, Anne, DUTTON, Jane (Eds.). Advances in Strategic Management. Greenwich, Jai Press, v.7, 1991;
  • HININGS, C. R., GREENWOOD, Royston. The Dynamics of strategic change. New York: Basil Blackwell, 1989;
  • MILLER, D., FRIESEN, P. H. Organizations: a quantum view. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984.
  • 2. LAROCHE, Hervé, NIOCHE, Jean-Pierre. Op. cit.; JOHNSON, G. Strategic change and the management process. Oxford: Blackwell, 1987.
  • 3. SENGE, Peter. A quinta disciplina. 11.ed. São Paulo: Makron Books, 1996;
  • CALORI, Roland, JONHSON, Gerry, SARNIN, Philippe. CEO's cognitive maps of the organization. Strategic Management Journal, v.15, 1994, p.437-57.
  • 4. De acordo com Walsh e Fahey, não há consenso entre os analistas sobre o conceito- chave da teoria da cognição organizacional: mapa mental, quadros de referência, esquemas interpretativos, estruturas cognitivas, mapas cognitivos ou modelos mentais são todos mutuamente substitutivos, com algumas nuances. Cfr. WALSH, J. P., FAHEY, L. The role of negociated belief structures in strategy making. Journal of Management, 12, 1986, p.325-38.
  • 5. KANTER, Rosabeth M., STEIN, Barry A., JICK, Todd D. The challenge of organizational change: how companies experience it and leaders guide it. New York: The Free Press, 1992.
  • 6. BARR, Pamela S., STIMPERT, J. L., HUFF, Anne S. Cognitive change, strategic action, and organizational renewal. Strategic Management Journal, v.13, 1992, p.15-36.
  • 13. HUFF, Anne S., SCHWENCK, Charles. Bias and sensemaking in good times and bad. In: HUFF, Anne S. (Ed.). Mapping strategic thought. Chichester: Wiley and Sons, 1990.
  • 14. MACHADO-DA-SILVA, Clóvis, FONSECA, Valéria. Competitividade organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica. In: XX Encontro Anual da ANPAD, 1996, Angra dos Reis. Anais Angra dos Reis: ANPAD, 1996a, v. Organizações II, p.207-22.
  • 17. HUFF, Anne S., NARAPAREDDY, Vijaya, FLETCHER, Karen E. Coding the causal association of concepts. In: HUFF, Anne S. (Ed.). Mapping strategic thought. Chichester: Wiley and Sons, 1990.
  • 18. BOWMAN, Edward. Strategy, annual reports and alchemy. California Management Review, v.20, n.3, Spring 1978, p.64-71.
  • 23. FERNANDES, Bruno H. R., MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L. O impacto da internacionalização nos esquemas interpretativos dos dirigentes do banco Bamerindus. In: Regionalism and globalization in Latin America: a contradiction? Business Association for Latin America Studies, 1997, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: BALAS, v.1, 1997, p.425-37.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br